Início

Questões de Concursos Terapeuta Ocupacional

Resolva questões de Terapeuta Ocupacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q1051632 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O renomado físico contemporâneo Stephen Hawking foi diagnosticado com a doença degenerativa esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos vinte e um anos de idade. Para manter a qualidade de sua comunicação, Stephen fez uso, ao longo de sua vida, de tecnologias assistivas e de comunicações alternativas que lhe possibilitaram a capacidade de se comunicar. Considerando esse contexto como exemplo, julgue o item a seguir, a respeito da tecnologia assistiva e da comunicação alternativa.


O terapeuta ocupacional pode fazer uso do sistema de comunicação primário com indivíduos afásicos e hospitalizados que consigam falar, mas que não sejam capazes de transmitir todas as suas necessidades pela comunicação oral.

  1. ✂️
  2. ✂️

302Q1051636 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Na Atenção à Saúde, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito à atuação do terapeuta ocupacional na enfermaria pediátrica e na assistência ao recém-nascido, prematuro e(ou) de baixo peso, julgue o próximo item.
As condutas do terapeuta ocupacional no contexto hospitalar pediátrico devem levar em consideração a história de vida e os valores culturais e sociais dos pacientes, a partir de avaliação individual ou grupal, no leito ou em um setting ampliado.
  1. ✂️
  2. ✂️

303Q1090301 | Português, Sintaxe, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Professores gastam mais de 20% da aula para manter a ordem dos alunos em sala, mostra estudo

Tempo gasto pelos docentes brasileiros é acima da média dos países da OCDE, que é de 15%


O tempo dos docentes brasileiros está acima da média dos países da OCDE, em que os professores disseram gastar 15% do tempo de aula para manter a ordem dos alunos.

Segundo o relatório, entre 2018 e 2024, a parcela do tempo de aula dedicada à manutenção da ordem aumentou 2 pontos percentuais — a média da OCDE também aumentou 2 pontos percentuais.

Ainda de acordo com o estudo, 44% dos docentes brasileiros afirmam perder bastante tempo porque os alunos interrompem as aulas. O número também é acima da média da OCDE, que é de 18%. A mesma proporção de brasileiros diz também perder muito tempo esperando os alunos ficarem quietos (a média da OCDE é de 15%).

Comportamento na sala de aula

No estudo, a percepção dos professores sobre a disciplina em sala de aula é medida pela frequência relatada de quatro situações:

"Perco muito tempo porque os alunos interrompem a aula";

"Tenho que esperar muito tempo para que os alunos se acalmem";

"Há muito barulho e desordem disruptivos";

"Muitos alunos só começam a trabalhar muito tempo depois do início da aula".

Conforme a pesquisa, cerca de um em cada cinco professores afirmam sofrer com ruído e desordem significativos em suas salas de aula, em média.

No Brasil, mais de 50% dos professores relataram os desafios. No Chile, Finlândia, Portugal e África do Sul, esse percentual fica em cerca de 33%.

Já na Albânia, Japão e Xangai, por outro lado, menos de 5% dos professores apontam essas questões disciplinares.

Professores iniciantes

A pesquisa também mostra que os professores em começo de carreira relatam mais interrupções em sala de aula do que os seus colegas mais experientes em quase todos os sistemas educacionais.

No Canadá, Áustria, Chile, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Itália e Espanha, por exemplo, mais de 40% dos professores iniciantes afirmam "ruído perturbador frequente". Já em Portugal e no Brasil, esses percentuais aumentam para 59% e 66%, respectivamente.

Entre os professores experientes, essas taxas são mais baixas, abaixo de um terço em todos os sistemas educacionais, exceto em Portugal (33%) e no Brasil (53%).

O estudo foi realizado em 2024 e entrevistou cerca de 280 mil professores e diretores escolares em 17 mil escolas de ensino fundamental II em 55 sistemas educacionais. O Talis tem como objetivo auxiliar na elaboração de estratégias para melhorar a qualidade do ensino e os ambientes de aprendizagem.


https://www.terra.com.br/noticias/educacao/professores-gastam-mais-d e-20-da-aula-para-manter-a-ordem-dos-alunos-em-sala-mostra-estudo, ea20b81839e46ed5ad3f54c718b3bcdaz697ywnm.html?utm_source=cli pboard
"A mesma proporção de brasileiros diz também perder muito tempo esperando os alunos ficarem quietos (a média da OCDE é de 15%)."

Analise a regência dos verbos empregados no trecho e marque com (V) as afirmativas verdadeiras ou (F) as falsas:

(__)O verbo 'esperar' no trecho está com a mesma transitividade do enunciado 'Em Deus espera minha alma'.
(__)O verbo 'ficar' no trecho apresenta transitividade igual da empregada em 'As cortinas beges ficaram muito bem na sala'.
(__)O verbo 'dizer' está empregado como verbo transitivo direto, pois tem como complemento a oração reduzida de infinitivo 'perder muito tempo esperando os alunos ficarem quietos', que funciona como objeto direto oracional.
(__)O verbo 'perder' no trecho possui a mesma transitividade da empregada no enunciado 'Nestasemana, no cassino, ele só perdeu'.

A sequência que preenche corretamente os itens acima, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q1080585 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

No Brasil, são assegurados os direitos individuais e sociais das pessoas com deficiência, e sua efetiva integração social (Lei n.º 7.853/89). Constitui-se crime punível com reclusão e multa:

I. Conceber ou dificultar o acesso ao emprego, trabalho ou promoção à pessoa em razão de sua deficiência.

II. Recusar, cobrar valores adicionais, suspender, adiar, cancelar ou encerrar a inscrição de estudante em qualquer estabelecimento de ensino em razão de sua deficiência.

III. Recusar, retardar ou dificultar a internação de uma pessoa com deficiência.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q999444 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Sabemos que para todo atendimento que iniciamos é necessário o estabelecimento de metas, diante das alternativas abaixo, o foco de metas estabelecidas na Terapia Ocupacional em Saúde Mental é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q999453 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

São tipos de Esquizofrenia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q1006878 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

A primeira definição de atividades de vida diária (AVDs) foi elaborada pela American Ocupational Therapy Association (AOTA) em 1978, como sendo componentes do cotidiano compreendidos nas atividades de autocuidado, trabalho, jogos e lazer. No entanto, a definição que melhor expressa o termo foi feita por _______ e ______ em __________ e define como ______________. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q999458 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre quais são os objetivos da terapia ocupacional em quanto a atuação em cuidados paliativos.


( ) Uso de técnicas para conservação de energia / Acolhimento e suporte aos familiares.

( ) Promoção do conforto físico e controle de sintomas, tais como dor, fadiga, dispneia, entre outros.

( ) Não oferecer uma escuta ativa / Ofertar conforto respaldado na própria crença.

( ) Não ofertar suporte aos cuidadores e familiares / Não fazer formação de vinculo terapêutico paciente x família.

( ) A organização de rotina individualizada com adequação das atividades cotidianas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q1081391 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Cerquilho SP, Avança SP, 2025

Considera-se para os efeitos do Decreto n.º 5.296/04, de 2/12/04, pessoa portadora de deficiência, além daquelas previstas na Lei n.º 10.690, de 16 de junho de 2003, a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividade e se enquadra nas seguintes categorias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q991067 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A participação e o controle social são elementos fundamentais na construção de políticas públicas de saúde eficazes e equitativas, garantindo que as necessidades e as vozes da população sejam consideradas nas decisões institucionais. Neste cenário, os terapeutas ocupacionais, como parte do sistema de saúde, desempenham um papel importante no fomento à participação comunitária e na promoção do controle social. Considerando as relações institucionais com a sociedade, qual das seguintes ações é primordial para um terapeuta ocupacional visando fortalecer a participação e o controle social em saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q1080214 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, GHC RS, FUNDATEC, 2023

Para a OMS, as cadeiras de rodas são um meio de as pessoas com deficiência exercerem seus direitos humanos e de atingirem a inclusão e a igualdade de participação, contribuindo para a saúde, qualidade de vida, e vida plena e ativa na comunidade (OMS, 2008). Por outro lado, as barreiras ambientais relacionadas à acessibilidade ainda são um grande desafio para os usuários deste recurso, já que dificultam a locomoção e interferem nas experiências sociais (MILLER, 2012). Dentre as barreiras externas e internas, as mais comuns e significativas estatisticamente são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q1021346 | Terapia Ocupacional, História, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa incorreta. Os papéis sócio-ocupacionais capacitam o indivíduo a estruturar sua participação ocupacional, e auxiliam na (o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q975821 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, SESABA, IDCAP, 2025

A utilização de atividades ocupacionais em grupo é uma estratégia frequentemente empregada na terapia ocupacional. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1020884 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Aplicada à Saúde Mental, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, VUNESP, 2020

A construção de projetos de cuidado em Terapia Ocupacional em saúde mental, de acordo com os principais autores da área, implica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q1021659 | Terapia Ocupacional, História, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta quais são as 7 especialidades em Terapia Ocupacional reconhecidas pelo COFFITO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q975580 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante o atendimento de um paciente comhemiparesia esquerda pós-AVC, em fase subaguda, o Terapeuta Ocupacional decide utilizar técnicas de reeducação neuromuscular para estimular o retorno da funcionalidade do membro superior afetado. Uma das estratégias escolhidas envolve movimentos diagonais com resistência manual controlada, instruções verbais claras e contato tátil direcionado.
Com base nesse caso, assinale a alternativa quemelhor descreve a técnica e sua finalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q975582 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

No contexto da Terapia Ocupacional para disfunções físicas, a avaliação, a definição de objetivos, a seleçãoe a análise das atividades são etapas fundamentais para o planejamento do tratamento.
Sobre essas etapas, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q1051633 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O renomado físico contemporâneo Stephen Hawking foi diagnosticado com a doença degenerativa esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos vinte e um anos de idade. Para manter a qualidade de sua comunicação, Stephen fez uso, ao longo de sua vida, de tecnologias assistivas e de comunicações alternativas que lhe possibilitaram a capacidade de se comunicar. Considerando esse contexto como exemplo, julgue o item a seguir, a respeito da tecnologia assistiva e da comunicação alternativa.


As técnicas referentes à forma com que o indivíduo escolhe os símbolos do seu recurso de comunicação podem ser diretas, de varredura e de codificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

319Q1051637 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Na Atenção à Saúde, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito à atuação do terapeuta ocupacional na enfermaria pediátrica e na assistência ao recém-nascido, prematuro e(ou) de baixo peso, julgue o próximo item.


Vigilância do desenvolvimento compreende todas as atividades relacionadas à promoção do desenvolvimento normal e à detecção de problemas durante a atenção primária à saúde da criança.

  1. ✂️
  2. ✂️

320Q985101 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

A respeito das abordagens de tratamento para pacientes após o traumatismo cranioencefálico (TCE), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A estimulação multissensorial, a mobilização precoce no leito e o posicionamento no leito e/ou cadeira de rodas são estratégias de tratamento na fase inicial de reabilitação.

( ) O programa de estimulação multissensorial tem como abordagem básica o fornecimento, de maneira sistematizada e controlada, de estímulos, objetivando a prevenção da perda sensorial, o surgimento de respostas e o direcionamento das mesmas para atividades significativas para a pessoa.

( ) A realização de atividades motoras finas, como escrever e digitar, minimiza as demandas sobre as capacidades cognitivas deficientes (atenção, concentração e memória operacional), sendo associada à redução da ocorrência de agitação após um TCE.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.