Questões de Concursos Terapeuta Ocupacional

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361Q1020891 | Terapia Ocupacional, Relação da Terapia Ocupacional com Os Sistemas de Saúde, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, VUNESP, 2020

A brinquedoteca, prevista pela Política de Humanização do SUS, configura-se como espaço saudável nas unidades de saúde que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação. Assinale a alternativa que descreve corretamente suas diretrizes de funcionamento.
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362Q1021659 | Terapia Ocupacional, História, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta quais são as 7 especialidades em Terapia Ocupacional reconhecidas pelo COFFITO.
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363Q1020894 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, VUNESP, 2020

A respeito da participação dos visitantes e acompanhantes no processo de internação hospitalar, é correto afirmar que
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364Q975582 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

No contexto da Terapia Ocupacional para disfunções físicas, a avaliação, a definição de objetivos, a seleçãoe a análise das atividades são etapas fundamentais para o planejamento do tratamento.
Sobre essas etapas, assinale a alternativa CORRETA:
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365Q1090301 | Português, Sintaxe, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Professores gastam mais de 20% da aula para manter a ordem dos alunos em sala, mostra estudo

Tempo gasto pelos docentes brasileiros é acima da média dos países da OCDE, que é de 15%


O tempo dos docentes brasileiros está acima da média dos países da OCDE, em que os professores disseram gastar 15% do tempo de aula para manter a ordem dos alunos.

Segundo o relatório, entre 2018 e 2024, a parcela do tempo de aula dedicada à manutenção da ordem aumentou 2 pontos percentuais — a média da OCDE também aumentou 2 pontos percentuais.

Ainda de acordo com o estudo, 44% dos docentes brasileiros afirmam perder bastante tempo porque os alunos interrompem as aulas. O número também é acima da média da OCDE, que é de 18%. A mesma proporção de brasileiros diz também perder muito tempo esperando os alunos ficarem quietos (a média da OCDE é de 15%).

Comportamento na sala de aula

No estudo, a percepção dos professores sobre a disciplina em sala de aula é medida pela frequência relatada de quatro situações:

"Perco muito tempo porque os alunos interrompem a aula";

"Tenho que esperar muito tempo para que os alunos se acalmem";

"Há muito barulho e desordem disruptivos";

"Muitos alunos só começam a trabalhar muito tempo depois do início da aula".

Conforme a pesquisa, cerca de um em cada cinco professores afirmam sofrer com ruído e desordem significativos em suas salas de aula, em média.

No Brasil, mais de 50% dos professores relataram os desafios. No Chile, Finlândia, Portugal e África do Sul, esse percentual fica em cerca de 33%.

Já na Albânia, Japão e Xangai, por outro lado, menos de 5% dos professores apontam essas questões disciplinares.

Professores iniciantes

A pesquisa também mostra que os professores em começo de carreira relatam mais interrupções em sala de aula do que os seus colegas mais experientes em quase todos os sistemas educacionais.

No Canadá, Áustria, Chile, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Itália e Espanha, por exemplo, mais de 40% dos professores iniciantes afirmam "ruído perturbador frequente". Já em Portugal e no Brasil, esses percentuais aumentam para 59% e 66%, respectivamente.

Entre os professores experientes, essas taxas são mais baixas, abaixo de um terço em todos os sistemas educacionais, exceto em Portugal (33%) e no Brasil (53%).

O estudo foi realizado em 2024 e entrevistou cerca de 280 mil professores e diretores escolares em 17 mil escolas de ensino fundamental II em 55 sistemas educacionais. O Talis tem como objetivo auxiliar na elaboração de estratégias para melhorar a qualidade do ensino e os ambientes de aprendizagem.


https://www.terra.com.br/noticias/educacao/professores-gastam-mais-d e-20-da-aula-para-manter-a-ordem-dos-alunos-em-sala-mostra-estudo, ea20b81839e46ed5ad3f54c718b3bcdaz697ywnm.html?utm_source=cli pboard
"A mesma proporção de brasileiros diz também perder muito tempo esperando os alunos ficarem quietos (a média da OCDE é de 15%)."

Analise a regência dos verbos empregados no trecho e marque com (V) as afirmativas verdadeiras ou (F) as falsas:

(__)O verbo 'esperar' no trecho está com a mesma transitividade do enunciado 'Em Deus espera minha alma'.
(__)O verbo 'ficar' no trecho apresenta transitividade igual da empregada em 'As cortinas beges ficaram muito bem na sala'.
(__)O verbo 'dizer' está empregado como verbo transitivo direto, pois tem como complemento a oração reduzida de infinitivo 'perder muito tempo esperando os alunos ficarem quietos', que funciona como objeto direto oracional.
(__)O verbo 'perder' no trecho possui a mesma transitividade da empregada no enunciado 'Nestasemana, no cassino, ele só perdeu'.

A sequência que preenche corretamente os itens acima, de cima para baixo, é:
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366Q1080585 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

No Brasil, são assegurados os direitos individuais e sociais das pessoas com deficiência, e sua efetiva integração social (Lei n.º 7.853/89). Constitui-se crime punível com reclusão e multa:

I. Conceber ou dificultar o acesso ao emprego, trabalho ou promoção à pessoa em razão de sua deficiência.

II. Recusar, cobrar valores adicionais, suspender, adiar, cancelar ou encerrar a inscrição de estudante em qualquer estabelecimento de ensino em razão de sua deficiência.

III. Recusar, retardar ou dificultar a internação de uma pessoa com deficiência.

É correto o que se afirma em:

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367Q999456 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Conforme resolução do COFFITO N.º 316, de 19 de Julho de 2006.

“É de exclusiva competência do ______, no âmbito de sua atuação, avaliar as habilidades funcionais do indivíduo, elaborar a programação terapêutico-ocupacional e executar o treinamento das funções para o desenvolvimento das capacidades de desempenho das Atividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs) para as áreas comprometidas no desempenho ocupacional, motor, sensorial, percepto-cognitivo, mental, emocional, comportamental, funcional, cultural, social e econômico de pacientes.”


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
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368Q999457 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Os ______ são funções que o indivíduo desemprenha no dia a dia, auxiliando na ______ e ______.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
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369Q1081153 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A pessoa portadora de deficiência será assegurada de todos os tipos de , opressão, exploração, discriminação, violência, tortura, crueldade, e tratamento ou degradante. (LEI n. º 13.146/ 2015).
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
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370Q979026 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As equipes de referência e os projetos terapêuticos singulares, para o Sistema Único de Saúde (SUS), são
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371Q991067 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A participação e o controle social são elementos fundamentais na construção de políticas públicas de saúde eficazes e equitativas, garantindo que as necessidades e as vozes da população sejam consideradas nas decisões institucionais. Neste cenário, os terapeutas ocupacionais, como parte do sistema de saúde, desempenham um papel importante no fomento à participação comunitária e na promoção do controle social. Considerando as relações institucionais com a sociedade, qual das seguintes ações é primordial para um terapeuta ocupacional visando fortalecer a participação e o controle social em saúde?
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372Q995167 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A tecnologia assistiva consiste em uma soma de serviços e recursos que têm como objetivo proporcionar à pessoas com deficiência, sejam elas temporárias ou permanentes, uma maior inclusão, equidade e igualdade, promovendo qualidade de vida e permitindo que esses indivíduos consigam atingir alguma autonomia.

Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE um exemplo de tecnologia assistiva:
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373Q995174 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A psicose pode ser definida como um estado de saúde mental de uma pessoa que perde a conexão com a realidade, se manifestando através de alucinações ou delírios.
A respeito dessa condição assinale a alternativa CORRETA:
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374Q1021342 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Na Atenção à Saúde, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas abaixo. Na criação, promoção e estabelecimento de brinquedotecas/espaços lúdicos, podemos considerar que:
I. Houveram modificações nas cidades e as crianças perderam espaço e tempo para brincar, diminuindo sua percepção e interação social.
II. Quanto mais pobre é o espaço, menor a chance da criança criar, fantasiar, representar e desenvolver.
III. As brinquedotecas hospitalares têm como objetivos favorecer as atividades pedagógicas, a relação entre pais e filhos e auxiliar na recuperação.
IV. As brinquedotecas comunitárias têm como objetivos oferecer experiências de relacionamentos, favorecer enriquecimento cultural e social pela exploração e uso de materiais diferentes.
V. As brinquedotecas escolares têm como objetivos dar suporte às atividades pedagógicas e de lazer, criar ambiente de observação e reflexão para que os profissionais conheçam as crianças.

Estão corretas as afirmativas:
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375Q1021343 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Na Atenção à Saúde, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

A Lei nº 11.104 de 21 de março de 2005, dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas (nos) ____________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
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376Q1020886 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Na Atenção à Saúde, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, VUNESP, 2020

A assistência em Terapia Ocupacional sob a perspectiva do desenvolvimento da criança deve
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377Q1084390 | Atualidades, Meio Ambiente, Terapeuta Ocupacional, SAP SP, MS CONCURSOS, 2018

Texto associado.

Leia o texto seguinte para responder às próximas duas questões.

No exemplar de um velho livro: (Carlos Drummond de Andrade).

Neste brejo das almas

o que havia de inquieto

por sob as águas calmas!

Era um susto secreto,

eram furtivas palmas

batendo, louco, inseto.

Era um desejo obscuro

de modelar o vento,

eram setas no muro.

E um grave sentimento

que hoje, varão maduro,

não punge, e me atormento.

Em 15 de fevereiro de 2018, o Presidente Michel Temer reconheceu a situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária na República Bolivariana da Venezuela, considerando:

(i) a crise política, institucional e socioeconômica observada na República Bolivariana da Venezuela ao longo dos últimos anos;

(ii) a declaração firmada na 50ª Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, ocorrida em Mendoza, Argentina, em 21 de julho de 2017, que reconheceu a ruptura na ordem democrática daquele país;

(iii) o aumento populacional temporário, desordenado e imprevisível observado no Estado de Roraima em decorrência do fluxo migratório de pessoas advindas da República Bolivariana da Venezuela nos últimos meses;

(iv) o impacto desse fluxo migratório na prestação de serviços públicos de saúde, saneamento básico, segurança pública, entre outros;

(v) a necessidade de acolhimento humanitário no território nacional dessas pessoas advindas da República Bolivariana da Venezuela.

(Fonte: Decreto nº 9.285 de 15/02/2018).

É verdadeiro o que está posto nos itens:

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378Q1073386 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Na Atenção à Saúde, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Em uma UBS, a equipe multiprofissional identifica um aumento na demanda de pacientes com transtornos de ansiedade. A terapeuta ocupacional propõe a criação de grupos terapêuticos focados na redução do estresse e promoção de bem-estar emocional. Quais práticas do terapeuta ocupacional estão alinhadas à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) para atender a esses pacientes?
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379Q985096 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre os grupos operativos e processos grupais em terapia ocupacional, assinalar a alternativa CORRETA.
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380Q1080586 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Considera-se pessoa com deficiência mental aquela que apresenta o desempenho intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos ________ e limitações relacionadas à ________de habilidades adaptativas. (DECRETO nº 5.296/2004).

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

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