Questões de Concursos Terapeuta Ocupacional

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401Q1081173 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

São considerados pessoas com deficiência, aqueles que possuem limitações ou incapacidades para o desempenhar suas atividades e se enquadra nas seguintes categorias (Decreto n.º 5.296/2004; Lei n.º 10.690/2003):
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402Q1081196 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, Fundação de Saúde de Rio Claro SP, Avança SP, 2023

Em relação à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), avalie as seguintes afirmativas:

I.A pessoa com deficiência é aquela apresenta impedimentos de curto prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
II.A pessoa com mobilidade reduzida é aquela, por qualquer motivo, enfrenta dificuldades para se movimentar de forma permanente ou temporária, resultando em uma redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora ou percepção.
III.Moradia para a vida independente da pessoa com deficiência: casas com estrutura adequadas capazes de proporcionar serviços de apoio a adolescentes com deficiência.

É correto o que se afirma em:
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403Q1006190 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, VUNESP, 2020

De acordo com as Diretrizes para o Cuidado das Pessoas com Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, o componente hospitalar será acionado
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404Q1084799 | Terapia Ocupacional, Cuidados Paliativos na Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subsequentes, relativos às atividades e recursos terapêuticos utilizados pelo terapeuta ocupacional.
As atividades de vida diária e as atividades instrumentais de vida diária são influenciadas por aspectos sensório-motores, psicossociais, cognitivos, ambientais, políticos e culturais.
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405Q1084824 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Terapeuta Ocupacional, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação aos dispositivos e recursos de tecnologia assistiva (TA), julgue os itens subsequentes.
Os objetivos principais da indicação de uma almofada para uso em cadeira de rodas são o alívio de pressão e o conforto do paciente.
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406Q1021350 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Aplicada à Saúde Mental, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa incorreta. De acordo com a literatura, “situação de crise” expressa na saúde mental é aquela que responde a tais parâmetros definidos como:
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407Q1020898 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional em Oncologia, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, VUNESP, 2020

No cuidado a pacientes com câncer em fase terminal em contextos hospitalares, a intervenção do terapeuta ocupacional
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408Q1090299 | Português, Fonologia, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Professores gastam mais de 20% da aula para manter a ordem dos alunos em sala, mostra estudo

Tempo gasto pelos docentes brasileiros é acima da média dos países da OCDE, que é de 15%


O tempo dos docentes brasileiros está acima da média dos países da OCDE, em que os professores disseram gastar 15% do tempo de aula para manter a ordem dos alunos.

Segundo o relatório, entre 2018 e 2024, a parcela do tempo de aula dedicada à manutenção da ordem aumentou 2 pontos percentuais — a média da OCDE também aumentou 2 pontos percentuais.

Ainda de acordo com o estudo, 44% dos docentes brasileiros afirmam perder bastante tempo porque os alunos interrompem as aulas. O número também é acima da média da OCDE, que é de 18%. A mesma proporção de brasileiros diz também perder muito tempo esperando os alunos ficarem quietos (a média da OCDE é de 15%).

Comportamento na sala de aula

No estudo, a percepção dos professores sobre a disciplina em sala de aula é medida pela frequência relatada de quatro situações:

"Perco muito tempo porque os alunos interrompem a aula";

"Tenho que esperar muito tempo para que os alunos se acalmem";

"Há muito barulho e desordem disruptivos";

"Muitos alunos só começam a trabalhar muito tempo depois do início da aula".

Conforme a pesquisa, cerca de um em cada cinco professores afirmam sofrer com ruído e desordem significativos em suas salas de aula, em média.

No Brasil, mais de 50% dos professores relataram os desafios. No Chile, Finlândia, Portugal e África do Sul, esse percentual fica em cerca de 33%.

Já na Albânia, Japão e Xangai, por outro lado, menos de 5% dos professores apontam essas questões disciplinares.

Professores iniciantes

A pesquisa também mostra que os professores em começo de carreira relatam mais interrupções em sala de aula do que os seus colegas mais experientes em quase todos os sistemas educacionais.

No Canadá, Áustria, Chile, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Itália e Espanha, por exemplo, mais de 40% dos professores iniciantes afirmam "ruído perturbador frequente". Já em Portugal e no Brasil, esses percentuais aumentam para 59% e 66%, respectivamente.

Entre os professores experientes, essas taxas são mais baixas, abaixo de um terço em todos os sistemas educacionais, exceto em Portugal (33%) e no Brasil (53%).

O estudo foi realizado em 2024 e entrevistou cerca de 280 mil professores e diretores escolares em 17 mil escolas de ensino fundamental II em 55 sistemas educacionais. O Talis tem como objetivo auxiliar na elaboração de estratégias para melhorar a qualidade do ensino e os ambientes de aprendizagem.


https://www.terra.com.br/noticias/educacao/professores-gastam-mais-d e-20-da-aula-para-manter-a-ordem-dos-alunos-em-sala-mostra-estudo, ea20b81839e46ed5ad3f54c718b3bcdaz697ywnm.html?utm_source=cli pboard
"O tempo dos docentes brasileiros está acima da média dos países da OCDE, em que os professores disseram gastar 15% do tempo de aula para manter a ordem dos alunos."

Com base nas regras de acentuação dos vocábulos presentes no trecho, bem como no texto-base, analise as afirmativas a seguir:

I.O vocábulo 'ruído' é acentuado pela mesma regra de acentuação do vocábulo 'cardíaca', pois apresentam o 'i' tônico formando hiato.
II.O vocábulo 'está' é acentuado pela regra das oxítonas terminadas em 'a', regra que também se aplica as oxítonas terminadas em 'e' e 'o'.
III.O vocábulo 'média' com o Novo Acordo passou a ser considerada também como palavra proparoxítona.
IV.Os vocábulos 'já' e 'há' são monossílabos tônicos, porém recebem acento gráfico por regras distintas.

É correto o que se afirma em:
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409Q902909 | Psicologia, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Os benzodiazepínicos são medicamentos psicotrópicos usados principalmente no tratamento da ansiedade e insônia, mas seu uso prolongado pode levar à dependência e deve ser monitorado com cuidado. Qual dos fármacos a seguir pertence a essa classe?
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410Q1081141 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Em relação ao direito à educação assegurado a pessoa com deficiência (LEI n. º 13.146/2015), leia as afirmativas a seguir:

I. É dever do poder público garantir um sistema educacional inclusivo para todos os níveis e modalidades.

II. O poder público deve garantir o desenvolvimento de um plano de atendimento educacional especializado, a seleção de recursos e serviços de acessibilidade e a disponibilização de recursos de tecnologia assistiva.

III. As pessoas com deficiência, devem ter acesso a jogos e atividades recreativas, esportivas e de lazer na escola.

É correto o que se afirmar em:

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411Q1080135 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP, 2022

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a abordagem incorporada a produtos, bem como aos fatores de edificação e elementos que aumentam e estendem as possibilidades para que os mesmos possam ser utilizados pela maioria das pessoas.
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412Q995166 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

O código de ética e deontologia da Terapia Ocupacional, traz em seu conteúdo, um rol de proibições para o exercício da profissão em suas respectivas áreas de atuação.
Acerca dessas proibições, assinale a alternativa CORRETA:
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414Q1084831 | Terapia Ocupacional, História, Terapeuta Ocupacional, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito das técnicas e dos métodos da terapia ocupacional empregados para prevenção e promoção na área de saúde, julgue os itens seguintes.
Abordagem holística, prática centrada no cliente e enfoque no ambiente são conceitos cotidianos da terapia ocupacional que formam a base de uma metodologia que aproxima esta área de conhecimento da área de promoção à saúde.
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415Q1084832 | Terapia Ocupacional, História, Terapeuta Ocupacional, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito das técnicas e dos métodos da terapia ocupacional empregados para prevenção e promoção na área de saúde, julgue os itens seguintes.
Orientações em um ambulatório onde se trata hanseníase, projeto de sala de espera para portadores de doenças sexualmente transmissíveis e oficinas de imagem corporal para adolescentes grávidas podem ser consideradas intervenções relativas à promoção e à prevenção na área da saúde.
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416Q1021349 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Aplicada à Saúde Mental, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa incorreta. Os objetivos gerais do tratamento da Terapia Ocupacional (TO) aplicado à saúde mental em pacientes crônicos institucionalizados são:
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417Q1080761 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, FURB SC, FURB, 2024

A Lei n.º 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências, em seu art. 21, esclarece que o Poder Público, por meio dos organismos de apoio à pesquisa e das agências de financiamento, fomentará programas destinados:

I.À promoção de pesquisas científicas voltadas ao tratamento e prevenção de deficiências.
II.Ao desenvolvimento tecnológico orientado à produção de ajudas técnicas para as pessoas com deficiência.
III.À especialização de recursos humanos em acessibilidade.

É correto o que se afirma em:
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418Q1081019 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, n.º 13.146, de julho de 2015, tecnologia assistiva é definida como:
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419Q1084355 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Terapeuta Ocupacional, SAP SP, MS CONCURSOS, 2018

Ao indicar recursos para a adequação postural, o terapeuta ocupacional deve atentar-se também na indicação de adaptações necessárias para melhor uso desses recursos. Qual a sequência correta para a indicação dessas adaptações?
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420Q1084363 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional em Oncologia, Terapeuta Ocupacional, SAP SP, MS CONCURSOS, 2018

Em relação aos pacientes oncológicos, assinale a alternativa correta:

I- O papel do terapeuta ocupacional no atendimento aos pacientes oncológicos é apenas durante o tratamento quimioterápico e radioterápico.

II- O terapeuta ocupacional é impossibilitado de atender pacientes fora de possibilidades terapêuticas, acompanhando somente a família/cuidadores.

III- O terapeuta ocupacional atua somente na reabilitação dos pacientes oncológicos.

IV- O terapeuta ocupacional, na área da oncologia, atende todos os pacientes e familiares/cuidadores desde a fase do diagnóstico até o processo de enlutamento familiar.

V- O terapeuta ocupacional deve conhecer a criança doente desde o momento do diagnóstico e acompanhar seu tratamento até a recuperação e o retorno ao convívio social, educacional e familiar.

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