Questões de Concursos Terapeuta Ocupacional

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421Q1020899 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Aplicada à Saúde Mental, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, VUNESP, 2020

Reação a uma perda significativa que pode se manifestar nas dimensões somáticas, psíquicas, sociais e ocupacionais. Não se trata de uma condição patológica, mas pode repercutir nas condições de saúde e gerar impacto na realização das atividades de vida diária.
Trata-se
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422Q985577 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é o transtorno de comportamento infantil mais comum, com padrão persistente e frequente de desatenção e impulsividade inadequadas do ponto de vista do desenvolvimento, com ou sem hiperatividade. Sobre o que o profissional pode utilizar no tratamento de Terapia Ocupacional, analisar os itens.

I. Técnicas de modificação de comportamento, incluindo estratégias como recompensar as mudanças positivas de comportamento e comunicar expectativas claras para as crianças e/ou adolescentes.
II. Treinamento de estratégia cognitiva para resolução de problema, com: análise da tarefa, previsão de dificuldades, exploração e seleção de estratégias específicas para a tarefa, aplicação de uma estratégia e avaliação.
III. Integração sensorial como abordagem de problemas de autorregulação, para a melhoria do desempenho escolar, como realizar atividades sentadas, melhorar a capacidade de ouvir e regular o comportamento agressivo.

Está CORRETO o que se afirma:
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423Q1090302 | Português, Morfologia, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Professores gastam mais de 20% da aula para manter a ordem dos alunos em sala, mostra estudo

Tempo gasto pelos docentes brasileiros é acima da média dos países da OCDE, que é de 15%


O tempo dos docentes brasileiros está acima da média dos países da OCDE, em que os professores disseram gastar 15% do tempo de aula para manter a ordem dos alunos.

Segundo o relatório, entre 2018 e 2024, a parcela do tempo de aula dedicada à manutenção da ordem aumentou 2 pontos percentuais — a média da OCDE também aumentou 2 pontos percentuais.

Ainda de acordo com o estudo, 44% dos docentes brasileiros afirmam perder bastante tempo porque os alunos interrompem as aulas. O número também é acima da média da OCDE, que é de 18%. A mesma proporção de brasileiros diz também perder muito tempo esperando os alunos ficarem quietos (a média da OCDE é de 15%).

Comportamento na sala de aula

No estudo, a percepção dos professores sobre a disciplina em sala de aula é medida pela frequência relatada de quatro situações:

"Perco muito tempo porque os alunos interrompem a aula";

"Tenho que esperar muito tempo para que os alunos se acalmem";

"Há muito barulho e desordem disruptivos";

"Muitos alunos só começam a trabalhar muito tempo depois do início da aula".

Conforme a pesquisa, cerca de um em cada cinco professores afirmam sofrer com ruído e desordem significativos em suas salas de aula, em média.

No Brasil, mais de 50% dos professores relataram os desafios. No Chile, Finlândia, Portugal e África do Sul, esse percentual fica em cerca de 33%.

Já na Albânia, Japão e Xangai, por outro lado, menos de 5% dos professores apontam essas questões disciplinares.

Professores iniciantes

A pesquisa também mostra que os professores em começo de carreira relatam mais interrupções em sala de aula do que os seus colegas mais experientes em quase todos os sistemas educacionais.

No Canadá, Áustria, Chile, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Itália e Espanha, por exemplo, mais de 40% dos professores iniciantes afirmam "ruído perturbador frequente". Já em Portugal e no Brasil, esses percentuais aumentam para 59% e 66%, respectivamente.

Entre os professores experientes, essas taxas são mais baixas, abaixo de um terço em todos os sistemas educacionais, exceto em Portugal (33%) e no Brasil (53%).

O estudo foi realizado em 2024 e entrevistou cerca de 280 mil professores e diretores escolares em 17 mil escolas de ensino fundamental II em 55 sistemas educacionais. O Talis tem como objetivo auxiliar na elaboração de estratégias para melhorar a qualidade do ensino e os ambientes de aprendizagem.


https://www.terra.com.br/noticias/educacao/professores-gastam-mais-d e-20-da-aula-para-manter-a-ordem-dos-alunos-em-sala-mostra-estudo, ea20b81839e46ed5ad3f54c718b3bcdaz697ywnm.html?utm_source=cli pboard
"O tempo dos docentes brasileiros está acima da média dos países da OCDE, em que os professores disseram gastar 15% do tempo de aula para manter a ordem dos alunos."

Identifique a alternativa que apresenta corretamente a justificativa para a colocação pronominal, caso a expressão 'a ordem dos alunos' for substituída por um pronome oblíquo átono.
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424Q1081159 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A lei brasileira assegura o direito de acesso de pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia____________ em todos os lugares abertos ao público ou de uso público, bem como em todos os meios de transporte público ou privado de uso coletivo, incluindo ônibus, trens, metrôs, táxis, aviões, entre outros. (LEI n. º 13.146/ 2015)

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
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425Q1088075 | Direito Constitucional, Ordem Social, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Pedras de Fogo PB, EDUCA, 2025

Com base no Art. 198, § 14, da Constituição Federal de 1.988, leia o texto, complete a lacuna e assinale a alternativa CORRETA:
Compete à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios e às entidades filantrópicas, bem como aos prestadores de serviços contratualizados que atendam, no mínimo, ____________ de seus pacientes pelo sistema único de saúde, para o cumprimento dos pisos salariais de que trata o § 12 deste artigo.
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426Q1081197 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, Fundação de Saúde de Rio Claro SP, Avança SP, 2023

Assinale a alternativa incorreta em relação aos direitos das pessoas com deficiência:
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427Q1080214 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, GHC RS, FUNDATEC, 2023

Para a OMS, as cadeiras de rodas são um meio de as pessoas com deficiência exercerem seus direitos humanos e de atingirem a inclusão e a igualdade de participação, contribuindo para a saúde, qualidade de vida, e vida plena e ativa na comunidade (OMS, 2008). Por outro lado, as barreiras ambientais relacionadas à acessibilidade ainda são um grande desafio para os usuários deste recurso, já que dificultam a locomoção e interferem nas experiências sociais (MILLER, 2012). Dentre as barreiras externas e internas, as mais comuns e significativas estatisticamente são:
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428Q1084828 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Terapeuta Ocupacional, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação aos dispositivos e recursos de tecnologia assistiva (TA), julgue os itens subsequentes.
Uma órtese dinâmica de extensão para segundo e terceiro dedos é indicada para casos de deformidades em pescoço de cisne.
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429Q1080758 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, FURB SC, FURB, 2024

O Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência — Novo Viver Sem Limite foi instituído em 23 de novembro de 2023 por intermédio do Decreto n° 11.793/ 2023. O objetivo do plano é garantir mais dignidade às pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo território nacional. O decreto estabeleceu que o Novo Viver sem Limite será coordenado pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDPD/MDHC). O plano oferecerá uma política nacional permanente de promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência, resultado de uma demanda dos movimentos sociais. Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.Com o decreto, o termo "capacitismo" foi utilizado pela primeira vez na legislação brasileira sobre direitos humanos.

AO ENCONTRO DISSO

II.Isso representa o compromisso no enfrentamento às violências e à discriminação, deliberada ou acidental, que pessoas com deficiência sofrem diariamente em suas vidas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
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430Q1080759 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, FURB SC, FURB, 2024

Conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar:
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431Q1080760 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, FURB SC, FURB, 2024

O Decreto n.º 5.296/2004 estabelece que a concepção e a implantação dos projetos arquitetônicos e urbanísticos devem atender aos princípios ______________, tendo como referências básicas as normas técnicas de acessibilidade da ABNT, a legislação específica e as regras contidas neste Decreto.
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
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432Q1084389 | Noções de Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Terapeuta Ocupacional, SAP SP, MS CONCURSOS, 2018

Texto associado.

Leia o texto seguinte para responder às próximas duas questões.

No exemplar de um velho livro: (Carlos Drummond de Andrade).

Neste brejo das almas

o que havia de inquieto

por sob as águas calmas!

Era um susto secreto,

eram furtivas palmas

batendo, louco, inseto.

Era um desejo obscuro

de modelar o vento,

eram setas no muro.

E um grave sentimento

que hoje, varão maduro,

não punge, e me atormento.

Use a ferramenta pincel para copiar rapidamente a formatação de uma parte do documento para outra parte do documento. Selecione apenas a parte do documento que você gosta da aparência, clique em Pincel e clique na parte do documento que você deseja alterar para a mesma aparência. Tendo em mente esse assunto, analise as afirmações seguintes e assinale a alternativa correta.

I – No MS-Word 2016, para copiar a formatação para mais de um item, clique duas vezes no Pincel de Formatação em vez de clicar uma vez. A formatação copiada será aplicada a todos os itens em que você clicar, até que você pressione Esc.

II – No Ms-Excel 2016, para copiar rapidamente a largura de uma coluna ou linha em uma segunda coluna ou linha, selecione o título da primeira coluna ou linha, clique em Pincel e, em seguida, clique no título da segunda coluna ou linha. Você não pode copiar a largura se a coluna ou linha contiver uma célula mesclada.

III – No MS-PowerPoint 2016, se você tiver adicionado uma animação, você pode usar o Pincel de animação na guia animações para copiar rapidamente a animação para outro objeto ou slide.

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433Q1088485 | Terapia Ocupacional, História, Terapeuta Ocupacional, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação aos fundamentos da terapia ocupacional, julgue os itens a seguir.
Um dos princípios que norteiam a prática do terapeuta ocupacional é a ideia de que o fazer tem efeito terapêutico.
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434Q1088489 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Nas Áreas de Traumato Ortopedia, Terapeuta Ocupacional, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O objetivo da atuação do terapeuta ocupacional na disfunção física é a reabilitação de estruturas e processos que prejudicam o desempenho de atividades básicas e instrumentais da vida diária. Nesse sentido, o terapeuta deve fornecer meios para que o indivíduo se engaje em atividades relevantes para a vivência de um cotidiano significativo. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Em pacientes que sofreram acidente vascular encefálico, deve-se priorizar o
posicionamento em adução e rotação interna do ombro desde a fase aguda do tratamento.
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435Q1081142 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

A seguir, leia as afirmações a respeito da inserção competitiva da pessoa com deficiência no mercado de trabalho (LEI n. º 13.146/2015):

I. Deve-se dar prioridade no atendimento às pessoas com deficiência que apresentam menor dificuldade para se inserir no mercado de trabalho.

II. É importante respeitar o perfil vocacional e o interesse da pessoa com deficiência apoiada.

III. É necessário inibir o uso de recursos de tecnologia assistiva, agentes facilitadores e apoio no ambiente de trabalho.

É correto o que se afirmar em:

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436Q1081155 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

As______________________ referem-se a atitudes, comportamentos ou preconceitos que podem impedir ou prejudicar a participação plena e igualitária de pessoas com deficiência na sociedade. Essas barreiras podem manifestar-se de várias formas e em diferentes contextos, incluindo educação, emprego, acesso a serviços, interações sociais e representação na mídia (LEI n. º 13.146/ 2015)
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
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437Q1084804 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Terapeuta Ocupacional, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do trabalho do terapeuta ocupacional em uma equipe interdisciplinar, julgue os itens seguintes.
A tecnologia assistiva é uma área de atuação que envolve diferentes profissionais. Ao terapeuta ocupacional cabe identificar as necessidades do cliente no desempenho das tarefas ocupacionais, para, a partir dessas identificações, ele fazer a indicação e o treino de adaptações.
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439Q1084827 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Terapeuta Ocupacional, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação aos dispositivos e recursos de tecnologia assistiva (TA), julgue os itens subsequentes.
A probabilidade de adesão ao uso de um equipamento de TA aumenta de maneira proporcional ao seu custo e ao seu grau de dificuldade de uso.
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440Q1084353 | Enfermagem, Fisiologia, Terapeuta Ocupacional, SAP SP, MS CONCURSOS, 2018

O paciente internado em Unidade de Terapia Intensiva apresenta necessidade de cuidados em diferentes aspectos, tais como: físicos, sociais, emocionais, sensoriais e cognitivos. Porém, para efetividade da atenção terapêutico ocupacional nesse contexto, faz-se necessário compreender o quadro clínico e parâmetros fisiológicos que auxiliam na tomada de decisão e escolha de objetivos e recursos terapêuticos ocupacionais adequados. Escolha a alternativa incorreta quanto aos parâmetros fisiológicos.
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