Início

Questões de Concursos Titular de Serviços Notariais e de Registro

Resolva questões de Titular de Serviços Notariais e de Registro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q429316 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

São privativos de brasileiros natos os seguintes cargos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q445264 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN

Constituem objetivos fundamentais da República do Brasil, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q418714 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES

É certo afirmar:

I. Nos contratos de compra e venda de bens móveis e imóveis, admite-se que a venda ocorra de forma ad mensuram ou ad corpus.

II. São características do contrato de compra e venda: a bilateralidade; a consensualidade; a onerosidade; geralmente, a comutatividade; e a instantaneidade.

III. A venda com reserva de domínio é cláusula especial do contrato de compra e venda pela qual o comprador assume a posse da coisa, mas só se torna seu proprietário após pagar o preço integral.

IV. As cláusulas especiais do contrato de compra e venda previstas no Código Civil são cláusulas obrigatórias por rigor legal, sendo, opcionais, somente naqueles negócios que a própria lei criar a exceção.

Analisando as proposições, pode-se afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q411566 | Direito Administrativo, Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

Sobre a desapropriação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q419769 | Direito Civil, Empresário, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

Segundo o Código Civil,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q465850 | Direito Tributário, Impostos, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES

Sobre o Imposto Sobre Serviço - ISS, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q419790 | Direito Civil, Sociedade, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES

O instituto civilista que autoriza que uma ou várias sociedades sejam absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q422559 | Direito Civil, Sucessão em Geral, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

O direito à sucessão aberta pode ser objeto de cessão, bem como o quinhão de que disponha o coerdeiro. No tocante ao bem da herança considerado singularmente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q445461 | Direito Constitucional, Ordem Social, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES

Sobre a Ordem Social na Constituição Federal, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q434460 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

Sobre o controle de constitucionalidade, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q408155 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta sobre o ato administrativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q459507 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

No crime de fraude à execução, isto é, do agente que aliena, desvia, destrói ou danifica bens, ou simula dívidas, para safar-se de execução aparelhada, a ação penal é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q420514 | Direito Civil, Tutela e Curatela, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES

Conforme preconiza o Código Civil Brasileiro, no que se refere à curadoria dos bens do ausente é correto afirmar:

I. O juiz, que nomear o curador, fixar-lhe-á os poderes e obrigações, conforme as circunstâncias, observando, no que for aplicável, o disposto a respeito dos tutores e curadores.

II. O cônjuge do ausente, sempre que não esteja separado judicialmente, ou de fato por mais de três anos antes da declaração da ausência, será o seu legítimo curador.

III. Também se declarará à ausência, e se nomeará curador, quando o ausente deixar mandatário que não queira ou não possa exercer ou continuar o mandato, ou se os seus poderes forem insuficientes.

IV. Desaparecendo uma pessoa do seu domicílio sem dela haver notícia, se não houver deixado representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens, o juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministério Público, declarará a ausência, e nomear-lhe-á curador.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q461763 | Direito Penal, Extinção da Punibilidade, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

Diz o parágrafo 5o do artigo 121 do Código Penal Brasileiro, que: ?na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária?. Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q422358 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES

Compete à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações em que:

I. O fundamento seja fato ocorrido ou ato praticado no Brasil.

II. No Brasil tiver de ser cumprida a obrigação.

III. O réu, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil.

IV. No exterior tiver de ser cumprida a obrigação.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q411933 | Direito Administrativo, Contratos, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

Sobre os contratos administrativos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q420396 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN

De acordo com a legislação, pelo contrato de corretagem, uma pessoa, não ligada a outra em virtude de mandato, de prestação de serviços ou por qualquer relação de dependência, obriga-se a obter para a segunda um ou mais negócios, conforme as instruções recebidas. E para efeito de remuneração do corretor, é correto dizer que a remuneração do corretor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q444742 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES

A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios, entre outros:

I. Defesa do consumidor.

II. Propriedade privada.

III. Tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País.

IV. Livre concorrência.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q407515 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

Sobre a anulação e revogação dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.