Questões de Concursos: Todas as Funções

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Todas as Funções. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q896475 | Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Com relação à aplicação da epidemiologia pela enfermagem, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Para fins didáticos, a epidemiologia pode ser dividida em descritiva e analítica. A epidemiologia descritiva procura responder às perguntas: Quem adoece? Quando adoece? Onde ocorre a doença?

( ) A vigilância epidemiológica tem como atividades a notificação de casos; investigação epidemiológica; consolidação e análise dos dados; recomendação de medida de intervenção; divulgação de informação e avaliação da intervenção.

( ) O coeficiente de mortalidade infantil indica a quantidade de óbitos que ocorreram entre crianças menores de um ano, em um determinado período e local. Tem como fonte de dados o sistema de informação sobre mortalidade (SIM).

( ) Epidemia corresponde à ocorrência de aumento do número de casos de determinada doença, distribuídos em espaço delimitado, enquanto a pandemia é caracterizada pela larga distribuição dos casos atingindo várias nações.

( ) A mortalidade de uma população pode ser avaliada a partir da mortalidade proporcional por causa básica. A mortalidade proporcional por causa estima o risco de morte por uma doença ou grupo de doença.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

12 Q896454 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A sondagem vesical é um procedimento invasivo, o qual envolve riscos ao paciente, que está sujeito a infecções do trato urinário e/ou a trauma uretral ou vesical.

Sobre a atuação do Enfermeiro na sondagem vesical, leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) Garantir que somente o profissional Enfermeiro treinado faça a inserção dos dispositivos urinários.

( ) Escolher cateter de maior calibre possível que garanta a drenagem adequada, a fim de minimizar ocorrências de trauma.

( ) O sistema cateter-tubo coletor não deve ser aberto e, se necessário, manusear com técnica asséptica.

( ) Revisar regularmente a necessidade de manutenção do dispositivo, removendo-o logo que possível.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

13 Q896458 | Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Sobre a administração por via parenteral, leia as afirmações abaixo:

I. Os termos hipodermóclise (HDC) ou hidratação subcutânea referem-se à administração de fluidos parenteral. Quando essa via é utilizada para administração de medicamentos, considera-se terapia subcutânea (SC). Consiste em uma prática que, em algumas situações clínicas específicas, demonstra ser uma via segura, eficaz e, sobretudo, confortável para o paciente.

II. A região ventroglútea é uma região profunda, situada longe da maior parte dos nervos e vasos sanguíneos, com menor chance de contaminação em pacientes incontinentes e, em crianças, é uma região preferida para a maior parte das medicações que podem ser administradas por essa via.

III. A administração do bollus intravenoso constitui a introdução de uma dose concentrada de medicamentos na corrente sistêmica. Trata-se do método mais perigoso para a administração de medicamentos, porque não existe momento para corrigir erros.

Está CORRETO o que se afirma em

14 Q896460 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A enfermeira Renata admitiu na unidade de pronto-atendimento o paciente J. R. referindo fortes dores, contínua e em queimação na região epigástrica. Segundo o paciente, as dores aumentam entre 2 e 3 horas após a alimentação. Foram realizados exames laboratoriais e de imagem e, após avaliação, foi feito o diagnóstico médico de úlcera duodenal. Um dos diagnósticos de enfermagem estabelecido pela enfermeira para o paciente foi: Dor aguda relacionada à queimação química da mucosa duodenal, evidenciada por postura álgica e rígida.

Dessa forma, sobre as intervenções de enfermagem que podem ser prescritas pela enfermeiro(a), analise as afirmativas abaixo:

I. Registrar e observar relatos de dor, incluindo localização, duração, intensidade (aplicando escala de dor), orientando quanto à importância e à necessidade de realizar adequadamente o esquema terapêutico prescrito.

II. Registrar e observar apenas as evidências verbais de dor. E as não verbais, como agitação, postura álgica, relutância e taquicardia, devem ser descartadas, uma vez que não interferem na condução das intervenções de enfermagem.

III. Administrar medicamentos prescritos para dor e antiácidos ou outros que se fizerem necessários, conforme o horário de rotina da unidade.

IV. Orientar o paciente a manter uma dieta branda e pastosa, ingerindo a menor quantidade possível de alimento.


Estão CORRETAS apenas

15 Q896472 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Os cuidados de enfermagem no perioperatório são fundamentais para uma assistência cirúrgica de qualidade, e para tal, o enfermeiro deve pautar o seu processo de trabalho em metodologias que sistematizam o cuidado assertivo e instrumentalizam a avaliação dos riscos em todas as etapas da experiência cirúrgica.

Sobre o processo de cuidar no período perioperatório, leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) A abreviação do jejum pré-operatório é uma recomendação baseada em protocolos multimodais que buscam acelerar a recuperação do paciente e reduzir o estresse cirúrgico.

( ) A hipotermia intraoperatória é um evento que pode ocorrer entre os pacientes submetidos ao ato anestésico - cirúrgico, no entanto, o enfermeiro perioperatório deve se preocupar em estabelecer ações de prevenção da hipotermia e manutenção da normotermia em todos os períodos operatórios.

( ) A hipertermia maligna é uma síndrome hipermetabólica hereditária, resultante de mutações em genes ligados à dinâmica intracelular do cálcio e relacionada aos anestésicos inalatórios halogenados. A liberação excessiva de cálcio intracelular leva a sinais, como bradicardia, apneia, flacidez do músculo masseter, flacidez generalizada da musculatura entre outros sinais.

( ) A retenção urinária é uma complicação comum após cirurgias com o uso de anestesia geral ou de bloqueio espinhal. A sua identificação precoce não influencia na ocorrência de lesão no músculo detrusor, disfunção vesical e infecção do trato urinário.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

16 Q896463 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A infecção do trato urinário (ITU) está entre as infecções bacterianas em adultos mais comuns, principalmente em mulheres. [ Sobre a ITU, leia as afirmações abaixo:

I. A cistite aguda em mulheres pode envolver o trato urinário baixo (uretra e bexiga) mais frequentemente e/ou alto (rins e ureteres). O principal patógeno envolvido na ITU em mulheres é a E. coli, que é responsável por cerca de 80% de todos os episódios de infecção.

II. Os sintomas clássicos de cistite incluem: disúria, aumento da frequência urinária, urgência miccional e, ocasionalmente, dor suprapúbica e hematúria.

III. A ITU pode ser classificada como complicada e não complicada. Denomina- se ITU complicada quando ocorre em mulheres jovens, não grávidas e na ausência de anomalias estruturais ou funcionais do trato urinário.

IV. Hematúria microscópica é um achado comum em infecções urinárias, podendo estar presente em 40% a 60% dos pacientes com ITU, embora a presença de proteinúria seja rara.

Estão CORRETAS apenas

17 Q896466 | Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O Cuidar de Enfermagem à Prevenção de quedas em pacientes pediátricos hospitalizados é um aspecto inerente à prática da Enfermagem.
Em pacientes pediátricos, a ocorrência de quedas se relaciona às habilidades motoras das crianças que variam de acordo: (coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas)

( ) com a sua faixa etária. ( ) pela incapacidade de avaliar os riscos relacionados a quedas pela equipe. ( ) pela curiosidade inata e comportamentos desafiadores das crianças. ( ) pela utilização incorreta de equipamentos.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

18 Q896467 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O Cuidar de Enfermagem ao adolescente hospitalizado é um aspecto inerente à prática da Enfermagem.

Sobre esses cuidados, assinale a alternativa CORRETA.

19 Q896474 | Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Sobre o Processo de Enfermagem (PE), leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A Resolução COFEN 736/2024, no seu Art. 2º, diz que o Processo de Enfermagem (PE) deve estar fundamentado em Teorias e Modelos de Cuidado, Sistemas de Linguagens Padronizadas, instrumentos de avaliação validados e outros conhecimentos correlatos, como estruturas teóricas conceituais e operacionais que fornecem propriedades descritivas, explicativas, preditivas e prescritivas que lhe servem de base.

( ) O processo de enfermagem (PE) tem por diferença essencial do método de solução de problemas ser proativo, destacando-se pela necessidade de investigação contínua dos fatores de risco e de bem-estar, mesmo quando não houver problemas.

( ) O PE e a Sistematização da Assistência de Enfermagem são termos similares que tem como objetivo organizar o trabalho profissional da enfermagem quanto ao método, pessoal e instrumentos.

( ) O PE serve à atividade intelectual do enfermeiro, portanto se dá durante e depende da relação enfermeiropessoa/família/comunidade que está sob seus cuidados, embora não seja concebível defini-lo como a própria documentação.

( ) Para fins didáticos, as etapas do PE são descritas separadamente e em ordem sequencial. Mas vale destacar que elas são inter-relacionadas e, por isso, uma depende da outra. Ademais, essas etapas se sobrepõem, dado que o PE é contínuo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

20 Q896455 | Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Em uma unidade hospitalar, foi admitido na clínica médica para investigação diagnóstica, R. T. 50 anos, sexo masculino. Ao exame físico, evidenciaram--se: mucosas hipocoradas, pele com turgor e elasticidade diminuídos, abdome globoso doloroso à palpação, membros inferiores edemaciados. Na anamnese, o paciente referiu que há aproximadamente 4 dias vem apresentando fezes escurecidas com odor fétido e ainda que não tem conseguido ingerir líquidos e se alimentar regularmente, uma vez que tem a sensação de plenitude gástrica. Diante do quadro clínico apresentado, foi prescrita a instalação de Sonda Nasogástrica (SNG) para acompanhamento e controle do conteúdo gástrico.

Quanto a este procedimento, assinale a alternativa CORRETA.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.