A respeito da estrutura sintática da Libras,
sua interferência na produção da escrita de
alunos surdos e as recomendações da
legislação em relação à avaliação desses
educandos, informe se é (V) verdadeiro ou (F)
falso o que se afirma a seguir e assinale a
alternativa correta:
( ) A sinalização em Libras obedece
sempre à mesma ordem da Língua
Portuguesa, ou seja, SUJEITO-VERBO-OBJETO (SVO), por isso, os surdos sentem-se
seguros e apresentam domínio para escrever
textos em Língua Portuguesa.
( ) A Libras possui estrutura sintática
própria e independente da Língua Portuguesa,
portanto, é comum que os surdos escrevam
textos seguindo a ordem sintática da língua de sinais, considerada a Língua natural ou
Língua 1 (L1) desse sujeito.
( ) Na sinalização em Libras, dependendo
do contexto, a ordem de SUJEITO-VERBO-OBJETO (SVO) pode variar.
( ) Ao sinalizar uma frase, os conectivos,
tais como conjunções, preposições e alguns
tipos de verbos não são utilizados. Isso
também irá repercutir na escrita do surdo.
( ) O fato de as frases em Libras serem
construídas diferentemente da ordem
sintática da Língua Portuguesa podem
interferir na construção da escrita dos surdos.
( ) No que se refere à avaliação de alunos
surdos, o Decreto nº 5.626/2005 recomenda
adotar mecanismos de avaliação coerentes
com aprendizado de segunda língua, na
correção das provas escritas, valorizando o
aspecto semântico e reconhecendo a
singularidade linguística manifestada no
aspecto formal da Língua Portuguesa.
( ) O Decreto nº 5626/2005 recomenda
que os textos escritos dos alunos surdos
sejam avaliados por meio dos mesmos
critérios utilizados aos alunos ouvintes.
A sequência correta de cima para baixo é: