Início Questões de Concursos Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais Resolva questões de Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q681969 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019O Decreto 5.626/2005 prevê, quando trata da inclusão de alunos surdos ou com deficiência na educação básica, que os docentes entendam a singularidade linguística dos alunos surdos. Prevê também: ✂️ a) a presença de professores bilíngues e a presença de tradutores e intérpretes de Libras-Língua Portuguesa. ✂️ b) aulas de reforço para os deficientes auditivos. ✂️ c) a presença de professores surdos. ✂️ d) a formação acadêmica em Educação Especial. ✂️ e) o atendimento dos alunos surdos pelos tradutores e intérpretes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q691729 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019Para a boa visualização da interpretação em meios de comunicação televisivos, os intérpretes devem atender às condições abaixo relacionadas, EXCETO: ✂️ a) a vestimenta, a pele e o cabelo do intérprete devem ser contrastantes entre si e entre o fundo. ✂️ b) devem ser evitados fundo e vestimenta em tons próximos ao tom da pele do intérprete. ✂️ c) intérpretes de pele clara devem usar roupas de cores escuras, e os de pele morena ou negra devem usar roupas de cores claras. ✂️ d) o ideal é que os intérpretes usem blusas de cor única, sem estampas, de manga curta ou três quartos, sem decotes ou golas. ✂️ e) no recorte podem ser sobrepostas quaisquer outras imagens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q686309 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019De acordo com a Lei 12.319/2010, são atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas atribuições, as listadas abaixo, EXCETO: ✂️ a) interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares. ✂️ b) atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos. ✂️ c) atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas. ✂️ d) efetuar comunicação exclusivamente entre surdos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa. ✂️ e) prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q823258 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPENo que se refere à inclusão e à acessibilidade das pessoas com deficiência, julgue os seguintes itens. Na LDB, não há previsão legal que garanta educação especial para o trabalho nos casos de pessoas com deficiência que demonstrem inaptidão para o exercício do trabalho competitivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q681514 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019A Referenciação em LIBRAS requer o estabelecimento de um local no espaço de sinalização, uma vez que se trata de uma língua visuoespacial. Dentre os mecanismos abaixo listados, aquele que NÃO satisfaz o Processo de Referenciação é: ✂️ a) fazer o sinal em local particular, acompanhando o local estabelecido para o referente. ✂️ b) direcionar a cabeça e os olhos (e talvez o corpo) em direção a uma localização particular simultaneamente com o sinal ou apontação para um substantivo. ✂️ c) usar apontação ostensiva antes do sinal de um referente específico. ✂️ d) usar um classificador que represente o referente em uma localização particular. ✂️ e) usar um verbo sem concordância, incorporando os referentes previamente introduzidos no espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q651576 | Códigos de Ética, Código de Ética do tradutor e intérprete de libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPEEm relação ao código de ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue os itens que se seguem. Nos momentos de interpretação, o intérprete deve ter como postura a fidelidade, a proficiência e transmitir apenas o que o palestrante informa, a não ser no caso em que sua própria opinião seja muito importante para que o surdo faça juízo de valor acerca do que o palestrante fala. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q683186 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019Denominam-se, nas indicações do Decreto 5.626/05, escolas ou classes de educação bilíngue aquelas que têm a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa como línguas de: ✂️ a) comunicação. ✂️ b) contato. ✂️ c) instrução. ✂️ d) inclusão. ✂️ e) singularização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q823033 | Legislação Federal, Lei 10436 2002, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPECom base na Lei n.º 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), julgue os itens a seguir. Compete ao poder público e às empresas concessionárias de serviços públicos apoiar o uso e a difusão da LIBRAS nas comunidades surdas do Brasil. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q823038 | Legislação Federal, Lei 10436 2002, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPECom base na Lei n.º 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), julgue os itens a seguir. A LIBRAS deve ser ofertada como disciplina obrigatória em todos os cursos de ensino superior. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q806166 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPEConsiderando o disposto no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens que se seguem. Compete à União definir os padrões de controle de atendimento bem como avaliar a satisfação do usuário no que se refere aos serviços públicos prestados pelos servidores e empregados capacitados para trabalhar com a LIBRAS. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q805412 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, com base no disposto no Decreto n.º 5.626/2005. Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, principalmente por meio da LIBRAS. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q805869 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IFAP AP, FUNIVERSAAcerca do Decreto n.º 5.626/2005, que regulamenta a Lei de Libras, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O Decreto determina que a Libras seja ofertada como disciplina nos cursos de formação de professores, tanto em nível médio quanto em nível superior. ✂️ b) O Decreto determina que a Libras seja incluída como disciplina em todos os cursos de nível superior. ✂️ c) Os surdos devem aprender português para poder se integrar à sociedade. ✂️ d) A língua portuguesa, nas modalidades oral e escrita, é elemento essencial ao acesso ao mundo do trabalho. ✂️ e) O Decreto dispõe sobre a ética profissional do tradutor intérprete da Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q685736 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019As categorias regularmente utilizadas para classificar as identidades surdas são: ✂️ a) identidade surda, identidade surda híbrida, identidade surda de transição, identidade surda incompleta, identidade surda flutuante. ✂️ b) identidade ouvintista, identidade surda híbrida, identidade surda de transição, identidade surda incompleta, identidade surda flutuante. ✂️ c) identidade surda, identidade surda interdisciplinar, identidade surda de transição, identidade surda incompleta, identidade surda flutuante. ✂️ d) identidade surda, identidade surda híbrida, identidade surda de fixação, identidade surda incompleta, identidade surda flutuante. ✂️ e) identidade surda, identidade surda híbrida, identidade surda de transição, identidade surda plena, identidade surda flutuante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q823291 | Legislação Federal, Lei 10436 2002, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPECom base na Lei n.º 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), julgue os itens a seguir. De acordo com a lei, as instituições de ensino devem, gradativamente, substituir o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa pela LIBRAS. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q651168 | Códigos de Ética, Código de Ética do tradutor e intérprete de libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPEEm relação ao código de ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue os itens que se seguem. Nos casos que envolvam aspectos jurídicos, o intérprete, ao perceber que o nível de comunicação do surdo envolvido compromete a interpretação literal, deve informar às autoridades que será parafraseado, de modo claro e fiel, o que está sendo dito à pessoa surda e o que esta diz às autoridades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q804994 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IFAP AP, FUNIVERSAA respeito do ensino da Libras no Brasil, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O Decreto n.º 5.626/2005 omite a discussão sobre o ensino da Libras. ✂️ b) No Brasil, ainda não existe regulamentação legal para o ensino da Libras. ✂️ c) O Decreto n.º 5.626/2005 determinou às instituições de ensino superior a inclusão do ensino de Libras nos cursos de licenciaturas e de fonoaudiologia. ✂️ d) O ensino da Libras deverá ser ministrado apenas em nível superior de ensino. ✂️ e) A formação de professores para o ensino da Libras apenas deverá ocorrer em nível superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q805798 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPEConsiderando o disposto no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens que se seguem. As instituições de ensino médio e superior devem ofertar LIBRAS como disciplina curricular nos cursos de formação de professores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q436396 | Direito Constitucional, Educação, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPENo que se refere à inclusão e à acessibilidade das pessoas com deficiência, julgue os seguintes itens. Embora esteja previsto, na Constituição Federal (CF), que a educação deverá ser ofertada em igualdade de condições para garantir o acesso e a permanência de todos os cidadãos na escola, não está prevista, na Carta Magna, a garantia de atendimento educacional diferenciado para as pessoas com deficiência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q805925 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPEConsiderando o disposto no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens que se seguem. As instituições de ensino superior devem incluir a LIBRAS como objeto de ensino, pesquisa e extensão em todos os cursos de licenciatura e bacharelado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q822917 | Legislação Federal, Legislação sobre Portadores de Deficiência, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPECom referência à Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (Convenção de Guatemala), julgue os próximos itens. A Convenção da Guatemala serviu como referência para a elaboração do texto da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q681969 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019O Decreto 5.626/2005 prevê, quando trata da inclusão de alunos surdos ou com deficiência na educação básica, que os docentes entendam a singularidade linguística dos alunos surdos. Prevê também: ✂️ a) a presença de professores bilíngues e a presença de tradutores e intérpretes de Libras-Língua Portuguesa. ✂️ b) aulas de reforço para os deficientes auditivos. ✂️ c) a presença de professores surdos. ✂️ d) a formação acadêmica em Educação Especial. ✂️ e) o atendimento dos alunos surdos pelos tradutores e intérpretes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q691729 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019Para a boa visualização da interpretação em meios de comunicação televisivos, os intérpretes devem atender às condições abaixo relacionadas, EXCETO: ✂️ a) a vestimenta, a pele e o cabelo do intérprete devem ser contrastantes entre si e entre o fundo. ✂️ b) devem ser evitados fundo e vestimenta em tons próximos ao tom da pele do intérprete. ✂️ c) intérpretes de pele clara devem usar roupas de cores escuras, e os de pele morena ou negra devem usar roupas de cores claras. ✂️ d) o ideal é que os intérpretes usem blusas de cor única, sem estampas, de manga curta ou três quartos, sem decotes ou golas. ✂️ e) no recorte podem ser sobrepostas quaisquer outras imagens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q686309 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019De acordo com a Lei 12.319/2010, são atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas atribuições, as listadas abaixo, EXCETO: ✂️ a) interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares. ✂️ b) atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos. ✂️ c) atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas. ✂️ d) efetuar comunicação exclusivamente entre surdos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa. ✂️ e) prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q823258 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPENo que se refere à inclusão e à acessibilidade das pessoas com deficiência, julgue os seguintes itens. Na LDB, não há previsão legal que garanta educação especial para o trabalho nos casos de pessoas com deficiência que demonstrem inaptidão para o exercício do trabalho competitivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q681514 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019A Referenciação em LIBRAS requer o estabelecimento de um local no espaço de sinalização, uma vez que se trata de uma língua visuoespacial. Dentre os mecanismos abaixo listados, aquele que NÃO satisfaz o Processo de Referenciação é: ✂️ a) fazer o sinal em local particular, acompanhando o local estabelecido para o referente. ✂️ b) direcionar a cabeça e os olhos (e talvez o corpo) em direção a uma localização particular simultaneamente com o sinal ou apontação para um substantivo. ✂️ c) usar apontação ostensiva antes do sinal de um referente específico. ✂️ d) usar um classificador que represente o referente em uma localização particular. ✂️ e) usar um verbo sem concordância, incorporando os referentes previamente introduzidos no espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q651576 | Códigos de Ética, Código de Ética do tradutor e intérprete de libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPEEm relação ao código de ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue os itens que se seguem. Nos momentos de interpretação, o intérprete deve ter como postura a fidelidade, a proficiência e transmitir apenas o que o palestrante informa, a não ser no caso em que sua própria opinião seja muito importante para que o surdo faça juízo de valor acerca do que o palestrante fala. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q683186 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019Denominam-se, nas indicações do Decreto 5.626/05, escolas ou classes de educação bilíngue aquelas que têm a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa como línguas de: ✂️ a) comunicação. ✂️ b) contato. ✂️ c) instrução. ✂️ d) inclusão. ✂️ e) singularização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q823033 | Legislação Federal, Lei 10436 2002, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPECom base na Lei n.º 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), julgue os itens a seguir. Compete ao poder público e às empresas concessionárias de serviços públicos apoiar o uso e a difusão da LIBRAS nas comunidades surdas do Brasil. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q823038 | Legislação Federal, Lei 10436 2002, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPECom base na Lei n.º 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), julgue os itens a seguir. A LIBRAS deve ser ofertada como disciplina obrigatória em todos os cursos de ensino superior. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q806166 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPEConsiderando o disposto no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens que se seguem. Compete à União definir os padrões de controle de atendimento bem como avaliar a satisfação do usuário no que se refere aos serviços públicos prestados pelos servidores e empregados capacitados para trabalhar com a LIBRAS. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q805412 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, com base no disposto no Decreto n.º 5.626/2005. Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, principalmente por meio da LIBRAS. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q805869 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IFAP AP, FUNIVERSAAcerca do Decreto n.º 5.626/2005, que regulamenta a Lei de Libras, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O Decreto determina que a Libras seja ofertada como disciplina nos cursos de formação de professores, tanto em nível médio quanto em nível superior. ✂️ b) O Decreto determina que a Libras seja incluída como disciplina em todos os cursos de nível superior. ✂️ c) Os surdos devem aprender português para poder se integrar à sociedade. ✂️ d) A língua portuguesa, nas modalidades oral e escrita, é elemento essencial ao acesso ao mundo do trabalho. ✂️ e) O Decreto dispõe sobre a ética profissional do tradutor intérprete da Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q685736 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019As categorias regularmente utilizadas para classificar as identidades surdas são: ✂️ a) identidade surda, identidade surda híbrida, identidade surda de transição, identidade surda incompleta, identidade surda flutuante. ✂️ b) identidade ouvintista, identidade surda híbrida, identidade surda de transição, identidade surda incompleta, identidade surda flutuante. ✂️ c) identidade surda, identidade surda interdisciplinar, identidade surda de transição, identidade surda incompleta, identidade surda flutuante. ✂️ d) identidade surda, identidade surda híbrida, identidade surda de fixação, identidade surda incompleta, identidade surda flutuante. ✂️ e) identidade surda, identidade surda híbrida, identidade surda de transição, identidade surda plena, identidade surda flutuante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q823291 | Legislação Federal, Lei 10436 2002, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPECom base na Lei n.º 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), julgue os itens a seguir. De acordo com a lei, as instituições de ensino devem, gradativamente, substituir o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa pela LIBRAS. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q651168 | Códigos de Ética, Código de Ética do tradutor e intérprete de libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPEEm relação ao código de ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue os itens que se seguem. Nos casos que envolvam aspectos jurídicos, o intérprete, ao perceber que o nível de comunicação do surdo envolvido compromete a interpretação literal, deve informar às autoridades que será parafraseado, de modo claro e fiel, o que está sendo dito à pessoa surda e o que esta diz às autoridades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q804994 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IFAP AP, FUNIVERSAA respeito do ensino da Libras no Brasil, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O Decreto n.º 5.626/2005 omite a discussão sobre o ensino da Libras. ✂️ b) No Brasil, ainda não existe regulamentação legal para o ensino da Libras. ✂️ c) O Decreto n.º 5.626/2005 determinou às instituições de ensino superior a inclusão do ensino de Libras nos cursos de licenciaturas e de fonoaudiologia. ✂️ d) O ensino da Libras deverá ser ministrado apenas em nível superior de ensino. ✂️ e) A formação de professores para o ensino da Libras apenas deverá ocorrer em nível superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q805798 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPEConsiderando o disposto no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens que se seguem. As instituições de ensino médio e superior devem ofertar LIBRAS como disciplina curricular nos cursos de formação de professores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q436396 | Direito Constitucional, Educação, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPENo que se refere à inclusão e à acessibilidade das pessoas com deficiência, julgue os seguintes itens. Embora esteja previsto, na Constituição Federal (CF), que a educação deverá ser ofertada em igualdade de condições para garantir o acesso e a permanência de todos os cidadãos na escola, não está prevista, na Carta Magna, a garantia de atendimento educacional diferenciado para as pessoas com deficiência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q805925 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPEConsiderando o disposto no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens que se seguem. As instituições de ensino superior devem incluir a LIBRAS como objeto de ensino, pesquisa e extensão em todos os cursos de licenciatura e bacharelado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q822917 | Legislação Federal, Legislação sobre Portadores de Deficiência, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPECom referência à Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (Convenção de Guatemala), julgue os próximos itens. A Convenção da Guatemala serviu como referência para a elaboração do texto da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro