Início Questões de Concursos Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais Resolva questões de Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 261Q1081650 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando a legislação vigente que dispõe sobre os direitos das pessoas com deficiência, julgue o item subsequente. A LIBRAS, assim como os recursos de expressão a ela associados, é reconhecida como segunda língua oficial do Brasil. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 262Q1013107 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019O atendimento educacional a alunos com surdocegueira requer uma série de formas comunicacionais alfabéticas e não alfabéticas. Dentre essas formas, há o Tadoma, que se caracteriza pela utilização de ✂️ a) sistema Braile ✂️ b) alfabeto manual tátil ✂️ c) língua oral amplificada ✂️ d) língua de sinais em campo reduzido ✂️ e) percepção da língua oral por meio do tato Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 263Q1015936 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPR, UFPR, 2019Lacerda (2010) argumenta que um processo de formação de intérpretes precisa se ocupar de peculiaridades inerentes ao nível de ensino no qual atuará o tradutor e intérprete de língua de sinais (TILS), de modo a possibilitar efetivas experiências de educação inclusivas bilíngues. Com relação ao tema, considere as seguintes afirmativas: 1. O trabalho de interpretação exige conhecimento da gramática da língua e dos diferentes usos e sentidos múltiplos da linguagem a partir das situações concretas de enunciação. 2. O cerne do trabalho da interpretação é a fidelidade ao texto original, garantindo que os sentidos em circulação nos discursos na língua de origem sejam os mesmos construídos na língua em que se traduz. 3. Conhecer a organização dos conteúdos curriculares a serem trabalhados e as metodologias mais utilizadas para ensiná-los deve ser objeto de estudo e discussão dos professores e dos intérpretes. 4. Conhecer os princípios da educação inclusiva e do bilinguismo para surdos é uma premissa da formação dos TILS. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. ✂️ b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. ✂️ c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. ✂️ d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. ✂️ e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 264Q1015937 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPR, UFPR, 2019A respeito dos diferentes aspectos dos Estudos da Interpretação de Língua de Sinais, é correto afirmar: ✂️ a) O aspecto histórico, que é contemplado nessas publicações, destaca que a área ganhou visibilidade no Brasil a partir do I Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais, realizado na UFSC, em outubro de 2008. ✂️ b) O aspecto cognitivo, contemplado por publicações nessa área, enfatiza que há maior esforço mental e necessidade de atenção na realização da interpretação consecutiva do que nas interpretações simultânea e sussurrada. ✂️ c) A formação básica oferecida pelo bacharelado em Letras Libras possibilita que o intérprete aprenda a consultar dicionários enquanto produz textos sinalizados. ✂️ d) O domínio da escrita possibilita ao intérprete desenvolver a sua competência linguística para assim perceber as sutilezas, nuanças e especificidades da expressão das línguas fonte e alvo. ✂️ e) Na sinalização, a tradução apresenta mais falhas e maior volume de sinais do que a interpretação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 265Q1015938 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPR, UFPR, 2019Sobre as discussões que envolvem os estudos da tradução, é correto afirmar: ✂️ a) As atuais teorias têm refutado o viés cultural da tradução e reafirmado sua concepção de transferência de textos de uma língua para outra. ✂️ b) As atuais descrições de tradução, inclusive de língua de sinais, amparam-se em Roman Jakobson, que categorizou dois tipos de tradução: intra e interlingual. ✂️ c) As pesquisas que envolvem língua de sinais destacam a importância da descrição da produção sinalizada de atores surdos em detrimento da de profissionais ouvintes. ✂️ d) Os trabalhos descritivos sobre o processo de tradução apontam para a necessidade de o tradutor identificar e verbalizar o problema de tradução encontrado, bem como usar estratégias conscientes para solucioná-lo. ✂️ e) A Editora Arara Azul é responsável por impulsionar vários projetos de transmutação de clássicos infantis em português para vídeo Libras com tradução do tipo intersemiótica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 266Q1015944 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Owen Wrigley (1996) afirma que a “Surdez é um tema de epistemologia e não de audiologia”. Sobre essa afirmativa, é CORRETO afirmar. ✂️ a) O autor busca na metafísica, na lógica e na filosofia da ciência elementos para explicar a surdez ✂️ b) Essa afirmativa coincide com a perspectiva dos Estudos Culturais. ✂️ c) A surdez é uma questão de Epistemologia, ou seja, de conhecimento científico e não de senso comum. ✂️ d) Ao usar o termo “Epistemologia”, o autor refere-se à epistemologia genética, proposta por Piaget, ou seja, trata-se de um conhecimento que não é inato, mas construído pelo indivíduo a partir de suas interações com o meio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 267Q1079958 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019O artigo 55 da Lei nº 13.146/2015, que trata da inclusão, fala sobre Desenho Universal e introduz o conceito de _____________, que consiste em adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados, que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima. ✂️ a) Acessibilidade plena ✂️ b) Acessibilidade atitudinal ✂️ c) Adaptação plena ✂️ d) Adaptação razoável ✂️ e) Acessibilidade razoável Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 268Q1081649 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando a legislação vigente que dispõe sobre os direitos das pessoas com deficiência, julgue o item subsequente. Tecnologia assistiva consiste em produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade relacionada à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida na sociedade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 269Q1080148 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Tradutor e intérprete de linguagem de Sinais, IF PR, FAU, 2019No que dispõe o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, transportes, informação e comunicação, correspondem a: ✂️ a) Acessibilidade. ✂️ b) Desenho universal. ✂️ c) Ajuda técnica. ✂️ d) Barreiras urbanísticas. ✂️ e) Adaptações razoáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 270Q1015939 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPR, UFPR, 2019Além da confiabilidade, quais os princípios definidores para a conduta profissional do TILS e GI apontados pelo Código de Conduta e Ética (CCE) da FEBRAPILS? ✂️ a) Fidelidade, competência tradutória e reparo imediato a eventuais equívocos cometidos no ato da tradução. ✂️ b) Fidelidade, cooperação mútua com os colegas de profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. ✂️ c) Competência tradutória, respeito aos envolvidos na profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. ✂️ d) Competência tradutória, solidariedade aos colegas de profissão e compromisso com a busca de equivalência de sentido no ato da tradução e interpretação. ✂️ e) Competência tradutória, respeito aos envolvidos na profissão e compromisso com aceite de serviços de acordo com seu nível de competência tradutória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 271Q1015941 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre o Congresso de Milão, é CORRETO afirmar. ✂️ a) A França, por ter uma tradição Gestualista, foi o único país a rejeitar a proposta de oralização dos surdos durante o Congresso de Milão. ✂️ b) O Congresso de Milão coincide temporalmente com a criação das primeiras escolas para surdos. Dentre elas, o instituto de Surdos Mudos de Paris, na França. ✂️ c) Portugal foi um dos países que participaram ativamente do Congresso de Milão e votou favorável ao Oralismo, pois acreditava na necessidade de unidade linguística no país. ✂️ d) O Congresso de Milão foi um importante acontecimento que contou com a participação de diversos educadores ouvintes defensores do método oral, dentre eles Alexander Graham Bell. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 272Q1018867 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019A relação que os surdos estabelecem com os ouvintes, com a sociedade e com eles mesmos traz como pano de fundo uma reflexão sobre os espaços ocupados por uns e por outros. Sobre as formas como cada um ocupa e convive nos espaços, Skliar (2003) identifica algumas características, como, por exemplo: ✂️ a) conflito, negação e afirmação. ✂️ b) harmonização e aproximação. ✂️ c) distanciamento e interesse. ✂️ d) problematização e diálogo aberto. ✂️ e) aproximação e convergência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 273Q1018868 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019A concepção da surdez como uma experiência cultural e linguística substitui uma pautada em um modelo clínico, marcado pela ideia da surdez como: ✂️ a) superação. ✂️ b) castigo divino. ✂️ c) deficiência. ✂️ d) campo de saber. ✂️ e) fator identitário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 274Q1079957 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019Com base na Lei Brasileira de Inclusão (Lei n° 13.146/ 2015), assinale a alternativa correta. ✂️ a) A educação constitui direito da pessoa com deficiência, devendo ser assegurado sistema educacional inclusivo na educação infantil. ✂️ b) A educação constitui direito da pessoa com deficiência, devendo ser assegurado sistema educacional inclusivo na educação básica. ✂️ c) A educação constitui direito da pessoa com deficiência, devendo ser assegurado sistema educacional inclusivo até o ensino superior. ✂️ d) A educação constitui direito da pessoa com deficiência, devendo ser assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis. ✂️ e) A educação constitui direito da pessoa com deficiência, devendo ser assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado até os 21 anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 275Q1018864 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019Embora possa ser considerada como um grande avanço nas discussões sobre as diferenças no contexto das políticas públicas brasileiras, a ideia de inclusão escolar tem sido questionada sob diferentes aspectos. Melhor sintetiza esses questionamentos: ✂️ a) a redução da inclusão social à dimensão educacional. ✂️ b) a redução das oportunidades educacionais. ✂️ c) a formação inadequada dos professores. ✂️ d) a sobrecarga de conteúdos de aprendizagem. ✂️ e) a dificuldade dos surdos com a Língua Portuguesa na modalidade escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
261Q1081650 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando a legislação vigente que dispõe sobre os direitos das pessoas com deficiência, julgue o item subsequente. A LIBRAS, assim como os recursos de expressão a ela associados, é reconhecida como segunda língua oficial do Brasil. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
262Q1013107 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019O atendimento educacional a alunos com surdocegueira requer uma série de formas comunicacionais alfabéticas e não alfabéticas. Dentre essas formas, há o Tadoma, que se caracteriza pela utilização de ✂️ a) sistema Braile ✂️ b) alfabeto manual tátil ✂️ c) língua oral amplificada ✂️ d) língua de sinais em campo reduzido ✂️ e) percepção da língua oral por meio do tato Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
263Q1015936 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPR, UFPR, 2019Lacerda (2010) argumenta que um processo de formação de intérpretes precisa se ocupar de peculiaridades inerentes ao nível de ensino no qual atuará o tradutor e intérprete de língua de sinais (TILS), de modo a possibilitar efetivas experiências de educação inclusivas bilíngues. Com relação ao tema, considere as seguintes afirmativas: 1. O trabalho de interpretação exige conhecimento da gramática da língua e dos diferentes usos e sentidos múltiplos da linguagem a partir das situações concretas de enunciação. 2. O cerne do trabalho da interpretação é a fidelidade ao texto original, garantindo que os sentidos em circulação nos discursos na língua de origem sejam os mesmos construídos na língua em que se traduz. 3. Conhecer a organização dos conteúdos curriculares a serem trabalhados e as metodologias mais utilizadas para ensiná-los deve ser objeto de estudo e discussão dos professores e dos intérpretes. 4. Conhecer os princípios da educação inclusiva e do bilinguismo para surdos é uma premissa da formação dos TILS. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. ✂️ b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. ✂️ c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. ✂️ d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. ✂️ e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
264Q1015937 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPR, UFPR, 2019A respeito dos diferentes aspectos dos Estudos da Interpretação de Língua de Sinais, é correto afirmar: ✂️ a) O aspecto histórico, que é contemplado nessas publicações, destaca que a área ganhou visibilidade no Brasil a partir do I Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais, realizado na UFSC, em outubro de 2008. ✂️ b) O aspecto cognitivo, contemplado por publicações nessa área, enfatiza que há maior esforço mental e necessidade de atenção na realização da interpretação consecutiva do que nas interpretações simultânea e sussurrada. ✂️ c) A formação básica oferecida pelo bacharelado em Letras Libras possibilita que o intérprete aprenda a consultar dicionários enquanto produz textos sinalizados. ✂️ d) O domínio da escrita possibilita ao intérprete desenvolver a sua competência linguística para assim perceber as sutilezas, nuanças e especificidades da expressão das línguas fonte e alvo. ✂️ e) Na sinalização, a tradução apresenta mais falhas e maior volume de sinais do que a interpretação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
265Q1015938 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPR, UFPR, 2019Sobre as discussões que envolvem os estudos da tradução, é correto afirmar: ✂️ a) As atuais teorias têm refutado o viés cultural da tradução e reafirmado sua concepção de transferência de textos de uma língua para outra. ✂️ b) As atuais descrições de tradução, inclusive de língua de sinais, amparam-se em Roman Jakobson, que categorizou dois tipos de tradução: intra e interlingual. ✂️ c) As pesquisas que envolvem língua de sinais destacam a importância da descrição da produção sinalizada de atores surdos em detrimento da de profissionais ouvintes. ✂️ d) Os trabalhos descritivos sobre o processo de tradução apontam para a necessidade de o tradutor identificar e verbalizar o problema de tradução encontrado, bem como usar estratégias conscientes para solucioná-lo. ✂️ e) A Editora Arara Azul é responsável por impulsionar vários projetos de transmutação de clássicos infantis em português para vídeo Libras com tradução do tipo intersemiótica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
266Q1015944 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Owen Wrigley (1996) afirma que a “Surdez é um tema de epistemologia e não de audiologia”. Sobre essa afirmativa, é CORRETO afirmar. ✂️ a) O autor busca na metafísica, na lógica e na filosofia da ciência elementos para explicar a surdez ✂️ b) Essa afirmativa coincide com a perspectiva dos Estudos Culturais. ✂️ c) A surdez é uma questão de Epistemologia, ou seja, de conhecimento científico e não de senso comum. ✂️ d) Ao usar o termo “Epistemologia”, o autor refere-se à epistemologia genética, proposta por Piaget, ou seja, trata-se de um conhecimento que não é inato, mas construído pelo indivíduo a partir de suas interações com o meio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
267Q1079958 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019O artigo 55 da Lei nº 13.146/2015, que trata da inclusão, fala sobre Desenho Universal e introduz o conceito de _____________, que consiste em adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados, que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima. ✂️ a) Acessibilidade plena ✂️ b) Acessibilidade atitudinal ✂️ c) Adaptação plena ✂️ d) Adaptação razoável ✂️ e) Acessibilidade razoável Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
268Q1081649 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando a legislação vigente que dispõe sobre os direitos das pessoas com deficiência, julgue o item subsequente. Tecnologia assistiva consiste em produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade relacionada à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida na sociedade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
269Q1080148 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Tradutor e intérprete de linguagem de Sinais, IF PR, FAU, 2019No que dispõe o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, transportes, informação e comunicação, correspondem a: ✂️ a) Acessibilidade. ✂️ b) Desenho universal. ✂️ c) Ajuda técnica. ✂️ d) Barreiras urbanísticas. ✂️ e) Adaptações razoáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
270Q1015939 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPR, UFPR, 2019Além da confiabilidade, quais os princípios definidores para a conduta profissional do TILS e GI apontados pelo Código de Conduta e Ética (CCE) da FEBRAPILS? ✂️ a) Fidelidade, competência tradutória e reparo imediato a eventuais equívocos cometidos no ato da tradução. ✂️ b) Fidelidade, cooperação mútua com os colegas de profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. ✂️ c) Competência tradutória, respeito aos envolvidos na profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. ✂️ d) Competência tradutória, solidariedade aos colegas de profissão e compromisso com a busca de equivalência de sentido no ato da tradução e interpretação. ✂️ e) Competência tradutória, respeito aos envolvidos na profissão e compromisso com aceite de serviços de acordo com seu nível de competência tradutória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
271Q1015941 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre o Congresso de Milão, é CORRETO afirmar. ✂️ a) A França, por ter uma tradição Gestualista, foi o único país a rejeitar a proposta de oralização dos surdos durante o Congresso de Milão. ✂️ b) O Congresso de Milão coincide temporalmente com a criação das primeiras escolas para surdos. Dentre elas, o instituto de Surdos Mudos de Paris, na França. ✂️ c) Portugal foi um dos países que participaram ativamente do Congresso de Milão e votou favorável ao Oralismo, pois acreditava na necessidade de unidade linguística no país. ✂️ d) O Congresso de Milão foi um importante acontecimento que contou com a participação de diversos educadores ouvintes defensores do método oral, dentre eles Alexander Graham Bell. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
272Q1018867 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019A relação que os surdos estabelecem com os ouvintes, com a sociedade e com eles mesmos traz como pano de fundo uma reflexão sobre os espaços ocupados por uns e por outros. Sobre as formas como cada um ocupa e convive nos espaços, Skliar (2003) identifica algumas características, como, por exemplo: ✂️ a) conflito, negação e afirmação. ✂️ b) harmonização e aproximação. ✂️ c) distanciamento e interesse. ✂️ d) problematização e diálogo aberto. ✂️ e) aproximação e convergência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
273Q1018868 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019A concepção da surdez como uma experiência cultural e linguística substitui uma pautada em um modelo clínico, marcado pela ideia da surdez como: ✂️ a) superação. ✂️ b) castigo divino. ✂️ c) deficiência. ✂️ d) campo de saber. ✂️ e) fator identitário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
274Q1079957 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019Com base na Lei Brasileira de Inclusão (Lei n° 13.146/ 2015), assinale a alternativa correta. ✂️ a) A educação constitui direito da pessoa com deficiência, devendo ser assegurado sistema educacional inclusivo na educação infantil. ✂️ b) A educação constitui direito da pessoa com deficiência, devendo ser assegurado sistema educacional inclusivo na educação básica. ✂️ c) A educação constitui direito da pessoa com deficiência, devendo ser assegurado sistema educacional inclusivo até o ensino superior. ✂️ d) A educação constitui direito da pessoa com deficiência, devendo ser assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis. ✂️ e) A educação constitui direito da pessoa com deficiência, devendo ser assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado até os 21 anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
275Q1018864 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019Embora possa ser considerada como um grande avanço nas discussões sobre as diferenças no contexto das políticas públicas brasileiras, a ideia de inclusão escolar tem sido questionada sob diferentes aspectos. Melhor sintetiza esses questionamentos: ✂️ a) a redução da inclusão social à dimensão educacional. ✂️ b) a redução das oportunidades educacionais. ✂️ c) a formação inadequada dos professores. ✂️ d) a sobrecarga de conteúdos de aprendizagem. ✂️ e) a dificuldade dos surdos com a Língua Portuguesa na modalidade escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro