Questões de Concursos Transformação Digital e Gestão de TI

Resolva questões de Transformação Digital e Gestão de TI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1038767 | Engenharia de Software, Prototipação, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das características e limitações do paradigma da prototipação no desenvolvimento de software, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1018571 | Governança de TI, Balanced Scorecard em Governança de Ti Bsc, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O balanced scorecard
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1018572 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção correta, com base no balanced scorecard.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1018574 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção em que é apresentada uma ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas, orientando tomadas de decisões complexas que exigem a análise de vários problemas, de modo a se definir as prioridades dadas às diversas alternativas de ação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1018575 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

• Neste item, deve-se expor a razão ou o motivo pelo qual pessoas adquirem seus produtos e serviços.
• Por meio deste item, questiona-se: por que os clientes comprarão de você e não dos seus concorrentes?
Os tópicos precedentes, no Business Model Canvas, são relacionados diretamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1018576 | Administração Geral, Empreendedorismo, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

• Neste item, devem-se relacionar as ações importantes para a realização do negócio.

O tópico precedente, no Business Model Canvas, refere-se diretamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1018577 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de missão, visão e valores, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1018578 | Governança de TI, Gerência de Processos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Em gestão dos indicadores de desempenho (key performance indicators), os indicadores que avaliam formalmente a eficiência dos processos e recursos organizacionais, incluindo tempo de ciclo, tempo de entrega e produtividade por trabalhador, são os indicadores de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1018579 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos no Gerenciamento de Projetos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

A primeira onda em gestão de projetos caracteriza-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1018580 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos no Gerenciamento de Projetos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à gestão de projetos, julgue os itens a seguir.

I Um projeto é definido como um esforço único, temporário, multidisciplinar e organizado para realizar entregas conforme requisitos predefinidos.

II Programas são grupo de projetos relacionados e gerenciados de forma coordenada, envolvendo uma série de atribuições repetitivas ou cíclicas.

III Aprovação do projeto, nomeação do gerente, equipe e mapeamento de stakeholders são fundamentais para a iniciação de projetos.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1018581 | Gerência de Projetos, Áreas de Conhecimento, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

A área do ciclo de vida do projeto com forte ligação com a integração e o escopo do projeto, com foco no cliente e na importância de compreender, controlar e influenciar as necessidades dos stakeholders, de modo a atender a suas expectativas, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1018582 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos no Gerenciamento de Projetos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à abordagem tradicional e ágil de projetos, julgue os itens que se seguem.

I A abordagem tradicional de gestão de projetos é orientada ao particionamento do escopo e a entregas e pacotes, sendo muito influenciada pela engenharia de sistemas.

II Em um projeto no qual o escopo não esteja claro, havendo, contudo, uma perspectiva do que se pretende desenvolver, parte-se para uma visão mais participativa dos stakeholders, sendo, nesse caso, mais indicada a gestão ágil.

III A abordagem tradicional prima pela entrega de software que funcione frequentemente, na escala de semanas até meses, preferentemente em períodos mais curtos.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1018583 | Engenharia de Software, Gestão de Projetos em Engenharia de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do método de gestão da visão de produto bem como de suas etapas, julgue os seguintes itens.

I Esse método envolve a participação de diversas partes interessadas, incluindo-se os clientes, para a definição da visão do produto de forma conjunta.

II Na etapa de comunicação da visão, analisa-se o mercado e identificam-se o público-alvo, seus problemas e necessidades, bem como tendências e oportunidades.

III Na última etapa, a equipe interna relaciona todas as informações geradas, descrevendo as entregas necessárias para a consecução da visão devidamente traduzida, com as datas planejadas.


Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1018584 | Governança de TI, Itil, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

As cadências Kanban consistem em uma sequência de reuniões que facilitam a coordenação bidirecional adequada em todos os níveis da organização ou equipe. A cadência em que a periodicidade é mensal, com duração de 1 hora a 2 horas, com participação do gestor da prestação de serviços, da equipe e de outros gestores, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1018585 | Governança de TI, Gerência de Processos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Constitui princípio da metodologia Lean
I a identificação do que é considerado valor para o entendimento das necessidades do cliente, tendo como objetivo o fornecimento daquilo que é exatamente o que ele necessita.

II o mapeamento da cadeia de valor, para melhorar os processos e manter o fluxo contínuo das atividades, além de constatar possíveis falhas antes de se iniciar a execução do projeto.

III a mitigação do tempo na produção dos produtos ou serviços e a elaboração de um fluxo que seja capaz de produzir e distribuir o produto de forma ágil, atendendo às necessidades no tempo o mais breve possível.

IV a máxima produção possível com os recursos disponíveis, para que haja aumento da oferta, queda no valor do produto final e, consequentemente, aumento das vendas.


Estão certos apenas os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1018586 | Engenharia de Software, Processos de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção em que é citado o princípio do Scrum aplicado no gerenciamento do planejamento e na execução do projeto e que tem como elementos as sprints, as reuniões de planejamento de sprints e as reuniões de revisão de sprints.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1018587 | Engenharia de Software, Prototipação, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da definição do MVP (produto mínimo viável) e de suas etapas de construção, julgue os itens subsequentes.

I Um MVP é a versão mais simples possível de um produto, a qual pode ser disponibilizada para uso com o objetivo de validar determinado conjunto de hipóteses de negócio.

II Definir o fluxo do usuário é uma das etapas de criação de um MVP, na qual se destaca a técnica de mapeamento de histórias, uma abordagem bidimensional para gerenciar histórias de usuários.

III Um MVP fragmentado é uma abordagem na qual se utilizam ferramentas ou componentes existentes, em vez de se construir uma solução a partir do zero.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1018588 | Governança de TI, Planejamento Estratégico de Ti Peti, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de métricas para produtos digitais e OKR (objectives and key results), julgue os itens a seguir.

I Os OKR definem metas que conectam grandes objetivos a resultados mensuráveis.
II Em uma fase de crescimento e escala (aumentando-se a base de usuários), a métrica-chave para fazer o acompanhamento é a NPS (net promoter score).
III Os resultados da entrega são aqueles que realmente fazem diferença para o usuário ou para o negócio.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1018589 | Marketing, Produtos e Marcas, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Na fase de maturidade do ciclo de vida do produto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.