Início

Questões de Concursos Transformação Digital e Gestão de TI

Resolva questões de Transformação Digital e Gestão de TI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1038763 | Engenharia de Software, Metodologia de Desenvolvimento de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O design thinking, abordagem voltada à inovação, destaca-se pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1018583 | Engenharia de Software, Gestão de Projetos em Engenharia de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do método de gestão da visão de produto bem como de suas etapas, julgue os seguintes itens.

I Esse método envolve a participação de diversas partes interessadas, incluindo-se os clientes, para a definição da visão do produto de forma conjunta.

II Na etapa de comunicação da visão, analisa-se o mercado e identificam-se o público-alvo, seus problemas e necessidades, bem como tendências e oportunidades.

III Na última etapa, a equipe interna relaciona todas as informações geradas, descrevendo as entregas necessárias para a consecução da visão devidamente traduzida, com as datas planejadas.


Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1018596 | Conhecimentos Bancários, Estatística Descritiva Análise Exploratória de Dados, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O principal princípio do open finance é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1061739 | Engenharia de Software, Processos de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O modelo “Como [usuário, persona ou sistema], eu quero [ação] para que [valor, motivo ou necessidade por trás].” é utilizado no gerenciamento do backlog para descrever
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1018576 | Administração Geral, Empreendedorismo, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

• Neste item, devem-se relacionar as ações importantes para a realização do negócio.

O tópico precedente, no Business Model Canvas, refere-se diretamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1018584 | Governança de TI, Itil, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

As cadências Kanban consistem em uma sequência de reuniões que facilitam a coordenação bidirecional adequada em todos os níveis da organização ou equipe. A cadência em que a periodicidade é mensal, com duração de 1 hora a 2 horas, com participação do gestor da prestação de serviços, da equipe e de outros gestores, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1061734 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma instituição financeira está modernizando seu sistema de atendimento ao cliente e deve identificar requisitos críticos, como preferências de clientes sobre notificações de transações e necessidades de acessibilidade para idosos.
Com base na situação hipotética precedente, assinale a opção em que é corretamente citada a técnica de levantamento de requisitos mais adequada para a descoberta de necessidades não óbvias de clientes e funcionários da instituição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1038765 | Engenharia de Software, Metodologia de Desenvolvimento de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando os princípios Lean no contexto do desenvolvimento de software, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1061732 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Na elaboração de histórias de usuário eficazes em métodos ágeis, recomenda-se seguir o princípio INVEST, um acrônimo que descreve seis qualidades essenciais dessas histórias. De acordo com esse princípio, uma boa user story deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1061735 | Arquitetura de Software, Análise de Requisitos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma equipe de desenvolvimento está construindo um protótipo de aplicativo para facilitar o agendamento de atendimento presencial nos caixas de uma instituição financeira, por meio de poucos toques na tela de um terminal de autoatendimento, de forma a melhorar a experiência do cliente ao reduzir o tempo gasto pelos usuários para solicitar atendimentos. Com base no MVP canvas, é correto afirmar que a situação hipotética precedente constitui exemplo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1061736 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Perguntas como “Isso é realmente o mínimo necessário?”, “Esse conjunto torna o produto viável?”, “Há algo essencial que esquecemos?” são apropriadas na etapa do processo de definição do MVP denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1038762 | Engenharia de Software, Processos de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das atribuições do product owner (PO) em equipes ágeis, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1018586 | Engenharia de Software, Processos de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção em que é citado o princípio do Scrum aplicado no gerenciamento do planejamento e na execução do projeto e que tem como elementos as sprints, as reuniões de planejamento de sprints e as reuniões de revisão de sprints.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1061733 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito das boas práticas de narração de histórias de usuário, julgue os itens a seguir.

I O uso da voz ativa e do modelo “Como [persona], quero [ação] para [benefício].” ajudam a explicitar o valor da funcionalidade.
II Personas são personagens fictícias que, criadas com base em dados reais dos usuários, representam seus objetivos, comportamentos e atitudes.
III As histórias de usuário devem ser repassadas prontas pelo product owner para a equipe, a fim de se evitar impacto nas atividades em andamento do time.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1038758 | Engenharia de Software, Qualidade de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

No processo de desenvolvimento de interfaces de usuário, certas decisões de projeto devem ser tomadas desde as fases iniciais, para que sejam evitados retrabalhos, atrasos e problemas de usabilidade e acessibilidade. Conforme as diretrizes reconhecidas para o desenvolvimento de interfaces acessíveis e eficientes, a conduta apropriada para o contexto descrito consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1038764 | Engenharia de Software, Metodologia de Desenvolvimento de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base nos princípios e nas etapas do design thinking, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1018574 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção em que é apresentada uma ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas, orientando tomadas de decisões complexas que exigem a análise de vários problemas, de modo a se definir as prioridades dadas às diversas alternativas de ação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1018581 | Gerência de Projetos, Áreas de Conhecimento, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

A área do ciclo de vida do projeto com forte ligação com a integração e o escopo do projeto, com foco no cliente e na importância de compreender, controlar e influenciar as necessidades dos stakeholders, de modo a atender a suas expectativas, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.