Questões de Concursos Turismólogo

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21Q896530 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A Constituição Federal reconhece a inclusão no patrimônio a ser preservado pelo Estado em parceria com a sociedade dos bens culturais que sejam referências dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
( ) A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial.
( ) Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares.

A sequência está correta em
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22Q896531 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O conceito de produto turístico é definido por Kuazaqui (2000) como “tudo aquilo que pode ser ofertado a um mercado com a finalidade de comercialização”. Para Petrocchi (2001), “produto turístico é objeto de comercialização sistematizada pelo setor, composto de três serviços: transporte, hospedagem e lazer (ou outro motivo qualquer para a realização da viagem)”. E Ruschmann (2000) define produto turístico como “uma combinação de bens e serviços disponíveis ao consumo do turista, e que, embora formando um todo, pode ser adquirido pelo turista na sua totalidade ou de forma parcial”. No âmbito do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, podemos entender por produto turístico “o conjunto de ______________________ acrescidos de facilidades, localizados em um ou mais municípios, ofertado de forma organizada por um determinado preço.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
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23Q896532 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O Ministério do Turismo, no módulo operacional 7 – “Roteirização Turística”, evidencia a conceituação sobre atrativos turísticos: “locais, objetos, equipamentos, pessoas, fenômenos, eventos ou manifestações capazes de motivar o deslocamento de pessoas para conhecê-los”. Esses atrativos são classificados em categorias; assinale-as.
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24Q896533 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Diversos fatores influenciam a tomada de decisão para a escolha em conhecer um destino turístico. Podemos citar condições econômicas, promoção e divulgação do destino, acessibilidade ao destino, infraestrutura do local e, nos dias atuais, muito fortemente, as tendências sociais. Em uma pesquisa de demanda turística realizada pelo Observatório de Turismo de Minas Gerais, publicada em 2022, a principal motivação entre os entrevistados na cidade de Divinópolis foi:
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25Q896534 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O Plano Nacional de Turismo (PNT) é o instrumento que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo. O objetivo principal desse documento é ordenar as ações do setor público, orientando o esforço do Estado e a utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento do turismo. Dentro das linhas de atuação do plano tem-se marketing e apoio à comercialização, que trouxeram por iniciativa à promoção, em âmbito nacional e internacional, os destinos e os produtos turísticos brasileiros. Sobre as estratégias empregadas para essa promoção, segundo o PNT 2018-2022, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Redefinir os destinos brasileiros prioritários para a promoção nacional e internacional.
( ) Incentivar eventos geradores de fluxo turístico e fortalecer a cooperação na promoção do turismo.
( ) Desenvolver novas ferramentas para armazenamento e divulgação de informações turísticas e mercadológicas dos destinos brasileiros.
( ) Ampliar a utilização da inteligência de mercado no turismo para fins promocionais e promover projetos de relacionamento com a imprensa.

A sequência está correta em
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26Q896535 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento, previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros.
(Ministério do Turismo – Programa de Regionalização do Turismo.)

A categorização é estabelecida pela Portaria MTUR nº 41/2021, e pode servir para:

1. Otimizar a distribuição de recursos públicos. 2. Orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios. 3. Auxiliar na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que é realizada periodicamente. 4. Auxiliar na reflexão sobre o papel de cada município no processo de desenvolvimento turístico regional. 5. Aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do Ministério e dos Estados mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão.

Conforme a Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro, o município de Divinópolis está classificado na categoria:
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27Q896536 | Turismo, Conceitos Básicos em Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O Programa de Regionalização do Turismo é um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país, a partir de eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.
(Ministério do Turismo – Estratégias Territoriais Para o Desenvolvimento Turístico.)

Quais os eixos de atuação definidos pelo Ministério do Turismo, dentro do programa de regionalização?
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28Q896537 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

As Instâncias de Governança Regionais (IGRs) são entidades sem fins lucrativos integradas por municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a participação da sociedade civil e do setor privado. Anteriormente reconhecidas por circuitos turísticos, passaram a receber nova titulação a partir da publicação de diretrizes fixadas no Decreto nº 48.804/2024, que instituiu a Política Estadual de Turismo, sendo reconhecidas como Instâncias de Governança Regionais após o cumprimento das diretrizes fixadas no Decreto nº 47.687/2019, e pela Resolução Secult nº 16/2020. O trabalho dessas entidades se dá por meio da integração contínua dos municípios, gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil, consolidando uma identidade regional e protagonizando o desenvolvimento por meio de alianças e parcerias. Hoje, o estado de Minas Gerais conta com 48 IGRs certificadas. O município de Divinópolis faz parte da seguinte Instância de Governança Regional:
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29Q905828 | Turismo, Turismo Ecológico, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A cidade de Solaris, um destino turístico conhecido por sua diversidade cultural e belezas naturais, oferece uma gama variada de experiências turísticas. Essas experiências são organizadas e apresentadas aos turistas através de diversos elementos do sistema turístico. Relacione os elementos listados, coluna A, com suas descrições apropriadas, coluna B.

COLUNA A
I. Atrativos Turísticos.
II. Equipamentos Turísticos.
III. Serviços Turísticos.
IV. Infraestrutura de Apoio.
V. Promoção e Marketing do Destino.

COLUNA B
( ) Estruturas como aeroportos, rodovias e serviços de saúde, fundamentais para a funcionalidade e acessibilidade do destino.

( ) Inclui ações de publicidade e estratégias para atrair visitantes, utilizando diversas mídias e técnicas de comunicação.
( ) Constituídos por hotéis, restaurantes e locais de entretenimento, oferecendo conforto e comodidade aos visitantes.
( ) Serviços como agências de viagens, guias turísticos e operadoras, que facilitam a experiência turística.
( ) Aspectos naturais, culturais e históricos que atraem visitantes, como praias, museus e festivais.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
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30Q905829 | Turismo, Patrimônio natural, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A cidade de Lumina, reconhecida por seu patrimônio cultural e natural, enfrenta um dilema. Após um recente boom no turismo, a cidade viu um aumento significativo na degradação ambiental e na superlotação de seus locais históricos. A administração municipal está considerando estratégias para gerenciar o turismo sustentável, equilibrando a preservação do patrimônio e o desenvolvimento econômico. Com base nas práticas de turismo sustentável e gestão de destinos turísticos, qual das seguintes estratégias é apropriada para a cidade de Lumina enfrentar seus desafios atuais?
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31Q905830 | Turismo, Atualidades no Turismo, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A cidade de Aurora, um destino turístico emergente, tem experimentado um crescimento significativo em sua economia devido ao aumento do turismo. Este crescimento tem impactos diversos, influenciando desde a geração de empregos até o desenvolvimento de infraestruturas locais. Considerando os efeitos econômicos do turismo, analise a afirmativa a seguir.
Na cidade de Aurora, o turismo tem sido um _________ para o crescimento econômico, contribuindo significativamente para o aumento do _________ local. Este crescimento tem impulsionado a ________ de novos negócios, estimulando também o desenvolvimento de infraestruturas como ________ e ________.
Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
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32Q905831 | Turismo, Patrimônio natural, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Na cidade turística de Oásis, conhecida por seu patrimônio histórico e belezas naturais, os serviços de alimentação, hospedagem e transportes desempenham um papel crucial na experiência do turista. Avalie as seguintes afirmações relacionadas a esses serviços em Oásis, considerando as práticas ideais e tendências atuais no setor de turismo.

I. Restaurantes em Oásis, focados em turismo, devem priorizar menus multiculturais para atender a uma clientela internacional, em vez de destacar a culinária local.
II. Hospedagens ecológicas e sustentáveis estão se tornando menos populares em Oásis, devido ao aumento do interesse por hospedagens de luxo.
III. O sistema de transporte público em Oásis é fundamental para a mobilidade turística e deve estar integrado com outros serviços turísticos.
IV. Serviços de hospedagem em Oásis estão cada vez mais adotando tecnologias como check-in online e aplicativos móveis para melhorar a experiência do hóspede.
V. Em Oásis, o desenvolvimento de novas rotas de transporte turístico é menos importante do que a manutenção das rotas existentes.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
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33Q905832 | Turismo, Ecoturismo, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Na cidade costeira de Maré Alta, conhecida por suas praias e cultura marítima, observou-se um aumento na diversidade de turistas. A administração local, buscando otimizar a experiência turística e a alocação de recursos, iniciou um estudo para compreender melhor os diferentes perfis de turistas que visitam a cidade. Com base nos padrões de comportamento e preferências, identifique a alternativa que apresenta qual das seguintes categorias de turistas mais provavelmente descreve o grupo que prefere passar a maior parte do tempo em atividades relacionadas à natureza, prioriza experiências autênticas e locais pouco explorados, e valoriza a sustentabilidade e interações culturais significativas.
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34Q905833 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Na cidade de Ventos do Sul, conhecida por seu festival anual de música e sua rica cultura gastronômica, diversos agentes intermediários do turismo desempenham um papel fundamental na organização e promoção de pacotes turísticos. Estes agentes facilitam a experiência dos turistas ao oferecerem serviços personalizados e eficientes. Considerando os diferentes tipos de agentes intermediários no turismo, identifique assinalando a opção que apresenta qual deles seria mais apropriado para um grupo de turistas interessados em um pacote turístico exclusivo, que inclui acesso VIP ao festival de música e experiências gastronômicas personalizadas em Ventos do Sul.
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35Q905834 | Turismo, Globalização no Turismo, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Com base nas estatísticas do turismo brasileiro de 2022, analise a afirmação sobre o setor no Brasil.
Em um estudo recente, foi constatado que o Brasil recebeu ______ milhões de turistas internacionais em 2023, sendo que a maior parte deles veio da(dos) __________. O setor de turismo contribuiu com aproximadamente __________ % para o PIB nacional. A cidade mais visitada foi __________, conhecida por seus ícones culturais e eventos internacionais. A maior motivação para os turistas que visitaram o Brasil foi _________.
Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
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36Q905835 | Turismo, Patrimônio natural, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A cidade de Colinas Verdes, famosa por suas paisagens naturais e patrimônio cultural, está em processo de desenvolvimento de uma estratégia de turismo sustentável. O planejamento envolve a integração de vários aspectos para otimizar a experiência do turista e promover o desenvolvimento econômico local, minimizando impactos ambientais e culturais. Analise as afirmativas sobre o planejamento dos atrativos e localidades turísticas em Colinas Verdes.
Para promover um turismo sustentável em Colinas Verdes, o planejamento deve focar na ____________ dos recursos naturais e culturais, garantindo a ____________ das tradições locais. É crucial implementar ____________ para gerenciar o fluxo de turistas e _________ que promovam práticas responsáveis. Além disso, é importante desenvolver ___________ que beneficiem tanto os visitantes quanto a comunidade local.
Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
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37Q905836 | Turismo, Ecoturismo, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A cidade de Vale das Águas, conhecida por suas fontes termais e rica biodiversidade, está elaborando um novo Plano de Desenvolvimento Turístico. O objetivo é promover o turismo sustentável, maximizando os benefícios econômicos e minimizando os impactos ambientais e culturais. Considerando as práticas ideais em planejamento turístico, qual das seguintes ações deveria ser priorizada no Plano de Desenvolvimento Turístico de Vale das Águas?
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38Q905837 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

No contexto do turismo, diversas terminologias técnicas são utilizadas para descreverem conceitos, práticas e elementos específicos do setor. Para profissionais e estudiosos do turismo, é essencial compreender estas terminologias. Relacione as terminologias técnicas, coluna A, com suas definições correspondentes, coluna B.

COLUNA A
I. Overbooking.
II. Turismo de Nicho.
III. Carrying Capacity.
IV. Yield Management.
V. Turismo Emissivo.

COLUNA B
( ) Estratégia de gestão que visa maximizar a receita, ajustando preços com base na demanda e outros fatores.
( ) Refere-se ao número máximo de pessoas que um local ou serviço turístico pode atender sem degradação.
( ) Turismo realizado por residentes de um país para destinos fora de suas fronteiras nacionais.
( ) Prática de vender um serviço, como voos ou hospedagem, além da capacidade disponível.
( ) Foco em segmentos específicos de mercado, atendendo a interesses ou necessidades especiais dos turistas.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
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39Q905838 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A cidade de Porto Digital, um destino turístico emergente conhecido por sua arquitetura histórica e inovações tecnológicas, está planejando integrar novas tecnologias de informação para melhorar a experiência dos turistas. Considerando as tendências atuais em tecnologia da informação no turismo, qual das seguintes inovações seria mais eficaz para Porto Digital aprimorar a experiência do visitante e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade do turismo?
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40Q905839 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Na cidade litorânea de Ondas Azuis, conhecida por seu turismo de praia e eventos culturais, a administração local está focada em melhorar a qualidade do serviço no setor turístico. Eles reconhecem que o capital humano é um fator chave para o sucesso do turismo na região. Com base nas práticas de gestão de recursos humanos no turismo, qual das seguintes estratégias melhoraria a qualidade do serviço turístico em Ondas Azuis?
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