Início

Questões de Concursos Turismo

Resolva questões de Turismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q945106 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Agências de turismo e aplicativos oferecem passeios aos lugares mais incríveis do mundo sem que seja preciso sair de casa. A onda da realidade virtual no turismo ganhou força com a quarentena imposta pela pandemia. Atualmente, empresas promovem desde roteiros curtos e óbvios, como passeios pelo centro de Londres e viagens nos clássicos ônibus de dois andares, até programas inusitados, como um mergulho pela Grande Barreira de Corais, na Austrália. Pelo Google Earth VR, a ferramenta de realidade virtual do buscador, que só no catálogo de museus conta com mais de 18 000 obras gratuitas em exposição, o viajante pode se permitir ir além: é possível usar a realidade virtual para caminhar com um gigante jurássico ou fazer treinamentos de mágica com personagens da saga Harry Potter.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/tecnologia/a-vez-das-viagens-por-realidade-virtual/. Acesso em: 23 jun. 2022 (adaptado).

Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas
I. O uso de tecnologia de informação e comunicação no turismo, potencializado a partir da pandemia de Covid-19, além de servir para intermediar os serviços turísticos, é uma realidade crescente, tendo conferido ao turismo virtual o papel de substituir o turismo in loco.
PORQUE
II. O aumento da demanda por viagens e a falta de oferta de infraestrutura turística para o atendimento in loco são os principais fatores que garantem o crescimento do turismo virtual, pois ele não exige meios de transporte, hospedagem e alimentação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q945107 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Um geógrafo carioca costumava receber visitantes em seu apartamento no bairro turístico de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, por uma famosa plataforma internacional de acomodações compartilhadas. Diversas vezes, encarou olhares surpresos dos hóspedes na chegada, quando se davam conta de que era ele o anfitrião. Um casal de holandeses chegou a sair de lá logo depois de encontrá-lo, sem dar motivo. E, quando colocou uma foto sua em seu perfil no site, Carlos viu a procura pelo imóvel diminuir.
Quando era ele que estava em viagem, também enfrentava constrangimento nos hotéis onde se hospedava. “Eu saía para jantar à noite com um grupo e, ao retornar, sempre ouvia as famosas perguntas: ‘Você quer falar com alguém?’, ‘Vai aonde?’ — questionamentos que não faziam para os outros hóspedes”, conta.
O geógrafo é negro. Experiências como essas o inspiraram a criar, com amigos, um negócio em um mercado ainda pouco explorado no Brasil: uma rede de turismo voltada para a população negra.
Disponível em: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/brasileiros-criam-empresa-de-turismo-para-negrosapos-sofrerem-preconceito-em-viagens.ghtml. Acesso em: 21 jun.de 2022 (adaptado).

A partir do trecho da reportagem apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A rede de turismo mencionada surge como uma forma de resistência ao preconceito racial, apresentando-se como uma estratégia inovadora no mercado turístico, com viabilidade econômico-financeira garantida.
PORQUE
II. O problema da desigualdade racial faz parte do fenômeno do turismo; no entanto, quando a renda de negros e brancos se iguala, esse problema perde relevância.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.