Questões de Concursos: Turismo e Hospitalidade

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Turismo e Hospitalidade. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q906104 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, criado em 2011, considera sete tipos de Meios de Hospedagem: Hotel; Resort; Hotel Fazenda; Cama & Café; Hotel Histórico; Pousada; e Flat/Apart-Hotel. Contudo, anterior a esta data, os Meios de Hospedagem eram classificados em quatro tipos, conforme leciona Castelli (2003) e que serão apresentados abaixo. Leia as alternativas e assinale a CORRETA:

22 Q906093 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

De acordo com CASTELLI (2003) assinale a alternativa CORRETA sobre a operacionalidade em hospedagem.

23 Q906094 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

A hospitalidade está ancorada em diferentes paradigmas de outras ciências, como geografia, economia e administração, sendo considerada um campo cientifico emergente e apresentando uma relação de simbiose com a atividade turística. Baseado no texto acima, a melhor explicação para o conceito de hospitalidade é:

24 Q906101 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Um indivíduo saiu de seu país e viajou em férias para o país A. No deslocamento de ida, fez uma conexão de 10 horas na capital do país B, onde aproveitou o tempo para um city tour. Após passar 10 dias no destino final, retornou ao seu país. Tendo em vista as diferentes maneiras e critérios pelos quais a atividade turística pode ser classificada, selecione a alternativa que indica, respectivamente:
i. o tipo de turismo realizado considerando os efeitos na balança comercial do país A.
ii. a classificação deste individuo nas estatísticas do país B.

25 Q906106 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Desde as primeiras décadas do século XX, diferentes estudiosos têm procurado conceituar o Turismo e compreendê-lo como fenômeno, atividade humana e setor econômico. Diante da variedade de entendimentos sobre o turismo e o turista e a dificuldade de mensurar os fluxos e os gastos turísticos, a Organização Mundial do Turismo – OMT – adotou em 1994 uma definição que formaliza os principais elementos da atividade turística, com vistas à padronização de estatísticas internacionais.

Como destaca Ansarah (2001), a definição da OMT contempla os seguintes elementos:

26 Q906109 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas, sejam produtoras de bens ou serviços, que compartilham um território em comum e têm alguma especialização produtiva. Articulam, cooperam e aprendem entre si e com atores locais, como o governo, associações empresariais e instituições diversas. Sobre APLs em turismo, pode-se afirmar que:

27 Q906112 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Para Grinover (2006, p. 33) “a cidade deixa de ser um conceito geográfico, para transformar-se em um símbolo complexo e inesgotável da experiência humana.” Ele endossa que uma cidade pode ser considerada hospitaleira ou não a partir de três dimensões que devem coexistir tendo como base o tempo e o espaço. Indique a alternativa que identifica essas dimensões propostas pelo autor.

28 Q906092 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Segundo Barretto (2014), existem várias formas de classificar os turistas. Uma delas é aproposta por Plog (1972), denominada Modelo Cognitivo-Normativo, que os divide em:

29 Q906111 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

O conceito de hospitalidade foi interpretado de forma divergente pelas escolas clássicas de estudo de hospitalidade no mundo (Camargo, 2004). Leia a caracterização de duas dessas escolas.

I. Se interessa apenas pela hospitalidade doméstica e pública, e ignora a hospitalidade comercial.
II. Foca a hospitalidade comercial, baseada no contrato e na troca estabelecidos por hotéis, agências de viagens, operadoras, transportadoras e restaurantes

Selecione a alternativa que indica corretamente as escolas descritas pelos itens I e II.

30 Q906113 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

A manutenção hoteleira é fundamental para garantir que o hotel desempenhe suas atividades com a maior capacidade produtiva possível, evitando altos investimentos sem necessidade e certificando que os clientes estejam satisfeitos com os serviços e equipamentos ofertados. A manutenção pode ser dividida em dois tipos: preventiva e reparativa. De acordo com Castelli (2003), a manutenção preventiva ainda pode ser dividada em duas: manutenção preventiva sistemática e manutenção preventiva previsiva. Assinale a alternativa que apresenta a descrição da manutenção preventiva sistemática.

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.