Início

Questões de Concursos Urologia

Resolva questões de Urologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1068060 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Urologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Com relação às alterações sistêmicas e metabólicas resultantes do pneumoperitônio durante as cirurgias laparoscópicas, são alterações que podem ser encontradas com um pneumoperitônio com 20 mm Hg de pressão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1047098 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre a vasculatura renal, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A oclusão ou lesão a um ramo segmentar não causará o infarto renal segmentar devido à extensa anastomose.
( ) A veia renal esquerda pode ficar comprimida entre a artéria mesentérica superior e a aorta, causando a Síndrome do Quebra-Nozes.
( ) Existe um plano avascular longitudinal no rim, chamado linha de Brodel, cuja incisão pode resultar em uma perda sanguínea menor.
( ) Nos casos em que o ramo segmentar posterior passe anteriormente ao ureter, poderá haver uma obstrução da junção ureteropiélica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1047101 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Analise as assertivas abaixo quanto aos tumores de testículos.
I. A orquiectomia radical por via inguinal é o procedimento diagnóstico e terapêutico de escolha.
II. A orquiectomia parcial pode ser considerada em pacientes com testículo contralateral anormal ou ausente, com lesões polares de até 2cm.
III. A linfangiografia e tomografia por emissão de pósitrons marcados com fluordesoxiglicose são mais eficazes para acompanhamento pós-operatório.
IV. A mensuração dos marcadores tumorais como alfa-fetoproteína, gonadotrofina coriônica e desidrogenase lática são necessárias após o tratamento cirúrgico.
V. A radioterapia adjuvante é recomendada para prevenir recorrência local em pacientes submetidos a orquiectomia parcial por tumores de células germinativas.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1047094 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

A tomografia computadorizada é hoje uma das partes integrantes da prática urológica e a urografia por tomografia substituiu a urografia excretora como a imagem de eleição na urologia moderna para avaliação de hematúria, neoplasias, cálculos renais e planejamento operatório. Em relação a tomografia computadorizada, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A Urografia por tomografia computadorizada é uma excelente escolha de imagem para avaliar o rim, o sistema coletor do trato superior e ureter.
( ) Com exceção de cálculos de indinavir, todos os cálculos urinários são visíveis em tomografia computadorizada não contrastada do abdome e da pelve.
( ) Uma massa renal observada na tomografia computadorizada que contrasta mais de 15 a 20 unidades Hounsfield tem maior probabilidade de ser um câncer renal.
( ) A Urografia por tomografia computadorizada é altamente sensível para diagnósticos de tumores renais e cálculos urinários, porém com baixa especificidade para carcinoma urotelial do trato superior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q998797 | Medicina, Urologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 59 anos apresenta fadiga progressiva, anemia ferropriva e perda de peso não intencional. Uma colonoscopia revelou uma lesão no cólon ascendente macroscopicamente compatível com tumor maligno.
Assim, a combinação correta de sintomas, métodos de diagnóstico e opções de tratamento para esse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1002753 | Medicina, Urologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente procura auxílio médico com corrimento uretral branco, de predomínio noturno, associado a disuria inicial. Refere relações sexuais desprotegidas há 21 dias, início dos sintomas há 2 dias. Sobre o caso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q998795 | Medicina, Urologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 20 anos chega ao serviço de emergência de um grande hospital com história de anorexia e náuseas que se iniciaram há 24 horas. Agora apresenta dor abdominal intensa no quadrante inferior direito, febre e vômitos. O exame físico revela rigidez abdominal localizada no quadrante inferior direito e dor à palpação profunda na fossa ilíaca direita. Os exames laboratoriais mostram leucocitose de 15.400/mm3 com desvio à esquerda. A tomografia computadorizada de abdômen confirma o diagnóstico de abscesso apendicular.
A próxima etapa no manejo desse paciente será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1005837 | Medicina, Urologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 65 anos apresenta icterícia progressiva, perda de peso significativa e dor abdominal. Uma tomografia computadorizada revela uma massa na cabeça do pâncreas de 3 cm, sem evidência de metástases à distância. A colangiopancreatografia por ressonância magnética mostra dilatação do ducto biliar comum e do ducto pancreático. Os exames laboratoriais indicam elevação das bilirrubinas. Os marcadores tumorais (CA 19-9) estão elevados.
A melhor opção de tratamento para esse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1002754 | Medicina, Urologia, EBSERH, IBFC, 2022

A varicocele é uma alteração comum na população masculina e está presente frequentemente no consultório do urologista. Sobre a varicocele, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1005843 | Medicina, Urologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 35 anos foi submetido a cirurgia bariátrica há aproximadamente 6 meses, com perda de cerca de 30 kg. No momento apresenta ataxia, sonolência e confusão mental. Ao exame físico apresentava nistagmo horizontal e tetraparesia de membros. A albumina sérica era de 2,3 g/dL. A provável complicação envolvida nesse caso é a deficiência de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1002752 | Medicina, Urologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente do sexo feminino, 50 anos, atendida no setor de emergência com queixa de dor em flanco direito com irradiação para fossa ilíaca direita, há 3 dias. Relata também disúria, febre não aferida e mal-estar generalizado associados ao quadro no período. Ao exame físico, encontra-se com frequência cardíaca de 115bpm (batimentos por minuto), frequência respiratória de 32ipm (incursões por minuto), saturação de oxigênio de 89% em ar ambiente, pressão arterial sistólica de 90mmHg (milímetros de mercúrio) e temperatura de 39,5°C (graus Celsius). Exames laboratoriais revelam leucograma com 25.000 leucócitos/mm3 (leucócitos por milímetro cúbico), proteína C reativa 173mg/L (miligramas por litro), creatinina 2,5mg/dL (miligramas por decilitro) e urina I com leucocitúria +++/3+, nitrito positivo e bactérias presentes. A paciente foi submetida a tomografia computadorizada de abdômen com contraste endovenoso, que revelou cálculo em JUV direita medindo 6mm com uretero-hidronefrose a montante e borramento de gordura perirrenal a direita.
Em relação ao caso acima, analise as afirmativas abaixo:
I. Trata-se de sepse grave por pielonefrite complicada secundária a obstrução de drenagem ureteral direita por ureterolitíase.
II. A remoção do cálculo ureteral de forma precoce é essencial para controle de foco infeccioso e erradicação do patógeno da via urinária.
III. O tratamento da sepse de forma precoce, com expansão volêmica e antibioticoterapia empírica de amplo espectro, associado ao controle de foco infeccioso são cruciais para aumentar a taxa de sobrevivência da paciente.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1005845 | Medicina, Urologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 35 anos foi submetido a apendicectomia videolaparoscópica por diagnóstico de apendicite aguda. Durante o intraoperatório, foi visto tumor de ponta de apêndice, cujo resultado histopatológico foi tumor carcinoide de 1,5 cm com margens livres de doença neoplásica.
A melhor conduta nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1005838 | Medicina, Urologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 73 anos, assintomática, realizou tomografia de abdômen com contraste que mostrou lesão de 2 cm em cabeça do pâncreas de aspecto “em favo de mel”. Foi solicitada ultrassonografia endoscópica com punção por agulha fina, cuja análise do aspirado mostrou CEA: 100 ng/mL e amilase de 90 UI/L.
A melhor conduta neste momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1002751 | Medicina, Urologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente com tomografia de rins e vias urinárias da entrada no ambulatório de urologia apresentando múltiplos cálculos calicinais, sendo 3 no rim direito, 2 em cálice superior de 3 e 4 mm (milímetros) cada e 1 em cálice médio de 25 mm e no rim esquerdo 4 cálculos, sendo 2 em cálice inferior de 2 e 3 mm e 2 em cálice superior de 3 e 4 mm. Não foram observadas dilatações de vias urinárias. Diante do caso exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1002755 | Medicina, Urologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente do sexo masculino, 63 anos, submetido a prostatectomia radical retropúbica (PRR) há 12 meses. Em seguimento clínico regular com PSA indetectável, apresenta boa continência urinária, mas queixa-se de disfunção erétil. Acerca da avaliação e tratamento da disfunção erétil do paciente em questão, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1005840 | Medicina, Urologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 40 anos está internado em unidade de terapia intensiva, em estado grave, há 15 dias devido a sepse de origem pulmonar. A despeito de doses altas de aminas vasoativas, mantém PAM de 60 mmHg e FC de 112 bpm (ritmo regular). Há 24 horas evoluiu com piora significativa do quadro clínico, com distensão abdominal e hipertimpanismo. Ao toque retal, evidenciou-se presença de moderada quantidade de muco e sangue.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1005841 | Medicina, Urologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 57 anos, apresentando disfagia e desnutrição, realizou exame contrastado que evidenciou esôfago dilatado (5 cm) com afilamento na junção esôfago-gástrica tipo “bico de pássaro”.
A conduta mais indicada nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q998796 | Patologia, Urologia, EBSERH, FGV, 2024

O conhecimento da embriologia, histologia, anatomia e patologia é importante para a compreensão do divertículo de Meckel e para o diagnóstico diferencial da apendicite. Em relação ao divertículo de Meckel, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1002750 | Medicina, Urologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente masculino de 28 anos refere que realizou ureterolitotrisia semirigida há 8 meses devido cólicas, em um procedimento de urgência, após a retirada de duplo J, foi informada que havia outros cálculos nos rins de ambos os lados, porém não trouxe exames. Oligossintomática refere pontadas em ambos os rins quando realiza longas caminhadas. Nega alterações urinárias. Baseado no quadro acima e no processo de litíase renal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1002756 | Medicina, Urologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente de 35 anos, recém descoberto síndrome da imunodeficiência em fase ativa vem encaminhado do infectologista, após início do tratamento com antiretrovirais com queixa de “caroço” doloroso na região inguinal a direita. Ao exame físico, linfonodos coalescidos com calor, dor e eritema intenso com áreas múltiplas de drenagem. Ao ser questionado, refere que se lembra de lesões papulares penianas há 4 semanas, antes do início do quadro, as quais sumiram espontaneamente. Sobre o caso, analise as afirmativas abaixo.
I. Quadro típico de Cancro Mole, porém deve ser tratado com síndrome ulcerosa genital estando indicado doxiciclina 100 mg 12/12 horas por 7 dias associado com penicilina benzatina 2,4 milhoes de unidades internacionais em dose única.
II. Paciente se encontra na segunda fase do linfogranuloma venério causado pela Clamidia sorovariantes L1, L2 e L3, e deve ser tratado prontamente com Doxiciclina 100 miligramas de 12/12 horas por até 21 dias.
III. A obstrução linfática crônica causada pelos linfonodos comprometidos pode levar a sequelas de elefantíase genital, assim devem ser tratados com drenagem cirúrgica, além do apropriado antibiótico.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.