Início

Questões de Concursos Vestibular

Resolva questões de Vestibular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q951316 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Quando nascemos, já encontramos prontos valores, normas, costumes e práticas sociais. Também encontramos uma forma de produção da vida material que segue determinado, parâmetros. Muitas vezes, não temos como interferir nem como fugir das regras já estabelecidas. A vida em sociedade é possível, portanto, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, usam a mesma moeda, além de ter uma história e alguns hábitos comuns, o que lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Saraiva: São Paulo, 2010, p. 14.

A assertiva acima remete para uma discussão que é recorrente do século XIX e XX, a organização social dos indivíduos.

Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1102Q944150 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Vestibular, UEMG, UEMG, 2022

O sucesso evolutivo das angiospermas se deve, essencialmente, ao mecanismo de transporte do grão de pólen e ao tipo de fecundação. Esses dois mecanismos são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1103Q945943 | Geografia, Migrações, Vestibular, CEDERJ, CECIERJ, 2019

Analise o texto sobre migrações no Brasil.

Migrações internas no Brasil caracterizam-se por dois tipos principais: a intrarregional e a inter-regional. Migração intrarregional é entendida como a movimentação de pessoas dentro de uma mesma região. Neste último tipo de migração, é comum que trabalhadores de áreas agrícolas partam para outras áreas, onde há necessidade de mão de obra para o cultivo de algum produto – principalmente nos períodos de safra. Em geral, neste tipo de deslocamento, as pessoas regressam ao local de origem quando as condições que motivaram a saída temporária são resolvidas. No Nordeste, um exemplo deste tipo de migração ocorre entre os trabalhadores sem qualificação profissional que residem entre o Agreste e o Sertão e se deslocam até a Zona da Mata para realizarem o corte da cana-de-açúcar.
ALMEIDA, L.; RIGOLIN, T. Fronteiras da Globalização 3. São Paulo: Ática, 2014, p. 107. Adaptado.

O exemplo de migração interna mencionado é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1104Q948291 | Biologia, Sistema Respiratório Humano, Vestibular, UCPEL, UCPEL

Uma das características das plantas, mais aproveitadas pelos seres humanos, são as características não reprodutivas das flores.
Assim, podemos considerar como características não reprodutivas e sua função
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1105Q945317 | Sociologia, Cidadania e movimentos sociais, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Texto 1

No final do século XIX, a escritora Charlotte Perkins Gilman observava a necessidade de reformas urbanas e habitacionais que combinassem a privacidade da família com a vida em coletivo.Ela defendia que grandes cidades fossem equipadas com conjuntos amplos de apartamentos que contariam com cozinhas comuns e com pessoas contratadas coletivamente pelas famílias para serviços domésticos. A atenção às crianças seria garantida por cuidadores profissionais e professores dentro das creches. (Adaptado de GILMAN, C.P. Mulheres e economia. In: DAFLON, V.; SORJ, B. Clássicas do pensamento social. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, p.129-130, 2021.)

Texto 2

Quase um século depois, em 1996, o então presidente dos EUA Bill Clinton implementou reformas nas políticas de proteção social daquele país. Entre as mudanças, o Estado deixou de prover auxílio financeiro a mães pobres que criam os filhos sozinhas e essa responsabilidade passou para o pai biológico da criança. Essa reforma acentuou um vínculo social entre mulheres e homens, vínculo este que elas não necessariamente gostariam de manter. A reforma as tornou sobretudo dependentes economicamente deles.
(Adaptado de COOPER, M. Family values: between neoliberalism and the new social conservatism. New York: Zone Books, p. 67-68, 2017.)

Considerando os textos 1 e 2, é correto afirmar que os efeitos, para as relações sociais, das reformas neles descritas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1106Q946625 | Geografia, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Podemos definir globalização como um processo de integração econômica, social e cultural em escala global, e pode ser entendida como uma fase de expansão do modo de produção capitalista, tendo como ponto de partida as grandes navegações dos séculos XV e XVI.
Nesse processo, as grandes corporações buscam a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1107Q948736 | Matemática, Geometria Plana, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO

A cidade do Rio de Janeiro enfrenta uma intensa crise associada ao aumento da violência urbana. Uma das ações implementadas pelo poder público local foi a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Na comunidade da Rocinha, a instalação ocorreu no ano de 2012. A região é ocupada por uma população de 69.000 moradores e 23.000 domicílios. No entanto, a presença da UPP, que conta com 700 policiais, não foi capaz de conter a nova onda de violência que se observou ao longo de 2017. Com base nas informações disponíveis no texto, é correto concluir que na Comunidade da Rocinha
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1108Q945927 | Biologia, Vírus e bactérias, Vestibular, CEDERJ, CECIERJ, 2019

Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos, ultrapassando a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS). No Brasil, são notificados, anualmente, cerca de 67 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença (13 brasileiros morrem em média todos os dias de tuberculose).

Disponível em: http://www.saude.mg.gov.br/tuberculose. Acesso em: 15 set. 2019.


O agente causador da tuberculose é a bactéria denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1109Q946704 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Vestibular, UNESP, VUNESP, 2019

O advento de chefes de Estado-empresa marca uma transição sistêmica entre o enfraquecimento do Estado- -nação e o fortalecimento da corporação apoiada em sua racionalidade técnico-econômica e gerencial. Essa transferência leva, por um lado, ao esvaziamento do Estado, reduzido à administração e à gestão, e, de outro, à politização da empresa, que expande sua esfera de poder muito além de sua atividade tradicional de produção. A corporação tende a se tornar o novo poder político-cultural.

(Pierre Musso. “Na era do Estado-empresa”. http://diplomatique.org.br, 30.04.2019. Adaptado.)

Coerentes com o neoliberalismo, as propostas do Estado- -empresa convergem para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1110Q951314 | Sociologia, Desigualdades de raça, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Trechos do livro Estados Unidos: a formação da nação:

“Centenas de tribos indígenas habitavam a América do Norte até a chegada dos europeus. Há uma variedade enorme nestas tribos: só em línguas diferentes encontraram-se mais de trezentas [...] Por toda a América do Norte a história dessas tribos seria profundamente modificada pela chegada dos europeus” (p. 54).

“O primeiro carregamento de escravos negros chegou à Virgínia em 1619, trazido por holandeses [...] Em duas décadas a escravidão estava presente em todas as colônias e havia uma legislação específica para ela” (p. 59).

“[...] um dos primeiros fatos no século XVIII que saltam aos olhos é o grande crescimento da população [...] Além dos alemães, chegaram também muitos escoceses e irlandeses. Os franceses protestantes também constituíram um significativo grupo de imigrantes no século XVIII” (p. 62-63).

KARNAL, Leandro. Estados Unidos: a formação da nação. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

Trecho de discurso do atual presidente dos EUA, Donald Trump, sobre imigrantes:

— Vocês têm que pensar nisso em termos de imigração

— assinalou o presidente, antes de compartilhar a música, baseada em uma fábula de Esopo.

“’Eu te salvei’, gritou a mulher/’E você me picou, mas por quê?/Você sabe que sua picada é venenosa e agora eu irei morrer’/’Oh, cale-se, mulher tola’, disse o réptil com um sorriso/’Você sabia muito bem que eu era uma cobra antes de me acolher’”, recitou Trump em meio aos aplausos do público.

— Isso é o que estamos fazendo com nosso país — concluiu Trump. — Estamos deixando as pessoas entrarem, e vai haver muita gente. Só vai piorar. Damos proteção a eles como nunca antes.

Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/trump-compara-imigrantes-cobras-damos-protecao-como-nunca-antes-22428274. Acesso em 03 de setembro de 2018. O discurso original pode ser encontrado em: https:// www.vox.com/policy-and-politics/2018/2/23/17044760/transcript-trumpcpac-speech-snake-mccain. Acessado em 03/09/2018.

Do século XVII aos dias atuais, a história da formação social dos Estados Unidos é marcada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1111Q946707 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Vestibular, UNESP, VUNESP, 2019

A ideia de pátria se vinculava estreitamente à de natureza e em parte extraía dela a sua justificativa. Ambas conduziam a uma literatura que compensava o atraso material e a debilidade das instituições por meio da supervalorização dos aspectos regionais, fazendo do exotismo razão de otimismo social. A partir de 1930 houve uma mudança de orientação, sobretudo na ficção regionalista, percebendo-se o que havia de mascaramento no encanto pitoresco com que antes se abordava o homem rústico. Evidenciou-se a realidade dos solos pobres, das técnicas arcaicas, da miséria pasmosa das populações, da sua incultura paralisante. A visão que resulta dessa perspectiva é pessimista quanto ao presente e problemática quanto ao futuro.


(Antonio Candido. A educação pela noite e outros ensaios, 1989. Adaptado.)

O excerto assinala uma reorientação nos rumos da literatura brasileira, na medida em que os escritores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1112Q946709 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Vestibular, UNESP, VUNESP, 2019

As abelhas são responsáveis pela maior parte da polinização em nosso planeta. Mesmo assim, estão sendo eliminadas, colocando em risco a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar na Terra. Dentre as práticas que acirram o extermínio de abelhas, pode-se citar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1113Q945950 | História, República de 1954 a 1964, Vestibular, CEDERJ, CECIERJ, 2019

Durante o governo de JK, a política desenvolvimentista para o progresso brasileiro fundamentou-se sobre a conexão entre desenvolvimento e interiorização. São correspondentes ao processo de desenvolvimento e ao instrumento de interiorização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1115Q950582 | História, Fundamentos da História Tempo, Vestibular, UEMG, AOCP, 2018

“As denúncias de que o exército brasileiro ao lutar na guerra (1864-1870) era formado por escravos não são novas. Ao contrário, têm pelo menos cento e vinte anos. Seus primeiros autores foram os redatores dos jornais paraguaios da época que tratavam de menosprezar o exército brasileiro com base no duvidoso argumento de que, por ser formado por negros, deveria ser de qualidade inferior”.

TORAL, André Amaral de. A participação dos negros escravos na guerra do Paraguai. Estudos Avançados. v. 9, nº 24, São Paulo, May/ Aug. 1995 (Adaptado).


Sobre os negros como partícipes da Guerra do Paraguai, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Os exércitos paraguaio, brasileiro e uruguaio tinham alguns batalhões formados exclusivamente por negros. Como exemplos, tem-se o Corpo dos Zuavos da Bahia e o batalhão uruguaio Florida.

II. Na época da Guerra do Paraguai, não existiam negros escravos ou ex-escravos no exército paraguaio. A escravidão havia sido abolida no Paraguai em 1842, por Carlos Lopes, pai de Francisco Solano López.

III. Na época da guerra (1864-1870), no Paraguai, o negro brasileiro era representado como inimigo. O exército brasileiro era o exército macacuno e seus líderes, segundo a propaganda lopizta, eram macacos que pretendiam escravizar o povo paraguaio, conduzindo-os da liberdade à escravidão.

IV. Havia negros no exército brasileiro na Guerra do Paraguai, mas eles já tinham sido libertos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1116Q947535 | Geografia, Pirâmide etária, Vestibular, IFPE, IF PE, 2019

As transformações que afetam a sociedade atual repercutem diretamente na estrutura etária, sexual e no mercado de trabalho dos países. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1117Q948316 | Química, Fórmulas, Vestibular, UCPEL, UCPEL, 2018

Dentre as diversas substâncias presentes no nosso organismo, estão as metaloproteínas, que são proteínas que contém um ou mais íons metálicos em sua estrutura. O metal de transição mais encontrado nesse tipo de substância é o ferro. Sobre esse elemento são feitas as seguintes afirmativas:
I. Ao tornar-se um cátion bivalente seu subnível mais energético passa a ser 3d4 . II. Reage com oxigênio podendo gerar o composto Fe2 O3 , um óxido ácido. III. Apresenta eletronegatividade e eletroafinidade menor que o bromo.
Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1118Q948114 | Matemática, Porcentagem, Vestibular, IFTM, INEP, 2018

Dona Ana mora em uma comunidade muito carente da cidade Flores do Alto. Por se tratar de uma região muito quente, ela comprou uma piscina de plástico retangular, cujas dimensões da base são 1,2m x 0,8m e de profundidade, 1m. Para que as crianças possam se refrescar com segurança, dona Ana encheu a piscina até a metade de sua capacidade e observou que, a cada dia, o nível da água baixa 3cm. Com base nessas informações, podemos afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1119Q948398 | Física, Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff, Vestibular, FPS, FPS

As lâmpadas incandescentes são pouco eficientes. Em média, apenas 5% da energia elétrica consumida por uma lâmpada incandescente é transformada em luz visível. O restante da energia é transformada em calor. Por essa razão, as lâmpadas incandescentes estão sendo cada vez mais substituídas pelas lâmpadas de LED. Considerando uma lâmpada incandescente que consome 100 W de potência elétrica, calcule a energia perdida em forma de calor para cada minuto de funcionamento da lâmpada. Dê sua resposta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1120Q950190 | Química, Sistemas Heterogêneos Produto de Solubilidade Kps, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Texto associado.
Leia o texto para responde a questão.

Uma semana depois do rompimento de duas barragens na cidade de Mariana, na região central de Minas, foi divulgada a primeira análise que comprova a alta concentração de metais pesados no rio Doce. Entre os índices elevados, estão os de arsênio, que apresentou concentração de 2,63 mg/L (o normal seria somente de 0,01 mg/L), chumbo, com 1,03 mg/L, (sendo que o recomendável seria de 0,01 mg/L) e manganês, com 61,22 mg/L, muito acima do 0,1 mg/L adequado para o tratamento da água.

<http://tinyurl.com/lamariana> Acesso em: 28.05.2017. Adapatado.

A concentração, em mol/L, de chumbo encontrada no rio Doce é, aproximadamente, de

Dado:

Massa Molar:

Pb = 207 g/mol

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.