Início

Questões de Concursos Vestibular

Resolva questões de Vestibular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1381Q950203 | Matemática, Médias, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

As soluções da equação de segundo grau x²– 2 = 0, pertencem ao conjunto dos números
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1382Q950204 | Matemática, Pontos e Retas, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Em uma sala de aula com 100 alunos de um curso preparatório para o vestibular, há 30 alunos com exatamente 15 anos, 50 alunos com exatamente 17 anos e o restante dos alunos possuem exatamente x anos, com x diferente de 15 e de 17.
Se a média de idade dos alunos dessa sala é 16,6 anos, é correto afirmar que x é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1383Q950211 | Geografia, Energia, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Leia o texto para responder à questão.
“O governo imperial [...] esmagou a nossa principal indústria, vexando-a ainda mais. [...] Repetidas reclamações de nossa parte sobre este assunto foram constantemente desprezadas pelo governo imperial [...]. Um só recurso nos restava, um único meio se oferecia à nossa salvação; e este recurso e este meio único era a nossa independência política e o sistema republicano [...].” Manifesto dos Farrapos, Piratini, 1838. In: PESSOA, R.C. A ideia republicana no Brasil através dos documentos. São Paulo: Alfa-Ômega, 1973. pp.21-31.
A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, foi a mais longa rebelião do Brasil Império, estendendo-se de 1835 a 1845. Entre as causas da insatisfação dos rebeldes, estava

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1384Q950218 | História, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Em 1783, Immanuel Kant definiu o conceito de Esclarecimento como o desenvolvimento da autonomia do pensamento e da ação humana. Esse desenvolvimento se opunha à apatia e à comodidade dos indivíduos em viver tutelados por ideias e instituições que pensavam e agiam por eles. Com isso, os indivíduos se tornavam livres para exercer a sua razão na esfera pública, podendo criticar desde as instituições, como a Igreja e o Estado, até a própria liberdade advinda do livre exercício da razão.
O texto se relaciona à corrente filosófica ocidental conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1385Q948434 | Atualidades, Movimentos Sociais, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO, 2018

Em 02 de setembro de 2018, um incêndio consumiu a maior parte do acervo do Mluseu Nacional, no Rio de Janeiro. Esse fato foi amplamente noticiado e comentado pela mídia nos dias subsequentes.


Sobre a tragédia envolvendo o Museu Nacional, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1386Q951282 | Geografia, Agricultura brasileira, Vestibular, IFMT, IF MT, 2018

Seleção em Quito: Estreia de Tite terá altitude e rival em crise

Quase toda a delegação da seleção brasileira desembarcou na noite deste domingo em Quito, onde a equipe enfrentará o Equador na quinta-feira, às 18h de Brasília, pelas Eliminatórias da Copa de 2018. O jogo contra os vice-líderes da competição marcará a estreia de Tite no comando da seleção brasileira. O treinador abriu mão dos treinos no Brasil para se adaptar à altitude equatoriana e pretende se aproveitar de um momento delicado da equipe adversária.

(Acesso em 03/01/2018 - Disponível em: https://www.itaberaba.net/selecao-em-quito-estreia-de-tite-tera-altitude-e-rival-em-crise/)

Sempre que a Seleção Brasileira joga em cidades como Quito e La Paz, dizemos que ela joga contra dois adversários, um deles é a altitude. Isso ocorre, principalmente, porque a atmosfera dessas cidades, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1387Q951290 | Inglês, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Texto 1:

Accountant Job Application Cover Letter

To,

Bonn, Joseph

Regional Director

All Digital

102, Lake avenue

Torres, Paulo

Dated: 5th of May 2018 Subject: Application for the position of an accountant

Respected Mr. Bonn

This letter is in regards to the job advertisement posted by your organization in MMO magazine concerning to the requirement of a candidate in the position of an accountant for which I am interested and I would like to apply for. I have worked in similar position for five years and my last job was with Aspen Group where I used to prepare accounting statements for the organization, ensuring that balance sheet was tallied, compiling financial information and implementing accounting control procedures. I also had to ensure that accuracy is maintained in all statements and documents and solve any existing accounting discrepancy. I have excellent calculative skills and an eye for detail besides being good at preparing reports and statements. I can assure that my previous work experience is going to benefit your organization.

It would be great if we could meet for an interview round. My resume is enclosed.

Regards, Nataniel Lucas Disponível em https://www.dayjob.com/content/ accountant-cover-letter-example-350.htm. Acessado em 22/10/2018 (adaptado)

O gênero Carta é ainda um meio de comunicação muito usado, sobretudo no mundo do trabalho. Assim, leia a carta de Nataniel Lucas e identifique o tipo de carta e sua finalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1388Q944393 | Português, Vestibular, UEMA, UEMA, 2022

Texto associado.

O (não) lugar do “pardo”

Lá no fim do século XIX e no começo do XX, o Brasil passava pelo dilema que todas as nações modernas enfrentaram (e, de certa maneira, ainda enfrentam): como criar uma identidade nacional que justifique e mantenha o Estado?

Notem que eu ouso criar, porque é bem isso mesmo, inventar uma história que servisse aos interesses da elite dominante e homogeneizasse a população brasileira. Ora, essa população era formada, principalmente, por pretos escravos ou ex-escravos, indígenas perseguidos e uma parcela de gente branca. No centro da discussão estava: quem seria o cidadão brasileiro.

Houve quem defendesse a educação para o trabalho: ensinar os pretos amolecidos e degenerados pela escravidão (faz me rir) a trabalhar resignado. Teve aqueles que achavam que a inferioridade dos pretos era tão grande que não adiantava educar nem nada, era melhor expulsar ou deixar morrer. O Brasil, em seus debates sobre a nação e seus cidadãos, bebeu muito das teorias racialistas que estavam em voga na Europa e sendo amplamente utilizadas para justificar a colonização na África depois de séculos e séculos de saque humano. [...]

Daí surge o pardo como a gente conhece hoje. O pardo não é raça, não é povo, não é cidadão brasileiro. Ele é o estágio transitório entre a base da pirâmide (os negros) e o topo (os brancos). Não é branco, ainda não chegou no estágio sublime de branquitude que garante o direito à vida, oportunidades e cidadania, mas é prova viva da boa vontade e do esforço de se embranquecer tão valorizado por uma elite branca que, desde sempre, morre de medo dos pretos fazerem daqui o Haiti.

Como fala Foucault, o poder, no estado moderno, não é negativo, ele é normatizador. Ou seja, estabelece normas de conduta, estéticas, discursivas, e beneficia aqueles que fazem o jogo. No caso do Brasil, o jogo da branquitude. Quanto mais branco você tentar ser, seja usando intervenções estéticas ou compartilhando o discurso político e social, mais “tolerável” você vai ser. Nisso, nós que somos claros, temos uma vantagem: o branqueamento estético é mais alcançável para nós. Mas nada disso garante que você vai passar de boa em uma sociedade racialmente hierarquizada, o embranquecimento é, sobretudo, uma mutilação. E pra quem ainda tem dúvidas, mutilação é sempre ruim ok? Não tem gradação de violência e mutilação. [...]


https://medium.com/@isabelapsena/o-n%C3%A3o-lugar-do-pardo

Dos fragmentos a seguir, a palavra sublinhada cuja relação morfossintática difere das demais é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1389Q944399 | Literatura, Escolas Literárias, Vestibular, UEMA, UEMA, 2022

Texto associado.

LENTZ — Até agora não vejo probabilidade da raça negra atingir a civilização dos brancos. Jamais a África ...


MILKAU — O tempo da África chegará. As raças civilizam-se pela fusão; é no encontro das raças adiantadas com as raças virgens, selvagens, que está o repouso conservador, o milagre do rejuvenescimento da civilização. O papel dos povos superiores é o instintivo impulso do desdobramento da cultura, transfundindo de corpo a corpo o produto dessa fusão que, passada a treva da gestação, leva mais longe o capital acumulado nas infinitas gerações. Foi assim que a Gália se tornou França e a Germânia, Alemanha.


LENTZ — Não acredito que da fusão com espécies radicalmente incapazes resulte uma raça sobre que se possa desenvolver a civilização. Será sempre uma cultura inferior, civilização de mulatos, eternos escravos em revoltas e quedas. Enquanto não se eliminar a raça que é o produto de tal fusão, a civilização será sempre um misterioso artifício, todos os minutos rotos pelo sensualismo, pela bestialidade e pelo servilismo inato do negro. O problema social para o progresso de uma região como o Brasil está na substituição de uma raça híbrida, como a dos mulatos, por europeus. A imigração não é simplesmente para o futuro da região do País um caso de simples estética, é antes de tudo uma questão complexa, que interessa o futuro humano.


ARANHA, G. (1868-1931). Canaã. 3 ed. São Paulo: Martins Claret, 2013.

O pré-modernismo não é considerado um estilo de época, pois apresenta uma multiplicidade de temáticas. É entendido como um período literário brasileiro que faz a transição entre o simbolismo e o modernismo. Por isso, é possível encontrar, nas obras dessa época, características de estilos passados, como parnasianismo, realismo, naturalismo e simbolismo.
O fragmento de Canaã em que há predomínio de traços característicos do movimento simbolista é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1390Q946710 | Conhecimentos Gerais, Vestibular, UNESP, VUNESP, 2019

Alguns especialistas argumentam que deveria haver rótulos climáticos na comida, da mesma forma que há informações sobre nutrição. Em teoria, os rótulos poderiam ajudar os consumidores a escolher produtos de baixo impacto ambiental e dariam aos agricultores e produtores mais incentivos para mudarem seus produtos.

(The New York Times. “Como fazer compras, cozinhar

e comer em um mundo que está aquecendo?”.

www.folha.uol.com.br, 06.05.2019. Adaptado.)

Considerando a proposta apresentada pelo excerto, um dado que poderia constar nos rótulos de alimentos seria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1391Q950817 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, UFMS, FAPEC, 2018

Leia o texto a seguir.

Hum? Eh-eh... É. Nhor sim. Ã-hã, quer entrar, pode entrar... Hum, hum. Mecê sabia que eu moro aqui? Como é que sabia? Hum-hum... Eh. Nhor não, n’t, n’t... Cavalo seu é esse só? Ixe. Cavalo tá manco, aguado. Presta mais não. Axi... Pois sim. Hum, hum. Mecê enxergou este foguinho meu, de longe? É. A’pois. Mecê entra, cê pode ficar aqui.

Hã-hã. Isto não é casa... É. Havéra. Acho. Sou fazendeiro não, sou morador... Eh, também sou morador não. Eu – toda a parte. Tou aqui, quando eu quero eu mudo. Aqui eu durmo. Hum. Nhém? Mecê é que tá falando. Nhor não... Cê vai indo ou vem vindo?

Hã, pode trazer tudo pra dentro. Erê Mecê desarreia cavalo, eu ajudo. Mecê peia cavalo, eu ajudo... Traz alforje pra dentro, traz saco, seus dobros. Hum, hum Pode. Mecê cipriuara, homem que veio pra mim, visita minha; iá-nhã? Bom. Bonito. Cê pode sentar, pode deitar no jirau. Jirau é meu não. Eu – rede. Durmo em rede. Jirau é do preto. Agora eu vou ficar agachado. Também é bom. Assopro o fogo. Nhem? Se essa é minha, nhem? Minha é a rede. Hum. Hum-hum. É. Nhor não. Hum, hum... Então, por que é que cê não quer abrir saco, mexer no que tá lá dentro dele? Atié Mecê é lobo gordo... Atié... É meu, algum? Que é que eu tenho com isso? Eu tomo suas coisas não, furto não. A-hé, a-hé, nhor sim, eu quero. Eu gosto. Pode botar no coité. Eu gosto demais...

ROSA, João Guimarães. Meu tio o Iauaretê. In.: ______. Estas histórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p. 191. (Fragmento)

O conto “Meu tio o Iauaretê” é considerado um dos momentos primorosos da concepção de estilo do escritor João Guimarães Rosa. A partir do fragmento que dá início ao conto, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1392Q944166 | Matemática, Progressão Aritmética, Vestibular, UEMG, UEMG, 2022

As medidas dos lados de um triângulo retângulo T1 estão em Progressão Aritmética de razão r e as medidas dos lados de um triângulo T2 estão em Progressão Geométrica, também de razão r. Sabendo que a área de T1 mede 54 cm2 e que o perímetro de T2 mede 65 cm, a diferença entre a medida do maior lado de T2 e a medida do maior lado de T1 é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1393Q945961 | Matemática, Médias, Vestibular, CEDERJ, CECIERJ, 2019

Os valores: 3,0(três); 3,5(três e meio); 5,5(cinco e meio); 6,5(seis e meio); 7,0(sete); 7,5(sete e meio) representam as notas de seis estud((antes em um teste.
O desvio padrão desse conjunto de dados é um número que pertence ao intervalo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1394Q951340 | História, República Oligárquica, Vestibular, UEMG, UEMG, 2019

Durante a Conferência de São Francisco, realizada em junho de 1945 nos Estados Unidos, representantes de 50 países redigiram a carta das Nações Unidas, que daria origem, no mesmo ano, à Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre a ONU e sua atuação, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1395Q950589 | Química, Transformações Químicas, Vestibular, UEMG, AOCP, 2018

O formaldeído é um gás incolor, muito solúvel em água, com odor muito forte e irritante. Em geral, é usado como solução aquosa contendo 40% de formaldeído, sendo assim chamado de formol ou formalina. Na medicina, é utilizado como conservador de cadáveres e peças anatômicas, além do uso como desinfetante. De acordo com a estrutura e as propriedades do formaldeído, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1396Q951360 | História, República Oligárquica, Vestibular, UEMG, UEMG, 2019

Leia o fragmento a seguir:

“[Esse grupo é formado por] países emergentes de grande expressão populacional e territorial, que, por apresentarem grande crescimento econômico e recursos produtivos, passaram a participar com maior intensidade da dinâmica global [especialmente, na primeira década do século XXI]. (...). Esse grupo já demonstrou que tem força econômica capaz de impor seus interesses no cenário global [pois] dispõem de consideráveis recursos econômicos, humanos e naturais e têm obtido maior protagonismo político diante de organismos internacionais, como o FMI e o Banco Mundial. [Visando ampliar a cooperação entre seus membros foi criado um banco de reservas emergenciais para socorro econômico entre os participantes, se necessário] ”.

Fonte: BALDRAIS, André. Ser protagonista – geografia. São Paulo. Edições SM. 2016. p. 115. Adaptado.

O trecho descreve o grupo, cuja sigla é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1397Q950595 | Biologia, Biomas brasileiros, Vestibular, UEMG, AOCP, 2018

As briófitas mais conhecidas são os musgos, que formam extensos tapetes verdes sobre rochas, troncos de árvores e barrancos. Quando habitam rochas, fazem parte de um importante processo ecológico denominado sucessão ecológica. Em relação ao papel das briófitas nesse processo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1398Q946004 | Física, Calorimetria, Vestibular, FATEC, FATEC, 2019

Em uma aula de laboratório de calorimetria, um aluno da Fatec precisa determinar o calor específico de um material desconhecido de massa 1,0 kg. Para isso, ele usa, por 1 min, um forno elétrico que opera em 220 V e 10 A. Após decorrido esse tempo, ele observa uma variação de temperatura de 220 °C.
Considerando que o forno funciona de acordo com as características apresentadas, podemos afirmar que o calor específico determinado, em J/kg·K, foi de
Lembre que: Q = m . c. Δθ
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1399Q946027 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

Todos os vinte e três livros de uma coleção serão distribuídos entre seis alunos da Fatec–Itatiba, de modo que cada aluno receba, pelo menos, dois livros.
Nessas condições, conclui-se necessariamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1400Q948115 | Matemática, Aritmética e Problemas, Vestibular, IFTM, INEP, 2018

Na corrida em direção à presidência da república, cada partido lança o seu candidato. Conforme os resultados das pesquisas, durante as campanhas, os partidos começam articular possíveis alianças em troca de representatividade, barganhando cargos no governo do possível candidato vencedor. Suponha que, no fictício país Maravilha, a eleição presidencial seja decidida no segundo turno entre os candidatos Juca M. e Castro F., cujas intenções de voto são respectivamente 42% e 38% dos votos válidos. Suponhamos ainda que todos os eleitores que não votaram em nenhum desses candidatos no primeiro turno apoiem e votem nos políticos indicados por seus candidatos no segundo turno e que as pesquisas indiquem as seguintes informações: - Kako Boa Nova obteve 10% dos votos válidos; - Jandira D. obteve 8% dos votos válidos; - Votos brancos e nulos somam 2% dos votos. Sabendo que 100% dos eleitores que apoiaram os candidatos Kako Boa Nova e Jandira D. continuem apoiando o candidato indicado por eles, considerando que Juca M. e Castro F. continuem podendo contar com o mesmo apoio dos eleitores do primeiro turno e que, para ser eleito, o candidato precise ter mais de 50% dos votos válidos, podemos afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.