Início

Questões de Concursos Vestibular

Resolva questões de Vestibular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q54470 | Matemática, Funções e Funções Compostas, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) No gráfico abaixo tem-se a evolução do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro nos anos 80 e 90 do século XX, tomando como base o valor de 100 unidades, em 1979.
Evolução do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro nos anos 80 e 90
A partir desse gráfico, é correto concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q266261 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões 26 e 27

Leia esta notícia científica:
Há 1,5 milhão de anos, ancestrais do homem moderno deixaram pegadas quando atravessaram um campo lamacento nas proximidades do Ileret, no norte do Quênia. Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu essas marcas recentemente e mostrou que elas são muito parecidas com as do "Homo sapiens": o arco do pé é alongado, os dedos são curtos, arqueados e alinhados. Também, o tamanho, a profundidade das pegadas e o espaçamento entre elas refletem a altura, o peso e o modo de caminhar atual. Anteriormente, houve outras descobertas arqueológicas, como, por exemplo, as feitas na Tanzânia, em 1978, que revelaram pegadas de 3,7 milhões de anos, mas com uma anatomia semelhante à de macacos. Os pesquisadores acreditam que as marcas recém-descobertas pertenceram ao "Homo erectus".
Revista FAPESP, nº 157, março de 2009. Adaptado.

No trecho "semelhante à de macacos", fica subentendida uma palavra já empregada na mesma frase.
Um recurso linguístico desse tipo também está presente no trecho assinalado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q265635 | Química, Vestibular, UFPR, UFPR

Boiar no Mar Morto: luxo sem igual
É no ponto mais baixo da Terra que a Jordânia guarda seu maior segredo: o Mar Morto. Boiar nas águas salgadas do lago formado numa depressão, a 400 metros abaixo do nível do mar, é a experiência mais inusitada e necessária dessa jornada, mas pode estar com os anos contados. A superfície do Mar Morto tem encolhido cerca de 1 metro por ano e pode sumir completamente até 2050.

(Camila Anauate. O Estado de São Paulo. Disponível em . Acessado em 08/08/2011)
A alta concentração salina altera uma propriedade da água pura, tornando fácil boiar no Mar Morto. Assinale a alternativa correspondente a essa alteração.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q54425 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(UFMG) Entre algumas famílias de um bairro, foi distribuído um total de 144 cadernos, 192 lápis e 216 borrachas. Essa distribuição foi feita de modo que o maior número possível de famílias fosse contemplado e todas recebessem o mesmo número de cadernos, o mesmo número de lápis e o mesmo número de borrachas, sem haver sobra de qualquer material. Nesse caso, o número de cadernos que cada família ganhou foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q265997 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões de 80 a 82

Já na segurança da calçada, e passando por um trecho em obras que atravanca nossos passos, lanço à queima-roupa: — Você conhece alguma cidade mais feia do que São Paulo? — Agora você me pegou, retruca, rindo. Hã, deixa eu ver... Lembro-me de La Paz, a capital da Bolívia, que me pareceu bem feia. Dizem que Bogotá é muito feiosa também, mas não a conheço. Bem, São Paulo, no geral, é feia, mas as pessoas têm uma disposição para o trabalho aqui, uma vibração empreendedora, que dá uma feição muito particular à cidade. Acordar cedo em São Paulo e ver as pessoas saindo para trabalhar é algo que me toca. Acho emocionante ver a garra dessa gente.

R. Moraes e R. Linsker. Estrangeiros em casa: uma caminhada pela selva urbana de São Paulo. National Geographic Brasil. Adaptado.

Ao reproduzir um diálogo, o texto incorpora marcas de oralidade, tanto de ordem léxica, caso da palavra •garra?, quanto de ordem gramatical, como, por exemplo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q265790 | Física, Cinemática Vetorial, Vestibular, UFPR, UFPR

Dois navios deixam um porto ao mesmo tempo. O primeiro viaja a uma velocidade de 16 km/h em um curso de 45° em relação ao norte, no sentido horário. O segundo viaja a uma velocidade 6 km/h em um curso de 105° em relação ao norte, também no sentido horário. Após uma hora de viagem, a que distância se encontrarão separados os navios, supondo que eles tenham mantido o mesmo curso e velocidade desde que deixaram o porto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q266043 | Inglês, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões 39 e 40

As everybody knows, if you do not work out, your muscles get flaccid. What most people don?t realize, however, is that your brain also stays in better shape when you exercise.
Surprised? Although the idea of exercising cognitive machinery by performing mentally demanding activities – popularly termed the "use it or lose it" hypothesis – is better known, a review of dozens of studies shows that maintaining a mental edge requires more than that. Other things you do – including participating in activities that make you think, getting regular exercise, staying socially engaged and even having a positive attitude – have a meaningful influence on how effective your cognitive functioning will be in old age.
www.scientificamerican.com/article. Acessado em 06/07/2009. Adaptado.

Segundo o texto, o bom funcionamento de nosso cérebro na velhice depende, entre outros fatores,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q54305 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFRS) Sobre a legislação abolicionista do tráfico e da escravidão no Brasil do século XIX, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q266384 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões de 17 a 20

Vestindo água, só saído o cimo do pescoço, o burrinho tinha de se enqueixar para o alto, a salvar também de fora
o focinho. Uma peitada. Outro tacar de patas. Chu-áa! Chu-áa... — ruge o rio, como chuva deitada no chão. Nenhuma pressa! Outra remada, vagarosa. No fim de tudo, tem o pátio, com os cochos, muito milho, na Fazenda; e depois o pasto: sombra, capim e sossego... Nenhuma pressa. Aqui, por ora, este poço doido, que barulha como um fogo, e faz medo, não é novo: tudo é ruim e uma só coisa, no caminho: como os homens e os seus modos, costumeira confusão. É só fechar os olhos. Como sempre. Outra passada, na massa fria. E ir sem afã, à voga surda, amigo da água, bem com o escuro, filho do fundo, poupando forças para o fim. Nada mais, nada de graça; nem um arranco, fora de hora. Assim. João Guimarães Rosa. O burrinho pedrês, Sagarana.

Em trecho anterior do mesmo conto, o narrador chama Sete-de-Ouros de "sábio". No excerto, a sabedoria do burrinho consiste, principalmente, em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q521551 | Português, Língua e Linguagem, Vestibular, Vestibular

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra e veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q54094 | Matemática, Geometria Espacial, Vestibular, Vestibular

(IMED/2015) Após a limpeza de um aquário, que tem o formato de um paralelepípedo, com dimensões internas de 1,20 m de comprimento, 1 m de largura e 50 cm de profundidade, constatou-se que o nível da água atingiu 80% de sua altura máxima. Nessa situação, a quantidade de água que falta para encher completamente o aquário, em litros, corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q54391 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) O atentado ao Riocentro, em 30 de abril de 1981, em que explodiu uma bomba num carro, matou um sargento e feriu gravemente um capitão do Exército, resultou da reação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q54371 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Cefet-PR) No Brasil durante o período entre-guerras, a radicalização político-ideológica, representada pelo choque das forças antagônicas dos fascistas da Ação Integralista Brasileira e dos esquerdistas da Aliança Nacional Libertadora, serviu de pretexto para que Getúlio Vargas preparasse o golpe que originou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q266413 | Química, Vestibular, ITA, ITA

Considere um mol de um gás que se comporta idealmente, contido em um cilindro indeformável provido de pistão de massa desprezível, que se move sem atrito. Com relação a este sistema, são feitas as seguintes afirmações:

I. Se o gás for resfriado contra pressão externa constante, o sistema contrai?se.
II. Se pressão for exercida sobre o pistão, a velocidade média das moléculas do gás aumenta.
III. Se o sistema for aquecido a volume constante, a velocidade média das moléculas aumenta, independentemente da natureza do gás.
IV. A velocidade média das moléculas será maior se o gás for o xenônio e menor se for o argônio.

Das afirmações acima, está(ão) ERRADA(S) apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q266140 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

A lei 7678 de 1988 define que "vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura". Na produção de vinho, são utilizadas leveduras anaeróbicas facultativas. Os pequenos produtores adicionam essas leveduras ao mosto (uvas esmagadas, suco e cascas) com os tanques abertos, para que elas se reproduzam mais rapidamente. Posteriormente, os tanques são hermeticamente fechados. Nessas condições, pode?se afirmar, corretamente, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q266490 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões de 12 a 14

Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia – o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua.

João do Rio. A alma encantadora das ruas.

Em "nas cidades, nas aldeias, nos povoados" (linha 6), "hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia" (linhas 12 e 13) e "levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis" (linhas 13 e 14), ocorrem, respectivamente, os seguintes recursos expressivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q266373 | Química, Vestibular, USP, FUVEST

Uma usina de reciclagem de plástico recebeu um lote de raspas de 2 tipos de plásticos, um deles com densidade 1,10 kg/L e outro com densidade 1,14 kg/L. Para efetuar a separação dos dois tipos de plásticos, foi necessário preparar 1000 L de uma solução de densidade apropriada, misturando?se volumes adequados de água (densidade = 1,00 kg/L) e de uma solução aquosa de NaCl, disponível no almoxarifado da usina, de densidade 1,25 kg/L. Esses volumes, em litros, podem ser, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q266228 | Física, Corrente elétrica, Vestibular, UFPR, UFPR

Devido ao seu baixo consumo de energia, vida útil longa e alta eficiência, as lâmpadas de LED (do inglês light emitting diode) conquistaram espaço na última década como alternativa econômica em muitas situações práticas. Vamos supor que a prefeitura de Curitiba deseje fazer a substituição das lâmpadas convencionais das luzes vermelhas de todos os semáforos da cidade por lâmpadas de LED. Os semáforos atuais utilizam lâmpadas incandescentes de 100 W. As lâmpadas de LED a serem instaladas consomem aproximadamente 0,1 A de corrente sob uma tensão de alimentação de 120 V. Supondo que existam 10.000 luzes vermelhas, que elas permaneçam acesas por um tempo total de 10 h ao longo de cada dia e que o preço do quilowatt–hora na cidade de Curitiba seja de R$ 0,50, a economia de recursos associada apenas à troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED nas luzes vermelhas em um ano seria de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q266247 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Foi precisamente a divisão da economia mundial em múltiplas jurisdições políticas, competindo entre si pelo capital circulante, que deu aos agentes capitalistas as maiores oportunidades de continuar a expandir o valor de seu capital, nos períodos de estagnação material generalizada da economia mundial.
Giovanni Arrighi, O longo século XX. Dinheiro, poder e as origens do nosso tempo. Rio de Janeiro/São Paulo: Contraponto/Edunesp, p.237, 1996.

Conforme o texto, uma das características mais marcantes da história da formação e desenvolvimento do sistema capitalista é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q266035 | Geografia, Cartografia, Vestibular, UFPR, UFPR

Ao selecionar um terreno, um comprador observou pela planta do loteamento que esse lote apresentava as seguintes medidas: 1 cm (frente) por 2 cm (lateral). A área informada era de 800 m2. Considerando as medidas observadas, assinale a alternativa que apresenta a escala da planta do loteamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.