Início

Questões de Concursos Vestibular

Resolva questões de Vestibular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q266072 | Português, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões de 47 a 49

Não era e não podia o pequeno reino lusitano ser uma potência colonizadora à feição da antiga Grécia. O surto marítimo que enche sua história do século XV não resultara do extravasamento de nenhum excesso de população, mas fora apenas provocado por uma burguesia comercial sedenta de lucros, e que não encontrava no reduzido território pátrio satisfação à sua desmedida ambição. A ascensão do fundador da Casa de Avis ao trono português trouxe esta burguesia para um primeiro plano. Fora ela quem, para se livrar da ameaça castelhana e do poder da nobreza, representado pela Rainha Leonor Teles, cingira o Mestre de Avis com a coroa lusitana. Era ela, portanto, quem devia merecer do novo rei o melhor das suas atenções. Esgotadas as possibilidades do reino com as pródigas dádivas reais, restou apenas o recurso da expansão externa para contentar os insaciáveis companheiros de D. João I.

Caio Prado Júnior, Evolução política do Brasil. Adaptado.

No contexto, o verbo "enche" indica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q266260 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, UNESP, VUNESP

Texto associado.

As questões de números 06 a 10 tomam por base uma passagem do artigo Os operários da música livre, de Ronaldo Evangelista.

Desde o final do século 20, toda a engrenagem industrial do mercado musical passa por intensas transformações, como o surgimento e disseminação de novas tecnologias, em grande parte gratuitas, como os arquivos MP3s, as redes de compartilhamento destes arquivos, mecanismos torrents, sites de armazenamento de conteúdo, ferramentas de publicação on-line — tudo à disposição de quem quisesse dividir com os outros suas canções e discos favoritos. A era pósindustrial atingiu toda a indústria do entretenimento, mas o braço da música foi quem mais sofreu, especialmente as grandes gravadoras multinacionais, as chamadas majors, que sofreram um declínio em todas as etapas de seu antigo negócio, ao mesmo tempo em que rapidamente se aperfeiçoavam ferramentas baratas e caseiras de produção que diminuíam a distância entre amadores e profissionais. A era digital é também chamada de pós-industrial porque confronta o modelo de produção que dominava até o final do século 20. Esse modelo industrial é baseado na repetição, em formatar e embalar. Por trás disso, a ideia é obter a máxima produção — o que, para produtos em geral, funciona muito bem. Quando esses parâmetros são aplicados à arte, a venda do produto (por exemplo, o disco) depende do conteúdo (a canção). A canção que vai resultar nessa "produção máxima" é buscada por meio de um equilíbrio entre criatividade e uma fórmula de sucesso que desperte o interesse do público. Como estudos ainda não conseguiram decifrar como direcionar a criatividade de uma maneira que certamente despertará esse interesse (e maximizará a produ- ção), a opção normalmente costuma ser pela solução mais simples. "Cada um tem descoberto suas fórmulas e possibilidades, pois tudo tende a ser cada vez menos homogêneo", opina o baiano Lucas Santtana, que realizou seus discos recentes às próprias custas."Claro que ainda existe uma distância em relação aos artistas chamados mainstream", continua. "Mas você muda o tamanho da escala e já está tudo igual em termos de business. A pergunta é se essa geração faz uma música para esse grande mercado ou se ela está formando um novo público. Outra pergunta é se o grande mercado na verdade não passa de uma imposição de uma máfia que dita o que vai ser popular."

(Galileu, março de 2013. Adaptado.)

Segundo o autor, desde o final do século 20, as novas tecnologias e softwares voltados para a música beneficiaram

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q266037 | Biologia, Vestibular, UFPR, UFPR

Em suínos, a sensibilidade ao anestésico halothane é de grande importância econômica, uma vez que os animais sensíveis são altamente propensos a stress, provocando prejuízos por morte súbita e condenação de carcaças. Essa sensibilidade é provocada pela homozigose do gene h, e os animais afetados não podem ser dentificados morfologicamente, até que a doença se manifeste, antes de atingirem a maturidade sexual. Um criador cruzou um macho e uma fêmea de genótipos desconhecidos e obteve um filhote que manifestou a doença. O mesmo casal foi cruzado mais uma vez e teve dois filhotes. Temeroso de perder também estes animais, o criador quer saber qual a probabilidade de ambos os filhotes serem afetados. Assinale a resposta correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q266494 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões 20 e 21

Belo Horizonte, 28 de julho de 1942.
Meu caro Mário,
Estou te escrevendo rapidamente, se bem que haja muitíssima coisa que eu quero te falar (a respeito da Conferência, que acabei de ler agor(A). Vem-me uma vontade imensa de desabafar com você tudo o que ela me fez sentir. Mas é longo, não tenho o direito de tomar seu tempo e te chatear.
Fernando Sabino.

No texto, o conectivo "se bem que" estabelece relação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q54284 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(FGV-SP) Leia as afirmações abaixo, sobre a Restauração na França, e assinale a alternativa correta.

I. Durante a Restauração (1789-1815), os Bourbon buscaram reinstalar o absolutismo, sofrendo, por isso, uma resistência popular de caráter republicano e ações de terror contra a nobreza.
II. O parlamento francês, na primeira fase da Restauração, foi composto por três forças políticas: a ultra-realista, a constitucional e a liberal.
III. Na tentativa de consolidar uma transição, durante a Restauração, foi instituído o voto censitário.
IV. A vitória da Revolução Liberal, nas jornadas de julho, não representou o triunfo do liberalismo sobre o absolutismo.
V. Luís XVIII e Carlos X ficaram conhecidos como os “reis da restauração”, enquanto Luís Felipe de Orléans, como o “rei dos banqueiros” nesse processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q265779 | Biologia, Vestibular, UFPR, UFPR

Um arquiteto encomendou a um paisagista um terrário para colocar num apartamento como divisória entre dois ambientes. Uma das exigências do proprietário do apartamento é que o terrário representasse um ambiente de floresta úmida, semelhante à Floresta Atlântica. Solicitou, também, que o ambiente incluísse exclusivamente representantes das divisões do Reino Plantae. Com base nos conhecimentos sobre esse Reino, considere os seguintes grupos:

1- Musgos, pois são encontrados sobre troncos e solo da floresta.
2-Algas cianofíceas, pois são produtores primários.
3-Samambaias, pois são os principais elementos do sub-bosque.
4-Pinus sp., pois formam o dossel das florestas.
5- Epífitas, pois são frequentes sobre os ramos das árvores.
Atendem às exigências do proprietário os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q265894 | Física, Teoria cinética dos gases, Vestibular, UFPR, UFPR

Segundo a teoria cinética, um gás é constituído por moléculas que se movimentam desordenadamente no espaço do reservatório onde o gás está armazenado. As colisões das moléculas entre si e com as paredes do reservatório são perfeitamente elásticas. Entre duas colisões sucessivas, as moléculas descrevem um MRU. A energia cinética de translação das moléculas é diretamente proporcional à temperatura do gás. Com base nessas informações, considere as seguintes afirmativas:

1- As moléculas se deslocam todas em trajetórias paralelas entre si.
2- Ao colidir com as paredes do reservatório, a energia cinética das moléculas é conservada.
3- A velocidade de deslocamento das moléculas aumenta se a temperatura do gás for aumentada.
Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q54215 | História, Hístória do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFSE) “O heróico Tiradentes, calmo e solene, foi conduzido, vestindo a túnica branca dos condenados, da prisão da Rua da Cadeia, hoje Rua da Assembléia e pela Rua do Piolho, acompanhado por dois padres e uma guarda de cem baionetas, fazendo preces, até chegar ao cadafalso. Ali, deu o dinheiro que tinha aos seus executores e depois de repetir com seu confessor o Credo católico, gritou: ‘Cumpri a minha palavra, morro pela liberdade’.”

A Presença Inglesa no Brasil. Loyds Bank. Fundação Roberto Marinho.

O texto faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q265991 | História, Vestibular, UFPR, UFPR

O fim do comunismo na Europa Oriental e na União Soviética, entre 1989 e 1991, foi um fato inesperado para a maioria da comunidade acadêmica e política, pois ele não apresentava sinais aparentes de deterioração. O historiador Mark Mazower declarou: "A liberdade foi a consequência; o desejo de liberdade não foi necessariamente a causa". Segundo essa afirmação e os conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q266428 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

O fígado humano é uma glândula que participa de processos de digestão e absorção de nutrientes, ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q265784 | História, Vestibular, USP, FUVEST

"E o pior é que a maior parte do ouro que se tira das minas passa em pó e em moeda para os reinos estranhos e a menor quantidade é a que fica em Portugal e nas cidades do Brasil..."

João Antonil. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas, 1711.

Esta frase indica que as riquezas minerais da colônia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q265562 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões 20 e 21

Belo Horizonte, 28 de julho de 1942.
Meu caro Mário,
Estou te escrevendo rapidamente, se bem que haja muitíssima coisa que eu quero te falar (a respeito da Conferência, que acabei de ler agor(A). Vem-me uma vontade imensa de desabafar com você tudo o que ela me fez sentir. Mas é longo, não tenho o direito de tomar seu tempo e te chatear.
Fernando Sabino.

Neste trecho de uma carta de Fernando Sabino a Mário de Andrade, o emprego de linguagem informal é bem evidente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q54230 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) A época da Contra-Reforma representou para os países católicos, principalmente Portugal, Espanha e parte da Itália, um período de estagnação cultural, porque, em nome da defesa da fé,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q265725 | Matemática, Vestibular, USP, FUVEST

Um dado cúbico, não viciado, com faces numeradas de 1 a 6, é lançado três vezes. Em cada lançamento, anota-se o número obtido na face superior do dado, formando-se uma sequência (A,B,C) Qual é a probabilidade de que : seja sucessor de ! ou que ; seja sucessor de b?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q266262 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

Ao noticiar o desenvolvimento de mecanismos de prevenção contra a esquistossomose, um texto jornalístico trouxe a seguinte informação:
Proteína do parasita da doença "ensina" organismo a se defender dele.
Folha de S. Paulo, 06/08/2010.

Traduzindo a notícia em termos biológicos, é correto afirmar que uma proteína, presente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q54485 | Matemática, Exponencial e Logaritmo, Vestibular, Vestibular

(Fatec-SP) Sabendo que loga 18 = 2,890 e log 18 = 1,255, então loga 10 é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q266050 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

Dos termos sublinhados nas frases abaixo, o único que está inadequado ao contexto ocorre em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q266316 | História, Vestibular, USP, FUVEST

A metrópole se transforma num ritmo intenso. A mudança mais evidente refere-se ao deslocamento de indústrias da cidade de São Paulo [para outras cidades paulistas ou outros estados], uma tendência que presenciamos no processo produtivo – como condição de competitividade – que obriga as empresas a se modernizarem.

A. F. A. Carlos, São Paulo: do capital industrial ao capital financeiro, 2004. Adaptado.

Com base no texto acima e em seus conhecimentos, considere as afirmações:
I. Um dos fatores que explica o deslocamento de indústrias da capital paulista é o seu trânsito congestionado, que aumenta o tempo e os custos da circulação de mercadorias.
II.O deslocamento de indústrias da capital paulista tem acarretado transformações no mercado de trabalho, como a diminuição relativa do emprego industrial na cidade.
III. O deslocamento de indústrias da cidade de São Paulo decorre, entre outros fatores, do alto grau de organização e da forte atuação dos sindicatos de trabalhadores nessa cidade.
Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q54127 | Probabilidade e Estatística, Análise Combinatória, Vestibular, Vestibular

(Ufsm 2002) Para ter acesso a uma sala reservada, cada usuário recebe um cartão de identificação com 4 listras coloridas, de modo que qualquer cartão deve diferir de todos os outros pela natureza das cores ou pela ordem das mesmas nas listras. Operando com 5 cores distintas e observando que listras vizinhas não tenham a mesma cor, quantos usuários podem ser identificados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q54121 | Probabilidade e Estatística, Análise Combinatória, Vestibular, Vestibular

(Puccamp 96) Usando os algarismos 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9, sem repetição, quantos números pares de três algarismos e maiores que 234 pode-se formar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.