Início

Questões de Concursos Vestibular

Resolva questões de Vestibular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q54449 | Matemática, Problemas de Matemática, Vestibular, Vestibular

(PUC-PR) Em um grupo de pessoas, 70% não possuem curso superior e 30% possuem. O salário dos que não possuem curso superior é de R$ 500,00 e o salário dos que possuem é de R$ 1.500,00. O salário médio do grupo é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q266174 | Física, Leis dos gases perfeitos, Vestibular, UFPR, UFPR

Considere que num recipiente cilíndrico com êmbolo móvel existem 2 mols de moléculas de um gás A à temperatura inicial de 200 K. Este gás é aquecido até a temperatura de 400 K numa transformação isobárica. Durante este aquecimento ocorre uma reação química e cada molécula do gás A se transforma em duas moléculas de um gás B.

Com base nesses dados e nos conceitos de termodinâmica, é correto afirmar que o volume final do recipiente na temperatura de 400 K é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q54244 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(UEMS) A Revolução Inglesa do século XVII foi uma disputa entre o Rei e o Parlamento. Essa revolução foi também chamada de Revolução Gloriosa e significou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q266389 | História, Vestibular, UFPR, UFPR

Tenho insistido também que a monarquia deve ser atribuída exclusivamente aos varões, já que a ginecocracia vai contra a lei natural; esta deu aos homens a força, a prudência, as armas, o poder. A lei de Deus ordena explicitamente que a mulher se submeta ao homem, não só no governo de reinos e impérios, mas também na família. (...) Também a lei civil proíbe à mulher os cargos e ofícios próprios ao homem. (...) É extremamente perigoso que uma mulher ostente a soberania. (...) No caso de uma rainha que não contraia o matrimônio – caso de uma verdadeira ginecocracia –, o Estado está exposto a graves perigos procedentes tanto dos estrangeiros como dos súditos, pois caso seja um povo generoso e de bom ânimo suportará mal que uma mulher exerça o poder.
(Jean Bodin, Los seis libros de la republica. Edição espanhola de 1973, p. 224.)
A citação extraída do livro do jurista francês Jean Bodin (1530-1596), publicado em 1576, refere-se ao exercício do poder soberano por mulheres, algo que seria contrário às leis da natureza, à lei de Deus e às leis civis, de acordo com o pensamento político da época. Contudo, uma importante monarca contemporânea a Bodin, Elizabeth Tudor, exerceu o poder político em condições adversas e muitas vezes ameaçadoras à sua integridade física, e seu longo reinado foi considerado pelos historiadores como a "época dourada" da Inglaterra. Sobre a monarquia e o exercício do poder soberano, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q266393 | História, Vestibular, USP, FUVEST

A economia das possessões coloniais portuguesas na América foi marcada por mercadorias que, uma vez exportadas para outras regiões do mundo, podiam alcançar alto valor e garantir, aos envolvidos em seu comércio, grandes lucros. Além do açúcar, explorado desde meados do século XVI, e do ouro, extraído regularmente desde fins do XVII, merecem destaque, como elementos de exportação presentes nessa economia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q266441 | Física, Força de atrito, Vestibular, UFPR, UFPR

Um avião voa numa trajetória retilínea e horizontal próximo à superfície da Terra. No interior da aeronave, uma maleta está apoiada no chão. O coeficiente de atrito estático entre a maleta e o chão do avião é µ e a aceleração da gravidade no local do voo é g. Considerando esta situação, analise as seguintes afirmativas:

1. Se a maleta não se mover em relação ao chão do avião, então um passageiro pode concluir corretamente, sem acesso a qualquer outra informação, que o avião está se deslocando com velocidade constante em relação ao solo.

2. Se o avião for acelerado com uma aceleração superior a µg, então o passageiro verá a maleta se mover para trás do avião, enquanto um observador externo ao avião, em repouso em relação à superfície da Terra, verá a maleta se mover no mesmo sentido em que o avião se desloca.

3. Para um mesmo valor da aceleração da aeronave em relação à Terra, com módulo maior que µg, maletas feitas de mesmo material e mesmo tamanho, mas com massas diferentes, escorregarão no interior do avião com o mesmo valor da aceleração em relação ao chão da aeronave.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q54431 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(Mackenzie-SP) Sorteado ao acaso um número natural n, 1 ≤ n ≤ 99, a probabilidade de ele ser divisível por 3 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q265883 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões de 80 a 82

Já na segurança da calçada, e passando por um trecho em obras que atravanca nossos passos, lanço à queima-roupa: — Você conhece alguma cidade mais feia do que São Paulo? — Agora você me pegou, retruca, rindo. Hã, deixa eu ver... Lembro-me de La Paz, a capital da Bolívia, que me pareceu bem feia. Dizem que Bogotá é muito feiosa também, mas não a conheço. Bem, São Paulo, no geral, é feia, mas as pessoas têm uma disposição para o trabalho aqui, uma vibração empreendedora, que dá uma feição muito particular à cidade. Acordar cedo em São Paulo e ver as pessoas saindo para trabalhar é algo que me toca. Acho emocionante ver a garra dessa gente.

R. Moraes e R. Linsker. Estrangeiros em casa: uma caminhada pela selva urbana de São Paulo. National Geographic Brasil. Adaptado.

Os interlocutores do diálogo contido no texto compartilham o pressuposto de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q54433 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(UFF-RJ) Dado o conjunto P = {{0}, 0, ∅, {∅}}, considere as afirmativas:

I. {0} ∈ P
II. {0}  P
III. ∅ ∈ P

Com relação a estas afirmativas conclui-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q266421 | Matemática, Vestibular, USP, FUVEST

Francisco deve elaborar uma pesquisa sobre dois artrópodes distintos. Eles serão selecionados, ao acaso, da seguinte relação: aranha, besouro, barata, lagosta, camarão, formiga, ácaro, caranguejo, abelha, carrapato, escorpião e gafanhoto.
Qual é a probabilidade de que ambos os artrópodes escolhidos para a pesquisa de Francisco não sejam insetos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q54366 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) “(…) tratava-se de um movimento reacionário, uma vez que as forças que o lideraram (oligarquia cafeeira paulista) pretendiam retornar ao poder; por outro lado, ao propor a redemocratização, o movimento ganhava um aspecto modernizador e liberalizante.”

Na evolução da história política brasileira, o texto identifica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q54125 | Probabilidade e Estatística, Análise Combinatória, Vestibular, Vestibular

(Ufal 2000) Quantos números pares de quatro algarismos distintos podem ser formados com os elementos do conjunto A={0,1,2,3,4}?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q54255 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UEMS) A abdicação de D. Pedro I, em 1831, significou para o Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q54342 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Cefet-PR) Muitos acontecimentos semelhantes aos que ocorreram à ex-URSS desorganizaram o leste-europeu causando uma onda de separatismos, de nacionalismos exacerbados e de conflitos étnicos e religiosos, há muito encobertos ou reprimidos. Estes acontecimentos resultaram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q54140 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Vestibular, Vestibular

(UFRGS 2010) Uma urna contém bolas numeradas de 1 a 15. Retirando-se da urna 3 bolas, sem reposição, a probabilidade de a soma dos números que aparecem nas bolas ser par é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q54411 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Se x = 2 √24 – √54 , então x é tal que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q54330 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Em março de 1933, Roosevelt assume a presidência dos EUA, no apogeu da crise econômico-social, o desemprego atingia mais de um quarto da população ativa... O novo presidente, discursando em sua posse, disse: “O país pede ação, e ação imediata (...). Precisamos agir, e agir com rapidez”. A solução encontrada denominou-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q54236 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(UEMS) A Reforma religiosa do século XVI, ocorrida na Europa, significou um marco na trajetória da Cristandade. Os principais reformados foram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q54293 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Fuvest-SP) A incorporação de novas áreas, entre 1820 e 1850, que deu aos Estados Unidos sua atual conformação territorial, estendendo-se do Atlântico ao Pacífico, deveu-se fundamentalmente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q54128 | Probabilidade e Estatística, Análise Combinatória, Vestibular, Vestibular

(Cesgranrio 2002) Um brinquedo comum em parques de diversões é o "bicho-da-seda", que consiste em um carro com cinco bancos para duas pessoas cada e que descreve sobre trilhos, em alta velocidade, uma trajetória circular. Suponha que haja cinco adultos, cada um deles acompanhado de uma criança, e que, em cada banco do carro, devam acomodar-se uma criança e o seu responsável. De quantos modos podem as dez pessoas ocupar os cinco bancos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.