Início

Questões de Concursos Vestibular

Resolva questões de Vestibular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q266467 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin. Diante disso, considere as seguintes afirmativas:

I. A seleção natural leva ao aumento da frequência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.
II.A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.
III. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q54260 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Em 1532, a expedição do espanhol Francisco Pizarro conquista a capital sul do Império Inca, atual Cuzco. Três anos depois, é fundada a Ciudad de los Reyes, hoje a capital, Lima. A colônia é elevada a vice-reino do Peru em 1543, graças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q54388 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UECE) Marque a opção correta a respeito do AI-5 (Ato Institucional nº 5), editado pelo regime militar brasileiro no final do ano de 1968:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q265628 | Química, Vestibular, UFPR, UFPR

Sobre as substâncias utilizadas em doping, apresentadas na questão anterior, considere as seguintes afirmativas:

1. A metanfetamina possui uma amina secundária.

2. A testosterona é um composto aromático.

3. A testosterona possui função cetona.

4. A hidroclorotiazida é um sal.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q54358 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Cefet-PR) Tida como a maior crise até então enfrentada pelo capitalismo, a crise de 1929 iniciou-se nos Estados Unidos e atingiu com maior ou menor intensidade todos os países. Em linhas gerais, pode-se caracterizar esta crise como sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q266091 | Física, Vestibular, ITA, ITA

Pode–se associar a segunda lei da Termodinâmica a um princípio de degradaçãao da energia. Assinale a alternativa que melhor justifica esta associaçãao.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q266225 | Geografia, Vestibular, USP, FUVEST

No início do século XX, focos de varíola e febre amarela fizeram milhares de vítimas na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo período, a atuação das Brigadas Mata-Mosquitos, a obrigatoriedade da vacina contra a varíola e a remodelação da região portuária e do centro da cidade geraram insatisfações entre as camadas populares e entre alguns políticos. Rui Barbosa, escritor, jurista e político, assim opinou sobre a vacina contra a varíola:
"...não tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violência, a tirania a que ele se aventura (...) com a introdução, no meu sangue, de um vírus sobre cuja influência existem os mais bem fundados receios de que seja condutor da moléstia ou da morte." Considerando esse contexto histórico e as formas de transmissão e prevenção dessas doenças, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q266497 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, UNESP, VUNESP

Texto associado.

Para responder às questões de números 11 a 15, leia o fragmento de um texto publicado em 1867 no semanário Cabrião.

São Paulo, 10 de março de 1867.
Estamos em plena quaresma.
A população paulista azafama-se a preparar-se para a lavagem geral das consciências nas águas lustrais do confessionário e do jejum.
A cambuquira* e o bacalhau afidalgam-se no mercado.
A carne, mísera condenada pelos santos concílios, fica reduzida aos pouquíssimos dentes acatólicos da população, e desce quase a zero na pauta dos preços.
O que não sobe nem desce na escala dos fatos normais é a vilania, a usura, o egoísmo, a estatística dos crimes e o montão de fatos vergonhosos, perversos, ruins e feios que precedem todas as contrições oficiais do confessionário, e que depois delas continuam com imperturbável regularidade.
É o caso de desejar-se mais obras e menos palavras.
E se não, de que é que serve o jejum, as macerações, o arrependimento, a contrição e quejandas religiosidades? O que é a religião sem o aperfeiçoamento moral da consciência? O que vale a perturbação das funções gastronômicas do estômago sem consciência livre, ilustrada, honesta e virtuosa? Seja como for, o fato é que a quaresma toma as rédeas do governo social, e tudo entristece, e tudo esfria com o exercí- cio de seus místicos preceitos de silêncio e meditação. De que é que vale a meditação por ofício, a meditação hipócrita e obrigada, que consiste unicamente na aparência? Pois o que é que constitui a virtude? É a forma ou é o fundo? É a intenção do ato, ou sua feição ostensiva? Neste sentido, aconselhamos aos bons leitores que comutem sem o menor escrúpulo os jejuns, as confissões e rezas em boas e santas ações, em esmolas aos pobres.
(Ângelo Agostini, Américo de Campos e Antônio Manoel dos Reis. Cabrião, 10.03.1867. Adaptado.)

* Iguaria constituída de brotos de abóbora guisados, geralmente servida como acompanhamento de assados.

Pois o que é que constitui a virtude? É a forma ou é o fundo?

É a intenção do ato, ou sua feição ostensiva? Marque a alternativa cuja passagem responde à questão levantada pelos autores no trecho em destaque.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q266054 | História, Vestibular, USP, FUVEST

No "Manifesto Antropófago", lançado em São Paulo, em 1928, lê-se: "Queremos a Revolução Caraíba (...). A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem (...). Sem nós, a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem."

Essas passagens expressam a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q54361 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(UFR-RJ) “Não é verdade que os Estados Unidos sintam fome de terra (…). Este país não deseja senão ver os vizinhos estáveis. (…) no hemisfério ocidental, a adesão dos Estados Unidos a Doutrina de Monroe pode forçá-los, ainda que com relutância, em casos flagrantes de malfeitorias ou impotência, ao exercício de poder de política internacional.”

Mensagem de Theodore Roosevelt ao Congresso em 1904. In: FARIA, Ricardo de M. et alli. História. Belo Horizonte: Lê, 1989. v. 3.

A política intervencionista norte-americana, nas primeiras décadas do século XX,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q54382 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) A política econômica do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960) caracterizou-se pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q54419 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(UFMS) Se a, b, c, e d são racionais, p é primo positivo e a + b . √p = c + d . √p , sendo b = d então:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q265879 | Química, Vestibular, ITA, ITA

Assinale a opção que contém a concentração (em mol ? L ?1) de um íon genérico M+, quando se adiciona um composto iônico MX sólido até a saturação a uma solução aquosa 5 x 10?3 mol ? L ?1 em PX. Dado Kps(MX) = 5 x 10 ?12.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q265899 | Matemática, Vestibular, USP, FUVEST

Cada uma das cinco listas dadas é a relação de notas obtidas por seis alunos de uma turma em uma certa prova. Assinale a única lista na qual a média das notas é maior do que a mediana.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q265904 | Português, Palavras cognatas, Vestibular, UNESP, VUNESP

Texto associado.

As questões de números 06 a 10 tomam por base uma passagem do artigo Os operários da música livre, de Ronaldo Evangelista.

Desde o final do século 20, toda a engrenagem industrial do mercado musical passa por intensas transformações, como o surgimento e disseminação de novas tecnologias, em grande parte gratuitas, como os arquivos MP3s, as redes de compartilhamento destes arquivos, mecanismos torrents, sites de armazenamento de conteúdo, ferramentas de publicação on-line — tudo à disposição de quem quisesse dividir com os outros suas canções e discos favoritos. A era pósindustrial atingiu toda a indústria do entretenimento, mas o braço da música foi quem mais sofreu, especialmente as grandes gravadoras multinacionais, as chamadas majors, que sofreram um declínio em todas as etapas de seu antigo negócio, ao mesmo tempo em que rapidamente se aperfeiçoavam ferramentas baratas e caseiras de produção que diminuíam a distância entre amadores e profissionais. A era digital é também chamada de pós-industrial porque confronta o modelo de produção que dominava até o final do século 20. Esse modelo industrial é baseado na repetição, em formatar e embalar. Por trás disso, a ideia é obter a máxima produção — o que, para produtos em geral, funciona muito bem. Quando esses parâmetros são aplicados à arte, a venda do produto (por exemplo, o disco) depende do conteúdo (a canção). A canção que vai resultar nessa "produção máxima" é buscada por meio de um equilíbrio entre criatividade e uma fórmula de sucesso que desperte o interesse do público. Como estudos ainda não conseguiram decifrar como direcionar a criatividade de uma maneira que certamente despertará esse interesse (e maximizará a produ- ção), a opção normalmente costuma ser pela solução mais simples. "Cada um tem descoberto suas fórmulas e possibilidades, pois tudo tende a ser cada vez menos homogêneo", opina o baiano Lucas Santtana, que realizou seus discos recentes às próprias custas."Claro que ainda existe uma distância em relação aos artistas chamados mainstream", continua. "Mas você muda o tamanho da escala e já está tudo igual em termos de business. A pergunta é se essa geração faz uma música para esse grande mercado ou se ela está formando um novo público. Outra pergunta é se o grande mercado na verdade não passa de uma imposição de uma máfia que dita o que vai ser popular."

(Galileu, março de 2013. Adaptado.)

Como estudos ainda não conseguiram decifrar como direcionar a criatividade de uma maneira que certamente despertará esse interesse (e maximizará a produção), a opção normalmente costuma ser pela solução mais simples. O período em destaque apresenta muitos ecos (coincidências de sons de finais de palavras). Uma das formas de evitá-los e tornar a sequência mais fluente seria colocar "conduzir", "tal", "quantidade produzida" em lugar de, espectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q265535 | Literatura, Vestibular, UFPR, UFPR

Considerando os contos de Urupês, de Monteiro Lobato, e o romance Inocência, de Visconde de Taunay, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q54340 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) As lutas pela descolonização transformaram profundamente o mapa político mundial na segunda metade do século XX. As alternativas abaixo relacionam características importantes dos Estados nacionais surgidos na África e Ásia ao longo desse período, com exceção de uma. Qual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q266312 | Química, Vestibular, ITA, ITA

São feitas as seguintes comparações de valores de pKa de compostos orgânicos:

I. pKa (CH3COOH) > pKa (C?CH2COOH)
II. pKa (F3CCOOH) > pKa (C?3CCOOH)
III. pKa (CH3CH2CHC?COOH) > pKa (CH3CHC?CH2COOH)

Das comparações acima, está(ão) CORRETA(S) apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q266058 | Geografia, Geopolítica, Vestibular, UFPR, UFPR

No campo político, o nascimento do Estado moderno definiu o marco da centralidade territorial e institucional do poder político. Esta é certamente a instituição política mais importante da modernidade, responsável pela delimitação do território para o exercício do mando e da obediência, segundo normas e leis estabelecidas e reconhecidas como legítimas, sendo possível legalmente a coerção física em caso de desobediência. (CASTRO, Iná Elias. Geografia e Política Território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro, Ed. Bertrand Brasil, 2005, p. 111).

Sobre as origens e características do Estado, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q54415 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(PUC-PR) Na adição abaixo, os algarismos dentro dos quadrados foram omitidos: 3[ ]76 + 2[ ][ ][ ] + 5[ ]28 = 12838. A soma dos algarismos omitidos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.