Questões de Concursos Vestibular 1 semestre

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22Q946549 | Matemática, Polígonos, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Os discípulos de Pitágoras denominavam de “números triangulares” a sequência de números obtida pela somatória dos “n” primeiros números naturais não-nulos (com n ≥ 2), ou seja, N = 1 + 2 +3 + ... + n. Desta forma, são números triangulares 3, 6, 10, 15, ... . Eles também denominavam de “números oblongos” a sequência dos números que correspondem ao dobro dos números triangulares. Assinale a alternativa correta que indica a fórmula para o cálculo do n-ésimo número oblongo.
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23Q946592 | Física, Leis de Newton, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

“Cabo de guerra” além de ser expressão popular que identifica tanto a disputa entre entidades antagônicas, também caracteriza um antigo esporte que já participou das olimpíadas entre 1900 e 1920. Sua origem não é precisa mas há documentação de ter sido praticada desde o século 8 a.C na China Imperial para treinamento militar. Considere que duas pessoas A e B irão disputar cabo de guerra. Atem massa 80 kg e consegue com o movimento de recolhimento dos braços fazer força de 1000 N; B tem massa 100 kg que consegue fazer força de 800 N. Ambos os competidores devem manter os corpos posicionados de maneira vertical durante a disputa, e podem, então, serem modelados como pontos materiais. Perde a disputa aquele que cruzar primeiro uma linha posta a alguns metros adiante de cada competidor. Considere que ambos competidores dispõem do coeficiente de atrito de 1,0 entre a sola do sapato o chão, e, se necessário, admita que a aceleração da gravidade é de 10m/s2 . Assinale a alternativa correta que apresenta um fato verdadeiro.
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24Q946564 | Inglês, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Leia o excerto a seguir.
Some artists were imprisoned during the dictatorship in Brazil. _____, some of them were exiled.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
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25Q946580 | Química, Transformações Químicas, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

As funções inorgânicas são classificadas em óxidos, ácidos, bases e sais. Os sais são comumente utilizados no nosso dia-a-dia, como o sal de cozinha (NaCl), o bicarbonato de sódio (NaHCO3) e o sulfato de sódio (Na2SO4). Na indústria química, os sais também possuem um papel importante, por exemplo, o NaCl é utilizado na fabricação de soda cáustica. A reação química entre um ácido e uma base de Arrhenius produz um sal.
Considere a reação entre o ácido ortofosfórico e o hidróxido de cálcio abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o composto X formado e o valor de n conforme a estequiometria da reação balanceada.
2H3PO4 + nCa(OH)2 X + 6H2O
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26Q946574 | Geografia, Migrações, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

A ampliação das relações capitalistas no campo, desestruturando as antigas relações tradicionais de trabalho (a parceria, o arrendamento etc.), a mecanização da agricultura, a substituição da lavoura por pastos e a grande especulação imobiliária foram causas que estimularam a fuga da população do campo para as cidades. Ao mesmo tempo em que o campo expulsava, a cidade atraía (SCARLATO, 2011). A respeito do nome do fenômeno caracterizado no enunciado, assinale a alternativa correta.
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27Q946552 | Matemática, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Em um determinado jogo de computador, conforme o jogador vai evoluindo, novos personagens vão sendo desbloqueados para o jogador. Estes personagens são classificados em três tipos: atacantes, defensores e curandeiros. Um jogador possui desbloqueados 9 atacantes, 7 defensores e 5 curandeiros, e precisa montar duas equipes, com cinco personagens cada, para duas missões do jogo. Os critérios são os seguintes:
Missão 1: Cinco personagens quaisquer.
Missão 2: Dois atacantes, dois defensores e um curandeiro.
Considere que a ordem dos personagens em uma equipe não importa, e que um mesmo personagem pode fazer parte das duas equipes. Assinale a alternativa correta que apresenta quantas formas diferentes ele pode montar as equipes para cada uma das duas missões.
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28Q946560 | Inglês, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Texto associado.
Utilize o texto a seguir para responder a questão.

NO DIFFERENCE

Small as a peanut,
Big as a giant,
We’re all the same size
When we turn off the light.

Rich as a sultan,
Poor as a mite,
We’re all worth the same
When we turn off the light.

Red, black or orange,
Yellow or white,
We all look the same
When we turn off the light

So maybe the way
To make everything right
Is for God just reach out
And turn off the light!

(Where the Sidewalk Ends, the poems and drawings of Shel Silverstein. New York, Harper Collins Publishers, 1974)
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
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29Q946575 | Geografia, Noções Gerais de Urbanização, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Um fato marcante da urbanização brasileira nos últimos anos é o contínuo crescimento das regiões metropolitanas [...]. Antes de qualquer análise da metropolização no Brasil, é importante uma reflexão a respeito do termo metrópole, em virtude do que ela representa (SCARLATO, 2011). A respeito das características de uma metrópole, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Um crescimento expande a cidade, prolongando-a para fora de seu perímetro, e absorve aglomerados rurais e outras cidades. ( ) Com a expansão e a integração, desaparecem os limites físicos entre os diferentes núcleos urbanos, fenômeno chamado de cidades gêmeas. ( ) O termo região metropolitana pode ser usado quando há fluxo pendular de população entre as cidades vizinhas, que devem obrigatoriamente somar pelo menos 10 milhões de habitantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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30Q946550 | Matemática, Potência, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Embora pareça algo natural, a notação de valores numéricos no sistema de base 10 (sistema decimal) é, na verdade, uma convenção, como outras notações que foram utilizadas no passado. Um número no sistema decimal representa uma somatória de potências de 10: por exemplo, o número 2367 (dois mil, trezentos e sessenta e sete) equivale a 2 · 103 + 3 · 102 + 6 · 101 + 7 · 100 . Caso fosse utilizado um sistema de base 6, o número 2543 neste sistema equivaleria, no sistema decimal, a:
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31Q946583 | Química, Sistemas Gasosos, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Um gás ideal pode ser representado por um conjunto de moléculas ou átomos que estão em movimento constante e aleatório, onde as velocidades médias estão relacionadas com a temperatura. A equação de Clapeyron representa satisfatoriamente o comportamento de um gás ideal e é bastante utilizada pelos cientistas. Esta equação é o melhor caminho para se transformar massa em volume gasoso. Considere a equação de Clapeyron e assinale a alternativa correta com o volume ocupado por 10 g de N2 a 25ºC e 1 atm.
Considere os dados constantes dos gases ideais: R = 0,082 atm.L/mol.K Massa molar N2: 28 g/mol
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32Q946588 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Os seres vivos se interagem de diversas maneiras na natureza. Em relação as interações ecológicas, estas podem ser divididas em dois tipos, as relações intraespecíficas, ou seja, dentro da mesma espécie, ou relações interespecíficas, entre espécies diferentes. Em ambas as relações, temos as interações harmônicas e desarmônicas. A respeito das interações ecológicas, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Exemplos de interação intraespecífica harmônica são as formigas e as abelhas. ( ) Canibalismo e competição são exemplos de interação intraespecífica desarmônica. ( ) Exemplos de interação interespecíficas harmônicas são os liquens (fungos + cianobactérias), onde ambos se beneficiam da relação. ( ) O parasitismo é um exemplo de interação interespecífica desarmônica, onde o parasita retira do hospedeiro os nutrientes para sua sobrevivência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima pra baixo.
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33Q946559 | Inglês, Opposite, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Texto associado.
Utilize o texto a seguir para responder a questão.

NO DIFFERENCE

Small as a peanut,
Big as a giant,
We’re all the same size
When we turn off the light.

Rich as a sultan,
Poor as a mite,
We’re all worth the same
When we turn off the light.

Red, black or orange,
Yellow or white,
We all look the same
When we turn off the light

So maybe the way
To make everything right
Is for God just reach out
And turn off the light!

(Where the Sidewalk Ends, the poems and drawings of Shel Silverstein. New York, Harper Collins Publishers, 1974)
De acordo com o texto, assinale a alternativa incorreta na oposição de adjetivos.
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34Q946551 | Matemática, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Em matemática, denomina-se interpolação o método que permite construir uma nova função a partir de um conjunto discreto de pontos previamente conhecidos, de tal forma que estes pontos estejam contidos na nova função. Quando a função resultante deste processo é um polinômio, este recebe o nome de interpolação polinomial. Considere três pontos, definidos por (x, sen x), onde os valores de x são 0, π/2 e π (valores em radianos). Quanto à função polinomial resultante deste processo, assinale a alternativa correta.
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35Q946553 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Texto associado.
Leia atentamente o capítulo XXIX do romance “Quincas Borba” de Machado de Assis para responder a questão.

CAPÍTULO XXIX

RUBIÃO passou o resto da manhã alegremente. Era domingo; dois amigos vieram almoçar com ele, um rapaz de vinte e quatro anos, que roía as primeiras aparas dos bens da mãe, e um homem de quarenta e quatro ou quarenta e seis, que não tinha que roer.
Carlos Maria chamava-se o primeiro, Freitas o segundo. Rubião gostava de ambos, mas diferentemente;não era só a idade que o ligava mais ao Freitas, era também a índole deste homem. Freitas elogiava tudo, saudava cada prato e cada vinho com uma frase particular, delicada, e saía de lá com as algibeiras cheias de charutos, provando assim que os preferia a quaisquer outros. Tinhalhe sido apresentado em certo armazém da Rua Municipal, onde jantaram uma vez juntos. Contaram-lhe ali a história do homem, a sua boa e má fortuna, mas não entraram em particularidades. Rubião torceu o nariz; era naturalmente algum náufrago, cuja convivência não lhe traria nenhum prazer pessoal nem consideração pública. Mas o Freitas atenuou logo essa primeira impressão; era vivo, interessante, anedótico, alegre como um homem que tivesse cinqüenta contos de renda.
A índole de Rubião pode estar mais ligada a de Freitas. Quanto ao fato que justificaria essa possibilidade, assinale a alternativa correta.
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36Q946562 | Inglês, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Texto associado.
Utilize o texto a seguir para responder a questão.

The End of Poverty

Equality is a very big idea, connected to freedom, but an idea doesn’t come for free. In a world where distance no longer determines who your neighbor is, paying the price for equality is not just heart, it’s smart. The destinies of the “haves” are intrinsically linked to the fates of the “have-nothing-at-alls”. If we didn’t know this already, it became too clear on September 11, 2001. Africa is not the front line in the war against terror, but it soon could be.
“The war against terror is bound up in the war against poverty.” Who said that? Not me. Not some beatnik peace group. Secretary of State Colin Powell. And when a military man starts talking like that perhaps we should listen. In tense, nervous times isn’t it cheaper – and smarter – to make friends out of potential enemies than to defend yourself against them?
We could be the first generation to outlaw the kind of extreme, stupid poverty that sees a child die of hunger in a world of plenty, or of a disease preventable by a twenty-cent inoculation. We are the first generation that has enough power to do that. The first generation that is powerful enough to unknot the whole tangle of bad trade, bad debt, and bad luck. The first generation that can end a corrupt relationship between the powerful and the weaker parts of the world which has been so wrong for so long.
If the rich nations decided they could become slightly “poorer”, they would truly help the nations in need. If they agreed to write off the old debts of the poor countries, the whole world would be safer. This year millions of people gathered to persuade world leaders to invest more in fighting poverty and disease in Africa.
We cannot save energy life. But the ones we can, we must. It is – or it ought to be – unacceptable that an accident of longitude determines whether a child lives or dies. Fifteen thousand people dying needlessly every day from AIDS, TB, and malaria. Behind each of these statistics is someone’s daughter, someone’s son, a mother, a father, a sister, a brother.
This is Africa’s crisis. That it’s not on the nightly news, that we do not treat this as an emergency – that’s our crisis.

(adapted from Bono’s foreword to the End of Poverty, Jeffrey Sachs, Penguin Press, and “This is Generation’s Moon Shot”, by Bono in Time)
Assinale a alternativa correta para o verbo em destaque na frase abaixo.
Africa is not the front line in the war against terror, but it soon “could” be.
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37Q946571 | História, Era Vargas 19301954, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Com o fim do governo de Getúlio Vargas, que era conhecido como Estado Novo, em 1945, o Brasil passou por um período democrático que se estendeu até 1964. O processo de industrialização assumiu grandes proporções nessa época, ainda mais com o Plano de Metas que foi instituído no mandato de Juscelino Kubitschek, também chamado de JK (1956- 1961). A respeito do Plano de Metas,leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Com o plano de Metas, várias grandes empresas estrangeiras, chamadas de multinacionais, estabeleceram-se no Brasil. ( ) Foi a partir deste plano que a modernização ganhou um ritmo ainda mais rápido do que no período anterior. ( ) Em poucos anos, foram construídas usinas hidrelétricas, como a de Furnas e a de Três Marias, e a siderúrgica Usiminas, todas em Minas Gerais. ( ) Mas, nesse mesmo período, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu a uma taxa média de 10% ao ano. Dessa forma, durante o governo JK (1956-1961), o país registrou péssimos índices na produção industrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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38Q946587 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

As plantas _____ dependem de uma grande quantidade de água para sua existência e geralmente, crescem parcialmente ou completamente _____ em água. Já as plantas _____ se adaptam a ambientes com longas carências de água, o que leva a mudanças em suas estruturas internas, como células reduzidas e cutículas e paredes celulares mais espessas. Sobre a quantidade de água que as plantas dependem, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
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39Q946566 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

A respeito da Grécia Antiga, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A Grécia era chamada pelos antigos gregos de Hélade, que queria dizer “terra dos helenos”, referência a um lendário personagem, Heleno, cujos filhos teriam povoado a região. II. O período compreendido entre a ascensão de Alexandre ao poder, em 336 a.C, e o domínio da Grécia pelos romanos, em 146 a.C., é comumente denomina do Período Helenístico(séculos IV a II a.C). III. Educado pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), Alexandre admirava a cultura grega e queria vê-la difundida pelo mundo. IV. Conforme expandia seu império, Alexandre criava centros de irradiação cultural que promoviam a divulgação do saber científico e das formas artísticas e literárias da Grécia.
Assinale a alternativa correta:
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40Q946570 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

As três primeiras copas do mundo foram realizadas em 1930, 1934 e 1938. A quarta edição estava prevista para 1942, porém, só foi realizada em 1950, no Brasil. O fato é que, entre 1939 e 1945, países dos cinco continentes estiveram envolvidos em uma sangrenta guerra, que provocou a morte de 50 milhões de pessoas: a Segunda Guerra Mundial. A respeito do período entre guerras, assinale a alternativa incorreta.
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