Questões de Concursos Vestibular Estadual 2024

Resolva questões de Vestibular Estadual 2024 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q944885 | Física, Eletrodinâmica, Vestibular Estadual 2024, UERJ, UERJ, 2023

RAIOS NAS TEMPESTADES DE VERÃO
Da energia liberada por um raio, só uma pequena fração é convertida em energia elétrica; a maior parte se transforma em calor, luz, som e ondas de rádio. A fração convertida em energia elétrica é da ordem de 360 quilowatts-hora (kWh), aproximadamente o mesmo que consumiria uma lâmpada de LED de 100 watts (W) acesa durante alguns meses.
Adaptado de ciênciahoje.org.br.
Considere que um mês dura 30 dias e que uma lâmpada de LED funciona com a potência de 25 watts. Essa lâmpada consumirá a fração convertida em energia elétrica mencionada no texto em x meses.
O valor de x é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q944886 | Biologia, Biomas brasileiros, Vestibular Estadual 2024, UERJ, UERJ, 2023

Os manguezais têm a capacidade de armazenar carbono, pois a ausência de oxigênio no solo desse ecossistema retarda, ou até impede, a decomposição da matéria orgânica soterrada. Tendo em vista essa característica, a destruição dos manguezais pode contribuir, significativamente, para o seguinte fenômeno:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q944887 | Química, Vestibular Estadual 2024, UERJ, UERJ, 2023

Observe a equação química que representa a hidrólise do carbeto de cálcio.
CaC2 (s) + 2 H2 O (l)Ca(OH)2 (aq) + C2 H2 (g)
O nome do composto orgânico obtido nessa reação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q944888 | Física, Conteúdos Básicos, Vestibular Estadual 2024, UERJ, UERJ, 2023

Em determinadas condições, nanopartículas podem ser impulsionadas como um foguete pela simples interação com o meio. Admita que, em um dado instante, uma dessas partículas, com massa de 9,0 × 10−26 kg, adquire velocidade de 2,0 × 102 m/s.
Com base nessas informações, a ordem de grandeza da quantidade de movimento dessa partícula é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q944889 | Biologia, Sistema Respiratório Humano, Vestibular Estadual 2024, UERJ, UERJ, 2023

Quadros de pneumonia podem ocorrer quando, além do ar, algum corpo estranho entra nas vias respiratórias. Uma explicação para a possibilidade de entrada desses corpos estranhos é a comunicação entre o sistema respiratório e o seguinte sistema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q944890 | Química, Vestibular Estadual 2024, UERJ, UERJ, 2023

Para a produção de uma solução antisséptica à base de iodo, foram empregados 0,02 mol de I2, 0,06 mol de KI e determinada quantidade de água. A massa total de iodo, em gramas, presente nessa solução é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q944891 | Geografia, Vestibular Estadual 2024, UERJ, UERJ, 2023

LEGENDA COM A PALAVRA MAPA
Tebas, Madian, Monte Hor, esfingéticos nomes. Idumeia, Efraim, Gilead, histórias que dispensam meu concurso. Os mapas me descansam, mais em seus desertos que em seus mares, onde não mergulho porque mesmo nos mapas são profundos, voraginosos, indomesticáveis. Como pode o homem conceber o mapa? Aqui rios, aqui montanhas, cordilheiras, golfos, aqui florestas, tão assustadoras quanto os mares. As legendas dos mapas são tão belas que dispensam as viagens. Você está louca, dizem-me, um mapa é um mapa. Não estou, respondo. O mapa é a certeza de que existe O LUGAR, o mapa guarda sangue e tesouros. Deus nos fala no mapa com sua voz geógrafa.
PRADO, Adélia. Terra de Santa Cruz. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
No poema de Adélia Prado, é enfatizada a seguinte função da linguagem cartográfica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q944892 | Geografia, Urbanização brasileira, Vestibular Estadual 2024, UERJ, UERJ, 2023

AVENIDA BRASIL - TUDO PASSA, QUEM NÃO VIU? (1994)


De lá pra cá, daqui pra lá

Eu vou

Com meu amor, vou viajando

Nessa Avenida

Pela faixa seletiva

No sufoco dessa vida

Tudo passa, quem não viu?

Uma confusão de coisas

Assim é a Avenida Brasil

Linha Vermelha vem cortando a Maré

É a bailarina da cidade

Ziguezagueando eu vou

Outra vez com a Mocidade

Do importado à carroça

O contraste social

Nesse rio de asfalto

O dinheiro fala alto

É a filosofia nacional

Sou passageiro da alegria

O meu destino é o prazer

Passo por ela todo dia

E hoje ela passa por você

(...)

DIOGO DA VIOLA, JEFINHO e JORGE GANNEM

galeriadosamba.com.br


Analisar o território da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, é analisar uma cidade de contrastes e seus caminhos, os sentidos de sua ocupação. Desde sua inauguração, na década de 1940, houve momentos de aceleração e inércia, tal como acontece no percurso das pessoas que por ali transitam de trem, de ônibus, de van, de mototáxi, automóveis ou, até mesmo, carroças. Cumprindo o papel estratégico para o qual foi traçada, a Avenida facilitou o tráfego rumo ao “centro da cidade”, ou para “fora” dela, para os subúrbios, para outras cidades do Grande Rio, ou para outros destinos. Assim, funcionou como importante eixo impulsionador da ocupação da área por indústrias, estabelecimentos e negócios urbanos nos anos 1940/1950.

Adaptado de TORRES, Pedro. “Avenida Brasil − tudo passa, quem não viu?”: formação e ocupação do subúrbio rodoviário no Rio de Janeiro

(1930-1960). Revista Brasileira de Estudos Urbanos Regionais, São Paulo, 2018.


Tanto o samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel quanto o trecho do artigo acadêmico registram algumas mudanças ocorridas no território da Avenida Brasil ao longo dos anos. Tais mudanças se relacionam com o processo de urbanização da então capital da República.

Um objetivo e um impacto socioeconômico associados à construção e à expansão da Avenida Brasil, nos anos 1940 e 1950, estão indicados, respectivamente, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q944893 | Atualidades, Questões Sociais, Vestibular Estadual 2024, UERJ, UERJ, 2023

AGROPECUÁRIA, CONSTRUÇÃO CIVIL E CARVOARIAS SÃO AS MAIORES FONTES DO TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO
Trabalhador agropecuário em geral, servente de obras, pedreiro e carvoeiro. O que aproxima essas atividades? Elas são as ocupações mais comuns entre as vítimas de trabalho análogo à escravidão resgatadas no Brasil no período de 2003 a 2020, apontam dados compilados pelo Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Ainda segundo o Observatório, de 1995 a 2020, foram encontrados, no país, 55712 trabalhadores em condições análogas às de escravo. De acordo com a juíza Mirella Cahú, o trabalho análogo ao escravo é crime tipificado no artigo 149 do Código Penal e é “definido como aquele em que seres humanos estão submetidos a trabalhos forçados, jornadas tão intensas que podem causar danos físicos, condições degradantes e restrição de locomoção em razão de dívida contraída com empregador ou preposto. A pena se agrava quando o crime for cometido contra criança ou adolescente ou por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem”, explicou. Para a juíza, na figura do trabalho escravo contemporâneo, o indivíduo permanece com liberdade, mas, por circunstâncias decorrentes do próprio trabalho, essa liberdade é relativizada, ficando o indivíduo impossibilitado de exercer seu direito.
Adaptado de trt13.jus.br, 28/01/2022.
Aspectos estruturais das relações de produção no Brasil explicam a existência de “trabalho escravo contemporâneo” e sua maior incidência em determinadas atividades econômicas, como abordado na reportagem. Um desses aspectos estruturais é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q944894 | Geografia, Vestibular Estadual 2024, UERJ, UERJ, 2023

A descontinuidade territorial representada pela fronteira não se restringe às linhas ou zonas de contato entre os Estados nacionais. A fronteira pode ser reconhecida, também, dentro de um determinado Estado. Na língua inglesa, mais especificamente nos Estados Unidos, mantém-se a distinção entre a fronteira border, ou seja, internacional, e a fronteira frontier, reconhecida em 1894 pelo historiador Frederick Jackson Turner como “as terras que formam a mais distante extensão das regiões habitadas de um país”. Enquanto a fronteira border significa a demarcação institucionalizada, mesmo tendo sido objeto de disputas e mesmo de antigos fronts em disputa, a fronteira frontier designa uma abertura, um espaço de competição, conflito e destinos políticos ainda com certo grau de indefinição.
Adaptado de PÓVOA, Helion. Fronteira. Em: GRIEBELER, Marcos (org.). Dicionário de Desenvolvimento Regional e Temas Correlatos. Uruguaiana: Conceito, 2021.
Um processo socioespacial, ocorrido nas últimas quatro décadas no Brasil, que exemplifica o conceito de frontier destacado, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.