Questões de Concursos Vestibular Primeira Fase UEL

Resolva questões de Vestibular Primeira Fase UEL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q931709 | Biologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

A síndrome de Down, que afeta um em cada mil recém-nascidos, não é uma doença, mas a mais
comum das alterações cromossomiais. Trata-se de uma condição genética que vem acompanhada de
algumas peculiaridades para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. A
pessoa com síndrome de Down faz parte do universo da diversidade humana e tem muito a
contribuir com desenvolvimento de uma sociedade inclusiva.
Assinale a alternativa que representa, corretamente, um cariótipo de portador da Síndrome de
Down.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q932994 | Atualidades, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Em 1968, os jovens foram protagonistas de manifestações em diferentes países como França,
Estados Unidos, Tchecoslováquia, México e Brasil, com rebeliões que expressaram vários e
diferentes ideais.
Sobre as manifestações de 1968, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Nos Estados Unidos, os jovens se colocaram contrários à guerra do Vietnã, na geração que ficou
conhecida como flower power.
( ) Na Tchecoslováquia, durante a Primavera de Praga, os jovens insurgiram-se contra o poderio
soviético, reclamando, dentre outras coisas, por mais liberdade individual.
( ) A descoberta da pílula anticoncepcional impulsionou a ideia de amor livre, e a roupa unissex
passou a caracterizar o jovem.
( ) Em São Paulo, estudantes da USP invadiram o Palácio do Governo exigindo “Diretas Já” e a
anistia geral aos perseguidos políticos.
( ) Os jovens lutaram contra as drogas químicas, apontando que eram produtos da indústria
capitalista criados para aliená-los.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q932485 | Geografia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
A climatologia constitui o estudo científico do clima. Ela trata dos padrões de comportamento da atmosfera em
suas interações com as atividades humanas e com a superfície do Planeta durante um longo período de tempo.
MENDONÇA, F; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de
Textos, 2007, p. 15.
Com base nos conhecimentos sobre climatologia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a
seguir.
( ) O estudo em climatologia possibilitou desvendar as dinâmicas naturais e o comportamento da
atmosfera para que grupos sociais superassem a condição de meros espectadores das intempéries
naturais e compreendessem o funcionamento de alguns fenômenos, em diferentes escalas.
( ) Os monitoramentos das condições atmosféricas, realizados a cada segundo, em escala local,
foram possíveis em razão do lançamento de satélites meteorológicos, de maior confiabilidade, desde
o final do século XIX.
( ) A ilha de calor é um fenômeno climático típico das grandes cidades que colabora para aumentar
os índices de poluição, resultando na elevação das temperaturas médias nas áreas centrais da
mancha urbana, em comparação com as áreas periféricas ou rurais.
( ) O difícil acesso às informações meteorológicas e climáticas tornou os conhecimentos da dinâmica
atmosférica planetária e regional restritos à elite científica, o que impediu a elaboração de pesquisas
e a popularização da ciência climatológica.
( ) Os elementos do clima – radiação solar, temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica,
velocidade e direção do vento, precipitação – são grandezas que caracterizam o estado da atmosfera
e descrevem suas condições em um dado local e instante.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q931720 | Biologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
A ocorrência de verminoses, como as causadas por platelmintos parasitas, está relacionada a situações
socioeconômicas desfavoráveis. Frequentemente essas doenças afetam pessoas que vivem em condições
precárias de habitação, saneamento e de maus hábitos de higiene.
Adaptado de LINHARES, S. ; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje. São Paulo: Ática. 2. ed. 2013, p. 132. v.2.
Com base nos conhecimentos sobre teníase, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q931986 | Química, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

O acetato de etila (CH3COOCH2CH3) é um éster simples, usado, no passado, como antiespasmódico
e hoje como solvente industrial e removedor de esmalte de unha. A acetona (CH3(CO)CH3) também
é usada como removedor de esmaltes, mas devido a sua elevada solubilidade em água, quando em
contato com a pele, pode desidratá-la. Sabe-se que estes solventes possuem cheiros parecidos,
tornando difícil a identificação pelo olfato.
Considerando um frasco contendo acetato de etila e acetona em quantidades equimolares, assinale
a alternativa que apresenta, corretamente, o procedimento para a separação da mistura.
Dados:
Ponto de ebulição do acetato de etila a 1 atm =77,1 °C e densidade = 902 Kg/m3
Ponto de ebulição da acetona a 1 atm = 56,0 °C e densidade = 784 Kg/m3
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q931739 | Biologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Os vírus não pertencem a nenhum dos cinco reinos. Pesquisadores se dividem entre aqueles que não
os consideram seres vivos, pois não possuem metabolismo próprio, e os que consideram que a
capacidade de replicação, a hereditariedade e a evolução já são suficientes para considerá-los como
tais.
Com base nos conhecimentos sobre vírus, considere as afirmativas a seguir.
I. Os vírus são constituídos por uma ou várias moléculas de ácido nucleico, protegidas por uma
cápsula de proteína.
II. Os vírus se reproduzem assexuadamente por bipartição, primeiramente duplicando seu material
genético e, em seguida, dividindo-se.
III. O vírus do cólera, doença transmitida pela saliva de seus portadores, causa fraqueza muscular
progressiva, lesões na pele e nas mucosas.
IV. Os vírus podem ser combatidos por vacinas fabricadas com agentes infecciosos atenuados, que
promovem a reação do organismo ao produzir anticorpos específicos.
Assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q932777 | Química, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Os cosméticos, como batons e rímeis, buscam realçar o encanto da beleza. Porém, o uso desses
produtos pode, também, causar desencantamento em função dos constituintes químicos tóxicos que
possuem. Em batons, pode haver presença de cádmio, chumbo, arsênio e alumínio. A FDA (Food and
Drug Administration) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) preconizam limites
máximos de metais apenas para corantes orgânicos artificiais utilizados como matéria-prima na
fabricação de cosméticos.
Considerando que um determinado batom possua concentração de chumbo igual a 1,0 mg Kg-1 e
que a estimativa máxima de utilização deste cosmético ao longo do dia seja de 100 mg, assinale a
alternativa que representa, correta e aproximadamente, o número de átomos de chumbo em contato
com os lábios ao longo de um dia.
Dados:
Massa molar de chumbo = 207 g mol-1
Constante de Avogadro = 6,0 x 10
23 mol-1
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q932010 | História, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda a questão
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
A Rosa de Hiroshima.
Compositores: Vinícius de Moraes, Gerson Conrad, 1973.
Na Primeira Guerra Mundial, quando se confrontaram as potências imperialistas europeias, o mundo
assistiu com horror o uso de uma tecnologia bélica de elevado poder destrutivo, desacreditando o
discurso no qual se considerava que a Europa possuia uma cultura superior. Com o término da
Primeira Guerra, buscou-se um reencantamento do mundo por meio de acordos de paz, logo
superados pela Segunda Guerra, culminando com o ataque atômico ao Japão. Após esses episódios,
vários outros conflitos se disseminaram pelo mundo até a atualidade.
Com base nos conhecimentos históricos sobre esses conflitos, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às
afirmativas a seguir.
( ) A utilização de armas químicas foi regulamentada no decorrer da Segunda Guerra pelo tratado de
Paz de Vestfalia.
( ) O projeto da arma nuclear foi desenvolvido nos EUA por uma equipe de cientistas sob o governo
Truman, que autorizou o seu uso.
( ) No México, o Exército Zapatista de Libertação Nacional, orientado pela doutrina libertária,
defende o direito dos povos nativos.
( ) O grupo Al Quaeda de libertação do Afeganistão teve sua organização ideológica fundamentada
pelas doutrinas de Gramsci.
( ) O governo indiano acusa o Paquistão de fomentar grupos separatistas muçulmanos no seu
território da Caxemira.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q933043 | Geografia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
[O] vasto contingente de assentamentos inseridos de forma ambígua na cidade é uma das mais poderosas
engrenagens da máquina de exclusão territorial que bloqueia o acesso dos mais pobres às oportunidades
econômicas e de desenvolvimento humano que as cidades oferecem.
Adaptado de ROLNIK, R. A construção de uma política fundiária e de planejamento urbano para o país -– avanços
e desafios. Políticas sociais: acompanhamento e análise, Brasília: IPEA, 2006, p. 200.
Como base no texto e nos conhecimentos sobre a urbanização, considere as afirmativas a seguir.
I. O processo de urbanização no Brasil inicia-se a partir da criação das Regiões Metropolitanas em
1950, tendo em vista que as cidades passavam pela dinâmica de conurbação.
II. O princípio fundador do Estatuto da Cidade é o cumprimento das funções sociais da cidade e da
propriedade urbana e visa criar mecanismos destinados à urbanização e à produção de habitação de
interesse social para permitir a inclusão urbana da população que se encontra à margem do mercado
legal de terras.
III. As condições de habitabilidade das ocupações irregulares, a que parte da população brasileira se
submete para sobreviver, refletem a segregação urbana, que se constitui na manifestação da
desigualdade socioeconômica e espacial que impera na sociedade brasileira.
IV. A disparidade socioespacial atrela-se à estrutura fundiária urbana brasileira que se sedimenta
com a força exercida pela propriedade privada da terra, o que restringe o acesso à terra urbanizada.
Assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q931766 | Geografia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
O prefixo “des” indica anomalia. “Desemprego” é o nome de uma condição claramente temporária e anormal, e,
assim, a natureza transitória e curável da doença é patente. A noção de “desemprego” herdou sua carga
semântica da auto consciência de uma sociedade que costumava classificar seus integrantes, antes de tudo, como
produtores, e que também acreditava no pleno emprego não apenas como condição desejável e atingível, mas
também como seu derradeiro destino. Uma sociedade que, portanto, classificava o emprego como uma chave – a
chave – para a solução dos problemas ao mesmo tempo da identidade pessoal socialmente aceitável, da posição
social segura, da sobrevivência individual e coletiva, da ordem social e da reprodução sistêmica.
BAUMAN, Z. Vidas despedaçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p. 19.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as transformações mais recentes quanto ao tema
desemprego no capitalismo, considere as afirmativas a seguir.
I. A tendência no capitalismo globalizado é tornar os postos de trabalho mais flexíveis para atender
necessidades das grandes corporações, levando a questionamentos do modelo taylorista-fordista.
II. A perda de identidade em relação ao emprego no capitalismo contemporâneo confirma o fato de
que a categoria trabalho deixou de ser essencial para a produção e reprodução da vida social.
III. As políticas antissindicais que acompanham as práticas neoliberais apresentam como resultado
a supressão das crises econômicas globais com o restabelecimento do pleno emprego.
IV. O desemprego, no capitalismo globalizado, tem a longa duração como seu traço característico,
enquanto avança o emprego precário e de alta rotatividade, como nos call centers.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q932791 | Atualidades, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Escândalos recentes sobre a exposição de dados dos usuários do Facebook alimentaram os debates
sobre a privacidade nas redes sociais, um tema que se conecta com a questão do poder e suscita
preocupações sobre o quanto as pessoas e suas relações tornam-se expostas ou protegidas com o
uso das novas tecnologias de informação.
Com base nos conhecimentos sociológicos sobre redes sociais e sociedade contemporânea, assinale
a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q931775 | Filosofia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Por conseguinte, todo homem, ao consentir com outros em formar um único corpo político sob um governo único,
assume a obrigação, perante todos os membros dessa sociedade, de submeter-se à determinação da maioria e
acatar a decisão desta. Do contrário, esse pacto original, pelo qual ele, juntamente com outros, se incorpora a
uma sociedade, não teria nenhum significado e não seria pacto algum, caso ele fosse deixado livre e sob nenhum
outro vínculo além dos que tinha antes no estado de natureza.
LOCKE, J. Dois tratados sobre o governo.. Trad. Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 470.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de John Locke, assinale a alternativa
correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q932818 | Sociologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Hoje em dia [...] as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e tornar mais frutífero o trabalho
humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador.[...] O domínio do homem sobre a natureza é cada
vez maior; porém, [...] todos os nossos inventos e progressos parecem dotar de vida intelectual as forças
materiais, enquanto que reduzem a vida humana ao nível de uma força material bruta.
MARX, K. Discurso pronunciado na festa de aniversário do “People’s Paper”, MARX, K. ; ENGELS, F. Obras
Escolhidas, V.1. São Paulo: Editora Alfa - Ômega. p. 298.
Atentando para o movimento de razão e desrazão na sociedade contemporânea, o texto, de autoria
de Marx, acentua a presença, no modo de produção capitalista, do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q931796 | Geografia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
A distância entre ricos e pobres tem aumentado na maioria dos países. Estudos do FMI e da OCDE afirmam que
isso prejudica o crescimento econômico, mas nem todos os economistas concordam. Economistas não têm a
reputação de terem compaixão: seus olhos estão voltados para números, e não para destinos humanos. Assim, a
maioria não vê problemas na desigualdade de renda ou de propriedade.
BECKER, A. A desigualdade é boa ou ruim para a economia? noticias. uol.com.br.
As recentes discussões sobre distâncias sociais entre classes, ou estratos de classe, envolvem
também definições e explicações sobre a pobreza e a desigualdade.
Com base nos conhecimentos sobre o tema pobreza e desigualdade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q932577 | História, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Durante as guerras entre os Persas e os Gregos, no mundo antigo, um conjunto de ações foi
realizado, o que levou à produção de narrativas sobre esses episódios, com consequências também
para os seus vizinhos macedônicos. Com base nos conhecimentos sobre esse processo histórico,
considere as afirmativas a seguir.
I. A Liga do Peloponeso, criada por Esparta, uniu-se à Confederação de Delos, liderada por Atenas, e
com essa unificação as esquadras dos gregos tornaram-se fortificadas com os grandes navios de
combate.
II. A Confederação de Delos reuniu as cidades-estado gregas contra a invasão persa e, no decorrer
dos conflitos, sua sede foi transferida para Atenas, com a função de unificar os tributos e a frota.
III. Na obra História da Guerra do Peloponeso, escrita pelo general ateniense Tucídides, foi descrito
o flagelo da peste natural, que se abateu sobre eles, expondo as ilusões de seu mundo.
IV. Plutarco descreveu as habilidades de Alexandre Magno na conquista e unificação dos povos
envolvidos no conflito, por meio da miscigenação e integração cultural e do incentivo às artes e às
ciências.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q932583 | Filosofia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Os corcéis que me transportam, tanto quanto o ânimo me impele, conduzem-me, depois de me terem dirigido
pelo caminho famoso da divindade [...] E a deusa acolheu-me de bom grado, mão na mão direita tomando, e com
estas palavras se me dirigiu: [...] Vamos, vou dizer-te – e tu escuta e fixa o relato que ouviste – quais os únicos
caminhos de investigação que há para pensar, um que é, que não é para não ser, é caminho de confiança (pois
acompanha a realidade): o outro que não é, que tem de não ser, esse te indico ser caminho em tudo ignoto, pois
não poderás conhecer o não-ser, não é possível, nem indicá-lo [...] pois o mesmo é pensar e ser.
PARMÊNIDES. Da Natureza, frags. 1-3. Trad. José Trindade Santos. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2009. p. 13-15.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Parmênides, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q932863 | Biologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
No sentido antigo do termo, um recurso natural, como todas as formas de vida, é algo intrinsecamente dotado do
poder de auto-renovação. Essa compreensão profunda da vida é negada pelas novas “empresas de ciências da
vida” que impedem a auto-renovação da vida a fim de transformar os recursos naturais em matérias-primas
lucrativas.
CAPRA, F. As conexões ocultas: Ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2003. p. 209.
Quando se deslumbram encantamentos e desencantamentos na chamada sociedade do
conhecimento científico e tecnológico de fins do século XX e primórdios do século XXI, como aludido
no texto, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.