Questões de Concurso Vestibular Primeiro Semestre UDESC

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31 Q932236 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
Texto 5
1. Mas então eu tive um mau pressentimento... Parei de tocar... A pessoa pediu:
CONTINUE! CONTINUE!
(toca e para)
Gritava: MAIS! MAIS! MAIS! SEMPRE MAIS!
5. (toca e para)
E depois...
(para a plateia)
Que aconteceu depois?
(espantada)
10. As lembranças chegam a mim aos pedaços... Ainda agora, eu era menina...
(muda-se em menina. Corre, pelo palco, trocando as pernas)
Onde está a Margarida, olé, oli, olá?
(põe-se de joelhos para espiar as águas de imaginário rio)
Vejo restos de memória, boiando num rio,
15. (aponta o chão)
Num rio que talvez não exista...
(ri, feliz)
Passam na corrente gestos e fatos...
(apanha na água invisível, com as pontas dos dedos, algo que teoricamente goteja)
20. Eis um fato antigo.
(aponta para o ar)
Vejo também pedaços de mim mesma por toda parte...
(numa revolta)
Meu Deus, como era mesmo o meu rosto, meus cabelos, cada uma de minhas feições?
25. (para uma espectadora)
Minha senhora, esqueci meu rosto em algum lugar.
Adapt.RODRIGUES, Nelson. A valsa nº 6. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. pp. 30 e 31.
Analise as proposições em relação à obra Valsa nº 6, Nelson Rodrigues, e ao Texto 5, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A leitura da obra leva o leitor a inferir que ao mesmo tempo em que Sônia (menina e moça) luta com as lembranças ora boas, ora más, e ainda que não entenda o sentido dessa oposição, o autor vai abordando temas como a loucura, o medo, a morte.
( ) A Valsa nº 6, por ser um monólogo de cunho psicológico e por ter um cenário bastante simples, não desvenda o drama e nem justifica a participação de alguns personagens, como é o caso da personagem Paulo.
( ) Na obra, Sônia dá voz a pessoas que permeiam o universo de seu subconsciente na ânsia de juntar o quebra-cabeça da vida dela.
( ) Em “CONTINUE! CONTINUE!” (linha 2) e “MAIS! MAIS! MAIS! SEMPRE MAIS! (linha 4) infere-se que o uso da letra maiúscula denota o desespero do suposto assassino em abafar o crime, pelo aumento do som e pela continuidade da Valsa nº 6, de Chopin.
( ) Nos períodos “Vejo também pedaços de mim mesma” (linha 22), “como era mesmo o meu rosto” (linha 24) as palavras destacadas, na morfologia, são adjetivos e, quanto à concordância nominal, podem ser flexionadas em gênero e número.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

32 Q932095 | Biologia, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Os somitos são:

33 Q931802 | Biologia, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Em relação aos tipos de reprodução assexuada existentes nos seres vivos, assinale a alternativa incorreta.

34 Q931818 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
Texto 1
POÉTICA
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem-comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e
[manifestações de apreço ao sr. diretor
Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o cunho
[vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis
Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo.
De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de cossenos secretário do amante exemplar com
[cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de
[agradar às mulheres, etc.
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
– Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel, Melhores poemas, 17a ed. – São Paulo: Global, 2015, p.64.
Assinale a alternativa incorreta em relação à obra Melhores poemas, Manuel Bandeira, e ao Texto1.

35 Q932267 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
Texto 4
20
1. Às cinco horas da manhã estava de pé, vestindo-me para ir buscar Lúcia. Na
véspera ao despedir-se de mim ela me dissera:
– Amanhã mudo-me. Venha-me buscar ao romper do dia. Desejo... careço de
entrar apoiada ao seu braço na casa onde vou viver a minha nova existência.
5. Achei-a pronta e esperando-me; os vestígios da comoção violenta que haviam
produzido as amargas recordações desapareciam sob a plácida serenidade que
reslumbrava de sua alma e dava à sua beleza uma suave limpidez.
Partimos a pé, com a fresca da manhã; fizemos um dos mais belos passeios de
que se pode gozar no Rio de Janeiro.[...]
10. Apesar da revelação da véspera, continuava a dar a Lúcia esse doce nome, que
estava tão habituado a pronunciar. Uma vez porém ela olhou-me com uma expressão
de mágoa:
– Paulo – disse-me com brandura –, chama-me Maria!
Desde então, quando eu pronunciava esse nome, sua alma tinha enlevos, e ela
15. acompanhava o movimento de meus lábios estremecendo de gozo, como se todo o seu
corpo sentisse uma doce carícia.
– Quando me chamas assim, Paulo – murmurava ela –, parece-me que tu me
embebes e me afagas num só e imenso beijo que me envolve toda. [...]
Almoçamos, como os pastores de Teócrito, frutas, pão e leite cru: ainda não
20. havia preparos de cozinha, nem fogo. Por volta de onze horas do dia chegou a criada,
com uma menina de doze anos, linda e mimosa como um anjinho de Rafael. Era o
retrato de Lúcia, com a única diferença de ter uns longes de louro cinzento nos cabelos
anelados.
ALENCAR, José de. Lucíola. Porto Alegre: L&PM, 2017. pp. 147 e 148.
Analise as proposições em relação à obra Lucíola, José de Alencar, e ao Texto 4.
I. Dígrafo é o encontro de duas letras para representar um só fonema. Nos vocábulos “Amanhã” (linha 3), “romper” (linha 3) e “passeios” (linha 8) ocorre dígrafo.
II. No romance Lucíola, a protagonista, ainda que resgatada pelo amor de Paulo, continua a prostituir-se, levando, também, a irmã, Ana, à prostituição.
III. Da leitura da estrutura “ Apesar da revelação da véspera” (linha 10), infere-se o momento em que Lúcia conta a Paulo sobre a troca do verdadeiro nome dela com o da amiga que morreu tísica, e que isso fez para aliviar o desgosto do pai, ao sabê-la prostituta.
IV.Em “fizemos um dos mais belos passeios de que se pode gozar” (linhas 8 e 9) a preposição destacada não pode ser retirada, devido à regência, uma vez que é exigida pela palavra que a antecede.
V. Nas estruturas “Quando me chamas assim” (linha 17) e “beijo que me envolve toda (linha 18), em relação à colocação pronominal, ocorre próclise, de acordo com a língua padrão culta, devido às partículas atrativas conjunção subordinada temporal e pronome relativo, sequencialmente.
Assinale a alternativa correta.

36 Q932180 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
Texto 3
1. Dupin foi até o banheiro, ficou alguns minutos, outros tantos na cozinha,
percorreu a sala, demorou-se diante de duas gravuras, uma de Goeldi, outra de
Carlos Scliar, antes de sentar depositou no canto da mesinha perto da janela o coco
da Bahia, repetindo “bom, bom”, perguntei “ quer outro?”, sorriu “não, vou noutra
5. cachacinha” “ quem sabe prefere uma caipirinha?” “caipirinha” “ é, é, cachaça,
limão, açúcar, pedrinha de gelo”, “vai estragar a cachaça” e sem interrupção: “esta
casa de madeira é um arremedo, não lhe parece, do apartamento?”, antes que
tivesse tempo de responder ouvi o ranger da porta se abrindo e, sem conseguir
identificá-las, quatro vozes “Boa noite!”, logo uma voz se destaca “com esta floresta
10. encobrindo a casa tanto pode ser boa manhã, bom dia, boa tarde, boa noite, bom
amanhecer; outra voz, a do comissário, indagou “Quem é este?” “É um amigo,
puxem cadeira, sentem. Espero que em pouco tempo os nós sejam desfeitos. Foi
bom vocês aceitarem, eu estava ficando desesperado, mandei toda a
documentação para alguém que admiro, August Dupin, mas nem ele conseguiu
15. desfazer os nós, teve a consideração de vir até aqui, e agora, com a presença de
vocês, vamos ver o que podemos fazer.”
Dupin foi sucinto: “Vou começar pela ordem dos documentos que recebi, com o Tu”.
MIGUEL, Salim. Nós. Florianópolis: Editora da UFSC. 2015,pp 70-71.
Analise as proposições em relação à obra Nós, Salim Miguel, e ao Texto 3, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Os vocábulos “mesinha” (linha 3), “cachacinha” (linha 5) e “pedrinha” (linha 6) apresentam na sua formação o sufixo inh. Este sufixo designa a flexão de grau diminutivo e tem, geralmente, sentido conotativo para caracterizar a função expressiva da linguagem, nos entanto, nos segundo e terceiro vocábulos o sufixo perde esta função, adquirindo a pejorativa.
( ) As expressões “outros” (linha 1), “floresta encobrindo a casa” (linhas 9 e 10), “do comissário” (linha 11) e “desesperado” (linha 13) representam pontos obscuros para fechar com as personagens mascaradas nominalmente pelos pronomes.
( ) O clima de suspense, que a novela de Salim pretende passar, é reforçado pelos nomes das personagens – que são apenas nominados por pronomes, exceto o comissário Sr. Watson.
( ) Nas estruturas “não lhe parece” (linha 7), “o ranger da porta se abrindo e, sem conseguir identificá-las” (linhas 8 e 9) há, quanto à colocação pronominal, próclise, próclise e ênclise, sequencialmente; e na oração destacada o pronome pode estar, também, enclítico ou proclítico, de acordo com a língua culta e os padrões gramaticais.
( ) A leitura da obra leva o leitor a inferir que em “Espero que em pouco tempo os nós sejam desfeitos” (linha 12) e “mas nem ele conseguiu desfazer os nós” (linhas 14 e 15) o autor está se referindo aos embaraços, ao enigma do caso policial, que precisam ser esclarecidos; e quanto a Nós, o título da novela, alude à primeira pessoa do plural, e o autor usa a ambiguidade para reforçar o clima de suspense, e até sugerir que o leitor também se insira, ficcionalmente, no contexto, compondo o Nós.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

38 Q931810 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
Texto 5
1. Mas então eu tive um mau pressentimento... Parei de tocar... A pessoa pediu:
CONTINUE! CONTINUE!
(toca e para)
Gritava: MAIS! MAIS! MAIS! SEMPRE MAIS!
5. (toca e para)
E depois...
(para a plateia)
Que aconteceu depois?
(espantada)
10. As lembranças chegam a mim aos pedaços... Ainda agora, eu era menina...
(muda-se em menina. Corre, pelo palco, trocando as pernas)
Onde está a Margarida, olé, oli, olá?
(põe-se de joelhos para espiar as águas de imaginário rio)
Vejo restos de memória, boiando num rio,
15. (aponta o chão)
Num rio que talvez não exista...
(ri, feliz)
Passam na corrente gestos e fatos...
(apanha na água invisível, com as pontas dos dedos, algo que teoricamente goteja)
20. Eis um fato antigo.
(aponta para o ar)
Vejo também pedaços de mim mesma por toda parte...
(numa revolta)
Meu Deus, como era mesmo o meu rosto, meus cabelos, cada uma de minhas feições?
25. (para uma espectadora)
Minha senhora, esqueci meu rosto em algum lugar.
Adapt.RODRIGUES, Nelson. A valsa nº 6. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. pp. 30 e 31.
Analise as proposições em relação à obra Valsa nº 6, Nelson Rodrigues, e ao Texto 5.
I. Na estrutura “Mas então eu tive um mau pressentimento... Parei de tocar...” (linha 1),o emprego do sinal de reticência sugere medo, apreensão, suspense.
II. Da leitura da obra, infere-se que o elemento integrador entre os dois atos da peça é a Valsa nº 6, cuja execução varia conforme o estado emocional da personagem Sônia.
III. Da leitura de “Vejo também pedaços de mim mesma por toda parte” (linha 22), infere-se que a personagem Sônia, por meio da memória, busca a reconstituição dos fatos e da sua identidade.
IV. As expressões destacadas em “Meu Deus, como era mesmo o meu rosto” (linha 24) e “Minha senhora, esqueci meu rosto (linha 26) têm a função sintática de vocativo nas duas estruturas.
V. No período “Vejo restos de memória, boiando num rio” (linha 14), a palavra destacada representa, para Sônia, momentos de lucidez da sua infância.
Assinale a alternativa correta.

39 Q932592 | Biologia, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
Complete as lacunas.
________ são hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento das plantas. Quando estimulados iniciam a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, proporcionando movimentos vegetais como __________. Artificialmente, é possível produzir _________ por meio da aplicação de ácido indolilacético diretamente nos ovários para se obter uvas, melancias e tomates, sem sementes.
Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto, corretamente.
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