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171Q670437 | Filosofia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
As Jornadas de Junho de 2013 pareciam um enigma. Nem a alta do dólar ou o aumento da inflação podiam ser o motivo decisivo das revoltas. Ao contrário, a perplexidade adveio da manifestação puramente política, ainda que detonada pelos aumentos de tarifas de transporte público. De um lado, a pauta popular, organizada de baixo para cima nos primeiros dias, na qual era central a questão da tarifa de transporte. De outro, uma pauta que veio de cima para baixo. Esta era a pauta de massa. A questão aqui não é o conteúdo, mas a forma, ou seja, o que importa é como a “vanguarda” interpela os demais. A linguagem de cima é apelativa como a publicidade. A de baixo assemelha-se ao jogral. A pauta massificada nasce de baixo apenas aparentemente. Em um universo de simulacros desprendidos de suas bases, em que os indivíduos relacionam-se diretamente sem mediações visíveis, os manifestantes virtuais não canalizam seu descontentamento pela representação política. Assim, ela se reduz a uma crítica generalizada dos próprios políticos profissionais, mas não do modo de produção da política. Lincoln Secco. As jornadas de junho. In: VV. AA. Cidades rebeldes. Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo/Carta Maior, 2013, p. 71-8 (com adaptações).
Acerca do tema do texto acima e de aspectos a ele correlacionados, julgue o próximo item.
Ao expressarem o descontentamento coletivo com a representação política, os manifestantes das Jornadas de Junho de 2013 criticaram as bases do denominado poder soberano, isto é, aquele que o filósofo Thomas Hobbes definiu como o responsável por instituir a lei e a ordem comum a todos os indivíduos.
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172Q931820 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 O filme Deuses do Egito é mais branco que o Oscar
2016. E, naquele caso, há um agravante: o filme se passa em
um país do norte da África. O elenco principal parece mais
4 apropriado para uma lenda celta do que para o Egito antigo,
pois quase todos os atores são brancos. Esse branqueamento
histórico foi motivo de fortes críticas nos Estados Unidos. A
7 produtora e o diretor pediram desculpas ao público. Eles
repetiram a velha tradição hollywoodiana de colocar atores
brancos nos papéis principais: Charlton Heston encenou
10 Moisés em Os Dez Mandamentos (1956) e Elizabeth Taylor
foi Cleópatra (1963). Ou seja: Hollywood não mudou. E não
percebeu que o mundo à sua volta, sim.
Ricardo Calil Polêmica racial encobre a ruindade do
longa épico Deuses do Egito In: Folha de S. Paulo, 27/2/2016
Internet: www1 folha uol com br (com adaptações)

Julgue os próximos itens, acerca do texto precedente e dos múltiplos aspectos a ele relacionados.
O texto critica a escolha de atores brancos para o elenco principal do filme Deuses do Egito, com base no argumento de que, tal escolha, uma tradição hollywoodiana, é incoerente com as características da população do país onde a história se passa.
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173Q932377 | Sociologia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
A imaginação sociológica permite-nos compreender a
história e a biografia e as relações entre ambas dentro da sociedade.
Essa é a sua tarefa e a sua promessa. Nenhum estudo social que não
se volte ao problema da biografia, da história e de suas interligações
dentro de uma sociedade completará a sua jornada intelectual, pois
essa imaginação é a capacidade de passar de uma perspectiva a
outra — da política para a psicológica; do exame de uma única
família para a análise comparativa dos orçamentos nacionais do
mundo; da escola teológica para a estrutura militar; de
considerações de uma indústria petrolífera para estudos da poesia
contemporânea.
Charles Wright Mills A promessa In: Charles Wright Mills
A imaginação sociológica Trad Waltensir Dutra Rio de Janeiro:
Zahar Editores, 1982, p 12-3 (com adaptações)
Com base no excerto de texto precedente, julgue os itens de 102 a
105 e assinale a opção correta no item 106, que é do tipo C.
De acordo com o autor do texto, o estudo social é interdisciplinar.
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174Q931911 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
O filme 1492: a conquista do paraíso, de Ridley Scott,
aborda a conquista da América pelos europeus. O filme retrata de
forma controversa Cristóvão Colombo: ora como um homem brutal,
ora como magnânimo. O trabalho indígena forçado é abordado, mas
o papel crucial de Colombo nele é obscurecido. Para muitos
indígenas, reverenciar a figura de Colombo equivale a reverenciar
a figura de Hitler na perspectiva da civilização ocidental. Ele foi
responsável direto pela morte de aproximadamente 50 mil pessoas.
Vinte e um anos após sua chegada, 8 milhões de indígenas haviam
sido mortos.
Ella Shohat e Robert Stam Crítica da imagem eurocêntrica
São Paulo: Cosac Naify, 2006, p 103-4 (com adaptações)
Considerando o texto apresentado e os aspectos históricos a ele
relacionados, julgue os itens seguintes.
Conclui-se do texto que a representação histórica positiva de Cristóvão Colombo, decorrente da reverência aos seus feitos, é compartilhada pelas populações indígenas americanas.
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175Q932479 | Filosofia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
1 Em 2017, completam-se 500 anos desde que o alemão
Martinho Lutero (1483-1546) desencadeou uma revolução
religiosa. A jornalista Miriam Leitão, filha de um pastor
4 presbiteriano, escreveu: “Como em toda revolução, o ato inicial
da Reforma Protestante foi feito sem que o padre e professor
Martinho Lutero tivesse a noção da dimensão das
7 transformações das quais aquele momento seria o marco
inaugural. Ele queria o debate. E, por isso, afixou suas 95 teses
na porta da Igreja de Wittenberg, em um texto em que
10 convidava quem não pudesse estar presente a apresentar suas
ideias por escrito. Suas teses eram curtas, mas profundas.
Como a de número 76: ‘As indulgências papais não podem
13 anular sequer o menor dos pecados veniais’. Foi o começo do
fim de uma era.”.
O Globo, 1.o/1/2017, p. 13 (com adaptações).
Considerando o trecho de texto precedente, julgue os item.
A Reforma Protestante ocorreu em um contexto em que vários acontecimentos refletiam as transformações pelas quais passava a Europa na transição do medievo para a Idade Moderna. Esses fatos históricos incluem
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176Q932730 | Literatura, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 13 de maio
Enfim, lei. Nunca fui, nem o cargo me consentia ser
propagandista da abolição, mas confesso que senti grande
4 prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da
regente. Estava na rua do Ouvidor, onde a agitação era grande
e a alegria geral.
7 Um conhecido meu, homem de imprensa, achando-me
ali, ofereceu-me lugar no seu carro, que estava na rua Nova, e
ia enfileirar no cortejo organizado para rodear o paço da
10 cidade, e fazer ovação à regente. Estive quase, quase a aceitar,
tal era o meu atordoamento, mas os meus hábitos quietos, os
costumes diplomáticos, a própria índole e a idade me retiveram
13 melhor que as rédeas do cocheiro aos cavalos do carro, e
recusei. Recusei com pena. Deixei-os ir, a ele e aos outros, que
se juntaram e partiram da rua Primeiro de Março. Disseram-me
16 depois que os manifestantes erguiam-se nos carros, que iam
abertos, e faziam grandes aclamações, em frente ao paço, onde
estavam também todos os ministros. Se eu lá fosse,
19 provavelmente faria o mesmo e ainda agora não me teria
entendido... Não, não faria nada; meteria a cara entre os joelhos.
Ainda bem que acabamos com isto. Era tempo.
22 Embora queimemos todas as leis, decretos e avisos, não
poderemos acabar com os atos particulares, escrituras e
inventários, nem apagar a instituição da História, ou até da
25 Poesia. (...)
14 de maio, meia-noite
Não há alegria pública que valha uma boa alegria
28 particular. Saí agora do Flamengo, fazendo esta reflexão, e vim
escrevê-la, e mais o que lhe deu origem.
Era a primeira reunião dos Aguiar; havia alguma gente
31 e bastante animação. (...) A alegria dos donos da casa era viva,
a tal ponto que não a atribuí somente ao fato dos amigos juntos,
mas também ao grande acontecimento do dia. Assim o disse
34 por esta única palavra, que me pareceu expressiva, dita a brasileiros:
— Felicito-os.
— Já sabia? — perguntaram ambos.
37 Não entendi, não achei que responder. Que era que eu
podia saber já, para os felicitar, se não era o fato público?
Chamei o melhor dos meus sorrisos de acordo e complacência,
40 ele veio, espraiou-se, e esperei. Velho e velha disseram-me
então rapidamente, dividindo as frases, que a carta viera
dar-lhes grande prazer. (...)
43 Eis aí como, no meio do prazer geral, pode aparecer
um particular, e dominá-lo. Não me enfadei com isso; ao
contrário, achei-lhes razão, e gostei de os ver sinceros. Por fim,
46 estimei que a carta do filho postiço viesse após anos de silêncio
pagar-lhes a tristeza que cá deixou. Era devida a carta; como a
liberdade dos escravos, ainda que tardia, chegava bem.
Machado de Assis Memorial de Aires
Internet: www dominiopublico gov br
A respeito do fragmento de texto apresentado, que compõe o
romance Memorial de Aires, de Machado de Assis, e considerando
os aspectos que ele suscita, julgue os itens de 44 a 53.
A recusa do narrador em juntar-se ao cortejo popular aponta, de forma metafórica, para um traço marcante da obra machadiana, o qual prenuncia o modernismo: a defesa da autonomia da literatura em relação aos temas sociais.
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177Q932062 | Química, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
O morador de uma cidade invadida por zumbis leu que eles
poderiam ser eliminados se transpassados por uma estaca de prata.
Como não havia estaca de prata disponível, o morador utilizou uma
estaca de aço, sobre a qual depositou prata por meio da eletrólise de
uma solução aquosa de AgNO3.
Em relação à situação apresentada e aos múltiplos aspectos a ela
relacionados, julgue os itens de 114 a 119, considerando que a
constante de Faraday seja igual a 96.500 C/mol e que, no anodo da
célula, ocorra oxidação da água.
Para o preparo de 500 mL de uma solução aquosa com concentração de 1,00 mol/L de AgNO3, é necessária uma massa de AgNO3 superior a 8,00 g
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178Q670260 | Português, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXO
1 Há aproximadamente mil anos, no auge do
Renascimento islâmico, três irmãos em Bagdá projetaram um
dispositivo que era um órgão automatizado. Eles o chamaram
4 “o instrumento que toca sozinho”. O instrumento era
basicamente uma caixa de música gigante. O órgão podia ser
treinado para tocar várias músicas usando instruções
7 codificadas por meio de pinos colocados em um cilindro
giratório. Para a máquina tocar uma música diferente, era só
trocar um cilindro por outro com uma codificação diferente.
10 Esse foi o primeiro instrumento desse tipo. Ele era
programável. Conceitualmente, esse foi um imenso salto
adiante. Toda a ideia de hardware e de software se tornou
13 possível com essa invenção. Esse conceito incrivelmente
poderoso não veio para nós na forma de um instrumento de
guerra, de conquista ou de uma necessidade. De forma alguma,
16 ele veio do estranho prazer de ver uma máquina tocar música.
De fato, a ideia de máquinas programáveis foi mantida viva
exclusivamente pela música por aproximadamente setecentos
19 anos.
Existe uma longa lista de ideias e de tecnologias
transformadoras que vieram de brincadeiras: os museus
22 públicos, a borracha, a teoria das probabilidades, o negócio de
seguros e muito mais. A necessidade nem sempre é a mãe da
invenção. Um estado de espírito lúdico é fundamentalmente
25 exploratório e busca novas possibilidades no mundo ao seu
redor. Devido a essa busca, muitas experiências que
começaram como simples prazer e diversão, por fim,
28 resultaram em grandes avanços.
Stephen Johnson. O paraíso lúdico por trás das
grandes invenções. Internet: <www.ted.com>.
Tomando como base o fragmento de texto acima, julgue os item.
A palavra “busca” (R.26) é formada pelo mesmo processo de derivação a partir do qual se forma a palavra
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179Q932026 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 O mal banal caracteriza-se pela ausência do
pensamento. O praticante do mal se submete de tal forma a
uma lógica externa, que não enxerga a sua responsabilidade
4 nos atos que pratica. Quem pensa resiste à prática do mal. Ao
relacionar o mal ao vazio reflexivo, a filósofa Hannah Arendt
aponta para uma possível compreensão da violência nas
7 sociedades contemporâneas, nas quais o mal se realiza na
banalidade, na injustiça e nas radicais práticas de violência
contra apátridas, imigrantes, mulheres, desempregados,
10 indígenas, negros, homossexuais, crianças, idosos e a natureza.
Odílio Alves Aguiar Violência e banalidade do mal In: Cult,
n º 9, ano 21, edição especial, jan /2018, p 31 (com adaptações)
Considerando o trecho de texto precedente, julgue os itens 74 e 75
e faça o que se pede no item 76, que é do tipo C.
Os imigrantes de diversos países latino-americanos, como Haiti
e Venezuela, e de países em situação de conflito e pobreza,
como a Síria, recém-chegados ao Brasil encontram obstáculos
para se inserir legalmente no mercado de trabalho,
especialmente por causa da dificuldade em aprender a língua
portuguesa e do preconceito por serem refugiados de países
pobres.
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180Q932326 | Filosofia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
1 Em 2017, completam-se 500 anos desde que o alemão
Martinho Lutero (1483-1546) desencadeou uma revolução
religiosa. A jornalista Miriam Leitão, filha de um pastor
4 presbiteriano, escreveu: “Como em toda revolução, o ato inicial
da Reforma Protestante foi feito sem que o padre e professor
Martinho Lutero tivesse a noção da dimensão das
7 transformações das quais aquele momento seria o marco
inaugural. Ele queria o debate. E, por isso, afixou suas 95 teses
na porta da Igreja de Wittenberg, em um texto em que
10 convidava quem não pudesse estar presente a apresentar suas
ideias por escrito. Suas teses eram curtas, mas profundas.
Como a de número 76: ‘As indulgências papais não podem
13 anular sequer o menor dos pecados veniais’. Foi o começo do
fim de uma era.”.
O Globo, 1.o/1/2017, p. 13 (com adaptações).
Considerando o trecho de texto precedente, julgue os item.
Está correta a seguinte forma proposicional da tese 76 de Lutero: As indulgências papais não são capazes de anular pecados veniais. Do ponto de vista da quantidade e da qualidade, essa proposição é classificada como universal e negativa, respectivamente.
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181Q932697 | Inglês, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 Chaplin was famous in a way that no one had been
before; arguably, no one has been as famous since. At the peak
of his popularity, his screen persona, the Tramp, was the most
4 recognized image in the world. His name came first in
discussions of the new medium as popular entertainment, and
in defences of it as a distinct art form — a cultural position
7 occupied afterwards only by the Beatles, whose own
era-defining popularity never equalled Chaplin’s. He’s the
closest thing the 20th century produced to a universal cultural
10 touchstone.
Film histories will invariably assert that Chaplin’s
mass popularity was owed to the way in which the Tramp
13 represented a destitute everyman. His films turned hunger,
laziness, and the feeling of being unwanted into comedy. He
was an ego artist, a performer with an uncanny relationship to
16 the camera who spent the early part of his career refining his
screen persona and the latter part of it deconstructing it.
Many a film critic raises the issue of Chaplin’s actual
19 relationship to the cultural moment of the time — and the fact
that his popularity survived several periods of sweeping
cultural change. His post-silent films — which include his two
22 most enduringly popular features, Modern Times and The
Great Dictator — reflect his own attitudes more than the
feelings of American audiences at the time. His mature work is
25 deliberately artificial, set in a world pieced together from
chunks of European and American past, present, and, in the
case of Modern Times, future.
Ignaty Vishnevetsky A century later, why does Chaplin
still matters?
Internet: Ignaty Vishnevetsky A century later, why does Chaplin
still matters? Internet: www film avclub com (adapted)
According to the text above, judge the following statements.
In the author’s opinion, it is fair to say that nobody after Chaplin managed to be as successful as he was.
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182Q932293 | Física, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Considere que, em duas situações distintas, um tiranossauro tenha arremessado, a uma mesma altura h do solo, dois veículos: um ônibus de massa m; e, verticalmente, um carro de massa m/10. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes

A energia (E) necessária        para se colocar uma massa m na órbita da Terra é E = mgRT, em que RT é o raio da Terra e g é a aceleração da gravidade.

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183Q932822 | Inglês, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 Chaplin was famous in a way that no one had been
before; arguably, no one has been as famous since. At the peak
of his popularity, his screen persona, the Tramp, was the most
4 recognized image in the world. His name came first in
discussions of the new medium as popular entertainment, and
in defences of it as a distinct art form — a cultural position
7 occupied afterwards only by the Beatles, whose own
era-defining popularity never equalled Chaplin’s. He’s the
closest thing the 20th century produced to a universal cultural
10 touchstone.
Film histories will invariably assert that Chaplin’s
mass popularity was owed to the way in which the Tramp
13 represented a destitute everyman. His films turned hunger,
laziness, and the feeling of being unwanted into comedy. He
was an ego artist, a performer with an uncanny relationship to
16 the camera who spent the early part of his career refining his
screen persona and the latter part of it deconstructing it.
Many a film critic raises the issue of Chaplin’s actual
19 relationship to the cultural moment of the time — and the fact
that his popularity survived several periods of sweeping
cultural change. His post-silent films — which include his two
22 most enduringly popular features, Modern Times and The
Great Dictator — reflect his own attitudes more than the
feelings of American audiences at the time. His mature work is
25 deliberately artificial, set in a world pieced together from
chunks of European and American past, present, and, in the
case of Modern Times, future.
Ignaty Vishnevetsky A century later, why does Chaplin
still matters?
Internet: Ignaty Vishnevetsky A century later, why does Chaplin
still matters? Internet: www film avclub com (adapted)
According to the text above, judge the following statements.
Chaplin’s extraordinary talent helped cinema achieve the status of an individual art form.
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184Q932825 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 O filme Deuses do Egito é mais branco que o Oscar
2016. E, naquele caso, há um agravante: o filme se passa em
um país do norte da África. O elenco principal parece mais
4 apropriado para uma lenda celta do que para o Egito antigo,
pois quase todos os atores são brancos. Esse branqueamento
histórico foi motivo de fortes críticas nos Estados Unidos. A
7 produtora e o diretor pediram desculpas ao público. Eles
repetiram a velha tradição hollywoodiana de colocar atores
brancos nos papéis principais: Charlton Heston encenou
10 Moisés em Os Dez Mandamentos (1956) e Elizabeth Taylor
foi Cleópatra (1963). Ou seja: Hollywood não mudou. E não
percebeu que o mundo à sua volta, sim.
Ricardo Calil Polêmica racial encobre a ruindade do
longa épico Deuses do Egito In: Folha de S. Paulo, 27/2/2016
Internet: www1 folha uol com br (com adaptações)

Julgue os próximos itens, acerca do texto precedente e dos múltiplos aspectos a ele relacionados.
Na organização retórica do texto, o trecho “quase todos os atores são brancos” (R.5) apresenta a opinião do autor acerca do elenco escolhido para o filme Deuses do Egito.
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185Q669726 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 13 de maio
Enfim, lei. Nunca fui, nem o cargo me consentia ser
propagandista da abolição, mas confesso que senti grande
4 prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da
regente. Estava na rua do Ouvidor, onde a agitação era grande
e a alegria geral.
7 Um conhecido meu, homem de imprensa, achando-me
ali, ofereceu-me lugar no seu carro, que estava na rua Nova, e
ia enfileirar no cortejo organizado para rodear o paço da
10 cidade, e fazer ovação à regente. Estive quase, quase a aceitar,
tal era o meu atordoamento, mas os meus hábitos quietos, os
costumes diplomáticos, a própria índole e a idade me retiveram
13 melhor que as rédeas do cocheiro aos cavalos do carro, e
recusei. Recusei com pena. Deixei-os ir, a ele e aos outros, que
se juntaram e partiram da rua Primeiro de Março. Disseram-me
16 depois que os manifestantes erguiam-se nos carros, que iam
abertos, e faziam grandes aclamações, em frente ao paço, onde
estavam também todos os ministros. Se eu lá fosse,
19 provavelmente faria o mesmo e ainda agora não me teria
entendido... Não, não faria nada; meteria a cara entre os joelhos.
Ainda bem que acabamos com isto. Era tempo.
22 Embora queimemos todas as leis, decretos e avisos, não
poderemos acabar com os atos particulares, escrituras e
inventários, nem apagar a instituição da História, ou até da
25 Poesia. (...)
14 de maio, meia-noite
Não há alegria pública que valha uma boa alegria
28 particular. Saí agora do Flamengo, fazendo esta reflexão, e vim
escrevê-la, e mais o que lhe deu origem.
Era a primeira reunião dos Aguiar; havia alguma gente
31 e bastante animação. (...) A alegria dos donos da casa era viva,
a tal ponto que não a atribuí somente ao fato dos amigos juntos,
mas também ao grande acontecimento do dia. Assim o disse
34 por esta única palavra, que me pareceu expressiva, dita a brasileiros:
— Felicito-os.
— Já sabia? — perguntaram ambos.
37 Não entendi, não achei que responder. Que era que eu
podia saber já, para os felicitar, se não era o fato público?
Chamei o melhor dos meus sorrisos de acordo e complacência,
40 ele veio, espraiou-se, e esperei. Velho e velha disseram-me
então rapidamente, dividindo as frases, que a carta viera
dar-lhes grande prazer. (...)
43 Eis aí como, no meio do prazer geral, pode aparecer
um particular, e dominá-lo. Não me enfadei com isso; ao
contrário, achei-lhes razão, e gostei de os ver sinceros. Por fim,
46 estimei que a carta do filho postiço viesse após anos de silêncio
pagar-lhes a tristeza que cá deixou. Era devida a carta; como a
liberdade dos escravos, ainda que tardia, chegava bem.
Machado de Assis Memorial de Aires
Internet: www dominiopublico gov br
A respeito do fragmento de texto apresentado, que compõe o
romance Memorial de Aires, de Machado de Assis, e considerando
os aspectos que ele suscita, julgue os itens de 44 a 53.
Embora tenha sentido “grande prazer” (R. 3 e 4) com a abolição oficial da escravatura no Brasil, o narrador conclui de forma melancólica o trecho datado de 13 de maio, ao lamentar que a história brasileira permanecerá marcada pela adoção prolongada do sistema escravagista.
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186Q932850 | Filosofia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Texto I
1 No filme Eu, Robô, um policial encarregado de
investigar o assassinato de um humano supostamente cometido
por uma máquina interroga um robô. Esse policial demonstra,
4 desde o início do filme, uma atitude de reprovação em relação
ao desenvolvimento tecnológico dessas máquinas. Na cena do
interrogatório, ocorre o seguinte diálogo entre o policial e o robô.
7 Policial: Por que se escondeu na cena do crime?
Robô: Eu tive medo.
Policial: Robôs não sentem medo. Eles não sentem nada. Não
10 sentem fome, não sentem sono.
Robô: Eu tenho. E tenho até mesmo sonhos.
Policial: Seres humanos é que têm sonhos. Até cães têm
13 sonhos. Você não. Você é só uma máquina. Uma imitação da
vida. Um robô consegue compor uma sinfonia? Um robô
consegue pintar uma bela obra-prima?
16 Robô: Você consegue?
(O policial fica em silêncio, constrangido).
Texto II
1 É preciso estender os dedos, completamente, nessa
direção e fazer o ensaio de captar essa assombrosa finesse —
de que o valor da vida não pode ser avaliado. Por um vivente
4 não, porque este é parte interessada, e até mesmo objeto de
litígio, e não juiz; por um morto não, por outra razão. Da parte
de um filósofo, ver no valor da vida um problema permanece,
7 dessa forma, até mesmo uma objeção contra ele, um ponto de
interrogação diante de sua sabedoria, uma falta de sabedoria.
F Nietzsche Crepúsculo dos ídolos O problema de Sócrates, #2
Tendo como referência os fragmentos de texto apresentados e
considerando as noções filosóficas de natureza humana e a noção
de vida em Nietzsche, julgue os itens de 91 a 95 e assinale a opção
correta nos itens 96 e 97, que são do tipo C.
Da frase “O ser humano não pode não ser livre”, de Sartre, conclui-se que toda existência livre é um ser humano, à luz da filosofia sartriana
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187Q932694 | Filosofia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Texto I
1 No filme Eu, Robô, um policial encarregado de
investigar o assassinato de um humano supostamente cometido
por uma máquina interroga um robô. Esse policial demonstra,
4 desde o início do filme, uma atitude de reprovação em relação
ao desenvolvimento tecnológico dessas máquinas. Na cena do
interrogatório, ocorre o seguinte diálogo entre o policial e o robô.
7 Policial: Por que se escondeu na cena do crime?
Robô: Eu tive medo.
Policial: Robôs não sentem medo. Eles não sentem nada. Não
10 sentem fome, não sentem sono.
Robô: Eu tenho. E tenho até mesmo sonhos.
Policial: Seres humanos é que têm sonhos. Até cães têm
13 sonhos. Você não. Você é só uma máquina. Uma imitação da
vida. Um robô consegue compor uma sinfonia? Um robô
consegue pintar uma bela obra-prima?
16 Robô: Você consegue?
(O policial fica em silêncio, constrangido).
Texto II
1 É preciso estender os dedos, completamente, nessa
direção e fazer o ensaio de captar essa assombrosa finesse —
de que o valor da vida não pode ser avaliado. Por um vivente
4 não, porque este é parte interessada, e até mesmo objeto de
litígio, e não juiz; por um morto não, por outra razão. Da parte
de um filósofo, ver no valor da vida um problema permanece,
7 dessa forma, até mesmo uma objeção contra ele, um ponto de
interrogação diante de sua sabedoria, uma falta de sabedoria.
F Nietzsche Crepúsculo dos ídolos O problema de Sócrates, #2
Tendo como referência os fragmentos de texto apresentados e
considerando as noções filosóficas de natureza humana e a noção
de vida em Nietzsche, julgue os itens de 91 a 95 e assinale a opção
correta nos itens 96 e 97, que são do tipo C.
No texto I, a forma de o policial conduzir o interrogatório — a partir da perspectiva de que o robô não é humano — é eticamente adequada, pois deriva de sua crença de que não há humanidade possível nessas máquinas.
No texto I, a forma de o policial conduzir o interrogatório — a partir da perspectiva de que o robô não é humano — é eticamente adequada, pois deriva de sua crença de que não há humanidade possível nessas máquinas.
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188Q932457 | Química, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Considere que fragmentos do corpo de um zumbi tenham
sido estudados pela técnica de datação por 14C, a qual permite
estimar o tempo decorrido desde a morte de um ser vivo. O
funcionamento da técnica baseia-se no fato de que, em elevadas
altitudes, a incidência dos raios cósmicos propicia a conversão do
isótopo 14N em 14C. Instável, o 14C sofre decaimento radioativo, de
forma que as reações de formação/decaimento do isótopo atingem
um equilíbrio e a proporção de 14C se mantém constante na
atmosfera — aproximadamente 1 em cada 1 trilhão de átomos de
carbono. Esta proporção é aproximadamente a mesma nos seres
vivos: no caso dos seres fotossintetizantes, porque eles absorvem
constantemente carbono da atmosfera, na forma de CO2; no caso
dos demais, porque eles incorporam 14C ao se alimentar de seres
fotossintetizantes ou de outros que assim o fazem. Quando um ser
vivo morre, a incorporação de carbono da natureza por ele cessa e,
assim, a proporção de 14C passa a diminuir. No caso específico do 14C, 
o tempo necessário para que a proporção do isótopo caia à
metade do valor inicial (o denominado tempo de meia-vida) é de
cerca de 5.730 anos. Assim, medindo-se a proporção de 14C nos
restos encontrados de um ser vivo, é possível estimar o tempo
decorrido desde sua morte.
Tendo como referência essas informações e considerando os
múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens que se
seguem.
De acordo com o modelo de estrutura atômica atualmente aceito, os elétrons dos átomos de carbono percorrem órbitas com trajetórias bem definidas em torno de um núcleo carregado positivamente.
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189Q932466 | Geografia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque
Nacional da Serra da Capivara é um parque arqueológico inscrito
pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial. Um conjunto de
chapadas e vales abriga sítios arqueológicos com pinturas e
gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico.
Sobre um relevo acidentado, em uma região de clima
semiárido, períodos alternados de chuva e de seca promovem fortes
mudanças na paisagem. Em um momento, a vegetação é exuberante
e há uma surpreendente diversidade de flores de cores vivas. Em
outro, a vegetação seca e perde suas folhas. É quando as formações
rochosas se destacam sobre a vegetação desnudada.
Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as
paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas
pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do parque. As
representações gráficas abordam uma grande variedade de formas,
cores e temas. Foram pintadas cenas de caça, sexo, guerra e de
diversos aspectos da vida cotidiana e do universo simbólico dos
seus autores. O estudo desses registros possibilita o reconhecimento
de temas recorrentes e a identificação de diferentes maneiras de
representá-los. Pode-se dizer, ainda, que são pistas da forma de vida
dessas populações.
Internet: <www.fumdham.org.br>.
Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item.
A Serra da Ibiapaba, ou Serra Grande, é considerada o ponto mais alto do estado do Piauí. A temperatura do ar no alto dessa serra é menor que a temperatura do ar da região onde ela está localizada. Essa diferença se deve
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190Q931710 | Espanhol, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
La Casa de Papel

1 A través de Tokio como narradora, la serie de
televisión La Casa de Papel nos cuenta la historia de un
atraco a la Fábrica Nacional de Moneda y Timbre. Liderados
4 desde el exterior por El Profesor, un hombre planificador
hasta lo enfermizo que ve en este atraco la posibilidad de
hacer justicia por el trato que tuvo su padre años antes, la
7 banda tendrá la difícil misión de fabricar y sacar todo el
dinero que puedan mientras intentan mantener a raya tanto a
la policía como a los rehenes.
10 Hay un tema que me parece fascinante y es la
perversión del concepto de héroe a través del rol de
atracador. El Profesor, Berlín, Tokio y Nairobi y el hecho de
13 que más que gente mala, estén ahí por “decisiones
cuestionables en la vida”, tal y como se les retrata a la
mayoría, hacen que nos creamos sus discursos de que lo que
16 están haciendo no es un delito, sino justicia social, tras todo
el descalabro económico de la crisis y rescates bancarios.
Al igual que no faltan conversaciones sobre cómo
19 van ganando apoyo del ciudadano de a pie e incluso de los
propios rehenes nosotros como espectadores también
deseamos que el atraco salga adelante, que la policía fracase
22 y que nuestros héroes delincuentes triunfen.
Mención aparte merece el enfoque de los personajes
y sus relaciones. Si bien es cierto, y todos los que alguna vez
25 hemos estado en un clima de convivencia y semiaislamiento
(un campamento o un viaje largo con amigos, por ejemplo)
podemos atestiguarlo, que las relaciones humanas se
28 intensifican al máximo en pocos días, tengo la sensación de
que se han pasado un par de vueltas a la hora de desarrollar
las dinámicas románticas.
31 Lo que han logrado con La Casa de Papel, con una
combinación entre un reparto estupendo, una realización a la
que se le puede poner muy pocos y pequeños peros y un
34 guion que logra enganchar episodio a episodio, se ve pocas
veces en la televisión nacional.
Internet: www espinof com (con adaptaciones)
Con respecto a las estructuras lingüísticas empleadas en el texto La Casa de Papel, juzgue los ítems de 22 a 28.
La expresión “se le puede poner muy pocos y pequeños peros” (R.33) significa que algo roza la perfección. 
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