Questões de Concursos Vestibular UnB

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191Q932941 | Biologia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
O filme ganhador do Oscar 2018, A forma da água, se
passa na década de 60 do século passado, em plena Guerra Fria. No
filme, a faxineira de um laboratório secreto do governo
norte-americano conhece e se apaixona por uma criatura submarina
retirada das águas da América do Sul e mantida presa no local.
Com relação às diferenças fisiológicas entre espécies terrestres e
aquáticas, julgue os itens subsequentes.
Os fluidos corporais de peixes cartilaginosos, como os tubarões e as raias, mantêm-se isotônicos em relação ao ambiente marinho circundante, devido à capacidade desses seres de tolerar grandes quantidades de ureia no sangue
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192Q932185 | Física, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
 Pigmentos e corantes são os responsáveis pela coloração
de uma tinta. A cor depende dos comprimentos de onda da radiação
absorvida pelo composto, o que, por sua vez, depende da diferença
de energia entre as bandas de valência e de condução. Os pigmentos
CdS e CdSe, por exemplo, são conhecidos como amarelo e
vermelho de cádmio, respectivamente: o CdS absorve a luz azul e,
por isso, apresenta coloração amarela (a cor complementar do azul);
o CdSe absorve todas as cores, com exceção da vermelha, e, por
esse motivo, apresenta a cor vermelha.
            Nas plantas, ocorre um fenômeno de características
semelhantes, já que os pigmentos fotossintéticos são capazes de
absorver a luz em alguns comprimentos de onda e refleti-la em
outros.
            A partir das informações apresentadas e considerando que o
produto de solubilidade do CdS seja igual a 1 × 10 26 e que as
soluções envolvidas apresentem comportamento ideal, julgue os
itens a seguir.
O processo fotossintético atinge eficiência máxima quando a planta é submetida à radiação no comprimento de onda da luz verde. 
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193Q932480 | Biologia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
A seguir, são apresentadas características distintas de dois
grupos de animais da mesma espécie que passaram a ocupar a
mesma região e a realizar cruzamentos entre si. Após a análise dos
genótipos dos descendentes desses grupos, observou-se o seguinte:
o gene que determina coloração branca é epistático; os alelos para
manchas são hipostáticos; a herança para o tamanho dos animais é
poligênica, com um total de três poligenes.
Grupo I: animais grandes com padrão de coloração branca
uniforme pelo corpo
Grupo II: animais pequenos com padrão de coloração rajada
pelo corpo — alguns com manchas pretas e outros
com manchas marrons
Tendo como referência a situação hipotética descrita, julgue os
próximos itens.
Considerando-se os animais da situação hipotética descrita, o resultado esperado do cruzamento entre animais heterozigotos para os dois pares de genes é a predominância de descendentes com coloração branca uniforme.
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194Q932428 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
1 Em 2017, completam-se 500 anos desde que o alemão
Martinho Lutero (1483-1546) desencadeou uma revolução
religiosa. A jornalista Miriam Leitão, filha de um pastor
4 presbiteriano, escreveu: “Como em toda revolução, o ato inicial
da Reforma Protestante foi feito sem que o padre e professor
Martinho Lutero tivesse a noção da dimensão das
7 transformações das quais aquele momento seria o marco
inaugural. Ele queria o debate. E, por isso, afixou suas 95 teses
na porta da Igreja de Wittenberg, em um texto em que
10 convidava quem não pudesse estar presente a apresentar suas
ideias por escrito. Suas teses eram curtas, mas profundas.
Como a de número 76: ‘As indulgências papais não podem
13 anular sequer o menor dos pecados veniais’. Foi o começo do
fim de uma era.”.
O Globo, 1.o/1/2017, p. 13 (com adaptações).
Considerando o trecho de texto precedente, julgue o item.
Ao afirmar que o ano de 1517 marcou “o começo do fim de uma era”, o texto refere-se ao fato de que a reforma religiosa iniciada por Lutero rompeu com a hegemonia exercida pela Igreja Católica no cristianismo europeu medieval e deu origem ao protestantismo. Esse rompimento suscitou um contexto de intolerância que provocou guerras religiosas na Europa ao longo da Idade Moderna.
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195Q932441 | Espanhol, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
La Casa de Papel

1 A través de Tokio como narradora, la serie de
televisión La Casa de Papel nos cuenta la historia de un
atraco a la Fábrica Nacional de Moneda y Timbre. Liderados
4 desde el exterior por El Profesor, un hombre planificador
hasta lo enfermizo que ve en este atraco la posibilidad de
hacer justicia por el trato que tuvo su padre años antes, la
7 banda tendrá la difícil misión de fabricar y sacar todo el
dinero que puedan mientras intentan mantener a raya tanto a
la policía como a los rehenes.
10 Hay un tema que me parece fascinante y es la
perversión del concepto de héroe a través del rol de
atracador. El Profesor, Berlín, Tokio y Nairobi y el hecho de
13 que más que gente mala, estén ahí por “decisiones
cuestionables en la vida”, tal y como se les retrata a la
mayoría, hacen que nos creamos sus discursos de que lo que
16 están haciendo no es un delito, sino justicia social, tras todo
el descalabro económico de la crisis y rescates bancarios.
Al igual que no faltan conversaciones sobre cómo
19 van ganando apoyo del ciudadano de a pie e incluso de los
propios rehenes nosotros como espectadores también
deseamos que el atraco salga adelante, que la policía fracase
22 y que nuestros héroes delincuentes triunfen.
Mención aparte merece el enfoque de los personajes
y sus relaciones. Si bien es cierto, y todos los que alguna vez
25 hemos estado en un clima de convivencia y semiaislamiento
(un campamento o un viaje largo con amigos, por ejemplo)
podemos atestiguarlo, que las relaciones humanas se
28 intensifican al máximo en pocos días, tengo la sensación de
que se han pasado un par de vueltas a la hora de desarrollar
las dinámicas románticas.
31 Lo que han logrado con La Casa de Papel, con una
combinación entre un reparto estupendo, una realización a la
que se le puede poner muy pocos y pequeños peros y un
34 guion que logra enganchar episodio a episodio, se ve pocas
veces en la televisión nacional.
Internet: www espinof com (con adaptaciones)
En conformidad con las ideas del texto La Casa de Papel,
el Profesor es un personaje que padece una grave enfermedad y planea muy bien el atraco que es llevado a cabo.
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196Q932283 | Português, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Samba
1 Oh ritmos fraternos do samba,
trazendo o feitiço das macumbas,
o cavo bater das marimbas gemendo
4 lamentos despedaçados de escravo,
oh ritmos fraternos do samba quente da Baía!
Pegando fogo no sangue inflamável dos mulatos,
7 fazendo gingar os quadris dengosos das mulheres,
entornando sortilégios e loucura
nas pernas bailarinas dos negros...
10 Ritmos fraternos do samba,
herança de África que os negros levaram
no ventre sem sol dos navios negreiros,
13 e soltaram, carregados de algemas e saudade,
nas noites mornas do Cruzeiro do Sul!
Oh ritmos fraternos do samba,
16 acordando febres palustres no meu povo
embotado das doses do quinino europeu...
Ritmos africanos do samba da Baía,
19 com maracas matraqueando compassos febris
— Que é que a baiana tem, que é —
violões tecendo sortilégios de xicuembos
22 e atabaques soando, secos, soando...
Oh ritmos fraternos do samba!
Acordando o meu povo adormecido à sombra dos embondeiros
25 dizendo na sua linguagem encharcada de ritmos
que as correntes dos navios negreiros não morreram não,
só mudaram de nome,
28 mas ainda continuam,
continuam,
os ritmos fraternais do samba!
Noémia de Souza. Sangue negro. São Paulo: Kapulana, 2016, p. 85.
Tendo como referência o fragmento do poema Samba, escrito em 1949 pela autora moçambicana Noémia de Souza, julgue o item a seguir.
No poema, a repetição da expressão “ritmos fraternos do samba” marca, ao mesmo tempo, o ritmo do texto e a retomada da ideia de que a música é um meio de conectar os povos negros da América e da África.
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197Q932563 | Química, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
 Pigmentos e corantes são os responsáveis pela coloração
de uma tinta. A cor depende dos comprimentos de onda da radiação
absorvida pelo composto, o que, por sua vez, depende da diferença
de energia entre as bandas de valência e de condução. Os pigmentos
CdS e CdSe, por exemplo, são conhecidos como amarelo e
vermelho de cádmio, respectivamente: o CdS absorve a luz azul e,
por isso, apresenta coloração amarela (a cor complementar do azul);
o CdSe absorve todas as cores, com exceção da vermelha, e, por
esse motivo, apresenta a cor vermelha.
            Nas plantas, ocorre um fenômeno de características
semelhantes, já que os pigmentos fotossintéticos são capazes de
absorver a luz em alguns comprimentos de onda e refleti-la em
outros.
            A partir das informações apresentadas e considerando que o
produto de solubilidade do CdS seja igual a 1 × 10 26 e que as
soluções envolvidas apresentem comportamento ideal, julgue os
itens a seguir.
Quando o CdS se dissolve em água, formam-se íons Cd+ (aq) e S (aq).
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198Q931738 | Espanhol, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Los secretos del cine de Pedro Almodóvar
1 De niña, Adriana Ugarte soñaba con aparecer en una
película de Pedro Almodóvar. En Julieta, Ugarte interpreta
a la protagonista en su juventud, cuya vida da un giro
4 dramático después de un encuentro amoroso en un tren. Este
largometraje, el vigésimo de la carrera de Almodóvar, es un
retorno al drama y a su “cine de mujeres”, como él mismo lo
7 llama.
A lo largo de casi cuarenta años, Almodóvar se ha
inspirado en diversas fuentes: Alfred Hitchcock, el cine B y
10 la coreógrafa y bailarina Pina Bausch, solo por nombrar
algunas. Sin embargo, su fascinación por las mujeres y su
capacidad de conjurar personajes femeninos memorables
13 siguen siendo una constante. “Siento que mi historia va a ser
mucho más rica y entretenida con mujeres”, dijo Almodóvar,
con su característica y abundante melena de cabellos canos
16 y sus ojos traviesos durante una entrevista.
“Pueden ser hombres o mujeres”, dijo, “pero sí
reconozco que en la cultura española la mujer es más vivaz,
19 más expresiva a la hora de hablar y comportarse. Es más
directa, tiene menos sentido del ridículo y menos prejuicios”.
La curadora Frances Hui comentó: “Almodóvar es
22 alguien muy querido por las actrices. Tiene una capacidad
extraordinaria para observar a las mujeres con un verdadero
sentimiento de empatía. Puede señalar sus emociones, sus
25 fortalezas y suele ser muy divertido”. Los personajes
masculinos, en cambio, a veces le parecen aburridos. “Hasta
hace muy poco, en la cultura española, el hombre había
28 estado encorsetado”, dijo Almodóvar al referirse a los
papeles del amante latino, el héroe macho o el hombre de la
casa. “Ha llevado tiempo para que el hombre y el actor
31 masculino adquirieran todos esos registros que culturalmente
les estaban negados.”
Internet: www nytimes com (con adaptaciones)
De acuerdo con las ideas y estructuras del texto presentado arriba, juzgue los siguientes ítems. 
El vocablo ‘prejuicios’ (R.20) fue empleado en el texto con el mismo sentido de arbitrariedades.
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199Q931835 | Física, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
 Pigmentos e corantes são os responsáveis pela coloração
de uma tinta. A cor depende dos comprimentos de onda da radiação
absorvida pelo composto, o que, por sua vez, depende da diferença
de energia entre as bandas de valência e de condução. Os pigmentos
CdS e CdSe, por exemplo, são conhecidos como amarelo e
vermelho de cádmio, respectivamente: o CdS absorve a luz azul e,
por isso, apresenta coloração amarela (a cor complementar do azul);
o CdSe absorve todas as cores, com exceção da vermelha, e, por
esse motivo, apresenta a cor vermelha.
            Nas plantas, ocorre um fenômeno de características
semelhantes, já que os pigmentos fotossintéticos são capazes de
absorver a luz em alguns comprimentos de onda e refleti-la em
outros.
            A partir das informações apresentadas e considerando que o
produto de solubilidade do CdS seja igual a 1 × 10 26 e que as
soluções envolvidas apresentem comportamento ideal, julgue os
itens a seguir.
Dado que os comprimentos de onda típicos da luz para a cor amarela e para a vermelha são, respectivamente, 570 nm e 650 nm, é correto afirmar que a energia da luz vermelha é maior que a da luz amarela.
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200Q932131 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
O filme 1492: a conquista do paraíso, de Ridley Scott,
aborda a conquista da América pelos europeus. O filme retrata de
forma controversa Cristóvão Colombo: ora como um homem brutal,
ora como magnânimo. O trabalho indígena forçado é abordado, mas
o papel crucial de Colombo nele é obscurecido. Para muitos
indígenas, reverenciar a figura de Colombo equivale a reverenciar
a figura de Hitler na perspectiva da civilização ocidental. Ele foi
responsável direto pela morte de aproximadamente 50 mil pessoas.
Vinte e um anos após sua chegada, 8 milhões de indígenas haviam
sido mortos.
Ella Shohat e Robert Stam Crítica da imagem eurocêntrica
São Paulo: Cosac Naify, 2006, p 103-4 (com adaptações)
Considerando o texto apresentado e os aspectos históricos a ele
relacionados, julgue os itens seguintes.
Os maias possuíam diversificados conhecimentos em arquitetura, matemática e astronomia, além de um sistema próprio de escrita, e aplicavam esses saberes para a construção de cidades, de pirâmides, de obras de engenharia e de seu complexo sistema de calendários
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201Q932435 | Português, Pronome, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 13 de maio
Enfim, lei. Nunca fui, nem o cargo me consentia ser
propagandista da abolição, mas confesso que senti grande
4 prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da
regente. Estava na rua do Ouvidor, onde a agitação era grande
e a alegria geral.
7 Um conhecido meu, homem de imprensa, achando-me
ali, ofereceu-me lugar no seu carro, que estava na rua Nova, e
ia enfileirar no cortejo organizado para rodear o paço da
10 cidade, e fazer ovação à regente. Estive quase, quase a aceitar,
tal era o meu atordoamento, mas os meus hábitos quietos, os
costumes diplomáticos, a própria índole e a idade me retiveram
13 melhor que as rédeas do cocheiro aos cavalos do carro, e
recusei. Recusei com pena. Deixei-os ir, a ele e aos outros, que
se juntaram e partiram da rua Primeiro de Março. Disseram-me
16 depois que os mannifestantes erguiam-se nos carros, que iam
abertos, e faziam grandes aclamações, em frente ao paço, onde
estavam também todos os ministros. Se eu lá fosse,
19 provavelmente faria o mesmo e ainda agora não me teria
entendido... Não, não faria nada; meteria a cara entre os joelhos.
Ainda bem que acabamos com isto. Era tempo.
22 Embora queimemos todas as leis, decretos e avisos, não
poderemos acabar com os atos particulares, escrituras e
inventários, nem apagar a instituição da História, ou até da
25 Poesia. (...)
14 de maio, meia-noite
Não há alegria pública que valha uma boa alegria
28 particular. Saí agora do Flamengo, fazendo esta reflexão, e vim
escrevê-la, e mais o que lhe deu origem.
Era a primeira reunião dos Aguiar; havia alguma gente
31 e bastante animação. (...) A alegria dos donos da casa era viva,
a tal ponto que não a atribuí somente ao fato dos amigos juntos,
mas também ao grande acontecimento do dia. Assim o disse
34 por esta única palavra, que me pareceu expressiva, dita a brasileiros:
— Felicito-os.
— Já sabia? — perguntaram ambos.
37 Não entendi, não achei que responder. Que era que eu
podia saber já, para os felicitar, se não era o fato público?
Chamei o melhor dos meus sorrisos de acordo e complacência,
40 ele veio, espraiou-se, e esperei. Velho e velha disseram-me
então rapidamente, dividindo as frases, que a carta viera
dar-lhes grande prazer. (...)
43 Eis aí como, no meio do prazer geral, pode aparecer
um particular, e dominá-lo. Não me enfadei com isso; ao
contrário, achei-lhes razão, e gostei de os ver sinceros. Por fim,
46 estimei que a carta do filho postiço viesse após anos de silêncio
pagar-lhes a tristeza que cá deixou. Era devida a carta; como a
liberdade dos escravos, ainda que tardia, chegava bem.
Machado de Assis Memorial de Aires
Internet: www dominiopublico gov br
A respeito do fragmento de texto apresentado, que compõe o
romance Memorial de Aires, de Machado de Assis, e considerando
os aspectos que ele suscita, julgue os itens de 44 a 53.
O pronome “que”, em “a tristeza que cá deixou” (R.47), retoma o termo “filho postiço” (R.46).
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202Q932284 | Espanhol, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
La Casa de Papel

1 A través de Tokio como narradora, la serie de
televisión La Casa de Papel nos cuenta la historia de un
atraco a la Fábrica Nacional de Moneda y Timbre. Liderados
4 desde el exterior por El Profesor, un hombre planificador
hasta lo enfermizo que ve en este atraco la posibilidad de
hacer justicia por el trato que tuvo su padre años antes, la
7 banda tendrá la difícil misión de fabricar y sacar todo el
dinero que puedan mientras intentan mantener a raya tanto a
la policía como a los rehenes.
10 Hay un tema que me parece fascinante y es la
perversión del concepto de héroe a través del rol de
atracador. El Profesor, Berlín, Tokio y Nairobi y el hecho de
13 que más que gente mala, estén ahí por “decisiones
cuestionables en la vida”, tal y como se les retrata a la
mayoría, hacen que nos creamos sus discursos de que lo que
16 están haciendo no es un delito, sino justicia social, tras todo
el descalabro económico de la crisis y rescates bancarios.
Al igual que no faltan conversaciones sobre cómo
19 van ganando apoyo del ciudadano de a pie e incluso de los
propios rehenes nosotros como espectadores también
deseamos que el atraco salga adelante, que la policía fracase
22 y que nuestros héroes delincuentes triunfen.
Mención aparte merece el enfoque de los personajes
y sus relaciones. Si bien es cierto, y todos los que alguna vez
25 hemos estado en un clima de convivencia y semiaislamiento
(un campamento o un viaje largo con amigos, por ejemplo)
podemos atestiguarlo, que las relaciones humanas se
28 intensifican al máximo en pocos días, tengo la sensación de
que se han pasado un par de vueltas a la hora de desarrollar
las dinámicas románticas.
31 Lo que han logrado con La Casa de Papel, con una
combinación entre un reparto estupendo, una realización a la
que se le puede poner muy pocos y pequeños peros y un
34 guion que logra enganchar episodio a episodio, se ve pocas
veces en la televisión nacional.
Internet: www espinof com (con adaptaciones)
Con respecto a las estructuras lingüísticas empleadas en el texto La Casa de Papel, juzgue los ítems de 22 a 28.
El sustantivo “héroe” lleva acento gráfico por tratarse de una palabra esdrújula.
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203Q931630 | Português, Adjetivos, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 T’Challa é um rei-guerreiro da nação africana fictícia
de Wakanda. O herói de rosto africano é a estrela do filme
Pantera Negra, a primeira grande produção cinematográfica
4 derivada dos quadrinhos da Marvel a trazer um protagonista e
um elenco principal negros para o centro da tela. Subvertendo
os estereótipos que frequentemente cercam o continente
7 africano, Wakanda nunca foi colonizada. É extremamente
desenvolvida, dona de uma secreta tecnologia avançada cuja
estética se apoia no afrofuturismo.
Tory Oliveira Pantera Negra e o racismo no universo nerd In Carta
Capital, 11/2/2018 Internet (com adaptações)

A respeito dos sentidos e das estruturas linguísticas desse fragmento
de texto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens
de 19 a 22 e assinale a opção correta no item 23, que é do tipo C.
Dado o emprego do adjetivo “rei-guerreiro” (R.1), o personagem T’Challa pode ser caracterizado tanto como um rei que é guerreiro quanto como um guerreiro que se tornou rei.
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204Q931867 | Química, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Considere que fragmentos do corpo de um zumbi tenham
sido estudados pela técnica de datação por 14C, a qual permite
estimar o tempo decorrido desde a morte de um ser vivo. O
funcionamento da técnica baseia-se no fato de que, em elevadas
altitudes, a incidência dos raios cósmicos propicia a conversão do
isótopo 14N em 14C. Instável, o 14C sofre decaimento radioativo, de
forma que as reações de formação/decaimento do isótopo atingem
um equilíbrio e a proporção de 14C se mantém constante na
atmosfera — aproximadamente 1 em cada 1 trilhão de átomos de
carbono. Esta proporção é aproximadamente a mesma nos seres
vivos: no caso dos seres fotossintetizantes, porque eles absorvem
constantemente carbono da atmosfera, na forma de CO2; no caso
dos demais, porque eles incorporam 14C ao se alimentar de seres
fotossintetizantes ou de outros que assim o fazem. Quando um ser
vivo morre, a incorporação de carbono da natureza por ele cessa e,
assim, a proporção de 14C passa a diminuir. No caso específico do 14C, 
o tempo necessário para que a proporção do isótopo caia à
metade do valor inicial (o denominado tempo de meia-vida) é de
cerca de 5.730 anos. Assim, medindo-se a proporção de 14C nos
restos encontrados de um ser vivo, é possível estimar o tempo
decorrido desde sua morte.
Tendo como referência essas informações e considerando os
múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens que se
seguem.
A datação por 14C é uma técnica apropriada ao trabalho com fósseis de dinossauros, que viveram há milhões de anos.
  1. ✂️
  2. ✂️

205Q669773 | Física, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
 Pigmentos e corantes são os responsáveis pela coloração
de uma tinta. A cor depende dos comprimentos de onda da radiação
absorvida pelo composto, o que, por sua vez, depende da diferença
de energia entre as bandas de valência e de condução. Os pigmentos
CdS e CdSe, por exemplo, são conhecidos como amarelo e
vermelho de cádmio, respectivamente: o CdS absorve a luz azul e,
por isso, apresenta coloração amarela (a cor complementar do azul);
o CdSe absorve todas as cores, com exceção da vermelha, e, por
esse motivo, apresenta a cor vermelha.
            Nas plantas, ocorre um fenômeno de características
semelhantes, já que os pigmentos fotossintéticos são capazes de
absorver a luz em alguns comprimentos de onda e refleti-la em
outros.
            A partir das informações apresentadas e considerando que o
produto de solubilidade do CdS seja igual a 1 × 10 26 e que as
soluções envolvidas apresentem comportamento ideal, julgue os
itens a seguir.
Além de refletir a luz verde, a clorofila a é capaz de absorver luz nos comprimentos de onda das luzes azul e vermelha, de modo que tal energia é aproveitada para o processo de fotossíntese.
  1. ✂️
  2. ✂️

206Q931932 | Inglês, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 Guillermo del Toros’s The Shape of Water is the
latest meeting of the whimsical and the grotesque. The plot
unfolds as follows: in the 1950s, Elisa is a cleaner at a military
4 research laboratory, who happens also to be mute, which places
her among other minorities without a say: there is her
African-American colleague Zelda and her neighbour, the artist
7 Giles, who is gay. The screenplay brings together the
disenfranchised to save a fellow outcast.
The amphibious monster kept captive at the lab
10 doesn’t have a name, and his idea of a witty and humorous
conversation is to roar in your face. But Elisa takes a shine to
him. “When he looks at me, he doesn’t know what I lack or
13 how I am incomplete.”
In this film watertight ideas fight for space with flawed
ones. It begins with a dream sequence in which Elisa’s
16 apartment is submerged. When the scene is repeated later for
real, causing only a minor leak in the house below, the rational
mind has too many objections (the floor would !) for
19 the fantasy to survive. An amphibious humanoid with magic
powers we can believe, but a flooded apartment that is as good
as new one scene later doesn’t stand up. There are other
22 discrepancies too — like the sophisticated CCTV system in
1962, or the creature’s ability to wipe away the bulletholes in
his own body, sealing up the wounds, ET-style.
Newstatesman, February 9th, 2018 (adapted)
Based on the text above, judge the following items
The expression “without a say” (R.5) refers to the fact that Elisa can’t speak
  1. ✂️
  2. ✂️

207Q931755 | Português, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Bons dias!
1 Eu pertenço a uma família de profetas après coup,
post factum, depois do gato morto, ou como melhor nome
tenha em holandês. Por isso digo, e juro se necessário for, que
4 toda a história desta lei de 13 de maio estava por mim prevista,
tanto que na segunda-feira, antes mesmo dos debates, tratei de
alforriar um molecote que tinha, pessoa de seus dezoito anos,
7 mais ou menos. Alforriá-lo era nada; entendi que, perdido por
mil, perdido por mil e quinhentos, e dei um jantar.
(...)
10 No golpe do meio (coup du milieu, mas eu prefiro
falar a minha língua), levantei-me eu com a taça de champanha
e declarei que acompanhando as ideias pregadas por Cristo, há
13 dezoito séculos, restituía a liberdade ao meu escravo Pancrácio;
que entendia que a nação inteira devia acompanhar as mesmas
ideias e imitar o meu exemplo; finalmente, que a liberdade era
16 um dom de Deus, que os homens não podiam roubar sem pecado.
Pancrácio, que estava à espreita, entrou na sala, como
um furacão, e veio abraçar-me os pés.
19 (...)
No dia seguinte, chamei o Pancrácio e disse-lhe com
rara franqueza:
22 — Tu és livre, podes ir para onde quiseres. Aqui tens
casa amiga, já conhecida, e tens mais um ordenado, um
ordenado que...
25 — Oh! Meu senhô! Fico.
— ...Um ordenado pequeno, mas que há de crescer.
Tudo cresce neste mundo; tu cresceste imensamente. Quando
28 nasceste, eras um pirralho deste tamanho; hoje estás mais alto
que eu. Deixa ver; olha, és mais alto quatro dedos...
— Artura não qué dizê nada, não, senhô...
31 — Pequeno ordenado, repito, uns seis mil-réis; mas é
de grão em grão que a galinha enche o seu papo. Tu vales
muito mais que uma galinha.
34 — Justamente. Pois seis mil-réis. No fim de um ano,
se andares bem, conta com oito. Oito ou sete.
Pancrácio aceitou tudo; aceitou até um peteleco que
37 lhe dei no dia seguinte, por me não escovar bem as botas;
efeitos da liberdade. Mas eu expliquei-lhe que o peteleco,
sendo um impulso natural, não podia anular o direito civil
40 adquirido por um título que lhe dei. Ele continuava livre, eu de
mau humor; eram dois estados naturais, quase divinos.
Boas noites.
Machado de Assis. Obra completa. Vol. III. 3.ª ed.
Rio de Janeiro: José Aguilar, 1973, p. 489-91.
Tendo como referência o fragmento acima, da crônica Bons dias!,
de Machado de Assis, julgue o item.
A colocação pronominal presente na oração “por me não escovar bem as botas” (R.37) não é registrada na variedade da língua portuguesa atualmente falada no Brasil.
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208Q931946 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
Há 80 anos, com a instauração do Estado Novo, a
educação tornou-se um instrumento importante para a promoção
do progresso econômico e do desenvolvimento humano. O maestro
Heitor Villa-Lobos acreditava que a melhor maneira de formar
a disciplina das gerações futuras era o canto coletivo. Para ele,
o canto orfeônico apresentava três finalidades: disciplina, civismo
e educação artística. Villa-Lobos posiciona-se politicamente ao lado
de Vargas. O projeto do Estado que surgiu com a Revolução de
1930 tinha viés autoritário. Porém, intelectuais como Villa-Lobos,
Carlos Drummond de Andrade e outros percebiam no apoio estatal
a possibilidade de concretização de projetos.
Mirelle Ferreira Borges. O Brasil cantando a uma só voz: Heitor Villa-Lobos,
o músico educador. In: Jorge Ferreira (org.). As repúblicas no Brasil: política,
sociedade e cultura. Niterói: Editora da UFF, 2010, p. 98-108 (com adaptações).
Com relação aos aspectos históricos e artísticos pertinentes ao
fragmento de texto anteriormente apresentado, julgue o item que se segue.
O violoncelo, um dos instrumentos tocados por Villa-Lobos, é o maior e o que produz o som mais grave entre os instrumentos da família das cordas na orquestra.
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209Q932004 | Português, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Samba
1 Oh ritmos fraternos do samba,
trazendo o feitiço das macumbas,
o cavo bater das marimbas gemendo
4 lamentos despedaçados de escravo,
oh ritmos fraternos do samba quente da Baía!
Pegando fogo no sangue inflamável dos mulatos,
7 fazendo gingar os quadris dengosos das mulheres,
entornando sortilégios e loucura
nas pernas bailarinas dos negros...
10 Ritmos fraternos do samba,
herança de África que os negros levaram
no ventre sem sol dos navios negreiros,
13 e soltaram, carregados de algemas e saudade,
nas noites mornas do Cruzeiro do Sul!
Oh ritmos fraternos do samba,
16 acordando febres palustres no meu povo
embotado das doses do quinino europeu...
Ritmos africanos do samba da Baía,
19 com maracas matraqueando compassos febris
— Que é que a baiana tem, que é —
violões tecendo sortilégios de xicuembos
22 e atabaques soando, secos, soando...
Oh ritmos fraternos do samba!
Acordando o meu povo adormecido à sombra dos embondeiros
25 dizendo na sua linguagem encharcada de ritmos
que as correntes dos navios negreiros não morreram não,
só mudaram de nome,
28 mas ainda continuam,
continuam,
os ritmos fraternais do samba!
Noémia de Souza. Sangue negro. São Paulo: Kapulana, 2016, p. 85.
Tendo como referência o fragmento do poema Samba, escrito em 1949 pela autora moçambicana Noémia de Souza, julgue o item a seguir.
No verso 12, a preposição de, contida na contração “dos” — “dos navios negreiros” —, expressa causa, razão por que a referida contração poderia ser substituída, sem prejuízo dos sentidos do texto, pela expressão devido aos.
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210Q932252 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque
Nacional da Serra da Capivara é um parque arqueológico inscrito
pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial. Um conjunto de
chapadas e vales abriga sítios arqueológicos com pinturas e
gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico.
Sobre um relevo acidentado, em uma região de clima
semiárido, períodos alternados de chuva e de seca promovem fortes
mudanças na paisagem. Em um momento, a vegetação é exuberante
e há uma surpreendente diversidade de flores de cores vivas. Em
outro, a vegetação seca e perde suas folhas. É quando as formações
rochosas se destacam sobre a vegetação desnudada.
Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as
paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas
pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do parque. As
representações gráficas abordam uma grande variedade de formas,
cores e temas. Foram pintadas cenas de caça, sexo, guerra e de
diversos aspectos da vida cotidiana e do universo simbólico dos
seus autores. O estudo desses registros possibilita o reconhecimento
de temas recorrentes e a identificação de diferentes maneiras de
representá-los. Pode-se dizer, ainda, que são pistas da forma de vida
dessas populações.
Internet: <www.fumdham.org.br>.
Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item.
A inscrição do Parque Nacional Serra da Capivara na lista do Patrimônio Mundial deveu-se à variedade das representações gráficas encontradas em seu território, à diversidade das cenas ali retratadas e às possibilidades de estudo que essas representações fornecem para o entendimento da vida dos povos pré-históricos que habitaram a região.
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