Questões de Concursos Vestibular UnB

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231Q932430 | Filosofia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Texto I
1 No filme Eu, Robô, um policial encarregado de
investigar o assassinato de um humano supostamente cometido
por uma máquina interroga um robô. Esse policial demonstra,
4 desde o início do filme, uma atitude de reprovação em relação
ao desenvolvimento tecnológico dessas máquinas. Na cena do
interrogatório, ocorre o seguinte diálogo entre o policial e o robô.
7 Policial: Por que se escondeu na cena do crime?
Robô: Eu tive medo.
Policial: Robôs não sentem medo. Eles não sentem nada. Não
10 sentem fome, não sentem sono.
Robô: Eu tenho. E tenho até mesmo sonhos.
Policial: Seres humanos é que têm sonhos. Até cães têm
13 sonhos. Você não. Você é só uma máquina. Uma imitação da
vida. Um robô consegue compor uma sinfonia? Um robô
consegue pintar uma bela obra-prima?
16 Robô: Você consegue?
(O policial fica em silêncio, constrangido).
Texto II
1 É preciso estender os dedos, completamente, nessa
direção e fazer o ensaio de captar essa assombrosa finesse —
de que o valor da vida não pode ser avaliado. Por um vivente
4 não, porque este é parte interessada, e até mesmo objeto de
litígio, e não juiz; por um morto não, por outra razão. Da parte
de um filósofo, ver no valor da vida um problema permanece,
7 dessa forma, até mesmo uma objeção contra ele, um ponto de
interrogação diante de sua sabedoria, uma falta de sabedoria.
F Nietzsche Crepúsculo dos ídolos O problema de Sócrates, #2
Tendo como referência os fragmentos de texto apresentados e
considerando as noções filosóficas de natureza humana e a noção
de vida em Nietzsche, julgue os itens de 91 a 95 e assinale a opção
correta nos itens 96 e 97, que são do tipo C.
O conceito filosófico de humano, contrariamente a outros conceitos da filosofia, conserva estabilidade ao longo da história, pois sempre esteve relacionado à dimensão biológica que define os seres humanos como espécie.
  1. ✂️
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232Q931742 | Português, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque
Nacional da Serra da Capivara é um parque arqueológico inscrito
pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial. Um conjunto de
chapadas e vales abriga sítios arqueológicos com pinturas e
gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico.
Sobre um relevo acidentado, em uma região de clima
semiárido, períodos alternados de chuva e de seca promovem fortes
mudanças na paisagem. Em um momento, a vegetação é exuberante
e há uma surpreendente diversidade de flores de cores vivas. Em
outro, a vegetação seca e perde suas folhas. É quando as formações
rochosas se destacam sobre a vegetação desnudada.
Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as
paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas
pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do parque. As
representações gráficas abordam uma grande variedade de formas,
cores e temas. Foram pintadas cenas de caça, sexo, guerra e de
diversos aspectos da vida cotidiana e do universo simbólico dos
seus autores. O estudo desses registros possibilita o reconhecimento
de temas recorrentes e a identificação de diferentes maneiras de
representá-los. Pode-se dizer, ainda, que são pistas da forma de vida
dessas populações.
Internet: <www.fumdham.org.br>.
Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item.
A correção gramatical do segundo período do texto seria mantida se ele fosse reescrito da seguinte forma: Além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico, abrigam-se, em um conjunto de chapadas e vales, sítios arqueológicos com pinturas e gravuras em rocha.
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233Q932766 | Espanhol, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
La Casa de Papel

1 A través de Tokio como narradora, la serie de
televisión La Casa de Papel nos cuenta la historia de un
atraco a la Fábrica Nacional de Moneda y Timbre. Liderados
4 desde el exterior por El Profesor, un hombre planificador
hasta lo enfermizo que ve en este atraco la posibilidad de
hacer justicia por el trato que tuvo su padre años antes, la
7 banda tendrá la difícil misión de fabricar y sacar todo el
dinero que puedan mientras intentan mantener a raya tanto a
la policía como a los rehenes.
10 Hay un tema que me parece fascinante y es la
perversión del concepto de héroe a través del rol de
atracador. El Profesor, Berlín, Tokio y Nairobi y el hecho de
13 que más que gente mala, estén ahí por “decisiones
cuestionables en la vida”, tal y como se les retrata a la
mayoría, hacen que nos creamos sus discursos de que lo que
16 están haciendo no es un delito, sino justicia social, tras todo
el descalabro económico de la crisis y rescates bancarios.
Al igual que no faltan conversaciones sobre cómo
19 van ganando apoyo del ciudadano de a pie e incluso de los
propios rehenes nosotros como espectadores también
deseamos que el atraco salga adelante, que la policía fracase
22 y que nuestros héroes delincuentes triunfen.
Mención aparte merece el enfoque de los personajes
y sus relaciones. Si bien es cierto, y todos los que alguna vez
25 hemos estado en un clima de convivencia y semiaislamiento
(un campamento o un viaje largo con amigos, por ejemplo)
podemos atestiguarlo, que las relaciones humanas se
28 intensifican al máximo en pocos días, tengo la sensación de
que se han pasado un par de vueltas a la hora de desarrollar
las dinámicas románticas.
31 Lo que han logrado con La Casa de Papel, con una
combinación entre un reparto estupendo, una realización a la
que se le puede poner muy pocos y pequeños peros y un
34 guion que logra enganchar episodio a episodio, se ve pocas
veces en la televisión nacional.
Internet: www espinof com (con adaptaciones)
En conformidad con las ideas del texto La Casa de Papel,
uno de los motivos que llevan al robo en la Fábrica de Moneda está relacionado con el momento de crisis de valores. 
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234Q932320 | Espanhol, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Los secretos del cine de Pedro Almodóvar
1 De niña, Adriana Ugarte soñaba con aparecer en una
película de Pedro Almodóvar. En Julieta, Ugarte interpreta
a la protagonista en su juventud, cuya vida da un giro
4 dramático después de un encuentro amoroso en un tren. Este
largometraje, el vigésimo de la carrera de Almodóvar, es un
retorno al drama y a su “cine de mujeres”, como él mismo lo
7 llama.
A lo largo de casi cuarenta años, Almodóvar se ha
inspirado en diversas fuentes: Alfred Hitchcock, el cine B y
10 la coreógrafa y bailarina Pina Bausch, solo por nombrar
algunas. Sin embargo, su fascinación por las mujeres y su
capacidad de conjurar personajes femeninos memorables
13 siguen siendo una constante. “Siento que mi historia va a ser
mucho más rica y entretenida con mujeres”, dijo Almodóvar,
con su característica y abundante melena de cabellos canos
16 y sus ojos traviesos durante una entrevista.
“Pueden ser hombres o mujeres”, dijo, “pero sí
reconozco que en la cultura española la mujer es más vivaz,
19 más expresiva a la hora de hablar y comportarse. Es más
directa, tiene menos sentido del ridículo y menos prejuicios”.
La curadora Frances Hui comentó: “Almodóvar es
22 alguien muy querido por las actrices. Tiene una capacidad
extraordinaria para observar a las mujeres con un verdadero
sentimiento de empatía. Puede señalar sus emociones, sus
25 fortalezas y suele ser muy divertido”. Los personajes
masculinos, en cambio, a veces le parecen aburridos. “Hasta
hace muy poco, en la cultura española, el hombre había
28 estado encorsetado”, dijo Almodóvar al referirse a los
papeles del amante latino, el héroe macho o el hombre de la
casa. “Ha llevado tiempo para que el hombre y el actor
31 masculino adquirieran todos esos registros que culturalmente
les estaban negados.”
Internet: www nytimes com (con adaptaciones)
De acuerdo con las ideas y estructuras del texto presentado arriba, juzgue los siguientes ítems. 
La bailarina Pina Bauch se inspiró en la obra cinematográfica de Pedro Almodóvar
  1. ✂️
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235Q670775 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 13 de maio
Enfim, lei. Nunca fui, nem o cargo me consentia ser
propagandista da abolição, mas confesso que senti grande
4 prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da
regente. Estava na rua do Ouvidor, onde a agitação era grande
e a alegria geral.
7 Um conhecido meu, homem de imprensa, achando-me
ali, ofereceu-me lugar no seu carro, que estava na rua Nova, e
ia enfileirar no cortejo organizado para rodear o paço da
10 cidade, e fazer ovação à regente. Estive quase, quase a aceitar,
tal era o meu atordoamento, mas os meus hábitos quietos, os
costumes diplomáticos, a própria índole e a idade me retiveram
13 melhor que as rédeas do cocheiro aos cavalos do carro, e
recusei. Recusei com pena. Deixei-os ir, a ele e aos outros, que
se juntaram e partiram da rua Primeiro de Março. Disseram-me
16 depois que os manifestantes erguiam-se nos carros, que iam
abertos, e faziam grandes aclamações, em frente ao paço, onde
estavam também todos os ministros. Se eu lá fosse,
19 provavelmente faria o mesmo e ainda agora não me teria
entendido... Não, não faria nada; meteria a cara entre os joelhos.
Ainda bem que acabamos com isto. Era tempo.
22 Embora queimemos todas as leis, decretos e avisos, não
poderemos acabar com os atos particulares, escrituras e
inventários, nem apagar a instituição da História, ou até da
25 Poesia. (...)
14 de maio, meia-noite
Não há alegria pública que valha uma boa alegria
28 particular. Saí agora do Flamengo, fazendo esta reflexão, e vim
escrevê-la, e mais o que lhe deu origem.
Era a primeira reunião dos Aguiar; havia alguma gente
31 e bastante animação. (...) A alegria dos donos da casa era viva,
a tal ponto que não a atribuí somente ao fato dos amigos juntos,
mas também ao grande acontecimento do dia. Assim o disse
34 por esta única palavra, que me pareceu expressiva, dita a brasileiros:
— Felicito-os.
— Já sabia? — perguntaram ambos.
37 Não entendi, não achei que responder. Que era que eu
podia saber já, para os felicitar, se não era o fato público?
Chamei o melhor dos meus sorrisos de acordo e complacência,
40 ele veio, espraiou-se, e esperei. Velho e velha disseram-me
então rapidamente, dividindo as frases, que a carta viera
dar-lhes grande prazer. (...)
43 Eis aí como, no meio do prazer geral, pode aparecer
um particular, e dominá-lo. Não me enfadei com isso; ao
contrário, achei-lhes razão, e gostei de os ver sinceros. Por fim,
46 estimei que a carta do filho postiço viesse após anos de silêncio
pagar-lhes a tristeza que cá deixou. Era devida a carta; como a
liberdade dos escravos, ainda que tardia, chegava bem.
Machado de Assis Memorial de Aires
Internet: www dominiopublico gov br
A respeito do fragmento de texto apresentado, que compõe o
romance Memorial de Aires, de Machado de Assis, e considerando
os aspectos que ele suscita, julgue os itens de 44 a 53.
Apesar de a alegria demonstrada pelo casal Aguiar não ter sido provocada pela abolição da escravatura, mas pelo recebimento de uma carta, o narrador sugere a existência de algo comum entre esses dois eventos.
  1. ✂️
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236Q932426 | Biologia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
A seguir, são apresentadas características distintas de dois
grupos de animais da mesma espécie que passaram a ocupar a
mesma região e a realizar cruzamentos entre si. Após a análise dos
genótipos dos descendentes desses grupos, observou-se o seguinte:
o gene que determina coloração branca é epistático; os alelos para
manchas são hipostáticos; a herança para o tamanho dos animais é
poligênica, com um total de três poligenes.
Grupo I: animais grandes com padrão de coloração branca
uniforme pelo corpo
Grupo II: animais pequenos com padrão de coloração rajada
pelo corpo — alguns com manchas pretas e outros
com manchas marrons
Tendo como referência a situação hipotética descrita, julgue os
próximos itens.
O cruzamento entre os animais com fenótipos diferentes produzirá descendentes híbridos estéreis
  1. ✂️
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237Q931722 | Literatura, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Rondó dos cavalinhos
1 Os cavalinhos correndo,
E nós, cavalões, comendo...
Tua beleza, Esmeralda,
4 Acabou me enlouquecendo.
Os cavalinhos correndo,
E nós, cavalões, comendo...
7 O sol tão claro lá fora
E em minhalma — anoitecendo!
Os cavalinhos correndo,
10 E nós, cavalões, comendo...
Alfonso Reyes partindo,
E tanta gente ficando...
13 Os cavalinhos correndo,
E nós, cavalões, comendo...
A Itália falando grosso,
16 A Europa se avacalhando...
Os cavalinhos correndo,
E nós, cavalões, comendo...
19 O Brasil politicando,
Nossa! A poesia morrendo...
O sol tão claro lá fora,
22 O sol tão claro, Esmeralda,
E em minhalma — anoitecendo!
Manuel Bandeira. Antologia poética. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p. 104.
Acerca do poema Rondó dos cavalinhos, de Manuel Bandeira, publicado originalmente em 1936, em outra versão, com o título Rondó do Jockey Club, julgue o item.
O uso da forma medieval do rondó para a escrita do poema reflete a preocupação de poetas modernistas de primeira geração, como Manuel Bandeira, em recuperar o imaginário da Idade Média, com suas narrativas de cavalarias e heróis idealizados.
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  2. ✂️

238Q932249 | Sociologia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
A imaginação sociológica permite-nos compreender a
história e a biografia e as relações entre ambas dentro da sociedade.
Essa é a sua tarefa e a sua promessa. Nenhum estudo social que não
se volte ao problema da biografia, da história e de suas interligações
dentro de uma sociedade completará a sua jornada intelectual, pois
essa imaginação é a capacidade de passar de uma perspectiva a
outra — da política para a psicológica; do exame de uma única
família para a análise comparativa dos orçamentos nacionais do
mundo; da escola teológica para a estrutura militar; de
considerações de uma indústria petrolífera para estudos da poesia
contemporânea.
Charles Wright Mills A promessa In: Charles Wright Mills
A imaginação sociológica Trad Waltensir Dutra Rio de Janeiro:
Zahar Editores, 1982, p 12-3 (com adaptações)
Com base no excerto de texto precedente, julgue os itens de 102 a
105 e assinale a opção correta no item 106, que é do tipo C.
No fragmento, o autor elenca diferentes formas de manifestação da “imaginação sociológica” e as considera como atribuições do cientista social.
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239Q669984 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 A Primeira Guerra Mundial não resolveu nada. As
esperanças que gerou — de um mundo pacífico e democrático
e de retorno do crescimento da economia mundial — logo
4 foram frustradas. O passado estava fora de alcance, o futuro
fora adiado, o presente era amargo, a não ser por uns poucos
anos passageiros em meados da década de 20.
Eric Hobsbawm A era dos extremos O breve século XX, 1914-1991 São
Paulo: Companhia das Letras, 2000, p 59 (com adaptações)
Considerando o fragmento de texto anterior, julgue os itens 71 e 72
e faça o que se pede no item 73, que é do tipo C.
A respeito dos acontecimentos históricos de que trata o fragmento de texto, assinale a opção correta.
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240Q931890 | Biologia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
O filme ganhador do Oscar 2018, A forma da água, se
passa na década de 60 do século passado, em plena Guerra Fria. No
filme, a faxineira de um laboratório secreto do governo
norte-americano conhece e se apaixona por uma criatura submarina
retirada das águas da América do Sul e mantida presa no local.
Com relação às diferenças fisiológicas entre espécies terrestres e
aquáticas, julgue os itens subsequentes.
Animais aquáticos, como os peixes, são capazes de regular a quantidade de sais em seus tecidos por meio da osmorregulação.
  1. ✂️
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241Q931899 | Português, Clareza e Correção, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 A Primeira Guerra Mundial não resolveu nada. As
esperanças que gerou — de um mundo pacífico e democrático
e de retorno do crescimento da economia mundial — logo
4 foram frustradas. O passado estava fora de alcance, o futuro
fora adiado, o presente era amargo, a não ser por uns poucos
anos passageiros em meados da década de 20.
Eric Hobsbawm A era dos extremos O breve século XX, 1914-1991 São
Paulo: Companhia das Letras, 2000, p 59 (com adaptações)
Considerando o fragmento de texto anterior, julgue os itens 71 e 72
e faça o que se pede no item 73, que é do tipo C.
O terceiro período do texto apresenta informações que desenvolvem a ideia apresentada no segundo período.
  1. ✂️
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242Q931939 | Biologia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
            No filme Jurassic Park, vários dinossauros são
concebidos por meio de técnicas de engenharia genética. Entre as
espécies apresentadas no filme está o galimimo (Gallimimus
bullatos, traduzido do latim como “imitação de galinha”), espécie
de dinossauro onívoro e bípede cuja dieta era composta
principalmente por frutas.
            Considere que duas populações de galimimo tenham se
desenvolvido independentemente nas ilhas Nublar e Sorna,
distantes cerca de 140 km, tendo permanecido isoladas por vários
séculos.
Tendo como referência essa situação, julgue os itens a seguir.
A carga gênica das duas populações de galimimos permanecerá a mesma ao longo do tempo, uma vez que os genes são constituintes estáveis das células e são replicados de maneira idêntica durante o processo de divisão celular.
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243Q932545 | Química, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
O morador de uma cidade invadida por zumbis leu que eles
poderiam ser eliminados se transpassados por uma estaca de prata.
Como não havia estaca de prata disponível, o morador utilizou uma
estaca de aço, sobre a qual depositou prata por meio da eletrólise de
uma solução aquosa de AgNO3.
Em relação à situação apresentada e aos múltiplos aspectos a ela
relacionados, julgue os itens de 114 a 119, considerando que a
constante de Faraday seja igual a 96.500 C/mol e que, no anodo da
célula, ocorra oxidação da água.
Se o indivíduo da situação hipotética desejasse recobrir a estaca com 21,58 g de prata, empregando uma corrente constante de 10,0 A, ele deveria conduzir o processo de deposição por período de tempo superior a 30 min
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244Q931812 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
1 Em outubro de 1917, os bolcheviques (maioria,
em russo) lideraram uma revolução, invadiram o palácio
do czar, subiram pelas escadarias e derrubaram séculos de
4 absolutismo, instalando um governo de operários e camponeses.
Tudo mentira. Os bolcheviques não eram maioria,
o czar não morava no palácio de inverno (ele abdicara em
7 março e estava preso a quilômetros de distância). Em outubro
de 1917, não havia mais monarquia, e a Rússia era uma
república mambembe. Os poucos revoltosos entraram no
10 palácio por janelas laterais, e o prédio não estava guarnecido
por tropa capaz de defendê-lo. A cena da tomada do palácio,
com uma heroica multidão subindo sua escadaria, foi uma
13 invenção do cineasta Sergei Eisenstein. Ele teve a ajuda de
cinco mil figurantes, e a filmagem, em 1928, causou mais
danos ao palácio que a sua tomada em 1917. A grandiosidade
16 de Eisenstein fez que suas cenografias engolissem a realidade.
O massacre da escadaria de Odessa, do Encouraçado
Potemkin, também não aconteceu.
Elio Gaspari. O centenário da Rússia de 1917. In:
O Globo, 11/1/2017, p. 16 (com adaptações).
Tendo o trecho precedente como referência, julgue o item.
A partir da publicação do Manifesto Comunista, o socialismo de inspiração marxista se expandiu e, na esteira da derrota francesa na guerra franco-prussiana, sobressaiu-se ao concorrente movimento anarquista, confirmando suas teses com a vitoriosa e duradoura Comuna de Paris.
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245Q931826 | Inglês, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 Chaplin was famous in a way that no one had been
before; arguably, no one has been as famous since. At the peak
of his popularity, his screen persona, the Tramp, was the most
4 recognized image in the world. His name came first in
discussions of the new medium as popular entertainment, and
in defences of it as a distinct art form — a cultural position
7 occupied afterwards only by the Beatles, whose own
era-defining popularity never equalled Chaplin’s. He’s the
closest thing the 20th century produced to a universal cultural
10 touchstone.
Film histories will invariably assert that Chaplin’s
mass popularity was owed to the way in which the Tramp
13 represented a destitute everyman. His films turned hunger,
laziness, and the feeling of being unwanted into comedy. He
was an ego artist, a performer with an uncanny relationship to
16 the camera who spent the early part of his career refining his
screen persona and the latter part of it deconstructing it.
Many a film critic raises the issue of Chaplin’s actual
19 relationship to the cultural moment of the time — and the fact
that his popularity survived several periods of sweeping
cultural change. His post-silent films — which include his two
22 most enduringly popular features, Modern Times and The
Great Dictator — reflect his own attitudes more than the
feelings of American audiences at the time. His mature work is
25 deliberately artificial, set in a world pieced together from
chunks of European and American past, present, and, in the
case of Modern Times, future.
Ignaty Vishnevetsky A century later, why does Chaplin
still matters?
Internet: Ignaty Vishnevetsky A century later, why does Chaplin
still matters? Internet: www film avclub com (adapted)
According to the text above, judge the following statements.
Chaplin’s main goal as a film director was to eradicate starvation, laziness and lack of love by means of humour.
  1. ✂️
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246Q931837 | Português, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Gatuno de crianças
O circo era um balão aceso com música e pastéis na entrada.
E funâmbulos cavalos palhaços desfiaram desarticulações risadas
para meu trono de pau com gente em redor.
Gostei muito da terra da Goiabada e tive inveja da vontade de ter
sido roubado pelos ciganos.
Oswald de Andrade. Memórias sentimentais de
João Miramar. São Paulo: Globo, 2004, p. 74.
Tendo como referência o texto apresentado, extraído do livro
Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, julgue o item a seguir.
O termo “da vontade” e a oração “de ter sido roubado pelos ciganos” desempenham funções sintáticas distintas no período em que ocorrem.
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247Q932222 | Espanhol, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
La Casa de Papel

1 A través de Tokio como narradora, la serie de
televisión La Casa de Papel nos cuenta la historia de un
atraco a la Fábrica Nacional de Moneda y Timbre. Liderados
4 desde el exterior por El Profesor, un hombre planificador
hasta lo enfermizo que ve en este atraco la posibilidad de
hacer justicia por el trato que tuvo su padre años antes, la
7 banda tendrá la difícil misión de fabricar y sacar todo el
dinero que puedan mientras intentan mantener a raya tanto a
la policía como a los rehenes.
10 Hay un tema que me parece fascinante y es la
perversión del concepto de héroe a través del rol de
atracador. El Profesor, Berlín, Tokio y Nairobi y el hecho de
13 que más que gente mala, estén ahí por “decisiones
cuestionables en la vida”, tal y como se les retrata a la
mayoría, hacen que nos creamos sus discursos de que lo que
16 están haciendo no es un delito, sino justicia social, tras todo
el descalabro económico de la crisis y rescates bancarios.
Al igual que no faltan conversaciones sobre cómo
19 van ganando apoyo del ciudadano de a pie e incluso de los
propios rehenes nosotros como espectadores también
deseamos que el atraco salga adelante, que la policía fracase
22 y que nuestros héroes delincuentes triunfen.
Mención aparte merece el enfoque de los personajes
y sus relaciones. Si bien es cierto, y todos los que alguna vez
25 hemos estado en un clima de convivencia y semiaislamiento
(un campamento o un viaje largo con amigos, por ejemplo)
podemos atestiguarlo, que las relaciones humanas se
28 intensifican al máximo en pocos días, tengo la sensación de
que se han pasado un par de vueltas a la hora de desarrollar
las dinámicas románticas.
31 Lo que han logrado con La Casa de Papel, con una
combinación entre un reparto estupendo, una realización a la
que se le puede poner muy pocos y pequeños peros y un
34 guion que logra enganchar episodio a episodio, se ve pocas
veces en la televisión nacional.
Internet: www espinof com (con adaptaciones)
En conformidad con las ideas del texto La Casa de Papel,
las historias de amor de la serie desentonan en el conjunto de la obra. 
  1. ✂️
  2. ✂️

248Q932048 | Sociologia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Há um tempo atrás se falava de bandidos
Há um tempo atrás se falava em solução
Há um tempo atrás se falava em progresso
Há um tempo atrás que eu via televisão
[...]
Banditismo por pura maldade
Banditismo por necessidade
Banditismo por uma questão de classe
Chico Science & Nação Zumbi Banditismo por uma
questão de classe Álbum: Da lama ao caos 1994
No que se refere a esse trecho da música de Chico Science & Nação
Zumbi, julgue os itens de 115 a 119.
Infere-se da letra da música que o progresso seria a única solução possível para a superação do banditismo e, consequentemente, das questões de classe.
  1. ✂️
  2. ✂️

249Q932330 | Espanhol, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Los secretos del cine de Pedro Almodóvar
1 De niña, Adriana Ugarte soñaba con aparecer en una
película de Pedro Almodóvar. En Julieta, Ugarte interpreta
a la protagonista en su juventud, cuya vida da un giro
4 dramático después de un encuentro amoroso en un tren. Este
largometraje, el vigésimo de la carrera de Almodóvar, es un
retorno al drama y a su “cine de mujeres”, como él mismo lo
7 llama.
A lo largo de casi cuarenta años, Almodóvar se ha
inspirado en diversas fuentes: Alfred Hitchcock, el cine B y
10 la coreógrafa y bailarina Pina Bausch, solo por nombrar
algunas. Sin embargo, su fascinación por las mujeres y su
capacidad de conjurar personajes femeninos memorables
13 siguen siendo una constante. “Siento que mi historia va a ser
mucho más rica y entretenida con mujeres”, dijo Almodóvar,
con su característica y abundante melena de cabellos canos
16 y sus ojos traviesos durante una entrevista.
“Pueden ser hombres o mujeres”, dijo, “pero sí
reconozco que en la cultura española la mujer es más vivaz,
19 más expresiva a la hora de hablar y comportarse. Es más
directa, tiene menos sentido del ridículo y menos prejuicios”.
La curadora Frances Hui comentó: “Almodóvar es
22 alguien muy querido por las actrices. Tiene una capacidad
extraordinaria para observar a las mujeres con un verdadero
sentimiento de empatía. Puede señalar sus emociones, sus
25 fortalezas y suele ser muy divertido”. Los personajes
masculinos, en cambio, a veces le parecen aburridos. “Hasta
hace muy poco, en la cultura española, el hombre había
28 estado encorsetado”, dijo Almodóvar al referirse a los
papeles del amante latino, el héroe macho o el hombre de la
casa. “Ha llevado tiempo para que el hombre y el actor
31 masculino adquirieran todos esos registros que culturalmente
les estaban negados.”
Internet: www nytimes com (con adaptaciones)
De acuerdo con las ideas y estructuras del texto presentado arriba, juzgue los siguientes ítems. 
Del texto se deduce que el director Pedro Almodóvar tiene el pelo largo y rubio.
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250Q932081 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Se, na Grécia antiga, o teatro começou com os rituais para Dionísio, no Brasil, a história do teatro nasceu com os rituais indígenas e suas celebrações antropofágicas. Depois chegaram os jesuítas e seus autos de catequização, os escravos e seus rituais para celebrar divindades, a Corte e o luxo das óperas estrangeiras. O teatro com grupos formados por atores brasileiros só se estabeleceu a partir do século XIX, o que estimulou o florescimento da comédia de costumes e do teatro burlesco. No século XX, com os grupos universitários, nosso teatro se modernizou; nas décadas de 60 e 70, houve um ápice criativo urgente e penetrante. Veio a censura. Tempo de exílio. Na reabertura política, a virada para o contemporâneo. Encenadores experimentais, seguidos de grandes musicais e teatro comercial.
Internet: <www.revistas.ufg.br> e <www.redeglobo.com> (com adaptações). Considerando esse texto como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos ao teatro brasileiro, aos seus desafios e à sua história.
Nos anos que antecederam o regime militar no Brasil, instituído em 1964, os estudantes universitários agitavam a cena cultural com produções que marcaram a história do teatro brasileiro, expondo os problemas sociais e políticos do país.
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