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271Q932748 | Inglês, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 Chaplin was famous in a way that no one had been
before; arguably, no one has been as famous since. At the peak
of his popularity, his screen persona, the Tramp, was the most
4 recognized image in the world. His name came first in
discussions of the new medium as popular entertainment, and
in defences of it as a distinct art form — a cultural position
7 occupied afterwards only by the Beatles, whose own
era-defining popularity never equalled Chaplin’s. He’s the
closest thing the 20th century produced to a universal cultural
10 touchstone.
Film histories will invariably assert that Chaplin’s
mass popularity was owed to the way in which the Tramp
13 represented a destitute everyman. His films turned hunger,
laziness, and the feeling of being unwanted into comedy. He
was an ego artist, a performer with an uncanny relationship to
16 the camera who spent the early part of his career refining his
screen persona and the latter part of it deconstructing it.
Many a film critic raises the issue of Chaplin’s actual
19 relationship to the cultural moment of the time — and the fact
that his popularity survived several periods of sweeping
cultural change. His post-silent films — which include his two
22 most enduringly popular features, Modern Times and The
Great Dictator — reflect his own attitudes more than the
feelings of American audiences at the time. His mature work is
25 deliberately artificial, set in a world pieced together from
chunks of European and American past, present, and, in the
case of Modern Times, future.
Ignaty Vishnevetsky A century later, why does Chaplin
still matters?
Internet: Ignaty Vishnevetsky A century later, why does Chaplin
still matters? Internet: www film avclub com (adapted)
According to the text above, judge the following statements.
The passage “enduringly popular features” (R.22) can be
correctly paraphrased as films that have continuously been
well-liked and admired.
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272Q931753 | Química, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
            Pigmentos e corantes são os responsáveis pela coloração
de uma tinta. A cor depende dos comprimentos de onda da radiação
absorvida pelo composto, o que, por sua vez, depende da diferença
de energia entre as bandas de valência e de condução. Os pigmentos
CdS e CdSe, por exemplo, são conhecidos como amarelo e
vermelho de cádmio, respectivamente: o CdS absorve a luz azul e,
por isso, apresenta coloração amarela (a cor complementar do azul);
o CdSe absorve todas as cores, com exceção da vermelha, e, por
esse motivo, apresenta a cor vermelha.
            Nas plantas, ocorre um fenômeno de características
semelhantes, já que os pigmentos fotossintéticos são capazes de
absorver a luz em alguns comprimentos de onda e refleti-la em
outros.
            A partir das informações apresentadas e considerando que o
produto de solubilidade do CdS seja igual a 1 × 10 26 e que as
soluções envolvidas apresentem comportamento ideal, julgue os
itens a seguir.
Infere-se da tabela periódica, dadas as posições dos elementos, que a distância entre os átomos de Cd e S no CdS é maior que a distância entre os átomos de Cd e Se no CdSe.
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273Q932801 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 T’Challa é um rei-guerreiro da nação africana fictícia
de Wakanda. O herói de rosto africano é a estrela do filme
Pantera Negra, a primeira grande produção cinematográfica
4 derivada dos quadrinhos da Marvel a trazer um protagonista e
um elenco principal negros para o centro da tela. Subvertendo
os estereótipos que frequentemente cercam o continente
7 africano, Wakanda nunca foi colonizada. É extremamente
desenvolvida, dona de uma secreta tecnologia avançada cuja
estética se apoia no afrofuturismo.
Tory Oliveira Pantera Negra e o racismo no universo nerd In Carta
Capital, 11/2/2018 Internet (com adaptações)

A respeito dos sentidos e das estruturas linguísticas desse fragmento
de texto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens
de 19 a 22 e assinale a opção correta no item 23, que é do tipo C.
As ações coloniais europeias na África começaram antes da
Conferência de Berlim e, apesar das resistências africanas,
grande parte do continente estava submetido ao controle
colonial quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, sendo a
Etiópia uma das poucas exceções.
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274Q931916 | Português, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Gatuno de crianças
O circo era um balão aceso com música e pastéis na entrada.
E funâmbulos cavalos palhaços desfiaram desarticulações risadas
para meu trono de pau com gente em redor.
Gostei muito da terra da Goiabada e tive inveja da vontade de ter
sido roubado pelos ciganos.
Oswald de Andrade. Memórias sentimentais de
João Miramar. São Paulo: Globo, 2004, p. 74.
Tendo como referência o texto apresentado, extraído do livro Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, julgue o item a seguir.
Do segundo período do texto depreende-se que a descrição do circo é feita a partir da perspectiva infantil: o narrador se vê como o centro do espetáculo circense.
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275Q932504 | Português, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Bons dias!
1 Eu pertenço a uma família de profetas après coup,
post factum, depois do gato morto, ou como melhor nome
tenha em holandês. Por isso digo, e juro se necessário for, que
4 toda a história desta lei de 13 de maio estava por mim prevista,
tanto que na segunda-feira, antes mesmo dos debates, tratei de
alforriar um molecote que tinha, pessoa de seus dezoito anos,
7 mais ou menos. Alforriá-lo era nada; entendi que, perdido por
mil, perdido por mil e quinhentos, e dei um jantar.
(...)
10 No golpe do meio (coup du milieu, mas eu prefiro
falar a minha língua), levantei-me eu com a taça de champanha
e declarei que acompanhando as ideias pregadas por Cristo, há
13 dezoito séculos, restituía a liberdade ao meu escravo Pancrácio;
que entendia que a nação inteira devia acompanhar as mesmas
ideias e imitar o meu exemplo; finalmente, que a liberdade era
16 um dom de Deus, que os homens não podiam roubar sem pecado.
Pancrácio, que estava à espreita, entrou na sala, como
um furacão, e veio abraçar-me os pés.
19 (...)
No dia seguinte, chamei o Pancrácio e disse-lhe com
rara franqueza:
22 — Tu és livre, podes ir para onde quiseres. Aqui tens
casa amiga, já conhecida, e tens mais um ordenado, um
ordenado que...
25 — Oh! Meu senhô! Fico.
— ...Um ordenado pequeno, mas que há de crescer.
Tudo cresce neste mundo; tu cresceste imensamente. Quando
28 nasceste, eras um pirralho deste tamanho; hoje estás mais alto
que eu. Deixa ver; olha, és mais alto quatro dedos...
— Artura não qué dizê nada, não, senhô...
31 — Pequeno ordenado, repito, uns seis mil-réis; mas é
de grão em grão que a galinha enche o seu papo. Tu vales
muito mais que uma galinha.
34 — Justamente. Pois seis mil-réis. No fim de um ano,
se andares bem, conta com oito. Oito ou sete.
Pancrácio aceitou tudo; aceitou até um peteleco que
37 lhe dei no dia seguinte, por me não escovar bem as botas;
efeitos da liberdade. Mas eu expliquei-lhe que o peteleco,
sendo um impulso natural, não podia anular o direito civil
40 adquirido por um título que lhe dei. Ele continuava livre, eu de
mau humor; eram dois estados naturais, quase divinos.
Boas noites.
Machado de Assis. Obra completa. Vol. III. 3.ª ed.
Rio de Janeiro: José Aguilar, 1973, p. 489-91.
Tendo como referência o fragmento acima, da crônica Bons dias!,de Machado de Assis, julgue o item.
As diferenças social e linguística entre Pancrácio e o narrador são marcadas, no texto, tanto pela voz do narrador como pela própria voz de Pancrácio.
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276Q932282 | Filosofia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Texto I
1 No filme Eu, Robô, um policial encarregado de
investigar o assassinato de um humano supostamente cometido
por uma máquina interroga um robô. Esse policial demonstra,
4 desde o início do filme, uma atitude de reprovação em relação
ao desenvolvimento tecnológico dessas máquinas. Na cena do
interrogatório, ocorre o seguinte diálogo entre o policial e o robô.
7 Policial: Por que se escondeu na cena do crime?
Robô: Eu tive medo.
Policial: Robôs não sentem medo. Eles não sentem nada. Não
10 sentem fome, não sentem sono.
Robô: Eu tenho. E tenho até mesmo sonhos.
Policial: Seres humanos é que têm sonhos. Até cães têm
13 sonhos. Você não. Você é só uma máquina. Uma imitação da
vida. Um robô consegue compor uma sinfonia? Um robô
consegue pintar uma bela obra-prima?
16 Robô: Você consegue?
(O policial fica em silêncio, constrangido).
Texto II
1 É preciso estender os dedos, completamente, nessa
direção e fazer o ensaio de captar essa assombrosa finesse —
de que o valor da vida não pode ser avaliado. Por um vivente
4 não, porque este é parte interessada, e até mesmo objeto de
litígio, e não juiz; por um morto não, por outra razão. Da parte
de um filósofo, ver no valor da vida um problema permanece,
7 dessa forma, até mesmo uma objeção contra ele, um ponto de
interrogação diante de sua sabedoria, uma falta de sabedoria.
F Nietzsche Crepúsculo dos ídolos O problema de Sócrates, #2
Tendo como referência os fragmentos de texto apresentados e
considerando as noções filosóficas de natureza humana e a noção
de vida em Nietzsche, julgue os itens de 91 a 95 e assinale a opção
correta nos itens 96 e 97, que são do tipo C.
No texto I, a forma de o policial conduzir o interrogatório — a partir da perspectiva de que o robô não é humano — é eticamente adequada, pois deriva de sua crença de que não há humanidade possível nessas máquinas.
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277Q931698 | Geografia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque
Nacional da Serra da Capivara é um parque arqueológico inscrito
pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial. Um conjunto de
chapadas e vales abriga sítios arqueológicos com pinturas e
gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico.
Sobre um relevo acidentado, em uma região de clima
semiárido, períodos alternados de chuva e de seca promovem fortes
mudanças na paisagem. Em um momento, a vegetação é exuberante
e há uma surpreendente diversidade de flores de cores vivas. Em
outro, a vegetação seca e perde suas folhas. É quando as formações
rochosas se destacam sobre a vegetação desnudada.
Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as
paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas
pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do parque. As
representações gráficas abordam uma grande variedade de formas,
cores e temas. Foram pintadas cenas de caça, sexo, guerra e de
diversos aspectos da vida cotidiana e do universo simbólico dos
seus autores. O estudo desses registros possibilita o reconhecimento
de temas recorrentes e a identificação de diferentes maneiras de
representá-los. Pode-se dizer, ainda, que são pistas da forma de vida
dessas populações.
Internet: <www.fumdham.org.br>.
Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item.
As chapadas mencionadas no texto são uma forma de relevo que ocorre na estrutura geológica
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278Q931625 | Espanhol, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Black Mirror


1 Actualmente vivimos en una sociedad globalizada y
modernizada. Internet se ha convertido en una herramienta
indispensable en la sociedad, tanto que no nos imaginamos la
4 vida sin su existencia. Ha traído grandes aportes, como la
posibilidad de estar informado a cualquier hora. Por otra parte,
también ha provocado conflictos entre las personas, creando una
7 gran adicción y la facilidad de meternos en la vida privada de los
demás.
Todas las consecuencias negativas de las nuevas
10 tecnologías aparecen reflejadas de forma satírica en la miniserie
Black Mirror. La serie nos muestra cómo la tecnología ha
afectado a nuestras vidas, hasta el punto que en ocasiones saca lo
13 peor de nosotros. En forma de thriller político podemos observar,
en capítulos totalmente independientes, situaciones en las que se
muestran las vidas de los distintos personajes dependientes de las
16 nuevas tecnologías.
El capítulo titulado Tu Historia Completa plantea una
sociedad similar a la de la película Minority Report, donde las
19 personas tienen injertado en su cabeza un chip que se encarga de
guardar y almacenar todos los momentos vividos para así poder
visualizarlos siempre que se quiera. Es uno de los mejores y más
22 profundos episodios de la serie, con un guion sólido e
interesante, que hace que sea un capítulo redondo y entretenido.
Su mensaje está claro, la necesidad de fotografiar todos los
25 momentos de nuestra vida, para después subirlos a redes sociales
como Instagram, para que el resto de la gente pueda verlos, en
vez de disfrutar de lo que verdaderamente importa, las personas
28 con las que estamos y nuestro alrededor.
Black Mirror no es cómoda de ver. Te guste o no, no
dejará indiferente a nadie.
Internet: lasventajasdeseruncritico wordpress com (con adaptaciones)
Con respecto a las estructuras lingüísticas del texto Black Mirror, juzgue los próximos ítems.
El término “así” (R.20) puede sustituirse por de esta manera sin
que se produzca ningún perjuicio semántico al texto.
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279Q932950 | Física, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Considere que, em duas situações distintas, um tiranossauro tenha arremessado, a uma mesma altura h do solo, dois veículos: um ônibus de massa m; e, verticalmente, um carro de massa m/10. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes
A energia cinética utilizada no arremesso do ônibus é dez vezes a energia cinética gasta para arremessar o carro.
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280Q931734 | Português, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Samba
1 Oh ritmos fraternos do samba,
trazendo o feitiço das macumbas,
o cavo bater das marimbas gemendo
4 lamentos despedaçados de escravo,
oh ritmos fraternos do samba quente da Baía!
Pegando fogo no sangue inflamável dos mulatos,
7 fazendo gingar os quadris dengosos das mulheres,
entornando sortilégios e loucura
nas pernas bailarinas dos negros...
10 Ritmos fraternos do samba,
herança de África que os negros levaram
no ventre sem sol dos navios negreiros,
13 e soltaram, carregados de algemas e saudade,
nas noites mornas do Cruzeiro do Sul!
Oh ritmos fraternos do samba,
16 acordando febres palustres no meu povo
embotado das doses do quinino europeu...
Ritmos africanos do samba da Baía,
19 com maracas matraqueando compassos febris
— Que é que a baiana tem, que é —
violões tecendo sortilégios de xicuembos
22 e atabaques soando, secos, soando...
Oh ritmos fraternos do samba!
Acordando o meu povo adormecido à sombra dos embondeiros
25 dizendo na sua linguagem encharcada de ritmos
que as correntes dos navios negreiros não morreram não,
só mudaram de nome,
28 mas ainda continuam,
continuam,
os ritmos fraternais do samba!
Noémia de Souza. Sangue negro. São Paulo: Kapulana, 2016, p. 85.
Tendo como referência o fragmento do poema Samba, escrito em 1949 pela autora moçambicana Noémia de Souza, julgue o item a seguir.
No texto, a associação do samba a expressões como “sangue inflamável” (v.6), “quadris dengosos” (v.7), “sortilégios e loucura” (v.8) e “compassos febris” (v.19) reforça a ideia do uso da música e da festa como forma de evitar o enfrentamento dos problemas do dia a dia, por meio do escapismo.
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281Q932059 | Matemática, Probabilidade, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
A seguir são apresentados dados fictícios referentes aos
públicos nos cinemas de uma grande cidade brasileira nos anos de
2012, 2014 e 2016.
  • Em 2016, verificou-se uma queda de público de 5 milhões de pessoas em relação ao público verificado nos anos de 2012 e 2014 conjuntamente.
  •  soma do triplo do público verificado em 2014 com o dobro do público verificado em 2016 corresponde a oito vezes o público verificado em 2012.
  • Em 2016, o público foi superior a 10 milhões.
Com base nessas informações, julgue os itens 134 e 135 e assinale
a opção correta no item 136, que é do tipo C.
Se, em 2014, o público nos cinemas da referida cidade brasileira tiver superado em 5 milhões aquele verificado em 2012, então, em 2016, o público nos cinemas dessa cidade ficou
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282Q932669 | Literatura, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Paisagem
Dorme sob o silêncio o parque. Com descanso,
Aos haustos, aspirando o finíssimo extrato
Que evapora a verdura e que deleita o olfato,
Pelas alas sem fim das árvores avanço.
Ao fundo do pomar, entre as folhas, abstrato
Em cismas, tristemente, um alvíssimo ganso
Escorrega de manso, escorrega de manso
Pelo claro cristal do límpido regato.
Nenhuma ave sequer sobre a macia alfombra
Pousa. Tudo deserto. Aos poucos escurece
A campina, a rechã sob a noturna sombra.
E enquanto o ganso vai, abstrato em cismas, pelas
Selvas adentro entrando, a noite desce, desce...
E espalham-se no céu camândulas* de estrelas...
* rosário de contas grossas
Francisca Júlia. Paisagem. Internet:
<www.dominiopublico.org.br> (com adaptações).
Considerando o poema Paisagem, da poeta brasileira Francisca Júlia, publicado em 1895, julgue o item a seguir.
No poema, a construção lírica da paisagem evoca os sentidos da visão, da audição, do tato e do olfato, assim como sensações de movimento, o que confirma a afinidade estética da poesia de Francisca Júlia com a linguagem simbolista.
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283Q931846 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
1 Em outubro de 1917, os bolcheviques (maioria,
em russo) lideraram uma revolução, invadiram o palácio
do czar, subiram pelas escadarias e derrubaram séculos de
4 absolutismo, instalando um governo de operários e camponeses.
Tudo mentira. Os bolcheviques não eram maioria,
o czar não morava no palácio de inverno (ele abdicara em
7 março e estava preso a quilômetros de distância). Em outubro
de 1917, não havia mais monarquia, e a Rússia era uma
república mambembe. Os poucos revoltosos entraram no
10 palácio por janelas laterais, e o prédio não estava guarnecido
por tropa capaz de defendê-lo. A cena da tomada do palácio,
com uma heroica multidão subindo sua escadaria, foi uma
13 invenção do cineasta Sergei Eisenstein. Ele teve a ajuda de
cinco mil figurantes, e a filmagem, em 1928, causou mais
danos ao palácio que a sua tomada em 1917. A grandiosidade
16 de Eisenstein fez que suas cenografias engolissem a realidade.
O massacre da escadaria de Odessa, do Encouraçado
Potemkin, também não aconteceu.
Elio Gaspari. O centenário da Rússia de 1917. In:
O Globo, 11/1/2017, p. 16 (com adaptações).
Tendo o trecho precedente como referência, julgue o item.
A crise econômica de 1929 afetou a URSS justamente quando ela se recuperava dos prejuízos do pós-guerra.
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284Q932425 | Português, Emprego dos Tempos e Modos, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Fala aos inconfidentes mortos
1 Treva da noite,
lanosa capa
nos ombros curvos
4 dos altos montes
aglomerados...
Agora, tudo
7 jaz em silêncio:
amor, inveja,
ódio, inocência,
10 no imenso tempo
se estão lavando...
Grosso cascalho
13 da humana vida...
Negros orgulhos,
ingênua audácia,
16 e fingimentos
e covardias
(e covardias!)
19 vão dando voltas
no imenso tempo,
— à água implacável
22 do tempo imenso,
rodando soltos,
com sua rude
25 miséria exposta...
Parada noite,
suspensa em bruma:
28 não, não se avistam
os fundos leitos...
Mas, no horizonte
31 do que é memória
da eternidade,
referve o embate
34 de antigas horas,
de antigos fatos,
de homens antigos.
37 E aqui ficamos
todos contritos,
a ouvir na névoa
40 o desconforme,
submerso curso
dessa torrente
43 do purgatório...
Quais os que tombam,
em crime exaustos,
46 quais os que sobem,
purificados?
Cecília Meireles In: Romanceiro da Inconfidência Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p 278-9
O poema Fala aos inconfidentes mortos encerra a obra Romanceiro da Inconfidência, na qual Cecília Meireles aborda o importante episódio histórico acontecido em Minas Gerais. Acerca desse poema e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 57 a 61 e assinale a opção correta no item 62, que é do tipo C.
Apesar de o título do poema remeter a um momento histórico específico, Cecília Meireles coteja esse episódio com uma perspectiva temporal mais ampla, conforme se infere dos versos “no imenso tempo” (v. 10 e 20) e “do tempo imenso” (v.22).
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285Q931954 | Português, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
1 Em outubro de 1917, os bolcheviques (maioria,
em russo) lideraram uma revolução, invadiram o palácio
do czar, subiram pelas escadarias e derrubaram séculos de
4 absolutismo, instalando um governo de operários e camponeses.
Tudo mentira. Os bolcheviques não eram maioria,
o czar não morava no palácio de inverno (ele abdicara em
7 março e estava preso a quilômetros de distância). Em outubro
de 1917, não havia mais monarquia, e a Rússia era uma
república mambembe. Os poucos revoltosos entraram no
10 palácio por janelas laterais, e o prédio não estava guarnecido
por tropa capaz de defendê-lo. A cena da tomada do palácio,
com uma heroica multidão subindo sua escadaria, foi uma
13 invenção do cineasta Sergei Eisenstein. Ele teve a ajuda de
cinco mil figurantes, e a filmagem, em 1928, causou mais
danos ao palácio que a sua tomada em 1917. A grandiosidade
16 de Eisenstein fez que suas cenografias engolissem a realidade.
O massacre da escadaria de Odessa, do Encouraçado
Potemkin, também não aconteceu.
Elio Gaspari. O centenário da Rússia de 1917. In:
O Globo, 11/1/2017, p. 16 (com adaptações).
Tendo o trecho precedente como referência, julgue o item.
A coordenação de orações presente no primeiro parágrafo do texto é utilizada como recurso de organização temporal dos eventos apresentados nessas orações.
  1. ✂️
  2. ✂️

286Q931963 | Química, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
A fração aquosa separada ao final do processo de
destilação por arraste a vapor é denominada hidrolato ou água
floral. Usada pela indústria de cosméticos, perfumaria e
aromaterapia, ela contém pequenas quantidades de óleos essenciais
dissolvidos, além de outros compostos presentes nas plantas. O
hidrolato apresenta pH ácido, visto que parte dos compostos nele
presentes são ácidos, incluindo-se ácidos carboxílicos formados a
partir da oxidação de álcoois e aldeídos.
Tendo como referência o texto precedente e considerando o
comportamento ideal para as soluções envolvidas, julgue os itens de
80 a 83 e faça o que se pede no item 84, que é do tipo B.
Em uma solução tamponada com pH igual a 5,0, o grau de
ionização de um ácido carboxílico com constante de ionização
ácida de 1,0 × 10 6 é superior a 8%.
  1. ✂️
  2. ✂️

287Q932229 | Inglês, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 Chaplin was famous in a way that no one had been
before; arguably, no one has been as famous since. At the peak
of his popularity, his screen persona, the Tramp, was the most
4 recognized image in the world. His name came first in
discussions of the new medium as popular entertainment, and
in defences of it as a distinct art form — a cultural position
7 occupied afterwards only by the Beatles, whose own
era-defining popularity never equalled Chaplin’s. He’s the
closest thing the 20th century produced to a universal cultural
10 touchstone.
Film histories will invariably assert that Chaplin’s
mass popularity was owed to the way in which the Tramp
13 represented a destitute everyman. His films turned hunger,
laziness, and the feeling of being unwanted into comedy. He
was an ego artist, a performer with an uncanny relationship to
16 the camera who spent the early part of his career refining his
screen persona and the latter part of it deconstructing it.
Many a film critic raises the issue of Chaplin’s actual
19 relationship to the cultural moment of the time — and the fact
that his popularity survived several periods of sweeping
cultural change. His post-silent films — which include his two
22 most enduringly popular features, Modern Times and The
Great Dictator — reflect his own attitudes more than the
feelings of American audiences at the time. His mature work is
25 deliberately artificial, set in a world pieced together from
chunks of European and American past, present, and, in the
case of Modern Times, future.
Ignaty Vishnevetsky A century later, why does Chaplin
still matters?
Internet: Ignaty Vishnevetsky A century later, why does Chaplin
still matters? Internet: www film avclub com (adapted)
According to the text above, judge the following statements.
Charlie Chaplin and The Beatles played similar historical roles but his impact on the general cultural scene was far more profound than theirs.
  1. ✂️
  2. ✂️

288Q931631 | Filosofia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Texto I
1 No filme Eu, Robô, um policial encarregado de
investigar o assassinato de um humano supostamente cometido
por uma máquina interroga um robô. Esse policial demonstra,
4 desde o início do filme, uma atitude de reprovação em relação
ao desenvolvimento tecnológico dessas máquinas. Na cena do
interrogatório, ocorre o seguinte diálogo entre o policial e o robô.
7 Policial: Por que se escondeu na cena do crime?
Robô: Eu tive medo.
Policial: Robôs não sentem medo. Eles não sentem nada. Não
10 sentem fome, não sentem sono.
Robô: Eu tenho. E tenho até mesmo sonhos.
Policial: Seres humanos é que têm sonhos. Até cães têm
13 sonhos. Você não. Você é só uma máquina. Uma imitação da
vida. Um robô consegue compor uma sinfonia? Um robô
consegue pintar uma bela obra-prima?
16 Robô: Você consegue?
(O policial fica em silêncio, constrangido).
Texto II
1 É preciso estender os dedos, completamente, nessa
direção e fazer o ensaio de captar essa assombrosa finesse —
de que o valor da vida não pode ser avaliado. Por um vivente
4 não, porque este é parte interessada, e até mesmo objeto de
litígio, e não juiz; por um morto não, por outra razão. Da parte
de um filósofo, ver no valor da vida um problema permanece,
7 dessa forma, até mesmo uma objeção contra ele, um ponto de
interrogação diante de sua sabedoria, uma falta de sabedoria.
F Nietzsche Crepúsculo dos ídolos O problema de Sócrates, #2
Tendo como referência os fragmentos de texto apresentados e
considerando as noções filosóficas de natureza humana e a noção
de vida em Nietzsche, julgue os itens de 91 a 95 e assinale a opção
correta nos itens 96 e 97, que são do tipo C.

Do diálogo mostrado no texto I infere-se que o policial, ao afirmar que um robô é “Uma imitação da vida” (R. 13 e 14), concebe a “vida” de uma maneira determinada.    

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289Q932195 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
Há 80 anos, com a instauração do Estado Novo, a educação tornou-se um instrumento importante para a promoção do progresso econômico e do desenvolvimento humano. O maestro Heitor Villa-Lobos acreditava que a melhor maneira de formar a disciplina das gerações futuras era o canto coletivo. Para ele, o canto orfeônico apresentava três finalidades: disciplina, civismo e educação artística. Villa-Lobos posiciona-se politicamente ao lado de Vargas. O projeto do Estado que surgiu com a Revolução de 1930 tinha viés autoritário. Porém, intelectuais como Villa-Lobos, Carlos Drummond de Andrade e outros percebiam no apoio estatal a possibilidade de concretização de projetos. Mirelle Ferreira Borges. O Brasil cantando a uma só voz: Heitor Villa-Lobos, o músico educador. In: Jorge Ferreira (org.). As repúblicas no Brasil: política, sociedade e cultura. Niterói: Editora da UFF, 2010, p. 98-108 (com adaptações).
Com relação aos aspectos históricos e artísticos pertinentes ao fragmento de texto anteriormente apresentado, julgue o item que se segue.
Embora reconhecesse no Estado Novo uma oportunidade de desenvolvimento de projetos inovadores e modernizantes para o país, a intelectualidade brasileira da época se recusou a atuar diretamente nas instâncias administrativas do Estado, em razão de seu caráter ditatorial.
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290Q932253 | Português, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
1 Há aproximadamente mil anos, no auge do
Renascimento islâmico, três irmãos em Bagdá projetaram um
dispositivo que era um órgão automatizado. Eles o chamaram
4 “o instrumento que toca sozinho”. O instrumento era
basicamente uma caixa de música gigante. O órgão podia ser
treinado para tocar várias músicas usando instruções
7 codificadas por meio de pinos colocados em um cilindro
giratório. Para a máquina tocar uma música diferente, era só
trocar um cilindro por outro com uma codificação diferente.
10 Esse foi o primeiro instrumento desse tipo. Ele era
programável. Conceitualmente, esse foi um imenso salto
adiante. Toda a ideia de hardware e de software se tornou
13 possível com essa invenção. Esse conceito incrivelmente
poderoso não veio para nós na forma de um instrumento de
guerra, de conquista ou de uma necessidade. De forma alguma,
16 ele veio do estranho prazer de ver uma máquina tocar música.
De fato, a ideia de máquinas programáveis foi mantida viva
exclusivamente pela música por aproximadamente setecentos
19 anos.
Existe uma longa lista de ideias e de tecnologias
transformadoras que vieram de brincadeiras: os museus
22 públicos, a borracha, a teoria das probabilidades, o negócio de
seguros e muito mais. A necessidade nem sempre é a mãe da
invenção. Um estado de espírito lúdico é fundamentalmente
25 exploratório e busca novas possibilidades no mundo ao seu
redor. Devido a essa busca, muitas experiências que
começaram como simples prazer e diversão, por fim,
28 resultaram em grandes avanços.
Stephen Johnson. O paraíso lúdico por trás das
grandes invenções. Internet: <www.ted.com>.
Tomando como base o fragmento de texto acima, julgue o item.
A importância da música deve-se ao fato de que, graças a ela, surgiu a ideia de máquina programável e desenvolveram-se os conceitos de hardware e de software.
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