Início

Questões de Concursos Vigilante

Resolva questões de Vigilante comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q870498 | História e Geografia de Estados e Municípios, Vigilante, Prefeitura de Cachoeira Dourada GO, Itame, 2024

Os símbolos de uma cidade, como o seu brasão, hino e bandeira, representam a identidade e a história de seus habitantes. Assinale a alternativa que melhor descreva a bandeira oficial do município de Cachoeira Dourada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q879042 | Ética na Administração Pública, Vigilante, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Marque a alternativa que apresenta um papel da ética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q914982 | Geografia, Vigilante, Prefeitura de Esperança PB, FACET Concursos, 2023

Os Estados do Pará, Goiás e Piauí, são respectivamente das regiões:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q916033 | Português, Flexão verbal de tempo presente, Vigilante, Câmara de Lagoa Grande PE, IDHTEC, 2024

Texto associado.
TEXTO 3

Mas, se lhe faltava dinheiro, sobrava-lhe imaginação... Era um homem culto, inteligente, além de alegre. Não concluíra os estudos; o destino o confinara no modesto estabelecimento de secos e molhados, onde ele, entre paios e linguiças, resistia bravamente aos embates da existência. Os fregueses gostavam dele, entre outras razões porque vendia fiado e não cobrava nunca. Com os fornecedores, porém, a situação era diferente. Esses enérgicos senhores queriam seu dinheiro. O homem a quem meu pai devia, no momento, era conhecido como um credor particularmente implacável.
(Moacyr Scliar. A orelha de Van Gogh. Em: Histórias para (quase) todos os gostos. 5. ed. Porto Alegre: L&PM, 2015. p. 57-60.)
Em qual alternativa o verbo está flexionado no pretérito mais – que - perfeito do indicativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q875848 | Português, Variação Linguística, Vigilante, Câmara de Quixaba PE, CONTEMAX, 2024

Leia o texto a seguir:

“Vez e outra vou

Na venda do vilarejo pra comprar,

Sal grosso, cravo e outras coisa que faltar

Marvada pinga, ai ai”

O trecho acima é uma estrofe da música Vida Boa, de Victor Chaves, conhecida na voz da dupla Victor e Léo. Que tipo de variação linguística fica evidenciada por este trecho, analisando o contexto, e a utilização das palavras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q869786 | Segurança e Transporte, Vigilante, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

O fogo considerado classe A é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q913172 | Segurança e Transporte, Vigilante, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

Sobre a profissão de vigilante é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q913943 | Segurança e Transporte, Vigilante, Prefeitura de Ingazeira PE, ADM TEC, 2023

Analise as afirmativas a seguir:

I. São princípios profissionais do vigilante: agir no estrito cumprimento do dever legal, nos limites da lei e com uso progressivo da força necessária; respeitar as diversidades, racial, de crédulo, de orientação sexual, entre outras e os costumes;
II Entre as boas práticas do vigilante profissional estão: atuar na proteção do patrimônio e da vida de pessoas; atuar com medidas preventivas de segurança; atuar autônoma e isoladamente em relação aos órgãos de segurança pública.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q914980 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Vigilante, Prefeitura de Esperança PB, FACET Concursos, 2023

A poluição atmosférica é um dos grandes problemas que enfrentamos nos dias de hoje. Existem cidades do país, como São Paulo, que a expectativa de vida se reduziu em 2 anos devido à enorme poluição causada pelos automóveis. Diante disso, um dos principais gases poluidores emitidos pelos automóveis é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q875859 | Segurança Pública, Vigilante, Câmara de Quixaba PE, CONTEMAX, 2024

Como as câmeras de vigilância e monitoramento auxiliam os vigilantes em suas funções de segurança pública?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q873648 | Matemática, Porcentagem, Vigilante, Câmara de Lagoa Grande PE, IDHTEC, 2024

Uma mercadoria recebeu um aumento e passou a custar R$ 89,10. Se o aumento foi de 10%, a mercadoria custava anteriormente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q875857 | Segurança Pública, Vigilante, Câmara de Quixaba PE, CONTEMAX, 2024

Durante uma ronda de vigilância em um setor público, um vigilante percebe a presença de um indivíduo suspeito portando uma faca. Qual é o equipamento de segurança mais apropriado para o vigilante lidar com essa situação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q875860 | Segurança Pública, Vigilante, Câmara de Quixaba PE, CONTEMAX, 2024

Qual é a principal vantagem da utilização de câmeras de reconhecimento facial pelos vigilantes em um ambiente público?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q869788 | Segurança e Saúde no Trabalho, Vigilante, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Segundo a normativa que estabelece requisitos que devem ser atendidos nas edificações para garantir segurança e conforto aos trabalhadores, marque a alternativa correta sobre proteção contra intempéries:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q913950 | Ética na Administração Pública, Vigilante, Prefeitura de Ingazeira PE, ADM TEC, 2023

Analise as afirmativas a seguir:

I. O servidor público que deixar qualquer pessoa esperando solução que compete ao setor em que exerça suas funções, resultando em atraso na prestação do serviço, caracteriza atitude contra a ética ou ato de desumanidade, bem como grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.
II. Todo servidor público deve exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, procurando resolver situações sem procrastiná-las, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q865073 | Segurança e Transporte, Vigilante, Câmara de Quixaba PE, CONTEMAX, 2024

As normas e procedimentos de segurança patrimonial são essenciais para garantir a proteção e eficiência em um ambiente. Nesse contexto, quais são os pilares fundamentais que sustentam o desempenho de uma vigilante?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q915530 | Arquivologia, Morfologia, Vigilante, Câmara de Cajazeiras PB, EDUCA, 2023

Texto associado.

Leia o texto II e responda às questões de 4 a 10.

Pela primeira vez, o Brasil comemora o ‘Dia dos Povos Indígenas’ com este nome. Até 2022, a data era celebrada como ‘Dia do Índio’. No entanto, em julho do ano passado, a lei mudou como a data deveria ser chamada.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA conversou com o multi artista e pesquisador Topázio Gabriel (Karirí Aramurú), que falou sobre as diferenças entre as expressões ‘indígenas’ e ‘índio’, além da importância na mudança da lei para celebração da data no Brasil, levando em consideração a luta dos povos originários pelas próprias causas.

Topázio explica que a nomenclatura surgiu no litoral brasileiro, com a chegada de Pedro Álvares Cabral. “Foi um termo imposto a nós”, ressaltou. Ele explica que, quando os colonizadores chegaram no litoral do Brasil e tiveram o primeiro contato com os povos originários, identificaram esses povos como pertencentes à Índia, por isso o termo “índio” passou a ser utilizado. “E daí vem a primeira gafe, já que quem pertence à Índia é indiano”, acrescentou.

O pesquisador continuou explicando que a segunda gafe dos colonizadores foi quando pensaram que os povos indígenas faziam parte de uma única etnia e grupo social, sendo o contrário. “Existiam e existem vários povos, com diferentes costumes, línguas e tradições culturais”.

“A palavra índio não tem a mínima condição de nos representar dentro de um território e de representar tanta diversidade dentro de vários grupos étnicos que existiram e existem nos dias de hoje. Sabendo disso, o termo índio é uma expressão preconceituosa que traz um tom pejorativo”, disse Topázio.

“Indígena fala sobre um indivíduo que é filho da terra, pertencente a um território”, pontuou o pesquisador. No entanto, o pesquisador ressalta a importância de se atentar que, dentro do território brasileiro existem vários indígenas, porém, cada um pertencente a um grupo étnico. “Utilizando a Paraíba como exemplo, temos no Litoral Sul, o povo Tabajara, no Norte, o Povo Potiguara e, dentro do estado, temos o povo Karirí, entre outras etnias”.

“Assim podemos perceber como é importante essa mudança do dia 19 de abril, Dia do Índio, para o Dia dos Povos Indígenas. Agora, a data abraça todos os povos existentes dentro do território de Pindorama (primeiro nome dado pelos povos originários ao Brasil)”.

Topázio Gabriel finaliza a entrevista ressaltando que o dia 19 de abril não é só uma data comemorativa, mas um momento para fortalecer os povos indígenas. “E também para lembrar aos não-indígenas, que hoje vivem dentro do nosso território, dentro de nossa casa, que estamos aqui, que continuamos existindo e que vamos continuar lutando pelos nossos direitos”.

Fonte: https://jornaldaparaiba.com.br (texto adaptado)

Indígena fala sobre um indivíduo que é filho da terra, pertencente a um território”, pontuou o pesquisador.

Analise as assertivas a seguir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q914975 | Português, Interpretação de Textos, Vigilante, Prefeitura de Esperança PB, FACET Concursos, 2023

Texto associado.
UNICEF dá apoio a famílias de bebês com
microcefalia em Campina Grande (PB)

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros anunciaram nesta quinta-feira (15) nova iniciativa para apoiar mulheres gestantes, famílias e cuidadores de crianças com síndrome congênita do zika, conhecida como microcefalia, em Campina Grande, na Paraíba.

A Paraíba é o terceiro estado do país com o maior número de casos confirmados (163 crianças) de microcefalia, tendo outros 198 sob investigação e um total de 902 notificados. Foram registrados 26 óbitos, sendo 18 em consequência da microcefalia.

Campina Grande responde pelo atendimento em saúde de 67% dos casos confirmados no estado, sendo 104 crianças de outros municípios e 14 crianças residentes.

Com o objetivo de garantir o direito dessas crianças, o UNICEF criou o projeto Redes de Inclusão, coordenado com governos federal, estadual e municipal, assim como com organizações da sociedade civil, Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), ONU Mulheres e setor privado (Johnson & Johnson).

O projeto dará apoio a gestantes, famílias e cuidadores, desenvolvendo nova metodologia de capacitação para o estímulo do desenvolvimento das crianças em suas residências. A metodologia será desenvolvida por Ministério de Saúde, UNICEF e parceiro do serviço especializado em reabilitação, a Fundação Altino Ventura.

A iniciativa também prevê a capacitação de profissionais de saúde, educação e assistência social. O UNICEF, o Ministério da Saúde e a Opas/OMS também criarão uma metodologia de capacitação desses profissionais para o apoio psicossocial às gestantes, às famílias e aos cuidadores.

Outra frente de atuação é a atenção integrada e em rede: o projeto incidirá no fortalecimento das redes de atendimento. Serão criadas linhas de cuidado para atuação conjunta entre instituições e serviços municipais e estaduais das áreas de saúde, educação e proteção social.


Avanço do vírus zika

Até 3 de setembro, 9.289 casos foram notificados no Brasil, segundo definições do Protocolo de Vigilância do Ministério da Saúde. Desses, 1.888 confirmados para microcefalia e/ou alteração do Sistema Nervoso Central sugestivos de infecção congênita e 4.412 casos descartados. Continuam em investigação 2.989 (32,2%) do total de casos notificados.

Os primeiros anos de vida são decisivos para o desenvolvimento. No caso de crianças com microcefalia, o atendimento adequado e a estimulação oportuna favorecem o desenvolvimento neuropsicomotor e promovem melhora na qualidade de vida das crianças e de suas famílias.


Fonte: Texto adaptado de matéria do site das Nações Unidas. Disponível em: https://nacoesunidas.org/unicefda-apoio-a-familias-de-bebes-com-microcefalia-emcampina-grande-pb
O projeto Redes de Inclusão tem como principal objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.