Início

Questões de Concursos Zootecnista

Resolva questões de Zootecnista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q35572 | Português, Zootecnista, IFPA

Texto associado.
A questão refere-se ao texto I, a seguir

Será o Ceará o nosso Texas?
Publicado em 11/09/2016 por Luiz Carlos de Freitas 

      Com a ênfase em “bater metas” no Ideb, as escolas de “sucesso” serão aquelas que treinarem os alunos para se sair bem nas provas de matemática e português. Uma total inversão dos objetivos da formação humana. Esta é a “filosofia educacional” que deverá se fortalecer no país. O atual governo deverá estabelecer incentivos para isso também, agravando mais ainda a “corrida para nenhum lugar”.
      Os municípios e estados que quiserem ser bem sucedidos deverão ter um controle cada vez mais rígido sobre o que se faz em sala de aula e adicionar um conjunto de provas intermediárias que farão o monitoramento da “aprendizagem” do aluno e o ensinarão a ir bem nas provas. O que importa é a média subir – por bem ou por mal. O exemplo mais claro disso é Sobral no Ceará. Isso irá tornar o magistério ainda mais desestimulante e o estudante em alguém doente, estressado.
      No Ceará, que é o campeão do “bate metas”, há um dado no emaranhado de slides do powerpoint do INEP sobre os resultados do SAEB (Prova Brasil) e que foi divulgado nesta semana, o qual deveria ser motivo de estudo.
      O Ceará colocou o “desenvolvimento educacional” dos municípios como parte das condições de partilha do ICMS estadual. Isso certamente está gerando competição e um controle intenso no interior das redes e escolas, via avaliação. Pelas regras de distribuição, 25% do ICMS é repassado aos municípios em função de resultados em educação, saúde e meio ambiente. No caso da educação, cabe a ela 18% deste valor, assim dividido: 12% baseado na avaliação da alfabetização dos alunos na 2ª série do EF e 6% baseados no índice de qualidade educacional dos alunos da 5ª série do EF. Conforme a própria Secretaria diz: “são penalizados os municípios que apresentam alta desigualdade no desempenho de seus alunos”. A avaliação do fundamental I, anos iniciais, portanto, define parte do ICMS recebido pelo município. Além disso, distribui-se 25 milhões de reais em meritocracia.
      A que pressões estão sendo submetidas às redes públicas do Ceará? Já que o modelo deverá ser imitado, eis aí um bom tema de pesquisa. Como as redes estão respondendo a estas pressões para garantir as metas? Há efeitos colaterais? A regra de distribuição do ICMS e da meritocracia nutre a crença de que os problemas de desigualdade escolar são intrínsecos à escola, quando sabemos que, além dos intrínsecos, mais de 60% das variáveis que afetam o desempenho do aluno na escola estão fora da escola, na vida ou nas características pessoais dos estudantes.
      Com todo o respeito pelo trabalho dos professores do Ceará, há uma situação evidenciada pelos dados do INEP que merece mais pesquisa. E certamente os professores têm uma resposta para isso. Mas, o Ceará é o único lugar do mundo, salvo melhor juízo, em que estudantes de nível socioeconômico (NSE) mais alto estão aprendendo menos matemática do que os de NSE mais baixo. Sim, vou repetir: os estudantes com NSE mais alto estão aprendendo menos matemática do que os estudantes com NSE mais baixo. A desigualdade escolar foi invertida: os “mais ricos” aprendem menos que os “mais pobres”. No mundo inteiro as avaliações mostram uma relação direta, em média, entre maior desempenho e maior nível socioeconômico: menos no Ceará. Lá, a média do desempenho dos estudantes informa que os de NSE mais altos estão piores em matemática na 5ª série, do que os de NSE mais baixos (segundo a estratificação do INEP). E no caso de Língua Portuguesa há praticamente empate.

(...) 

      Coincidentemente, o estado que pune municípios com repasse menor de ICMS no caso de haver maior desigualdade entre desempenhos, apresenta também a menor desigualdade de desempenhos quando comparado a todos os outros Estados brasileiros. Achamos a solução para o Brasil? Ou podem estar havendo efeitos colaterais não contabilizados? Ou mero problema produzido pela metodologia do INEP? Não é bom investigar antes de generalizar? Para a revista Veja, o assunto já está resolvido: basta usar meritocracia e expandir o modelo do Ceará para o Brasil. Será? A Veja esquece de mencionar que em São Paulo a meritocracia é um fracasso.
      Nada contra os “mais pobres” aprenderem, mas inverter a desigualdade é inédito. Se a moda pega, logo veremos aparecer a Campanha pelo Direito dos Mais Ricos Aprenderem. Ponto fora de curva até onde se sabe. Sem dúvida, algo intrigante para as condições sociais brasileiras.
      Quando olhamos para a diferença de desempenho nacional dos estudantes a partir do NSE, vemos que há uma diferença de 46 pontos a favor dos NSE mais altos (ponto positivo para o INEP por apresentar este dado). E quando olhamos para cada um dos estados brasileiros esta diferença varia de 11 a 49 pontos também a favor dos NSE mais altos. É só no Ceará que isso não ocorre. Precisa ser estudado. Os Estados Unidos e o Chile, com políticas semelhantes, ampliaram a segregação escolar. (...) 
      Também os Estados Unidos, talvez por outros motivos, teve o seu “milagre do Texas” e serviu para impor meritocracia para todo o País através da No Child Left Behind, uma lei que para constatar seu fracasso na elevação da qualidade da educação se levou 14 anos, mas que foi eficaz para incentivar a privatização da educação.
      George Bush (filho) implantou esta lei em 2001, gabando-se de sua atuação como governador do Texas. Ele aplicou antes em seu estado, quando era governador, os princípios da No Child Left Behind. Apresentou “resultados” para convencer democratas e republicanos a embarcar na lei. Mas logo o “milagre do Texas” seria descoberto e esclarecido. Mas não antes de que a lei tivesse sido aprovada.

In https://avaliacaoeducacional.com/2016/09/11/sera-o-ceara-o-nosso-texas/comment-page-1/ (Com adaptações)
De acordo com as informações do texto, pode-se observar o ponto de vista do autor acerca dos resultados avaliação do estado cearense no IDEB. O uso das aspas marca o tom irônico do autor em relação ao tema tratado, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q35583 | Informática, Zootecnista, IFPA

Nos navegadores atuais possui componentes com funcionalidades adicionais àquelas suportadas originalmente. Esses componentes são caracterizados como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q729555 | Direito Internacional, Organizações Internacionais Teoria Geral, Zootecnista, Universidade Federal do Pampa RS, CESPE CEBRASPE

Em relação aos organismos internacionais e aos blocos econômicos regionais, julgue os itens subsecutivos.

O Codex Alimentarius, fórum internacional de normatização do comércio de alimentos estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), por ato da Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização Mundial de Saúde (OMS), tem por finalidade proteger a saúde dos consumidores e assegurar práticas equitativas no comércio regional e internacional de alimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q805196 | Legislação e Decretos, Decreto n 6296 2007 Aprova o Regulamento da Lei no 6198, Zootecnista, MAPA, CONSULPLAN

O Decreto nº 6.296/2007 regulamenta a inspeção e a fiscalização obrigatórias dos produtos destinados à alimentação animal, dando ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento a atribuição de fiscalizar e inspecionar a produção, o comércio e o uso desses produtos. No exercício da inspeção e da fiscalização de que trata o Decreto nº 6.296/07, NÃO é atribuição do fiscal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q723138 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Zootecnista, MAPA, CONSULPLAN

A União Europeia (UE) é uma parceria econômica e política constituída por 28 países, que, em conjunto, abarcam uma grande parte do continente europeu. A UE baseia?se nos princípios do Estado de direito, ou seja, toda a sua ação deriva de tratados voluntária e democraticamente aprovados por todos os Estados?Membros. A instituição que reúne os chefes de Estado e de Governo dos países?membros da UE, cerca de quatro vezes por ano, para debater as prioridades políticas, é intitulada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q897086 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Zootecnista, Prefeitura de Camaquã RS, Creative Group, 2024

A fotossíntese é o processo pelo qual organismos autotróficos convertem energia luminosa em energia química. A respeito deste processo, assinale a alternativa INCORRETA sobre as etapas da fotossíntese.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q979437 | Direito Ambiental, Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA IBAMA, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Instrução Normativa do IBAMA n° 07, de 30 de abril de 2015, tem como intuito instituir e normatizar as categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro, além de definir, no âmbito do IBAMA, os procedimentos autorizativos para as categorias estabelecidas. Nesta instrução normativa são apresentadas algumas definições importantes para sua aplicação, e, baseando-se no apresentado no art. 2° , assinale a alternativa que contém a definição correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q986481 | Veterinária, Leite e Derivados, Zootecnista, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O Art. 235. das Leis nº1.283/1950 e nº 7.889/1989 que Regulamenta a Inspeção Industrial Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) diz que: “entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas”.
Qual alternativa apresenta corretamente a definição apresentada pelo referido artigo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q979451 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Com base nas informações contidas no cenário hipotético apresentado a seguir, responda à questão.


Uma propriedade de 20 hectares, onde 90% da área pode ser utilizada para área de pastagem, solicitou a assistência de um zootecnista para realizar o piqueteamento da área. A espécie forrageira existente é a Brachiaria brizantha cv Marandu e espera-se que o período de descanso seja de 27 dias, com um período de ocupação de 3. A produção da área foi estimada em 5 toneladas de matéria verde/ha, com um teor de MS de 30%, sendo que, após a saída dos animais, espera-se 20% da matéria seca total seja conservada como matéria residual. Os animais criados na propriedade, destinada a produção de leite, tem peso médio de 500 kg, com um consumo de MS de 2,5% do peso vivo.
Com base nas informações do cenário apresentado com as informações resultantes da questão, determine a taxa de lotação do piquete, considerando o peso vivo médio de cada vaca de 500 kg, e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q986473 | Veterinária, Equinos, Zootecnista, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O dono de um haras de sistema fechado contratou um zootecnista para planejar todo manejo de seus cavalos da raça Mangalarga Marchador. No entanto, ao fazer a documentação zootécnica da propriedade e dos animais, observou-se em alguns deles os seguintes sintomas: perda de peso, incômodo com a embocadura, derrame de ração fora do cocho, lentidão na mastigação e deglutição, dificuldade na preensão (ato de segurar e puxar) o alimento, temperamento alterado (irritabilidade), cólicas recorrentes.
Diante dessa situação, assinale a alternativa que apresenta corretamente a causa desses sintomas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q979432 | Informática, Windows Explorer, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um servidor público, navegando no explorador de arquivos do Windows 11, em sua configuração-padrão, decidiu criar um novo diretório para abrigar a documentação de seus colegas de trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um nome que seria aceito no Windows 11 para esse diretório.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q979444 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em ruminantes, a digestão de carboidratos e a manutenção da glicemia possui grandes diferenças em relação a animais monogástricos, estando essas diferenças relacionadas principalmente aos processos digestivos.

Baseando-se nessas diferenças, assinale alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q979442 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As fontes proteicas fornecidas a animais monogástricos representam grande parte do custo total da dieta. Por essa razão, o teor de proteína da dieta deve ser correspondente às exigências do animal em questão, evitando­ -se o fornecimento de proteínas em excesso e sua consequente utilização como fonte de energia.

Sendo assim, sobre o metabolismo proteico e a utilização desse nutriente em casos de excesso do fornecimento de proteína na dieta, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q986485 | Veterinária, Zootecnista, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Para entender os hábitos alimentares dos principais animais de produção, como equídeos, bovinos, caprinos, ovinos, aves e suínos, a análise anatômica foi essencial para melhorar os sistemas de produção e o manejo desses animais.
Considerando os hábitos alimentares desses animais, qual a diferença anatômica na maneira como os bovinos assimilam os alimentos, o que os torna menos seletivos em relação a ovinos e caprinos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q979436 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um zootecnista foi chamado para prestar uma assistência técnica em uma propriedade de cria de bezerros no município de Itatiba. Após conversa com o proprietário e coleta de algumas informações, ficou evidenciado que esse proprietário não realizava estação de monta (EM) na propriedade. O proprietário apresentou resistência em adotar a prática, contudo, após conversa com o zootecnista sobre as principais vantagens da realização de uma EM, o proprietário foi convencido.

Considerando o possível diálogo entre os dois, assinale a alternativa que pode ter sido decisiva no convencimento do proprietário em estabelecer a EM.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q979439 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A produção leiteira em pequenas propriedades representa uma parcela significativa do total de leite produzido no país. No entanto, apesar desse impacto, ainda é uma atividade marcada por baixos níveis de investimento e uso limitado de tecnologias.

Diante desse cenário, para que a atividade se mantenha economicamente viável, é essencial selecionar animais com níveis produtivos compatíveis com a capacidade de investimento do produtor.

Com base nisso, assinale a alternativa que descreve corretamente as características zootécnicas desejáveis em animais criados em pequenas propriedades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q979445 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Analise as alternativas a seguir, e assinale aquela que é composta apenas por ingredientes considerados como fontes energéticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q979441 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A alimentação fornecida a animais de laboratório em sua grande maioria dos casos é composta por ração peletizada, e isso se deve a inúmeros fatores como praticidade no fornecimento, durabilidade e estabilidade na composição.

Considerando as características da ração fornecida, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q979443 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O decreto no 12.031, de 28 de maio de 2024, trata sobre produtos comercializados para fins de alimentação animal, e, dentre as exigências dispostas em lei, está a rotulagem dos produtos.

Considerando o disposto no decreto, analise as afirmativas a seguir, e assinale a alternativa sobre a rotulagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q986486 | Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Com a sanção da Lei Nº 5.550/1968, houve progressos significativos no exercício da Zootecnia, possibilitando a entrada e o exercício de milhares de profissionais no mercado laboral.
Qual das alternativas apresenta corretamente uma das habilidades do zootecnista, conforme prevê a Lei nº 5.550/1968?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.