Uma fonte é utilizada como gerador de clock para um circuito sequencial síncrono. O circuito não está funcionando corretamente, pois o tempo de transição entre os estados está maior que o esperado. Após uma análise do circuito, suspeita-se que o problema está no período do sinal, na saída do gerador de clock. Para medir o período deste sinal, deve-se utilizar, preferencialmente um
a) voltímetro ajustado na escala AC.
✂️
b) ohmímetro e um circuito ressonante, pois, dessa forma, pode-se utilizar o ohmímetro para medir a impedância do circuito ressonante que varia com a frequência do sinal de entrada produzido pelo gerador de clock.
✂️
c) amperímetro ligado em série com um circuito ressonante e o gerador de clock, pois, dessa forma, pode-se medir o período do clock de acordo com a variação da corrente no circuito.
✂️
d) frequencímetro, pois, com o valor da frequência medida, o período do sinal na saída do gerador de clock pode ser facilmente calculado.
✂️
e) wattímetro, pois a potência de um sinal tem uma relação direta com o seu período.
✂️