Início

Questões de Concursos Administração Financeira e Orçamentária

Resolva questões de Administração Financeira e Orçamentária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q141649 | Administração Financeira e Orçamentária, Controle Interno, Analista Judiciário Ciências Contábeis, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos controles na administração pública, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q852332 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público, Câmara de Guarujá do Sul SC Contador, AMEOSC, 2020

No que diz respeito ao Orçamento, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

443Q156531 | Administração Financeira e Orçamentária, Receita Pública Orçamentária e Extra orçamentária, Analista Ministerial Orçamento, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Acerca de receita e despesa públicas, julgue o  item.


Os impostos diretos, aluguéis, arrendamentos, foros e prestações periódicas de serviço pelos bens patrimoniais da União são receitas cuja contabilização deve ser feita por lançamento denominado por declaração ou misto
  1. ✂️
  2. ✂️

444Q39289 | Administração Financeira e Orçamentária, Auditor Fiscal de Controle Externo, TCE SC, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal e com a Lei de Acesso à Informação, julgue o seguinte item.

Empresa estatal que receba do seu ente controlador recursos financeiros para pagamento de custeio em geral será considerada, para efeitos de responsabilidade fiscal, empresa estatal dependente.
  1. ✂️
  2. ✂️

445Q20618 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Uma entidade pública realizou a compra de computadores e a entrega dos equipamentos foi devidamente atestada em 31/12/2013. Em virtude de procedimentos internos, o pagamento foi realizado trinta dias após a entrega dos bens. Considerando essa situação hipotética, julgue o  próximo  item.

Como a realização do pagamento ocorreu em 2014, a referida despesa será registrada como despesa de exercícios anteriores, uma vez que foi liquidada em 2013. Se tal despesa fosse empenhada em 2014, ela seria registrada em restos a pagar.
  1. ✂️
  2. ✂️

446Q19954 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente Legislativo, AL RR, CETAP

A Lei de Responsabilidade Fiscal obriga a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Quando no texto desta Lei é feita referência ao Estado estar-se-á compreendendo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q111141 | Administração Financeira e Orçamentária, Instrumentos de Planejamento e Demonstrativos Fiscais, Analista de Controle Externo Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O orçamento é um instrumento que expressa a alocação de
recursos públicos, sendo operacionalizado por meio de diversos
programas, que constituem a integração do plano plurianual com
o orçamento. Julgue os itens a seguir, a respeito do orçamento
público no Brasil.

As prioridades e metas físicas da administração pública federal para o exercício de 2008 correspondem às ações constantes do Anexo I, de metas e prioridades, conforme artigo 4.º da LDO/2008, as quais devem constar do projeto de lei orçamentária. Em pareceres prévios sobre as contas de governo, relativos aos últimos exercícios, foram freqüentes as críticas do TCU relacionadas à perda de efetividade do anexo de metas e prioridades da administração pública federal. O tribunal questionou a real função desse anexo e pôs em xeque a adequação de vinculação e obrigatoriedade entre as ações dos principais instrumentos de planejamento e orçamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

448Q50530 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico em Contabilidade, MPE RO, FUNCAB

O lançamento a débito na conta da Dívida Ativa é uma evidência de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q20075 | Administração Financeira e Orçamentária, Programação e Execução Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Com relação à amplitude do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), Julgue o item que se segue.

O SIAFI Abrange desde o registro do orçamento inicial da receita e despesa em todas as unidades gestoras até a emissão das demonstrações contábeis mensais e anuais, além dos procedimentos específicos de encerramento e abertura de exercício.
  1. ✂️
  2. ✂️

450Q53113 | Administração Financeira e Orçamentária, Auxiliar em Administração, UFF, COSEAC, 2017

O PPA 2016 – 2019 pode ser definido como: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q13284 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, FUNARTE, FGV

O processo de elaboração do orçamento público foi alterado em 2000, com a promulgação da Lei Complementar nº 101 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Em decorrência dessa mudança no marco legal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) passou a dispor também sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q62448 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Jurídico, PGDF, IADES

A Lei de Orçamento contem um discriminativo da receita e da despesa, de maneira a evidenciar a política econômico- financeira e o programa de trabalho do governo. A Lei Federal nº 4.320/64, art.2º, determinou a obediência ao(s) princípio(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q108816 | Administração Financeira e Orçamentária, Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO, Analista de Controle Externo Inspeção Governamental, TCM CE, FCC

O Anexo de Metas Fiscais, no qual são estabelecidas as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes, integrará

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q149781 | Administração Financeira e Orçamentária, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Analista Jurídico Administração, PG DF, IADES

Assinale a alternativa que não pode ser considerada como objetivo fundamental de um sistema de classificação orçamentária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q44833 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico Administrativo, INEA RJ, FGV

Quanto à Lei de Responsabilidade Fiscal, LC n. 101/00, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q201809 | Administração Financeira e Orçamentária, Suprimento de Fundos, Especialista em Assistência Social Ciências Contábeis, SEJUS DF, FUNIVERSA

Com relação à sistemática de suprimento de fundos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q64092 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, TJ SC, FGV, 2018

O orçamento pode ser considerado um documento de expectativa, uma vez que as despesas são fixadas a partir das receitas que o ente espera arrecadar.

Um instrumento criado para permitir o acompanhamento da arrecadação e do gasto, tendo em vista o cumprimento das metas fiscais, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q99574 | Administração Financeira e Orçamentária, Programação Orçamentária e Financeira, Analista Planejamento e Orçamento, SEPLAG DF, FUNIVERSA

Em relação à proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminha ao Poder Legislativo, no tocante ao seu conteúdo e à sua forma, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q11513 | Administração Financeira e Orçamentária, Agente Administrativo, MAPA, CONSULPLAN

O elemento de despesa pública apropriado para registrar as despesas orçamentárias, como aquisição de combustível, lubrificantes e peças automotivas, gêneros de alimentação, material de expediente, produtos de higienização, material gráfico, de fotografia e filmagem, material hospitalar, entre outros, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.