Início

Questões de Concursos Administração Financeira e Orçamentária

Resolva questões de Administração Financeira e Orçamentária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q7775 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico de Contabilidade, FUNASA, CESGRANRIO

Considere o Art. 103 da Lei no 4.320/64.

Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos, em espécie, provenientes do exercício anterior e os que se transferem para o exercício seguinte.

O parágrafo único do artigo acima determina que os restos a pagar do exercício serão computados na receita extraorçamentária com a finalidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q39277 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Judiciário, TST, FCC

A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, dentre outros, será acompanhado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q18803 | Administração Financeira e Orçamentária, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Tendo por referência a Lei. 8.666/93 e suas alterações é possível afirmar que obras e serviços somente poderão ser licitados quando

I. houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

II. existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

III. houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

IV. o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Orçamento e no Cronograma de Desembolso, quando for o caso.

V. houver a inclusão, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.

Com base nas afirmações acima são corretos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q49011 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes a orçamento público.

Caso um incêndio de grande proporção atinja a região da Amazônia Legal, o Ministério do Meio Ambiente, em vista dessa situação excepcional, pode fazer o uso de créditos suplementares, abertos por decreto do Poder Executivo, que deve ser conhecido pelo Poder Legislativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

507Q109776 | Administração Financeira e Orçamentária, Lei n4320 1964, Analista de Controle Externo Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 4.320/1964, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: receitas correntes e receitas de capital. Com a Portaria Interministerial STN/SOF n.o 338/2006, essas categorias econômicas foram detalhadas em receitas correntes intra-orçamentárias e receitas de capital intra-orçamentárias. A respeito da função das receitas intra-orçamentárias, julgue o próximo item.


Como se destinam ao registro de receitas provenientes de órgãos pertencentes ao mesmo orçamento do ente público, as contas de receitas intra-orçamentárias não têm a mesma função da receita original, sendo criadas a partir de base própria pela Secretaria do Tesouro Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

508Q115232 | Administração Financeira e Orçamentária, Plano Plurianual PPA, Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

Os programas de Gestão de Políticas Públicas do PPA (Plano Plurianual)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q44833 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico Administrativo, INEA RJ, FGV

Quanto à Lei de Responsabilidade Fiscal, LC n. 101/00, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q24391 | Administração Financeira e Orçamentária, Auxiliar de Controladoria, CGM RJ

Na Lei Orçamentária Anual, as receitas que podem ser arrecadadas por um ente governamental durante o exercício financeiro são discriminadas quanto à categoria econômica como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

511Q26189 | Administração Financeira e Orçamentária, Elaboração do Orçamento, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que João seja responsável pela elaboração da proposta orçamentária de um tribunal federal, que irá compor o projeto de lei orçamentária anual (LOA) para 2014, julgue os itens que se seguem à luz do disposto na CF, na Lei n.º 4.320/1964 e na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Ao prever determinada receita para 2014, João deve levar em conta os efeitos das alterações na legislação e desconsiderar a variação do índice de preços, conforme determina a LRF.
  1. ✂️
  2. ✂️

512Q852559 | Administração Financeira e Orçamentária, Programação Orçamentária e Financeira, Câmara de Santiago do Sul SC Contador, FUNDATEC, 2020

Conforme a Lei nº 4.320/1964, que estabelece normas para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos municípios e do Distrito Federal, analise as seguintes assertivas:

I. A Lei de Orçamento compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.

II. O produto estimado de operações de crédito e de alienação de bens imóveis somente se incluirá na receita quando umas e outras forem especificamente autorizadas pelo Poder Legislativo em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizá-las no exercício.

III. Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelo seu valor líquido, considerando todas as deduções.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q106063 | Administração Financeira e Orçamentária, Restos a Pagar, Analista Administrativo Área Administrativa, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O valor dos restos a pagar de anos anteriores tem contribuído para
restrição crescente à execução da lei orçamentária do ano em curso.
Acerca dos restos a pagar e das despesas de exercícios anteriores,
julgue os próximos itens.

Os restos a pagar são as despesas empenhadas, pendentes de pagamento na data de encerramento do exercício financeiro, inscritas contabilmente como obrigações a pagar no exercício subsequente.

  1. ✂️
  2. ✂️

514Q40344 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Controle Externo, TCE RJ, FEMPERJ

Considerando que o Procurador-Geral de Justiça não encaminhou a proposta orçamentária do Ministério Público Estadual dentro do prazo estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentária, para fins de consolidação da proposta anual, o Poder Executivo considerará os valores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q9626 | Administração Financeira e Orçamentária, Agente Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com relação à prática orçamentária no Brasil, julgue os itens subsequentes.

Embora a Lei de Responsabilidade Fiscal tenha enfatizado os programas e metas do governo, a ideia do orçamento-programa já vem sendo empregada desde o início dos governos militares.
  1. ✂️
  2. ✂️

516Q50591 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca de noções básicas de administração financeira e orçamentária, julgue o item que se segue.

Se a proposta orçamentária de determinado órgão público discriminar a despesa apenas até o nível de modalidade de aplicação, então estará sendo descumprido o princípio da programação.
  1. ✂️
  2. ✂️

517Q50594 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca de noções básicas de administração financeira e orçamentária, julgue o item que se segue.

A função econômica do orçamento corresponde ao controle do fluxo financeiro gerado pelas entradas de recursos obtidos com a arrecadação da receita e pelos dispêndios gerados com as saídas de recursos para as despesas.
  1. ✂️
  2. ✂️

518Q50607 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, MPOG, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito a receita e despesas públicas, julgue o item subsecutivo.

Se determinada entidade da administração pública realizar venda de mercadorias inerentes à sua atividade principal, então o produto da venda deverá ser classificado como receita de serviços.
  1. ✂️
  2. ✂️

519Q12738 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à responsabilidade fiscal e a classificações orçamentárias da receita e da despesa pública, julgue o item subsequente.

A discriminação da despesa quanto a sua natureza deve ser feita, na elaboração da lei orçamentária, por categoria econômica, grupo de natureza de despesa e modalidade de aplicação.
  1. ✂️
  2. ✂️

520Q49116 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Licitação, MME, CESPE CEBRASPE

No entendimento da Secretaria do Tesouro Nacional, o acordo de cooperação técnica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.