Início

Questões de Concursos Administração Financeira e Orçamentária

Resolva questões de Administração Financeira e Orçamentária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q9165 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Com base nos preceitos da legislação vigente, no que concerne aos estágios da despesa orçamentária, o tipo de empenho destinado às despesas cujo montante seja previamente conhecido, mas cujos pagamentos devam ocorrer parceladamente, é aquele denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

642Q44022 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

No setor público, o regime orçamentário reconhece a despesa orçamentária no exercício financeiro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q167677 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ GO, FCC, 2018

De acordo com a Constituição Federal de 1988, as emendas ao Projeto de Lei do Orçamento Anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q143616 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público, Analista Judiciário Contabilidade, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que contém uma atividade do processo de elaboração da proposta orçamentária anual que não compete às unidades orçamentárias.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

645Q852824 | Administração Financeira e Orçamentária, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Câmara de Mangaratiba RJ Contador, ACCESS, 2020

A Lei Complementar nº 101/2000 ao tratar da Lei de Diretrizes Orçamentárias dispõe que:
? A Lei de Diretrizes Orçamentárias deverá dispor, entre outros, sobre o equilíbrio entre receitas e despesas, normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos e demais condições e exigências para transferência de recursos a entidades públicas e privadas. ? O projeto de lei de diretrizes orçamentárias deverá conter como parte integrante o Anexo de Metas Fiscais, em que serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
Considerando a assertiva, analise as afirmativas a seguir.
I. A assertiva está incorreta na primeira parte, uma vez que o equilíbrio de receitas e despesas deve vir disposto no Plano Plurianual. II. A assertiva está incorreta na segunda parte, uma vez que os dados mencionados devem ser avaliados no Anexo de Riscos Fiscais. III. A assertiva está incorreta na segunda parte, uma vez que, no referido anexo, não deve constar as providências a serem tomadas, as quais deverão estar previstas em um documento específico.
Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q40055 | Administração Financeira e Orçamentária, Assessor Técnico Jurídico, TCE RN, CESPE CEBRASPE

Com base no que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) prevê sobre transferências voluntárias, julgue o item que se segue.

Um município que, no último quadrimestre de 2015, apresentar pela primeira vez uma despesa de pessoal superior ao limite previsto na LRF poderá, em janeiro de 2016, receber transferências voluntárias da União.
  1. ✂️
  2. ✂️

647Q711813 | Administração Financeira e Orçamentária, Advogado I, FSA SP, IBFC, 2019

Texto associado.

As operações de crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO) são regulamentadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101/2000). Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

648Q188056 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao orçamento público, julgue os próximos itens.

A alteração da estrutura de carreira do pessoal do MPS para 2010 só poderá ser realizada se a lei de diretrizes orçamentárias (LDO) aprovada para este exercício contiver a respectiva autorização.

  1. ✂️
  2. ✂️

649Q20635 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, ANP, CESGRANRIO

Os créditos orçamentários representam o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

650Q109742 | Administração Financeira e Orçamentária, Constituição Federal CF 88, Analista de Controle Externo Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Segundo o art. 165 da Constituição Federal de 1988, leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. Com base nesses dispositivos legais, julgue o item abaixo.

Recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

651Q12731 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, relativos a políticas públicas e planejamento governamental.

Por meio do orçamento-programa é possível expressar, com maior veracidade, a responsabilidade do governo para com a sociedade, visto que o orçamento deve indicar com clareza os objetivos da nação.
  1. ✂️
  2. ✂️

652Q9163 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

De acordo com os dispositivos estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal, o limite máximo para o endividamento consolidado dos municípios é estabelecido pelo seguinte órgão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

653Q13261 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, SUSAM, FGV

Com relação ao cálculo da Receita Corrente Líquida (RCL) no âmbito da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), analise as afirmativas a seguir.

I. Para a União, são deduzíveis do cálculo da RCL os valores transferidos aos estados por determinação constitucional. II. Para a União, são deduzíveis do cálculo os valores transferidos aos estados por determinação legal.
III. A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, incluindo as duplicidades.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q109268 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE CE, FCC

Considere as assertivas abaixo. I. A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. II. O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia. III. A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q852721 | Administração Financeira e Orçamentária, Suprimento de Fundos, Analista Ministerial Ciências Contábeis, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item seguinte, relativo ao regime de adiantamento de suprimento de fundos.

Os entes da Federação devem observar as regras estabelecidas pela Secretaria do Tesouro Nacional quanto à regulamentação do seu regime de adiantamento de suprimento de fundos.

  1. ✂️
  2. ✂️

656Q22521 | Administração Financeira e Orçamentária, Agente Administrativo, CADE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Relativos à administração financeira.
Para o administrador financeiro, uma correta tomada de decisão financeira preceitua que os benefícios adicionais devam sempre superar os custos adicionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

657Q673856 | Administração Financeira e Orçamentária, Fiscal Tributarista, Prefeitura de Jaraguá do Sul SC, Instituto Ânima Sociesc, 2020

Para o setor público, o orçamento é de vital importância, pois é a lei orçamentária que fixa a despesa pública autorizada para um exercício financeiro (MCASP, 2018). Sobre a despesa orçamentária pú- blica é correto afirmar que esta despesa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q852333 | Administração Financeira e Orçamentária, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Câmara de Patrocínio MG Controlador Interno, Gestão de Concursos, 2020

Analise as seguintes afirmativas sobre a Lei Federal Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A lei de diretrizes orçamentárias dispõe sobre o equilíbrio entre receitas e despesas, bem como a respeito de critérios e forma de limitação de empenho, a ser efetivada em hipóteses previstas. ( ) Um relatório de metas fiscais integra o projeto de lei de diretrizes orçamentárias, com previsão de metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referem e para o exercício seguinte. ( ) O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com a Lei Complementar, contém reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, são estabelecidos no plano plurianual. ( ) A atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada não poderá superar a variação do índice de preços previsto na lei de diretrizes orçamentárias, ou em legislação específica.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

659Q20077 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte com relação às etapas do processo de elaboração do orçamento federal, aos responsáveis e aos produtos gerados.

A análise e o ajuste da proposta setorial são feitos pela Casa Civil da Presidência da República, cujo produto é a proposta orçamentária dos órgãos setoriais, detalhada no Sistema de Orçamento e Planejamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

660Q8822 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Judiciário, TRE AM, IBFC

De acordo com a Lei Complementar n° 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), analise as assertivas abaixo:

I. Dívida pública mobiliária constitui a dívida pública representada por títulos emitidos pela União, excluídos os do Banco Central do Brasil, Estados e Municípios.
II. Concessão de garantia constitui o compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação, em solidariedade com entidade a ele vinculada.
III. Dívida pública consolidada ou fundada constitui o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses.
IV. Refinanciamento da d ívida mobiliária constitui a emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária.

Está correto, apenas, o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.