Início

Questões de Concursos Administração Financeira e Orçamentária

Resolva questões de Administração Financeira e Orçamentária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q13262 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, SUSAM, FGV

Em relação aos princípios orçamentários, um ente da Federação que elabore duas leis orçamentárias para o mesmo período fere o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q147195 | Administração Financeira e Orçamentária, Instrumentos de Planejamento e Demonstrativos Fiscais, Analista Judiciário Contabilidade, TRE RN, FCC

Considerado um instrumento de planejamento da administração pública, de médio prazo, no âmbito federal, a lei que instituir o plano plurianual terá vigência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

804Q852493 | Administração Financeira e Orçamentária, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Prefeitura de Araçoiaba PE Contador, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os empenhos estimativos são o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, materiais de construção, aluguel de imóveis, aquisição de material de escritório, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros insumos e serviços.

II. São exemplos de investimentos, entre outros, as despesas orçamentárias com softwares, seja por aluguel ou aquisição; com o planejamento e a execução de obras; com a aquisição de imóveis e materiais de expediente considerados necessários à realização dos serviços públicos; com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente.

III. Uma das etapas da despesa orçamentária é a fixação da despesa, que se refere aos limites de gastos, incluídos nas leis orçamentárias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades públicas. A fixação da despesa orçamentária insere-se no processo de planejamento e compreende a adoção de medidas em direção a uma situação idealizada, tendo em vista os recursos disponíveis e observando as diretrizes e prioridades traçadas pelo governo.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

805Q114725 | Administração Financeira e Orçamentária, Legislação Complementar de AFO, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

A Lei n. 10.180, de 06 de fevereiro de 2001, organizou e disciplinou o Sistema de Planejamento e Orçamento Federal. Identifique qual objetivo faz parte desse Sistema, segundo a referida Lei.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q24390 | Administração Financeira e Orçamentária, Auxiliar de Controladoria, CGM RJ

Pelas normas constitucionais, o instrumento de planejamento governamental que estabelece as metas e prioridades da administração e que, também, dispõe sobre o equilíbrio entre receitas e despesas é aquele denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

807Q8029 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, ANA, ESAF

Assinale a opção verdadeira a respeito da classificação da despesa pública adotada no Brasil, conforme Manual da Despesa Nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q839061 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público, Prefeitura de Ipumirim SC Auxiliar Administrativo, AMAUC, 2021

- “O __________________ é o instrumento de planejamento que estima as receitas que o governo espera arrecadar ao longo do próximo ano e, com base nelas, autoriza um limite de gastos a ser realizado com tais recursos”. A lacuna corresponde ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

809Q113055 | Administração Financeira e Orçamentária, Legislação Complementar de AFO, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

A respeito da classificação econômica da receita de que tratam a Lei n. 4.320/64 e a Portaria SOF/STN 163/2001, é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q50596 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação ao orçamento público no Brasil, julgue o item a seguir.

No âmbito do plano plurianual, a iniciativa expressa o que deve ser feito, refletindo as situações a serem alteradas pela implementação de um conjunto de ações, com desdobramento no território.
  1. ✂️
  2. ✂️

811Q121574 | Administração Financeira e Orçamentária, Princípios orçamentários, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Considere que a Governança Corporativa na Administração Pública é a maneira como o poder é exercido na administração de recursos econômicos e sociais com o objetivo do desenvolvimento da sociedade. Dentro desse conceito, um dos princípios básicos que direcionam a governança corporativa é que os administradores públicos e os agentes do estado respondam por todos os atos que praticarem no exercício de seus mandatos. Aponte, entre as opções seguintes, como esse princípio é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q20457 | Administração Financeira e Orçamentária, Temporário Superior 1, ANS, FEC

O documento cadastrado no SIAFI que gera compromissos de pagamento ou de recebimento,podendo ser de previsão (Nota de Empenho,Contrato, Proposta de Programação Financeira, etc.) ou de Realização (Nota Fiscal, Recibo, Folha de Pagamento, Programação Financeira Aprovada, etc.), denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q24301 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

A Administração Pública necessita, em determinadas situações, utilizar-se de sistemática especial, conhecida como Suprimento de Fundos, para realizar despesas que, por sua natureza ou urgência, não possam aguardar o processamento normal da execução orçamentária. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opção que corresponde à seqüência correta.

I. O servidor que receber suprimento de fundos fica obrigado a prestar contas de sua aplicação procedendo-se, automaticamente, a tomada de contas se não o fizer no prazo assinalado.
II. Poderá ser concedido suprimento de fundos nos casos em que a despesa deva ser feita em caráter sigiloso, conforme se classificar em regulamento.
III. Não é permitida a concessão de suprimento de fundos para servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilização do material a adquirir, salvo quando não houver na repartição outro servidor.
IV. A autorização para concessão de suprimento de fundos cabe ao Ministro de Estado ou autoridade equivalente.
V. Na execução da despesa por meio de suprimento de fundos, o empenho é emitido após a prestação de contas do suprido, pois nesse momento tem-se a identificação da despesa realizada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q267017 | Administração Financeira e Orçamentária, Instrumentos de Planejamento e Demonstrativos Fiscais, Analista Contabilidade, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos aspectos conceituais e teóricos da gestão orçamentária,
julgue os itens a seguir

Entre os instrumentos de planejamento obrigatoriamente elaborados a cada mandato do chefe do Poder Executivo, o único considerado de médio prazo é o plano plurianual.
  1. ✂️
  2. ✂️

815Q707359 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Ministerial Ciências Contábeis, MPC PA, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.


No que diz respeito aos conceitos de ingressos e receitas públicas e às classificações das receitas públicas, julgue os itens a seguir.
I Nem todo ingresso público é uma receita pública, mas toda receita pública é um ingresso público. II As receitas tributárias são consideradas receitas originárias. III As amortizações de empréstimos são consideradas receitas correntes.
Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q698913 | Administração Financeira e Orçamentária, Auditor de Controle Externo Administração, TCE RO, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
São avaliações formativas as que se concentram na análise da execução de projetos, à medida que eles são implementados; são avaliações sumativas as que reportam o que ocorreu no final de um ciclo programático.
Nesse sentido, as avaliações formativas e as sumativas têm foco analítico primário, respectivamente, em questões relacionadas com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q268324 | Administração Financeira e Orçamentária, Programação e Execução Financeira e Orçamentária, Analista Contabilidade, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O convênio é o instrumento adequado aos objetivos de
descentralização das atividades da administração pública, podendo,
no âmbito federal, ser firmado com entes subnacionais, delegandose
a órgãos destes a execução total ou parcial de programas federais
de caráter local. A norma que disciplina a celebração de convênios
de natureza financeira é a Instrução Normativa STN n.º 1/1997,
acrescida das alterações posteriormente ocorridas. Com base nessa
norma, julgue os itens a seguir.

O MPU pode celebrar convênio para a execução descentralizada de programa de sua responsabilidade com transferência de recursos para instituição privada com fins lucrativos, desde que a entidade de direito privado não esteja em mora, inadimplente com outros convênios e não esteja em situação irregular para com a União ou com entidade da administração pública federal indireta.

  1. ✂️
  2. ✂️

818Q12863 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito de mecanismos e técnicas utilizados para elaboração, execução e acompanhamento do orçamento federal, julgue os itens subsequentes.

As atividades, os projetos e as operações especiais devem ser detalhados na estrutura programática em subtítulos, não podendo haver alterações de sua finalidade, do produto e das metas estabelecidas, a não ser que sejam feitas por meio de projeto de lei que altere a lei orçamentária anual.
  1. ✂️
  2. ✂️

819Q49249 | Administração Financeira e Orçamentária, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q253346 | Administração Financeira e Orçamentária, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Técnico Judiciário Área Administrativa, TSE, CONSULPLAN

Considere o seguinte demonstrativo financeiro hipotético de um orçamento público: Pessoal e encargos = R$2.000,00; Juros e encargos da dívida = R$1.500,00; Investimentos = R$500,00; Inversões financeiras = R$100,00 e Amortização de dívida = R$200,00.
Com base nesses dados, qual é o valor total das despesas correntes?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.