Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1062Q376321 | Administração Pública, Reformas administrativas no Brasil, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Com relação ao desenvolvimento da Administração Pública no Brasil, analise:

 I. O DASP constituiu o primeiro órgão público voltado para a formação e o desenvolvimento de uma burocracia profissional baseada no mérito e na estabilidade funcional.

II. O Estado brasileiro desenvolveu, a partir de 1930, uma burocracia meritocrática e fortemente protegida dos interesses políticos e econômicos.

III. Durante o governo de Juscelino Kubitschek formouse a primeira carreira burocrática profissional voltada para a implementação do Plano de Metas.

IV. As constituições federais de 1934, 1946 e 1988 burlaram o princípio do mérito e da impessoalidade quando permitiram a estabilização de servidores interinos, extra-numerários e comissionados.

V. O Decreto Lei no 200 de 1967 favoreceu a descentralização da administração pública federal, a introdução de novos métodos gerenciais e incentivou a gestão participativa, através de conselhos compostos por representantes da sociedade civil.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1063Q378373 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Administrador, IFTO

Na administração pública, podem ser utilizados diversos tipos de critérios para agrupamento das atividades em unidades organizacionais. Identifique e assinale a alternativa que representa o critério para departamentalizar atividades repetitivas e altamente especializadas.

(Extraído de: Oliveira, D. P. R. Sistemas, Organização & Métodos - Uma Abordagem Gerencial, 2013).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1064Q377946 | Administração Pública, Excelência, Técnico Judiciário, TRT 4a, FCC

A conquista da excelência nos serviços públicos decorre de um amplo conjunto de fatores, muitos dos quais associados à incorporação de novas filosofias gerenciais, de novas tecnologias, de princípios e ferramentas da qualidade, do desempenho dos recursos humanos, com a efetiva participação e controle da sociedade, objetivando o atendimento das necessidades do cidadão. O modelo de excelência da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos a partir dos quais são estabelecidos os critérios de excelência, estes que, por seu turno,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1065Q40303 | Administração Pública, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

Com relação às dimensões do programa GESPÚBLICA, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1066Q18807 | Administração Pública, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Considere as afirmações sobre o serviço público abaixo.

I. Servidor público para efeitos penais é quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública em entidade estatal, autárquica ou paraestatal.

II. Lícito e moral é todo ato administrativo praticado pelo servidor público que não for praticado no interesse da coletividade.

III. A culpa verifica-se na ação ou omissão lesiva do servidor público, resultante de imprudência, negligência ou imperícia do agente, enquanto o dolo ocorre quando o servidor público deseja a ação ou omissão lesiva ou assume o risco de produzi-Ia.

IV. A aplicação das penas disciplinares a servidor público será precedida de processo sumário, com o afastamento imediato, sendo permitido indicar advogado de defesa, na forma da legislação vigente.

V. Todo servidor público no exercício das suas atividades deve atender os públicos interno e externo de maneira impessoal cumprindo suas tarefas e atividades considerando as circunstâncias a exemplo de falta de um colega ou maior demanda de um dado serviço pela comunidade.

Em razão dos enunciados pode ser afirmado que são corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1067Q377983 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Quando um indivíduo se orienta pela abordagem de qualidade baseada no produto para adquirir um celular, será escolhido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1069Q378007 | Administração Pública, Patrimonialista, Técnico Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da reforma do Estado, da excelência na gestão dos serviços públicos e das diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, julgue os seguintes itens. A corrupção e o nepotismo são fenômenos típicos da administração pública patrimonialista.
  1. ✂️
  2. ✂️

1070Q12956 | Administração Pública, Administrador, MPE SC, FEPESE

Analise o texto abaixo:

.....................................consiste no desembolso financeiro correspondente a qualquer ato de gestão do governo..........................................mede o consumo de recursos na produção de um bem ou serviço, ou na realização das atividades das organizações governamentais. .............................................é a relação entre resultados e o custo de obtê-los. 

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1071Q31396 | Administração Pública, Organização da Administração Pública, Assistente Administrativo, CREMAM, QUADRIX

A expressão “entidade paraestatal” é amplamente utilizada para denominar as organizações sociais autônomas. Leia as afirmativas a seguir.

I. Nos serviços sociais autônomos, surge uma entidade paraestatal, que vai funcionar paralelamente ao Estado, sem integrá-lo; realizando uma atividade de interesse público, sem se confundir com o serviço público próprio do Estado.
II. A entidade paraestatal diferencia-se por submeter-se a um regime jurídico de direito privado, mas, cumulativamente, gozando de privilégios e sofrendo restrições próprias da Administração Pública.
III. A característica principal das organizações sociais autônomas é a colaboração com o poder público. Ela não é serviço público e não é atividade inteiramente privada. Ela está numa zona intermediária.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1072Q793346 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Perito Médico, INSS, CESPE CEBRASPE

No que se refere à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.

É dever do servidor público comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

1073Q99842 | Administração Pública, Administração Geral, Analista Administrativo, ANA, ESAF

Acerca das chamadas teorias contratualistas do Estado, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1074Q378119 | Administração Pública, Caracterização das Organizações, Analista, FINEP, CESGRANRIO

As estruturas de remuneração são consideradas internamente equitativas quando determinam pagamentos maiores para as funções que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1075Q376348 | Administração Pública, Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, Auditor Fiscal Tributário Municipal I Prova 1, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, elaborado pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), implementado nos anos 90, teve, entre seus principais objetivos e diretrizes,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1076Q253233 | Administração Pública, HISTÓRICO, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 15a Região, FCC

Dentro de uma perspectiva histórico-evolutiva, é possível distinguir diferentes modelos de Administração pública, sendo que o modelo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1077Q376115 | Administração Pública, Burocrático, Técnico em Administração Legislativa, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

Na reforma da gestão pública, apesar dos exageros iniciais, aspectos tais como a existência de carreiras e procedimentos estruturados, mecanismos de proteção dos servidores públicos contra perseguições políticas e estruturas de controle interno e externo, constituem traços importantes da lógica da administração:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1078Q17978 | Administração Pública, Administrador, Marinha do Brasil, MB

De acordo com Matias-Pereira(2012), como se denomina o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestar contas dos resultados de suas ações, garantindo maior transparência e exposição das políticas públicas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1079Q378188 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Com referência à evolução do modelo racional-legal para o paradigma pós-burocrático, julgue os itens a seguir. Contrapondo-se à ideologia do formalismo e à recompensa pelo desempenho, características da boa administração burocrática, o paradigma gerencial fundamenta-se nos princípios da confiança e da capacitação permanente.
  1. ✂️
  2. ✂️

1080Q29784 | Administração Pública, Técnico de Administração, CONDER, FGV

Quanto ao empreendedorismo governamental, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.