Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q13278 | Administração Pública, Administrador, FUNARTE, FGV

O Governo federal, como o mercado de uma forma geral, vem adotando práticas de gerenciamento de processos alinhadas ao Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio (CBOK), desenvolvido pela ABPMP (Associação de Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio), que define um ciclo de vida de um processo, da descoberta até sua implantação e melhoria.

Com base no CBOK, desenvolveu-se um modelo de maturidade de processos de negócio que hierarquiza a competência das organizações em uma escala de 1 (um, inicial) a 5 (cinco, otimizado). Considere uma organização no estágio inicial de maturidade em gerenciamento de processos. Para que ela aumente sua maturidade no gerenciamento de processos de negócio, a primeira ação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1182Q167402 | Administração Pública, Qualidade na Administração Pública, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

As seguintes afi rmações espelham entendimentos corretos sobre a Nova Gestão Pública (NGP), exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1183Q24062 | Administração Pública, Auditor, CGE MT, FMP

Em relação ao modelo de Administração Pública Burocrática, avalie as assertivas a seguir:

I - São princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo.
II - Propõe o desenvolvimento de uma cultura organizacional, orientada para resultados e o aumento da governança do Estado.
III - Necessita de controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal e nas compras públicas.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1184Q37140 | Administração Pública, Técnico Judiciário, TRT ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao paradigma do cliente na gestão pública e às diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.

Os processos de tomada de decisão, na esfera pública, geralmente, são mais lentos que na iniciativa privada, pois esses processos sofrem a influência de variáveis de ordem política.
  1. ✂️
  2. ✂️

1185Q164385 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Selecione a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1186Q10537 | Administração Pública, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A Lei no 8.666/1993 estabelece as normas gerais sobre licitações e contratos administrativos no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Essa Lei define a alienação como sendo a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1187Q191321 | Administração Pública, Histórico, Agente Administrativo, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à administração pública, julgue os itens de 88 a 100.

Executado ao longo de toda a década passada, o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado previu não ser possível promover de imediato a mudança da cultura administrativa e a reforma da dimensão-gestão do Estado ao mesmo tempo em que se providencia a mudança do sistema legal.
  1. ✂️
  2. ✂️

1188Q377435 | Administração Pública, Reforma burocrática, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 10a Região, CESPE CEBRASPE

Acerca da estruturação da máquina administrativa desde 1930, julgue os itens subsequentes.

O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi criado com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e racionalizar o serviço público no país.

  1. ✂️
  2. ✂️

1189Q377710 | Administração Pública, Planejamento estratégico, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Considere que o TRT da 16a Região está elaborando o seu Planejamento Estratégico. A etapa de análise do microambiente organizacional ou Ambiente de Tarefa, contempla:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1190Q188291 | Administração Pública, Modelos de gestão, Advogado, IDAF ES, FUNCAB

Quanto à gestão de resultados no serviço público, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1192Q266903 | Administração Pública, Analista Desenho Instrucional, FIOCRUZ, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Os três blocos principais de implantação da Gestão

Matricial por Resultados, ou Governança Matricial (Martins e

Marini, 2010), são a construção da agenda estratégica, o

alinhamento da arquitetura organizacional implementadora

e a implantação de mecanismos de monitoramento e

avaliação. NÃO constitui uma das ações contidas na

construção da agenda estratégica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1193Q120227 | Administração Pública, Patrimônio Público, Analista de Tecnologia da Informação, MPE RN, FCC

Texto associado.

Noções de Administração Pública.

A empresa controlada que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária, denomina-se empresa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1194Q42669 | Administração Pública, Analista de Tecnologia da Informação, SEDUC SP, VUNESP

A ideia central da terceirização de serviços é retirar da Administração Pública a sobrecarga gerada por tarefas menores relevantes, proporcionando mais tempo para questões com maior complexidade, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1195Q253894 | Administração Pública, Comportamentomotivação, Técnico Judiciário Área Administrativa, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens
subseqüentes

O estilo de gestão de conflitos denominado evitação se caracteriza por uma postura assertiva, que é indicada para conflitos referentes a assuntos complexos, nos quais existem grandes possibilidades de ganhos e, portanto, a demora para obter maior número de informações torna-se necessária e desejável.

  1. ✂️
  2. ✂️

1196Q30679 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, QUADRIX

Apenas no ano de 2011, o Ministério Público Federal na Paraíba ajuizou 97 ações de improbidade administrativa contra agentes públicos do Estado. As ações são referentes a supostas irregularidades ocorridas em 60 cidades da Paraíba, entre os anos de 1998 e 2010.

(Fonte: Gl. Data:18/01/2012)

É possível afirmar, conforme a notícia apresentada e seus conhecimentos atualizados sobre a aplicação prática da Lei n°8.429/92, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1197Q20748 | Administração Pública, Organização da Administração Pública, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito da administração direta e indireta, julgue os itens que se seguem.

A ANAC, uma agência reguladora, recebe essa qualificação por força de contrato de gestão celebrado com órgão da administração a que se subordina, para melhoria da eficiência e redução de custos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1198Q376846 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Assistente Social, DPU, CESPE CEBRASPE

As análises acerca da especificidade dos modelos de gestão das políticas sociais no Brasil apresentam tendências que percorrem diversos contextos sociais e períodos históricos, atualizando-se neles. Com relação a essa temática, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1200Q252689 | Administração Pública, Administração estratégicaindicadores, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 6a Região, FCC

Compete à Presidência do CNJ considerar as atividades de planejamento e gestão estratégica do Poder Judiciário, em conjunto com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.