Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1261Q7289 | Administração Pública, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo sobre os modelos de Administração Pública:

1. O processo lento de controle, que impede as soluções práticas rápidas e eficientes, é na verdade uma visão do senso comum sobre o modelo burocrático. Isto seria corretamente definido com uma disfunção do modelo burocrático.
2. A Parceria Público-Privada consiste em um empreendimento cooperativo entre o primeiro Setor e o terceiro Setor.
3. O modelo gerencial de administração pública é baseado nos critérios de eficácia, eficiência, desempenho e qualidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1262Q15264 | Administração Pública, Policial Penal Agente Penitenciário, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Acerca da ética e da moralidade no serviço público, julgue o  item subsecutivo.

A conduta ética do servidor deve basear-se não somente na legalidade, mas também em ações fundamentadas na dignidade, no decoro, na eficácia e na consciência dos princípios morais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1263Q375974 | Administração Pública, o Período militar e a segunda reforma Decreto Lei 200, Analista de Controle Externo ACE, TCE AC, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo de reforma da administração pública brasileira, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1264Q377790 | Administração Pública, Excelência, Técnico Administrativo, CFO DF, Instituto Quadrix

Com relação a planejamento estratégico e à excelência nos serviços públicos, julgue os itens subsequentes. O modelo de excelência na gestão pública deve gerar valor para todas as partes interessadas por meio do aprimoramento das relações de qualidade e do desenvolvimento das organizações.
  1. ✂️
  2. ✂️

1265Q19512 | Administração Pública, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

Quanto às convergências e divergências entre a gestão pública e  a gestão privada, analise as afirmativas a seguir. 

I.  Normalmente  as  atividades  públicas  são monopolistas  e  os  usuários  não  têm  opção  de  escolha,  enquanto  no  setor  privado a concorrência comanda os serviços.

  II.  A ação governamental tem um grau menor de complexidade,  logo,  possui mais  autonomia,  enquanto  no  setor  privado  as  ações são menos flexíveis e autônomas.

III.  Na Administração Pública os “clientes” pagam pelos  serviços  que utilizam através de  impostos, enquanto no setor privado  o usuário paga somente pelo bem ou serviço que adquiriu. 

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1266Q377419 | Administração Pública, Reforma burocrática, Analista em Ciência Júnior, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CESPE CEBRASPE

Com referência à evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir.

O DASP, implantado em 1936 com o objetivo de suprir a administração patrimonialista até então existente, foi extinto no governo de Juscelino Kubitschek.

  1. ✂️
  2. ✂️

1267Q32346 | Administração Pública, Analista Administrativo, DAE de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Considerando (V) para verdadeiro ou (F) para falso, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

O regime jurídico dos contratos administrativos instituído pela Lei 8.666/93 confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:

( ) Modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.
( ) Rescindi-los, unilateralmente, em qualquer caso.
( ) Fiscalizar-lhes a execução.
( ) Aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste.
( ) Nos casos de serviços essenciais, ocupar provisoriamente bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato, na hipótese da necessidade de acautelar apuração administrativa de faltas contratuais pelo contratado, bem como na hipótese de rescisão do contrato administrativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1268Q376416 | Administração Pública, Processos participativos de gestão pública, Administrador, MJ, FUNRIO

O Modelo de Administração Pública que busca estimular a organização da sociedade civil e promover a reestruturação dos mecanismos de decisão, em favor de maior envolvimento da população no controle social da Administração Pública e na definição e realização de políticas públicas, denomina-se Modelo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1269Q39009 | Administração Pública, Assistente em Administração, IFSE, FDC

Na governança corporativa, o grupo ou o indivíduo que afeta ou é afetado pelo alcance dos objetivos da empresa, refere-se ao conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1270Q378209 | Administração Pública, Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

A reforma do Estado Brasileiro, materializada pelo Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), foi responsável por viabilizar o desempenho de atividades estatais por entidades não pertencentes ao aparato estatal, a exemplo das Organizações Sociais.

Assinale a opção que corresponde ao processo descrito no texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1271Q25983 | Administração Pública, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

A Comissão Nacional de Energia Nuclear deve observar as normas previstas na Constituição Federal vigente, no que tange ao Capítulo referente à administração pública. De acordo com o texto constitucional, a remuneração do servidor público federal deve limitar-se a um teto constitucional. Considerando esse teto constitucional remuneratório, analise as afirmativas.

I. Os servidores públicos efetivos da Comissão Nacional de Energia Nuclear não podem receber remuneração maior que o subsídio do Presidente da República.
II. A verba que o servidor público efetivo receber a título de indenização será computada para fins de limitação ao teto constitucional remuneratório.
III. Caso um servidor público acumule licitamente dois cargos efetivos federais, as remunerações de ambos os cargos serão computadas para fins do limite constitucionalremuneratório.
IV. Um professor federal aposentado, que acumule os proventos com a remuneração de um cargo de Analista na Comissão Nacional de Energia Nuclear, estará sujeito ao teto remuneratório de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1272Q53133 | Administração Pública, Auxiliar em Administração, UFF, COSEAC

O Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF é um órgão da estrutura organizacional eminentemente: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1273Q191402 | Administração Pública, Teoria geral da administração TGA, Administrador, MTur, FUNIVERSA

O modelo de administração pública em que o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real é a administração pública

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1274Q377532 | Administração Pública, Eficiência, Assistente de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC, 2018

Suponha que determinado órgão da Administração pública do Estado do Maranhão, no afã de implementar uma ação estratégica definida a partir de ampla consulta pública e que, de fato, beneficiou um enorme contingente de cidadãos, tenha extrapolado significativamente os custos adequados à sua consecução. Verificou-se que a ação foi concluída no cronograma previsto, porém, em razão de falhas de gestão, demandou gastos adicionais com pagamento de horas-extras e aditamentos contratuais. Não obstante, ao final, atendeu aos anseios da população, beneficiando um significativo contingente de cidadãos. Diante desse cenário, pode-se concluir que a atuação do referido órgão público mostrou-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1276Q376596 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Administrativo Prova 2, ANEEL, ESAF

Em gestão pública é importante o exercício, pelos cidadãos, do controle social. A gestão pública de excelência, orientada para resultados precisa denifir uma estratégia vigorosa de indução do controle social por parte da sociedade. Em muitos países, de diversas maneiras, essa estratégia tem estado presente quando se fala em excelência de atendimento. Assinale a assertiva que apresenta a base dessa estratégia indutora do controle social.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1278Q23863 | Administração Pública, Assistente Administrativo, CFM, FUNIVERSA

A administração pública é regida por princípios que devem ser seguidos por todos os seus agentes, quando estes situarem-se como representantes públicos, praticando atos em nome da Administração. Acerca desses princípios, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1279Q29785 | Administração Pública, Técnico de Administração, CONDER, FGV

Quanto às formas de Administração Pública e as mudanças na cultura burocrática, analise as afirmativas a seguir.

I. A Administração Pública Gerencial é orientada para o cidadão, voltada par o consumidor, e se concentra nas necessidades e perspectivas desse consumidor, o cliente- cidadão
II. A Administração Burocrática Moderna prega o rigor técnico com o formalismo, mas deixa de ser centralizada e autoritária
III. Na Administração Gerencial a confiança é limitada e permanentemente controlada por resultados, porém é suficiente para permitir a delegação.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1280Q378201 | Administração Pública, Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, Assistente em Administração, Universidade Federal de Alfenas MG, 2018

Na concepção da reforma implementada no Brasil, no final dos anos 90, a qual foi idealizada por Bressser- Pereira, prevê-se que, além da reorganização do aparelho do Estado e do fortalecimento do seu núcleo estratégico, a reforma também deveria transformar o modelo de administração pública vigente levando à implementação de uma administração pública gerencial. Tomando por base o referido modelo de administração pública, não se coaduna com as características deste:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.