Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q673536 | Administração Pública, Analista Administrativo Administração, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, Quadrix, 2020

Texto associado.
Acerca da evolução da Administração Pública brasileira e da reforma do Estado, julgue o item.
A administração pública burocrática foi implantada, por Getúlio Vargas, na primeira metade do século XX.
  1. ✂️
  2. ✂️

182Q377997 | Administração Pública, Governabilidade, Analista em Gestão Especializado, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

Os conceitos de governança e de accountability, quando aplicados às organizações públicas, dizem respeito, entre outros aspectos, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q244858 | Administração Pública, Técnico Previdenciário, MANAUSPREV, FCC

Determinada empresa cresceu muito nos últimos anos através de aquisições de outras empresas no Brasil e no Exterior tornando–se a maior empresa mundial de proteína animal. Recentemente, tem divulgado internamente e externamente, via mídia nacional, os seus sete valores: atitude de dono, determinação, disciplina, disponibilidade, simplicidade, franqueza e humildade. Do ponto de vista da cultura organizacional, a divulgação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q253891 | Administração Pública, Administração estratégicaindicadores, Técnico Judiciário Administrativo, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das convergências e diferenças entre a gestão pública e
a gestão privada, julgue os itens que se seguem.

À semelhança das organizações privadas, a administração pública utiliza estratégias de segmentação de mercado, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.

  1. ✂️
  2. ✂️

185Q49099 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Analista de Licitação, MME, CESPE CEBRASPE

Uma situação que surge quando todas as alternativas de escolha ou comportamentos foram considerados indesejáveis por causa das consequências potencialmente negativas, tornando difícil a diferenciação entre o certo e o errado, é um exemplo de dilema
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q375556 | Administração Pública, Gerencial, Especialista em Políticas Públicas Prova 2, MPOG, ESAF

Acerca do modelo de administração pública gerencial, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q684800 | Administração Pública, Tecnólogo Formação Gestão Pública, UFPB, AOCP, 2019

Sobre controle social, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q24319 | Administração Pública, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

De acordo com a literatura em políticas públicas, agenda governamental consiste em um conjunto de temas que, em dado momento, são alvo de séria atenção tanto por parte das autoridades governamentais como de atores fora do governo mas estreitamente associadas às autoridades. Sobre a formação ou construção da agenda de políticas públicas, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q255883 | Administração Pública, Recursos humanostreinamento, Técnico Judiciário Área Administrativa, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de pessoas, julgue os itens seguintes.

A aplicação de entrevistas comportamentais e provas teóricas e práticas pode contribuir para identificar, mediante o processo de seleção, os candidatos mais bem preparados para os desafios organizacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

190Q378183 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Auxiliar de Apoio Administrativo, Câmara Municipal de Mogi das Cruzes SP, VUNESP

Comparativamente, Governo e Estado são entes diferenciados por várias características. Assinale, entre as alternativas seguintes, a que exprime corretamente uma dessas características.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q32485 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Policial Penal Agente Penitenciário, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com base no Decreto n.º 1.171/1994, na Lei n.º 8.112/1990 e na Lei n.º 8.429/1992, julgue o  próximo  item.

O servidor deve responder em âmbito civil, penal e administrativo pelas irregularidades por ele cometidas durante o exercício de sua função. 
  1. ✂️
  2. ✂️

192Q187710 | Administração Pública, Comportamentomotivação, Agente de Defensoria Administrador, DPE SP, FCC

No que se refere à relação entre usuários e servidores públicos, considere as afirmativas abaixo.

I. A gestão participativa e o trabalho em equipe contribuem mais para a satisfação do próprio servidor do que do usuário.

II. O gerenciamento de processos com foco na melhoria contínua do trabalho leva ao comportamento rotineiro e à perda de motivação.

III. A aceitação do erro, isto é, de procedimentos que não agreguem valor ao serviço prestado deve ser tolerado para a melhoria do clima organizacional.

IV. A principal dificuldade na implantação de programas de gestão da qualidade no setor público é a mudança constante de administradores.

V. O equilíbrio entre expansão da clientela e qualidade do atendimento deve priorizar a primeira, tendo em vista o princípio do bem comum.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q143362 | Administração Pública, Planejamentotático, Analista Judiciário Execução de Mandados, TRT 6a Região, FCC

Para focalizar adequadamente os objetivos da organização, quando esta utiliza o método do planejamento estratégico, o gestor deve, primeiramente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q23864 | Administração Pública, Assistente Administrativo, CFM, FUNIVERSA

Com relação a bens públicos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q260117 | Administração Pública, Gestão de Processos, Técnico Judiciário, TRT 12a Região, FCC

A respeito da gestão de processos, considere:

I. Macroprocesso compreende a visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários e envolve mais de uma função organizacional.

II. Subprocesso corresponde a uma parte específica do processo, composto por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subprodutos que concorrem para o produto final do processo.

III. Tarefa é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional, que corresponde ao fazer, sendo uma partição da atividade com rotina ou procedimento específico.

Está correto o que consta em :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q186162 | Administração Pública, Teorias administrativas, Administrador, UFF, UFF

A Tipologia de Administração na qual existem quatro categorias de participantes que podem se beneficiar com uma organização formal, que são os seus próprios membros, os seus dirigentes, os clientes e o público em geral, é denominada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q64077 | Administração Pública, Analista Administrativo, TJ SC, FGV, 2018

O chefe de departamento da secretaria de educação do município “X”, temendo a reprovação de seu filho na disciplina de matemática na escola, oferece ao professor um cargo em comissão na secretaria em troca de uma “ajudinha” na prova.

No contexto dos paradigmas da administração pública, essa atitude do chefe de departamento, que percebe o aparelho estatal como instrumento do detentor do poder, pode ser considerada típica do modelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q15267 | Administração Pública, Policial Penal Agente Penitenciário, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com base no Decreto n.º 1.171/1994, na Lei n.º 8.112/1990 e na Lei n.º 8.429/1992, julgue o  próximo  item.

O servidor deve responder em âmbito civil, penal e administrativo pelas irregularidades por ele cometidas durante o exercício de sua função.
  1. ✂️
  2. ✂️

200Q247511 | Administração Pública, Controle da administração públicaauditoria, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

Com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, analise as afirmativas a seguir.

I. A LRF estimula a transparência, exigindo a divulgação, inclusive pela Internet dos relatórios de acompanhamento da gestão fiscal que permitem identificar receitas e despesas.
II. A LRF estimula o controle das contas públicas, exigindo qualidade das informações e ações mais efetivas e contínuas dos Tribunais de Contas.
III. A LRF estimula a avaliação estabelecendo limites para renúncia de receita e para a geração de despesas, o que inclui a concessão de garantias.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.