Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q171825 | Administração Pública, Lei Orgânica do DF, Auxiliar de Trânsito, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do que dispõe a Lei Orgânica do Distrito Federal
(LODF), julgue os itens de 71 a 90.

Considere a seguinte situação hipotética.
Paulo irá tomar posse em cargo efetivo federal, razão pela qual requereu sua exoneração do cargo de servidor público distrital, que ocupa atualmente.
Nessa hipótese, Paulo não é obrigado a apresentar declaração de bens ao DF.

  1. ✂️
  2. ✂️

342Q166181 | Administração Pública, Histórico, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

O Modelo de Marco Lógico é um modelo analítico para orientar a formulação, a execução, o acompanhamento e a avaliação de programas sociais. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do Marco Lógico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q57307 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Vigilante Penitenciário, SEAP GO

São princípios gerais no serviço público, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q375832 | Administração Pública, Reforma burocrática, Auditor Interno, AUGE MG, CESPE CEBRASPE

Segundo o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, a reforma administrativa implementada pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), a partir de 1937, baseava-se nos seguintes princípios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q7377 | Administração Pública, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

A administração pública no Brasil evolui-se por meio de três modelos básicos: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Assim, pode-se afirmar que a reforma do aparelho do Estado que adotou o modelo de administração gerencial foi orientada predominantemente:

I. pelos valores da eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos.

II. pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.

III. pelo rompimento com todos os princípios da administração pública burocrática.

Marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q39531 | Administração Pública, Agente Público, TCE BA, FGV

Assinale a alternativa que apresenta uma característica comum à  gestão pública e à gestão privada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q375606 | Administração Pública, Administração Pública e Privada, Técnico Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Rio de Janeiro, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito da administração pública e das convergências entre a gestão pública e a gestão privada.

A organização pública que pretende ter uma postura empreendedora deve buscar inovações por meio de ações similares às organizações privadas, como, por exemplo, realizar tudo que não for proibido em lei.

  1. ✂️
  2. ✂️

348Q260025 | Administração Pública, Comportamentomotivação, Técnico Judiciário Área Administrativa, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de pessoas, julgue os itens seguintes.

A satisfação no trabalho sob o enfoque das especificidades das necessidades humanas é a base para a qualidade de vida no trabalho e os aspectos mais gerais da satisfação humana são a base para os planos de remuneração e carreira.

  1. ✂️
  2. ✂️

349Q58519 | Administração Pública, Crimes contra a Administração Pública, Crimes contra a administração pública, TJ BA, CONSULTEC

No que se refere ao crime de fraude processual, previsto no Art. 347 do Código Penal, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q377609 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Analista Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

O ciclo de políticas públicas deve conter diversas etapas. Assinale a alternativa que não compreenda uma das fases do ciclo de políticas públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q378130 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Gestor Público, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Relacione as características listadas a seguir com os tipos de administrações públicas à que se referem, sendo: administração pública patrimonialista (PP) administração pública burocrática (PB) administração pública gerencial (PG)

( ) Foco na mensuração de resultados.

( ) Confusão entre público e privado.

( ) Forte hierarquização.

( ) Parcerias com entidades da sociedade civil.

( ) Regulamentos exaustivos e impessoalidade.

( ) O nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

353Q242048 | Administração Pública, Técnico Previdenciário, MANAUSPREV, FCC

Os autores que trabalham com inovação, desde Peter Drucker, descrevem–na como uma postura/filosofia que as empresas devem incorporar. NÃO pode ser considerada como uma postura para o verdadeiro sentido da inovação nos dias de hoje:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q38135 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Assistente de Serviço Administrativo I, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Entendendo ética como o sistema de regras que governa a ordenação de valores, julgue o item a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Determinada organização foi vendida, e o novo proprietário, alegando a necessidade de reestruturação para torná-la viável, demitiu 40% dos seus empregados. O sindicato da categoria, após muitos protestos, conseguiu uma reunião com o presidente da organização, do qual ouviu a seguinte frase: “A demissão desses empregados será feita hoje, para que daqui a três meses a organização não feche as suas portas e tenha 100% dos seus empregados demitidos.

Nessa situação, a postura do presidente é considerada ética e encontra respaldo no sistema de utilitarismo de ações.
  1. ✂️
  2. ✂️

356Q113145 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista de Finanças e Controle Comum a todos, CGU, ESAF

Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as definições sobre a Governabilidade, relacionadas a seguir:

( ) A governabilidade refere-se às próprias condições substantivas / materiais de exercício do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo, derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado.

( ) A governabilidade é a autoridade política do Estado em si, entendida como a habilidade que este tem para agregar os múltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum.

( ) A fonte e a origem da governabilidade são as leis e o poder legislativo, pois é ele que garante a estabilidade política do Estado, por representar todas as unidades da Federação e os diversos segmentos da sociedade.

( ) A fonte da governabilidade são os agentes públicos ou servidores do Estado que possibilitam a formulação / implementação correta das políticas públicas.

( ) A governabilidade é o apoio obtido pelo Estado às suas políticas e à sua capacidade de articular alianças e coalizões para viabilizar o projeto de Estado e sociedade a ser implementado.

Escolha a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q102174 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista Administrativo, ANA, ESAF

Considerando o marco teórico adotado pelo Plano Diretor para a Reforma do Aparelho do Estado, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q60550 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico de Enfermagem, RIOSAÚDE

Facilitar, com infração de dever funcional, a prática de contrabando, é tipo penal punido com a seguinte pena, além da multa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

359Q378195 | Administração Pública, Parcerias entre governo e sociedade, Analista de Procuradoria, PGE RO, FGV

Atualmente, as relações prolongadas de parceria com organizações sociais (OS) para a realização de atividades de interesse público nas áreas de prestação de serviços sociais diretamente aos cidadãos, possuem diferentes características, EXCETO aquela na qual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q377012 | Administração Pública, Cultura, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aspectos estruturais e organizacionais da administração pública, julgue os itens a seguir.

A mudança cultural nas organizações públicas é um processo contínuo e paulatino, pois há aspectos objetivos e subjetivos da cultura que sofrem transformações e demandam tempo para sedimentação nas mentes das pessoas e nas práticas sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.