Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3541Q693352 | Administração Pública, Tecnólogo Formação Gestão Pública, UFPB, AOCP, 2019

Assinale a alternativa que apresenta uma competência municipal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3542Q375658 | Administração Pública, Parcerias entre governo e sociedade, Analista de Controle Externo, TCE AC, CESPE CEBRASPE

A respeito de parceria entre governo e sociedade, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3543Q375660 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Uma organização pública do Poder Executivo pretende realizar o mapeamento de seus processos. Sabe-se que esse órgão possui as seguintes competências: propor normas e padrões de qualidade ambiental e dos recursos hídricos, implantar e operacionalizar sistemas de informação, de monitoramento ambiental e de informações sobre os recursos hídricos.

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

A modelagem de um processo, no caso em questão, buscaria descrever a forma atual como são elaboradas as normas e os padrões de qualidade ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️

3544Q111214 | Administração Pública, Pregão Lei 10520 2002, Analista de Gestão e Assistência à Saúde Ciências Contábeis, FHEMIG, FUNDEP

Em relação à gestão de compra de materiais e ao processo licitatório na Administração Pública, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando cada conceito ou modalidade ao termo correspondente.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números >CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3545Q376438 | Administração Pública, Planejamento estratégico, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa “Preservando e auxiliando a natureza”, em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira. Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.

Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens de 46 a 59.

A estratégia organizacional utilizada pela Beleza do Cerrado, demonstrada pela sua relação de produção e fornecimentos, é de integração vertical.

  1. ✂️
  2. ✂️

3546Q189558 | Administração Pública, Administrador, MPE SC, FEPESE

Analise o texto abaixo:

...............................................................estabelece para um período de médio prazo as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. 

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3547Q376955 | Administração Pública, Governabilidade, Auditor Interno, AUGE MG, CESPE CEBRASPE

O conceito de governança pública está mais adequadamente associado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3548Q375947 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Assistente em Administração, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca da administração pública e dos atos administrativos.

O servidor público deve prestar atendimento de qualidade e com rapidez, a despeito do custo que o serviço gere, pois, de acordo com o princípio da eficiência, a devida prestação de um serviço justifica o aporte de recursos adicionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

3549Q689559 | Administração Pública, Médico Cirurgia Geral, UFF, COSEAC, 2019

De acordo com a Lei 4.320/64, o ato da repartição competente verificar a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora, e
inscrever o débito desta, é a definição para o estágio da receita pública denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3550Q686234 | Administração Pública, Tecnólogo em Gestão Pública, IF MG, IF MG, 2019

As Tecnologias de Informação e Comunicação contribuem para a melhoria do funcionamento do aparato estatal, da prestação de serviços públicos, bem como para a promoção da democracia e da cidadania. Sobre Sistemas de Informação e Desenvolvimento Gerencial é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3551Q376738 | Administração Pública, Gestão de suprimentos e logística, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

A crescente demanda por serviços públicos com qualidade e transparência implica a necessidade de aumento da eficácia, eficiência e efetividade governamental na utilização dos recursos públicos. Requer arrojada concepção de logística e adequado modelo de gestão de cadeia de suprimento. Considerando as dimensões geográficas do Brasil, o evento da globalização e a integração de mercados, torna-se importante a gestão da cadeia de suprimentos e a logística na administração pública. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A manutenção de um sistema adequado de informações logísticas é fundamental para a área de compras, devendo funcionar como interface entre as atividades logísticas do órgão, combinando software e hardware, e visando o controle gerencial ao longo da cadeia de suprimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

3552Q162985 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Levando em consideração a descentralização administrativa, analise as afirmativas a seguir:

I. Concessão é a delegação da prestação de serviço público.

II. Permissão é um ato administrativo, com delegação precária do serviço público.

III. Autorização é um ato administrativo outorgado a uma empresa para realização de suas atividades.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3553Q376747 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca do modelo do GESPUBLICA. Os objetivos do GESPUBLICA incluem a eliminação do déficit institucional, a promoção da governança de políticas públicas, da eficácia e da efetividade da ação governamental bem como a promoção da gestão democrática, participativa e transparente.
  1. ✂️
  2. ✂️

3554Q378289 | Administração Pública, Governabilidade, Conhecimentos Gerais, FUNAI, ESAF

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. A accountability horizontal depende, essencialmente, da atuação de órgãos de controle externo, como o Ministério Público no Brasil, cujo objetivo central é garantir a governabilidade.

II. A accountability vertical pressupõe a participação dos cidadãos no processo fiscalizatório e, portanto, constitui-se em uma dimensão importante da governança no setor público.

III. A combinação de diversos mecanismos de accountability no setor público possibilita o funcionamento do sistema de check and balances.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3555Q227766 | Administração Pública, Contratos de Gestão, Procurador, TCE CE, FCC

A contratualização de resultados tem sido apontada como uma das principais estratégias da Nova Gestão Pública, capaz de promover mudanças substantivas na qualidade dos serviços públicos. Sobre o tema, considere: I.Para ter validade jurídica, o contrato de gestão deve prever remuneração variável e recompensas financeiras segundo o desempenho ou sanções para metas não cumpridas. II.São objetivos da contratualização de resultados: promover mais flexibilidade, transparência de custos, melhor desempenho, aumento da qualidade, produtividade, eficiência e efetividade na prestação de serviços públicos. III.A contratualização de resultados é um instrumento de controle, razão pela qual o gestor público carece de autonomia e flexibilidade na promoção de mudanças e na prestação de serviços. IV.A contratualização de resultados é um instrumento destinado a proporcionar coordenação, ajuste e aprendizado organizacional. V.O contrato de gestão deve prever indicadores de eficácia, eficiência e efetividade. Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3556Q246466 | Administração Pública, Pregão Lei 10520 2002, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico de Administração e Controle Júnior

A área de engenharia da Petrobras convocou uma reunião para esclarecer aspectos técnicos de um novo processo licitatório.

O técnico de administração presente informou corretamente que o Decreto no 2745/1998 estabelece que o processo licitatório é obrigatório em situações que envolvam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3557Q158150 | Administração Pública, Gestão de conhecimento e informação, Assistente Administrativo, FBN, FGV

O artigo primeiro da Lei n. 12.527/ 11 afirma que qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso às informações aos órgãos e entidades, por qualquer meio legitimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

Caso não seja possível aos órgãos e entidades concederem o acesso imediato à informação, assinale a afirmativa que indica o procedimento a ser adotado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3558Q378056 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista de Gestão, Tribunal de Contas Estadual PE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à administração pública brasileira contemporânea, julgue os itens subsequentes. A produtividade e a eficiência — parâmetros tradicionais de recompensa nas organizações privadas — podem não ser critérios determinantes para a designação de servidores para cargos de direção na administração pública, razão por que tal tarefa constitui um desafio para o gestor de pessoal que deseje aplicar técnicas de administração gerencial a organizações públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

3559Q247499 | Administração Pública, Recursos humanostreinamento, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

O regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais é determinado em lei específica.
Em relação à posse no serviço público, analise as afirmativas a seguir.

I. A posse do servidor ocorrerá após a investidura em cargo público.
II. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo.
III. A posse dar-se-á após ser julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3560Q701136 | Administração Pública, Analista Judiciário Área Judiciária, TRF 3a, FCC, 2019

De acordo com as publicações mais reconhecidas sobre o tema, como o Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa publicado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), os princípios básicos de governança corporativa relacionam-se diretamente com a identidade da organização, influenciando a deliberação ética e norteando a atuação dos agentes de governança e o funcionamento do sistema de compliance. Um desses princípios básicos é a accountability, que significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.