Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3701Q375867 | Administração Pública, Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

Segundo Bresser Pereira, a crise enfrentada pela nação brasileira começara nos anos 1980 e decorria, em parte, das distorções que o Estado sofrera nas cinco décadas anteriores. Para o então Ministro, a solução não era “substituir o Estado pelo mercado, mas sim reformar e reconstruir o Estado”. Com base nesse conceito, elabora, em 1995, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - PDRAE, que inclui, entre seus objetivos globais,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3702Q375881 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Analista em Geociências, CPRM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes a evolução da administração, principais abordagens e administração pública no Brasil.

Nos anos 90 do século XX, com a reforma gerencial do governo de Fernando Henrique Cardoso, verificou-se, pela primeira vez, que os princípios rígidos da administração burocrática eram um empecilho para o desenvolvimento do Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

3703Q112971 | Administração Pública, Analista de Gestão Corporativa, EPE, CESGRANRIO

A Lei de Responsabilidade Fiscal foi considerada uma Lei nacional aplicável a todas as esferas de governo, criando limitações aos administradores públicos de todos os matizes e estabelecendo severas sanções para o seu descumprimento.
No caso de criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa, a sua adequação orçamentária e financeira com a Lei Orçamentária Anual e a compatibilidade com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias será acompanhada de declaração do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3704Q187221 | Administração Pública, Nova gestão pública, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência aos modelos de administração pública, julgue os
seguintes itens.

A execução orçamentária no Brasil, representada pelo modelo gerencial, caracteriza-se pelo controle rígido do objeto dos gastos, independentemente da consecução dos objetivos e das metas.

  1. ✂️
  2. ✂️

3705Q377949 | Administração Pública, Gestão por resultado, Auditor de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual PE, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao planejamento estratégico e à avaliação das políticas públicas, julgue os itens subsequentes. De acordo com os princípios da gestão por resultados, a avaliação de resultados de um dado programa inicia-se antes mesmo da execução do programa em questão: o objetivo é garantir que o desenho programático da intervenção atenda integralmente ao que foi planejado.
  1. ✂️
  2. ✂️

3706Q676190 | Administração Pública, Promotor de Justiça de Entrância Inicial, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Com base nos dispositivos da Constituição do Estado do Ceará acerca da fiscalização financeira, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3707Q376419 | Administração Pública, Avaliação de desempenho, Administrador, MDS, CESPE CEBRASPE

Acerca de processos de políticas públicas, serviços públicos, instrumentos gerenciais e administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Na avaliação de programas governamentais brasileiros, a aferição de metas possibilita verificar-se a eficácia da ação governamental, enquanto a aferição dos indicadores possibilita a verificação de sua efetividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

3708Q675954 | Administração Pública, Analista Administrativo Administração, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, Quadrix, 2020

Texto associado.
Acerca da evolução da Administração Pública brasileira e da reforma do Estado, julgue o item.
O Decreto-lei n.º 200/1967, uma espécie de lei orgânica da Administração Pública, é considerado como uma primeira tentativa de implantação da administração pública gerencial no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

3709Q117365 | Administração Pública, Estruturas Organizacionais e Hierarquia, Analista de Sistemas, CVM, ESAF

Analise os itens a seguir, a respeito das entidades políticas e administrativas, e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao ?nal, assinale a opção correspondente.

( ) A autonomia de uma entidade política decorre de sua capacidade de autoorganização, autogoverno e autoadministração.

( ) São entidades políticas a União, os Estados, os Municípios, o Distrito Federal e suas autarquias e fundações públicas.

( ) As entidades políticas e administrativas surgem da descentralização administrativa.

( ) As entidades políticas são pessoas jurídicas de direito público, enquanto as entidades administrativas são pessoas jurídicas de direito privado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3710Q256630 | Administração Pública, Histórico, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte referente à evolução dos modelos de administração pública.

O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado nos anos 30, tinha por objetivo a desburocratização da administração pública do Brasil mediante a modernização de estruturas e processos.
  1. ✂️
  2. ✂️

3711Q258167 | Administração Pública, Princípios da Administração Pública, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 23a REGIÃO, FCC

No cumprimento estrito do princípio da legalidade, o agente público só pode agir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3712Q687502 | Administração Pública, Especialista em Políticas Públicas, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Analise o trecho a seguir. 
“A atividade administrativa deve ser exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional.” Assinale a opção que apresenta o princípio fundamental da Administração Pública ao qual o trecho faz referência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3713Q102545 | Administração Pública, Analista Infraestrutura e Logística, BACEN, CESPE CEBRASPE

Ao elaborar o orçamento de referência de uma obra pública, o responsável técnico tomou as seguintes decisões:

• elaborou um orçamento sintético sem apresentar em sua planilha as quantidades e os respectivos preços unitários dos serviços, apenas os valores globais, uma vez que a obra se refere a uma licitação com o regime de execução empreitada por preço global;

• considerou como custos indiretos todos os impostos incidentes sobre o preço dos serviços, inclusive imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido;

• retirou a parcela de taxa de risco das Bonificações e Despesas Indiretas (BDI), dado o fato de a obra ser pública e consequentemente não trazer nenhum risco de inadimplência para o contratado.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, com base na legislação vigente.

Para evitar ganho indevido ao contratado após a licitação da obra e assinatura do contrato, caso ocorra alguma modificação na planilha orçamentária do contrato, a diferença percentual entre o valor global contratado e o preço de referência não pode ser reduzido.

  1. ✂️
  2. ✂️

3714Q161428 | Administração Pública, Estruturas Organizacionais e Hierarquia, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Com base na Lei 0811/2004 do Estado do Amapá, não fazem parte da administração pública direta do Estado do Amapá:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3715Q376726 | Administração Pública, Gestão de suprimentos e logística, Administrador, MJ, CESPE CEBRASPE

Acerca de compras e distribuição de materiais, julgue os itens subsequentes.

Produtos de alto valor unitário e baixa frequência de compra, assim como mercadorias que apresentam pequeno número de compradores concentrados em uma mesma área de abrangência, devem utilizar vias de distribuição indireta.

  1. ✂️
  2. ✂️

3716Q376987 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP

Com relação às características da nova gestão pública, considere as afirmativas abaixo.

I. Procura garantir a autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição, para que possa atingir os objetivos contratados.

II. Quanto à estrutura organizacional, a centralização e a expansão dos níveis hierárquicos tornam-se essenciais.

III. Propõe a competição administrada no interior do próprio Estado, quando há a possibilidade de estabelecer concorrência entre as unidades internas.

IV. A administração pública deve ser permeável a maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil e deslocar a ênfase dos resultados para os procedimentos.

V. A administração gerencial orienta-se para a definição precisa dos processos que o administrador público deverá realizar em sua unidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3717Q99234 | Administração Pública, Analista Gestão Pública, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão pública, julgue os itens que se seguem.

A gestão por resultados alinha o planejamento, a avaliação e o controle, o que promove eficiência e eficácia na organização e possibilita o aprimoramento da gestão pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

3718Q378018 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir. Na administração pública, ao contrário da gestão privada, a otimização de recursos é prioridade secundária com relação à execução de políticas governamentais voltadas ao atendimento do interesse público.
  1. ✂️
  2. ✂️

3719Q375982 | Administração Pública, Gerencial, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Acerca da evolução da administração pública, desde o modelo racional-legal até o paradigma pós-burocrático, julgue os itens subseqüentes.

No modelo pós-burocrático, evita-se fomentar a competição no âmbito da administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.