Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q376326 | Administração Pública, Patrimonialista, Administrador, ENAP, ESAF

Assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q186476 | Administração Pública, Orçamento e Finanças, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação a créditos adicionais, receita, despesa pública, restos a pagar e despesas de exercícios anteriores, julgue os itens seguintes.

É possível que determinada despesa de pessoal relativa ao exercício de 2012, cujo pagamento tenha sido exigido por um servidor em 2013, exercício no qual tenha sido empenhada, seja considerada restos a pagar de 2012 e despesa orçamentária de 2013.

  1. ✂️
  2. ✂️

463Q376686 | Administração Pública, Portal da Transparência, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência RJ, CEPERJ

A ideia de transparência nos negócios públicos tem sido fortemente estimulada em todo o mundo. Leis se têm produzido, inclusive no Brasil. Este tipo de preocupação faz parte do E-govern sob as seguintes perspectivas, dentre as abaixo relacionadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q191858 | Administração Pública, Orçamento e Finanças, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação a créditos adicionais, receita, despesa pública, restos a pagar e despesas de exercícios anteriores, julgue os itens seguintes.

Na execução do orçamento, as dotações inicialmente aprovadas na LOA podem revelar-se insuficientes para a realização dos programas de trabalho, caso em que poderá haver a abertura de créditos especiais destinados à conclusão dos programas, após autorização legislativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

465Q58522 | Administração Pública, Crimes contra a Administração Pública, Crimes contra a administração pública, TJ BA, CONSULTEC

Sobre o crime de exercício arbitrário das próprias razões, previsto no Art. 345 do Código Penal, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q10969 | Administração Pública, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

“[...] é em primeiro lugar uma teoria das práticas político- econômicas que propõe [...] estrutura institucional caracterizada por sólidos direitos a propriedade privada, livres mercados e livre comércio. O papel do Estado é criar e preservar uma estrutura institucional apropriada a essas práticas; o Estado tem de garantir, por exemplo, a qualidade e integridade do dinheiro. Deve também estabelecer as estruturas e funções militares, de defesa, da polícia e legais requeridas para garantir direitos de propriedade individuais e para assegurar, se necessário pela força, o funcionamento apropriado dos mercados. Além disso, se não existirem mercados (em áreas como a terra, a água, a instrução, o cuidado de saúde, a segurança social ou a poluição ambiental), estes deverão ser criados, se necessário pela ação do Estado. Mas o Estado não deve aventurar-se para além dessas tarefas.” Esta frase é de um influente pensador atual, e se refere ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q186123 | Administração Pública, Nova gestão pública, Administrador, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Entre as escolas da administração pública, pode-se destacar a gerencial. No Brasil, os vigentes Decreto lei n.º 200/1967 e a Emenda Constitucional n.º 19/1998 são instrumentos fortes que têm como marca a introdução de uma nova fase na prestação dos serviços pelo Estado, bem como uma forma de relacionamento em que o cidadão passou a ser um consumidor desses serviços. Considerando escola gerencial da administração pública e sua relação com os usuários de serviços públicos, assinale a opção correta acerca do cenário da gestão administrativa pública.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q23064 | Administração Pública, Reformas e Evolução da Administração Pública, Analista Técnico, CADE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das reformas administrativas e da redefinição do papel do Estado, julgue os itens a seguir, considerando que DASP se refere ao Departamento Administrativo do Serviço Público.
A criação do DASP representou a primeira reforma administrativa do país e a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica.
  1. ✂️
  2. ✂️

469Q187472 | Administração Pública, Orçamento e Finanças, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao funcionamento e às normas que regem a elaboração do orçamento público, julgue os próximos itens.

O plano plurianual instrumento de planejamento de médio prazo do governo federal estabelece objetivos e metas para despesas de capital, incluindo-se despesas correntes necessárias a investimentos a serem realizados durante mais de um exercício financeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

470Q11372 | Administração Pública, Agente de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito da evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue o item seguinte.

O Decreto-lei n.º 200/1967, estatuto básico da reforma administrativa do governo militar, reafirmou a importância do planejamento entendido sob uma ótica tecnicista.
  1. ✂️
  2. ✂️

471Q60548 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico de Enfermagem, RIOSAÚDE

Alterar sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente é conduta que corresponde à seguinte pena, além da multa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q170979 | Administração Pública, Patrimônio Público, Auxiliar de Serviços, DETRAN MT, UFMT

Em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

473Q192511 | Administração Pública, Orçamento e Finanças, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Sabendo que a organização dos programas governamentais por meio de instrumentos orçamentários tem a dupla função de controlar politicamente o poder e garantir uma administração eficiente e eficaz, julgue os itens subsequentes.

Recursos provenientes de caução não devem ser considerados receita orçamentária, pois representam apenas movimentação de fundos.

  1. ✂️
  2. ✂️

474Q377614 | Administração Pública, Reformas administrativas no Brasil, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 6a Região, FCC, 2018

A excelência nos serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no processo de modernização e voltada ao atingimento do grau ótimo de prestação dos serviços públicos ao cidadão. O conceito de qualidade na Administração pública reflete essa busca, com a utilização de ferramentas e metodologias, como o modelo de excelência desenvolvido pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ),
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q193816 | Administração Pública, Administração indiretadescentralização, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne à organização administrativa, julgue os itens seguintes.

Considere que determinado município tenha extinguido órgão de sua estrutura administrativa e que o serviço público correspondente tenha sido delegado a pessoa jurídica de direito privado. Nessa situação, ocorreu descentralização da atividade administrativa, com ruptura do liame hierárquico e exclusão da relação de subordinação com o município.

  1. ✂️
  2. ✂️

476Q25952 | Administração Pública, Código De Ética Profissional Do Servidor Público, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

“A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar‐lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando‐o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí‐los.”

Nos termos do Decreto Federal nº 1.171/94, que dispõe sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Federal, a regra deontológica anterior é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q11755 | Administração Pública, Analista do Tesouro Estadual, SEFAZ PI, FCC

Entre as características do modelo de gestão administrativa patrimonialista pode ser apontado, em uma análise crítica,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q44839 | Administração Pública, Técnico Administrativo, INEA RJ, FGV

Assinale a alternativa que apresenta uma característica da gestão pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q245802 | Administração Pública, Contratos e convêniosparcerias, Técnico Científico Administração, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos atos e dos contratos administrativos, julgue os seguintes
itens.

Contrato é todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da administração pública e particulares, em que haja acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada pelo documento que formaliza tal acordo.

  1. ✂️
  2. ✂️

480Q115766 | Administração Pública, Recursos Humanos, Analista de Sistemas, SEJUS RO, FUNCAB

Sobre os servidores públicos, uma das afirmativas está INCORRETA, de acordo com os preceitos constitucionais. Identifique-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.