Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q25949 | Administração Pública, Código de Ética dos Servidores Públicos Civis Federais, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

De acordo com os conceitos fundamentais da ciência da administração e os conceitos fundamentais de serviço público  ético, assinale a alternativa que apresenta um exemplo INCORRETO. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

722Q24164 | Administração Pública, Auditor Governamental, CGE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue o item a seguir, relativo à evolução da administração pública.
O modelo de governo empreendedor se aproxima do modelo tradicional burocrático quando aquele pretende controlar a economia, possuir empresas e, ao mesmo tempo, estimular a ação e a parceria da sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

723Q18806 | Administração Pública, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Sobre a Administração Pública é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

724Q18845 | Administração Pública, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

O instrumento legal que normatiza a contratação de serviços e obras pelo Poder Público especifica as formas de contratação e tudo o mais que as seguem. Assinale a alternativa que contém o tipo e o número correto desse dispositivo legal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

725Q30677 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, QUADRIX

Etimologia pode ser compreendida como o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica. Tomando-se, por base, o estudo da etimologia, podemos concluir acerca do conceito de Ética que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

726Q264939 | Administração Pública, Gestão de Processos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 13a Região, FCC

Segundo o Gespública (2011), a gestão de processos é um mecanismo utilizado para identificar, representar, minimizar riscos e implementar processos de negócios nas organizações. Uma das etapas desse mecanismo consiste em mapear os processos, utilizando como ferramenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

727Q191758 | Administração Pública, Contratos e convêniosparcerias, Agente Administrativo, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às disposições da Instrução Normativa/SLTI/MP n.º 2/2008, que disciplina a contratação de serviços por órgãos ou entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais, julgue os próximos itens.

A contratação de serviços continuados de terceiros por órgão da administração pública não gera vínculo empregatício entre os empregados da contratada e a administração, ficando vedada qualquer relação que caracterize pessoalidade e subordinação direta entre o órgão administrativo e os empregados.

  1. ✂️
  2. ✂️

728Q375633 | Administração Pública

Julgue as sentenças a respeito do paradigma pós-burocrático, da administração pública gerencial e da nova administração pública.

I. O ideal do movimento da nova administração pública nos anos 60 era a superação da burocracia no sentido do resgate da racionalidade substantiva dos sistemas administrativos.

II. O termo "pós-burocrático" está mais associado à relativa perda de poder das organizações públicas contemporâneas que às emergentes novas formas organizacionais discrepantes do tipo ideal weberiano.

III. A abordagem do new public management é mais um recurso estruturador da discussão sobre as transformações ocorridas na gestão pública nas duas últimas décadas que um paradigma prescritivo de reforma do estado.

IV. A "administração pública gerencial" busca diferenciar-se da burocrática no sentido de que se proclama orientada para resultados, focada no cidadão, flexível e aberta ao controle social.

V. A implementação da ""administração pública gerencial", conforme proposta pelo Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, requer prévia implementação da administração burocrática e completa eliminação da administração patrimonial.

Estão corretos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

729Q167537 | Administração Pública, Decreto 1171 94, Auxiliar Administrativo, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o estabelecido no Código de Ética Profissional do
Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens
a seguir.

A moralidade dos atos do servidor público é consolidada quando ele, ao agir, considera a legalidade e a finalidade desses atos, tendo em vista o bem comum.

  1. ✂️
  2. ✂️

730Q682240 | Administração Pública, Técnico de Controle Administrativo, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP, 2019

Um prefeito recém-eleito, com ampla experiência na área privada, mas com pouca experiência no setor público, propôs à sua equipe de Secretários e Assessores a criação de um serviço de atendimento ao cidadão, bairro a bairro, 24 horas por dia. Parte da equipe questionou os custos desse serviço, o retorno esperado, bem como a necessidade concreta da proposta apresentada pelo prefeito, dada a baixa demanda da população durante a madrugada. Para sustentar o argumento contrário à ideia, um dos assessores utilizou corretamente o princípio constitucional da Administração Pública descrito na seguinte alternativa: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

731Q50329 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com referência ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens seguintes.
Em cada órgão e entidade da administração pública federal direta, indireta autárquica e fundacional, deverá ser criada uma comissão de ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público.
  1. ✂️
  2. ✂️

732Q17820 | Administração Pública, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Em relação às modalidades de licitação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

733Q197358 | Administração Pública, GESPÚBLICA, Analista, AL AM, ISAE

Não fazer acepção de pessoas. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. A cortesia, a rapidez no atendimento, a confiabilidade e o conforto são valores de um serviço público de qualidade e devem ser agregados a todos os usuários indistintamente. Em se tratando de organização pública, todos os seus usuários são preferenciais.

(http://www.copel.com/hpcopel)

O texto faz referência ao seguinte príncipio constitucional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

734Q37619 | Administração Pública, Técnico Judiciário, TRT AL, FCC

Acerca do conceito de Gestão por Competências, considere:

I. Contempla, como sua etapa final, o mapeamento das competências necessárias à instituição.
II. Adota um sistema de promoção dos empregados de acordo com as competências identificadas em sistema de avaliação de desempenho.
III. Busca a redução das lacunas identificadas entre as competências requeridas pela organização e aquelas já disponíveis na organização.

Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

735Q146950 | Administração Pública, Planejamentotático, Analista Judiciário Ciências Contábeis, TJ CE, CESPE CEBRASPE

No âmbito do plano plurianual, um programa temático é composto por uma série de atributos, entre os quais está o instrumento que permite identificar e aferir aspectos relacionados ao programa, auxiliando o monitoramento da evolução de uma determinada realidade e gerando subsídios para a sua avaliação. Assinale a opção em que se apresenta a denominação correta desse atributo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

736Q40301 | Administração Pública, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, a respeito do ciclo de vida de um processo, de acordo com o BPM CBOK (corpo comum de conhecimentos em gerenciamento de processos de negócio) e a literatura pertinente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

737Q20590 | Administração Pública, Técnico Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere a gestão de pessoas e gestão da qualidade, julgue o próximo item. Nesse sentido, considere que a sigla GESPUBLICA, sempre que utilizada, refere-se a Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
Nas organizações, a gestão de pessoas direcionada às questões da diversidade representa um desafio para os administradores devido ao fato de eles terem de administrar diferentes culturas, sexualidades, espiritualidades, linguagens e idades.
  1. ✂️
  2. ✂️

738Q378241 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC

O histórico da concepção e implementação de programas de gestão da qualidade no âmbito da Administração pública permite identificar determinados marcos, entre os quais o Gespública – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, instituído em 2005, o qual, entre outros aspectos, objetiva promover a

I. governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas.

II. eficiência, por meio do melhor aproveitamento dos recursos relativamente aos resultados da ação pública.

III. reestruturação administrativa, com redução do quadro de pessoal e, consequentemente, maior eficácia e efetividade das ações públicas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

739Q32483 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Policial Penal Agente Penitenciário, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Acerca da ética e da moralidade no serviço público, julgue o  item subsecutivo.

Ética e moral são termos que têm raízes históricas semelhantes e são considerados sinônimos, uma vez que ambos se referem a aspectos legais da conduta do cidadão. 
  1. ✂️
  2. ✂️

740Q376073 | Administração Pública, Planejamento estratégico, Administrador, CODEBA BA, CESPE CEBRASPE

Com referência ao planejamento estratégico no âmbito da administração pública, julgue os itens subseqüentes.

Ao definir que o cliente será atendido em suas unidades e por meio de seu sítio na Internet, a entidade estará traçando um plano de ação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.