Início

Questões de Concursos Agricultura e Agropecuária

Resolva questões de Agricultura e Agropecuária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q600631 | Agricultura e Agropecuária, Agente de Defesa Agropecuária, ADEPARÁ PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, considerando o uso, a aplicação correta dos agrotóxicos e a destinação adequada de suas sobras e embalagens.

O prazo de carência entre a aplicação de um agrotóxico e a entrada de pessoas na área tratada é sempre de 24 horas, uma vez que, após esse período de tempo, o princípio ativo do agrotóxico não é mais nocivo ao ser humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

282Q599656 | Agricultura e Agropecuária, Assistente de Defesa Agropecuária, Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão MA, FCC

De acordo com a Instrução Normativa nº 05, de 17/01/2003, o Estado de Santa Catarina está situado no Circuito Pecuário Sul e tem o status sanitário com reconhecimento nacional de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Assim, é lícito afirmar que, em Santa Catarina

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q599750 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agrícola, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

O uso de defensivos por alguns agricultores é o meio de controle mais usado e considerado como único meio de confiabilidade. Entretanto, o aplicador deve ser treinado para essa tarefa, potencialmente perigosa para a saúde dele e, às vezes, causadora de resíduos tóxicos no alimento e com possibilidade de impacto ambiental negativo. São procedimentos de segurança durante a aplicação de defensivos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q600338 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agrícola, SEDAP PB, CESPE CEBRASPE

Quanto à transmissão, aos sintomas, ao diagnóstico, à prevenção e ao controle da raiva em bovinos, assinale a opção incorreta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q599836 | Agricultura e Agropecuária, Técnico de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Uma das bases da agricultura sustentável está ligada ao uso de sementes de boa qualidade sanitária e fisiológica. Acerca da produção de sementes de espécies de importância econômica, social e alimentar, julgue os próximos itens.

O florescimento e a frutificação da cebola ocorre normalmente sob condições de baixa temperatura.

  1. ✂️
  2. ✂️

286Q600626 | Agricultura e Agropecuária, Auxiliar de Serviços de Campo, Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão MA, FCC

Ao ordenhar vacas, cuidados são adotados para não contaminar o leite e, para isso, deve-se usar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q599713 | Agricultura e Agropecuária, Técnico em Operações, CONAB, FJPF

A aquisição de produtos agrícolas através das Aquisições do Governo Federal (AGFs) acarreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q600597 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca de máquinas, motorização e equipamentos agrícolas, julgue os itens que se seguem.

As rodas d’água são máquinas sofisticadas, normalmente construídas de madeira, que possuem uma eficiência mecânica extremamente alta e, por essa razão, são normalmente de pequeno porte.

  1. ✂️
  2. ✂️

289Q600544 | Agricultura e Agropecuária, Técnico, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Em relação à elaboração das geléias, geleiada e doce em massa, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q842226 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Aplicada na Agropecuária, Prefeitura de Areal RJ Técnico Agrícola, GUALIMP, 2020

O conhecimento prévio do comportamento fisiológico das sementes e o monitoramento constante das condições ambientais, nos ambientes de secagem e armazenamento, são alguns dos requisitos fundamentais para a conservação da qualidade fisiológica e sanitária das sementes pelo maior período possível. Com relação às características fisiológicas e aos processos envolvidos na secagem e armazenamento de sementes é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q600018 | Agricultura e Agropecuária, Analista Agrícola, IBGE, CESGRANRIO

Observe os seguintes atributos de solos:

• grupamento de solos pouco evoluídos e sem horizonte B diagnóstico definido;

• solos em via de formação, seja pela reduzida atuação dos processos pedogenéticos ou por características inerentes ao material originário;

• solos com insuficiente expressão dos atributos diagnósticos que caracterizam os diversos processos de formação;

• exígua diferenciação de horizonte, com individualização do horizonte A seguido de C ou R;

• predomínio de características herdadas do material originário.

Pelo Sistema Brasileiro de classificação de Solos - 2006, esses atributos pertencem à classe de solos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q599274 | Agricultura e Agropecuária, Técnico de Laboratório, UFFS, FEPESE

No Brasil, uma atividade que vem ganhando destaque é a criação de camarão da Malásia. O cultivo dessa espécie de camarão é considerado hoje uma excelente alternativa econômica para pequenos e médios produtores.

Com relação a aspectos relacionados à engorda de camarões da Malásia, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q599276 | Agricultura e Agropecuária, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

A respeito do turismo no espaço rural, julgue os itens que se seguem.

São diretrizes do turismo rural a capacitação, o envolvimento das comunidades e o planejamento do desenvolvimento territorial.

  1. ✂️
  2. ✂️

294Q600578 | Agricultura e Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em relação à silvicultura, julgue os itens a seguir.

Cortiças, resinas, taninos, extratos industriais, plantas ornamentais, musgos, samambaias e óleos essenciais são produtos florestais não madeireiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

295Q600581 | Agricultura e Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca do processamento de frutas e hortaliças, julgue os itens subsequentes.

Estudos têm demonstrado que o uso de pequenas concentrações de sódio (de 50 a 200 ppm) no tratamento de frutas e hortaliças podem inativar células vegetativas de bactérias e fungos, mas que concentrações muito elevadas podem causar problemas como descoloração e perda de qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

296Q600361 | Agricultura e Agropecuária, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Entre as novas atividades que estão sendo desenvolvidas na área rural está o pesque-pague. Com relação a essa atividade, julgue os itens seguintes.

Em razão de oferecer lazer, essa não é considerada uma atividade agrícola.

  1. ✂️
  2. ✂️

297Q599346 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agrícola, SEDAP PB, CESPE CEBRASPE

Aspectos econômicos e de saúde pública inerentes ao controle da brucelose e da tuberculose, a serem controladas no rebanho paraibano, motivaram o governo a editar a Portaria n.º 62/2008. Segundo essa Portaria,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q599360 | Agricultura e Agropecuária, Técnico, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

No que se refere à cultura do Mamoeiro, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q600655 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Ambiental, ITAIPU Binacional, UFPR

Em relação ao projeto de lei que trata do novo Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Congresso Nacional, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Segundo o novo código florestal, a Área de Preservação Permanente (APP) é a área localizada no interior de uma propriedade rural, representativa do ambiente natural da região e necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção da fauna e flora nativas. Deve ser equivalente a, no mínimo, 20% da área total de propriedades fora da Amazônia Legal. Em propriedades agrícolas dentro da Amazônia Legal, deve ser equivalente a 80% da área ocupada e de 35%, se localizada no Cerrado. ( ) No projeto aprovado na Câmara dos Deputados, será concedido o perdão às multas e aos crimes cometidos contra o meio ambiente. Mas, para fazer jus ao perdão, o proprietário rural deverá aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), a ser instituído pela União e pelos estados. ( ) Em relação à margem de rios, o texto aprovado na Câmara dos Deputados prevê que, no caso de áreas já desmatadas, a recomposição deverá ser de 15 m de distância da margem. Permanece a exigência de 30 m para as áreas que se mantiveram preservadas. ( ) O projeto aprovado na Câmara dos Deputados proíbe utilização do solo em topos de morros, montes, montanhas e serras, encostas com declive acima de 45°, restingas fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues, bordas de chapadas e áreas com mais de 1,8 mil m de altitude. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q599812 | Agricultura e Agropecuária, Técnico em Agropecuária, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao uso, à conservação, ao manejo e à fertilidade dos solos agrícolas.

A cobertura do solo consiste em um obstáculo mecânico ao livre escoamento superficial da água que permite a diminuição da capacidade de desagregação do solo e de transporte de sedimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.