Início

Questões de Concursos Agrimensura

Resolva questões de Agrimensura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q783564 | Agrimensura, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Quanto a processos e aparelhos para execução de serviços topográficos, julgue os itens a seguir.

Em topografia, a medição de ângulos verticais tem principalmente dois objetivos: permitir o cálculo da distância horizontal correspondente à distância medida na inclinação do terreno e possibilitar o cálculo trigonométrico da diferença de nível entre dois ou mais pontos topográficos.

  1. ✂️
  2. ✂️

502Q782834 | Agrimensura, Engenheiro Geodesia Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As projeções cartográficas são transformações matemáticas que fornecem valores sobre o plano a partir das coordenadas geográficas. A escolha da superfície de projeção deve adequar-se às características da região representada, como é o caso de usar a projeção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q783185 | Agrimensura, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica

O levantamento planimétrico de um trecho de construção de uma estrada está sendo feito em campo com auxílio de uma Estação Total, a qual se enquadra na Classe III da ABNT-NBR n°13.1333/1994, ou seja, precisão alta: angular ? 2? e desvio-padrão: ± 3mm + 2ppm. Foi medido um alinhamento de 3.000m entre dois vértices. De acordo com a precisão nominal da estação, pode-se afirmar que a incerteza nesta medida de distância é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

504Q782960 | Agrimensura, Técnico em Exploração de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere as afirmações abaixo sobre o uso de pontos de controle para realizar o georreferenciamento de imagens através da operação de registro.

I - Para obter os pontos de controle utilizados nessa operação, as fontes podem ser cartas em escala adequada, operações de campo utilizando GPS ou imagens já georreferenciadas.

II - Se a fonte de pontos for uma carta desatualizada, as feições mais seguras são pontos em meandros de rios, nos cantos ou bordas de plantios de árvores ou no litoral marítimo.

III - Requisitos a considerar para um bom georreferenciamento são: a quantidade de pontos a serem utilizados, a sua distribuição espacial e a acurácia do seu posicionamento.

IV - Sempre que possível, para validar a qualidade da operação, é conveniente utilizar um grupo separado de pontos, diferentes dos usados para calcular a função polinomial.

São corretas as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q783546 | Agrimensura, Técnico de Laboratório, UFFS, FEPESE

Assinale a alternativa que indica a coordenada de um ponto que está no fuso 39 que tem como meridiano central 51° no sistema UTM?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q782782 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, Furnas, FUNRIO

Quanto ao sistema de satélites IKONOS II, NÃO É CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q782910 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Os receptores GPS estão em contínuo desenvolvimento tecnológico. Podem ser classificados de acordo com a comunidade usuária (Civil e Militar); de acordo com a aplicação (Navegação, Geodésicos e Topográficos).

Dos itens seguintes, a classificação que se apresenta mais aceita e adequada considera

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q782674 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, UFFS, FEPESE

A distância horizontal reduzida ao nível do mar é chamada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q783262 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, IBGE, CESGRANRIO

Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são muito utilizados, atualmente, em diversas áreas do conhecimento humano, junto com outras ferramentas de geoprocessamento. Em função disso, analise as definições de SIG apresentadas a seguir.

I - Conjunto de ferramentas para coletar, armazenar, recuperar, transformar e exibir dados espaciais.

II - Sistemas baseados em computador que são usados para armazenamento e manipulação de informação geográfica.

III - "Um sistema para aquisição, armazenamento, verificação, manipulação, análise e visualização de dados que estão espacialmente referenciados." (Department of Environment (DoE). Handling Geographic Information. HMSO, London, 1987.)

É(São) corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q782778 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um equipamento empregado em levantamentos aerofotogramétricos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

511Q783334 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

O levantamento altimétrico desenvolveu-se na forma de circuitos, servindo por ramais às cidades, vilas e povoados às margens das mesmas e distantes até 20 km. Este método de levantamento altimétrico propicia alta precisão e é usado nos levantamentos que se desenvolvem ao longo de rodovias e ferrovias. No Sistema Geodésico Brasileiro, os pontos cujas altitudes foram determinadas a partir de nivelamento geométrico são denominados referências de nível. Este método é denominado de nivelamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q783607 | Agrimensura, Engenheiro Geodesia Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

De modo a minimizar as distâncias entre o geoide e o elipsoide de referência em uma determinada zona de interesse, é possivel definir um datum local que se encaixe melhor nesta porção da Terra. Embora não muito comuns no Brasil, que adota como datum planimétrico o SIRGAS 2000, há casos de data locais. Um exemplo é o datum definido pela Petrobras na Região Nordeste, denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q837116 | Agrimensura, Analista em Desenvolvimento Regional, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca dos conceitos de altitudes, julgue o item subsequente.

A altitude elipsoidal pode ser rapidamente determinada por observações de satélite e utilizada em qualquer tarefa de engenharia

  1. ✂️
  2. ✂️

514Q783358 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, Casan SC, FEPESE

No nivelamento para implantação de uma adutora, a partir de uma única estação, foi realizada uma leitura de 1678 mm no primeiro ponto.

Qual a leitura a ser realizada num ponto localizado a 50 m do primeiro, sabendo que a declividade da adutora é de –3%?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q783387 | Agrimensura, Assistente Técnico Agrimensor, ITAIPU Binacional, UFPR

Sobre o modelo digital do terreno (MDT), é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q783676 | Agrimensura, Técnico em Exploração de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As informações de posição e tempo dos satélites GPS estão contidas nas efemérides transmitidas, acessadas via sinal dos satélites. Essas informações são necessárias para se obter a posição instantânea da antena de um receptor, por exemplo. Uma das etapas da produção dessas efemérides envolve o processamento das discrepâncias entre as observações coletadas nas estações monitoras e as calculadas com base nas efemérides de referência. Essas observações referem-se à(ao)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q782680 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto a seguir:

Quando se utiliza um software CAD para o desenho topográfico, é possível separar os elementos de desenho em diferentes camadas. São chamadas comumente de __________ essas camadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q783451 | Agrimensura, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Em levantamentos topográficos os pontos inacessíveis podem ser coletados por meio de métodos trigonométricos. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:

I. O método da interseção a ré é aplicado medindo-se, a partir de pontos de coordenadas conhecidas, as direções para o ponto que se deseja determinar.

II. O método da resseção é feito com as medições de direções de um ponto qualquer a pontos de coordenadas conhecidas, e a disposição geométrica dos pontos deve ser espacialmente uniforme.

III. A precisão do método da interseção a vante está relacionada à precisão das medidas angulares e da geometria do triângulo.

Assinale se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q782957 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, Furnas, FUNRIO

Uma barra de escala gráfica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q783480 | Agrimensura, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

O posicionamento relativo envolve o uso de dois ou mais receptores para, simultaneamente, medir os sinais do mesmo satélite e para calcular os valores (ou linha-base) entre os receptores. É bastante semelhante a um nivelamento em que a elevação de um ponto é desejada, sendo medida por diversos percursos diferentes. Sobre o tema, considere as afirmativas abaixo, identificando V para verdadeira e F para falsa. Simples diferenças (SD) podem ser formadas entre dois receptores e dois satélites, porém nunca para duas épocas. A combinação por dupla diferença de fase é a mais empregada, pois corresponde ao modelo matemático que fornece a melhor rigidez geométrica para a solução. Na combinação por tripla diferença de fase utilizando a fase da portadora, a ambiguidade é eliminada, deixando como incógnitas apenas as coordenadas dos receptores. A sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.