Início

Questões de Concursos Agronomia

Resolva questões de Agronomia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q600846 | Agronomia, Técnico Agrícola, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à classificação de produtos de origem vegetal, julgue os itens que se seguem.

A classificação de produtos vegetais somente é obrigatória na importação e nas operações de compra e venda realizadas pelo poder público.

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q182606 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Para a realização de um correto zoneamento ecológico, o técnico precisa conhecer a dinâmica climática do local a ser estudado.

Em relação à temperatura do ar, constata-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q184330 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Na maioria das regiões agrícolas do país, a irrigação assume grande importância na obtenção de aumentos de produtividade e de qualidade dos produtos.
Sobre os diferentes sistemas de irrigação, verifica-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q184870 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) permite, ao pequeno agricultor, obter condições diferenciadas de crédito para fazer frente aos desafios que a economia brasileira impõe a quem trabalha com o setor agrícola.

Desse modo, o Pronaf

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q181815 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

As imagens brutas possuem algumas distorções radiométricas que devem ser corrigidas antes de serem usadas. Há várias formas de degradação ou ruídos radiométricos presentes em uma imagem, provenientes da atenuação atmosférica ou do instrumento sensor. A correção radiométrica utiliza determinadas técnicas que modificam os números digitais originais com o objetivo de caracterizar as imagens no caso de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q671023 | Agronomia, Técnico em Defesa Agropecuária e Florestal, IDAF AC, IBADE, 2020

No dia 02 de fevereiro de 2020, a China comunicou oficialmente um surto de Influenza Aviária, próximo ao epicentro do novo coronavírus, na província de Hunan, abatendo mais de 17 mil aves nas proximidades. A Influenza, comumente conhecida como gripe é uma doença infecciosa causada por um grupo de vírus que acomete vários animais, como aves, suínos e até mesmo humanos. A Influenza Aviária é um dos mais preocupantes, pois ao longo das últimas décadas dizimou plantéis de aves ao redor do mundo. Sobre os conhecimentos acerca desta doença, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q600857 | Agronomia, Agente Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação agropecuária do estado do Ceará, julgue os itens seguintes.

A notificação de doença de animal doméstico é optativa no estado do Ceará.

  1. ✂️
  2. ✂️

148Q600860 | Agronomia, Agente Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à classificação de produtos de origem vegetal, julgue os itens que se seguem.

A fiscalização da classificação deve aferir o registro, os requisitos técnicos de instalações e equipamentos e a identidade e qualidade dos produtos vegetais.

  1. ✂️
  2. ✂️

149Q600744 | Agronomia

Mesmo os solos argilosos encontrados em parte do Brasil, em geral, apresentam argilas com baixa capacidade de troca catiônica. Assim, a manutenção ou aumento do teor de matéria orgânica é fundamental para a obtenção de melhor capacidade de adsorção de nutrientes e água no solo e, consequentemente, de melhores produtividades. A respeito do manejo da matéria orgânica do solo, analise as afirmativas a seguir:

I. A aração e gradagem frequentes auxiliam na proteção da matéria orgânica do solo contra os processos de mineralização.

II. A adição de material orgânico que possui alta relação carbono/nitrogênio ao solo estimula a imobilização do nitrogênio da solução do solo.

III. Após a incorporação ao solo de restos culturais de uma espécie que apresenta altos teores de fibras e ligninas é aconselhável implantar uma cultura de relação carbono/nitrogênio baixa.

IV. Somente os micro-organismos do solo são os responsáveis pelos processos de degradação da matéria orgânica do solo.

V. A prática da adubação verde com leguminosas disponibiliza mais lentamente o nitrogênio ao solo, na forma mineral, do que a utilização de gramíneas para esse fim.

Está correto somente o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q600966 | Agronomia, Avaliador Agrônomo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de vistoria, construções e instalações, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um avaliador constatou que em uma propriedade avaliada há um curral com capacidade para 1.000 cabeças de gado — o triplo da capacidade de lotação da propriedade —, construído na época dos avós do atual proprietário, que herdou 25% da área original. Apesar de antiga, a benfeitoria encontra-se muito bem conservada. O avaliador constatou, também, que há excesso de uso de madeira, com peças de bitolas exageradas, e uso de espécies raras, sendo informado pelo capataz que a madeira foi proveniente das matas por ocasião da abertura da fazenda. Nessa situação, é correto o procedimento adotado pelo avaliador ao calcular um custo de substituição levando em conta as espécies e bitolas usuais em construções atuais, nas mesmas dimensões das do curral existente.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q601005 | Agronomia, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, NCE

O tempo durante o qual a máquina está realmente desempenhando a função para a qual foi projetada é conhecido como tempo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q182481 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Para a medição de escoamento da água, podem-se usar diferentes equipamentos.

Entre esses equipamentos, encontra-se a calha Parshall, que tem como função

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q600886 | Agronomia, Avaliador Agrônomo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Os dados levantados em uma pesquisa de mercado precisam ser tratados pois, ao contrário, não serão prontamente comparáveis. A respeito dos tratamentos de dados obtidos por meio de pesquisa de mercado, julgue os itens subseqüentes.

Uma avaliação será considerada mais precisa quanto menor for a amplitude do intervalo de confiança em torno do valor central da estimativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q600939 | Agronomia, Avaliador Agrônomo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Segundo Reydon, o preço da terra (como para todos os ativos) é determinado pelos ganhos esperados para quatro atributos capitalizados: as rendas produtivas, os gastos com a manutenção da propriedade, a liquidez de venda e o ganho patrimonial. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

As desapropriações feitas pelo INCRA aumentam o risco da propriedade privada nas regiões em que ocorrem essas desapropriações e pressionam os valores das terras para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q600838 | Agronomia, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Em um campo de produção de sementes de soja transgênica cujos descritores são bem definidos, a semeadura foi realizada em época diferente da recomendada, utilizando-se, para irrigação, um equipamento do tipo pivô-central com linha de aspersão de 400 metros de comprimento.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

Considere que a irrigação tenha sido realizada entre 0 h e 19 h, de modo que o sistema de irrigação, cuja eficiência é de 80%, aplique uma quantidade de água equivalente a evapotranspiração máxima de 7 mm/dia. Nessa situação, e tomando 3,14 como valor aproximado para B, a demanda de água será superior a 230 m3/h.

  1. ✂️
  2. ✂️

156Q670590 | Agronomia, Técnico em Defesa Agropecuária e Florestal, IDAF AC, IBADE, 2020

Os fertilizantes são obtidos através de substâncias minerais ou orgânicas, natural ou sintética, fornecedora de um ou mais nutrientes de plantas, já os corretivos são produtos de natureza inorgânica, orgânica ou ambas usadas para melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, não tendo em conta seu valor como fertilizante, além de não produzir característica prejudicial ao solo e aos vegetais. Sobre os conhecimentos dos assuntos abordados acima, pode-se concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q184989 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Duas imagens são ditas correlacionadas quando, dada a intensidade de um pixel em uma delas, pode-se deduzir com razoável aproximação a intensidade do pixel correspondente na outra imagem, ou seja, as imagens são visualmente e numericamente similares. As principais causas da existência de correlação são as relacionadas abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q184167 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabeleceu diretrizes e padrões específicos de procedimentos para a avaliação de imóveis rurais.

Dessa forma, buscando o uso de tratamento científico nas avaliações, a ABNT reuniu tais procedimentos na NBR

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q181872 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Assinale a alternativa correta.

I. Pescadores artesanais: são os que se dedicam à pesca artesanal, com fins comerciais; podem ser autônomos, com meios de produção próprios, ou trabalhar em regime de parceria com outros pescadores igualmente artesanais. São atendidos pelo PRONAF.

II. Comunidades quilombolas: são os que praticam atividades produtivas agrícolas e/ou não agrícolas de beneficiamento e comercialização de seus produtos, em áreas de antigos quilombos ocupadas por grupos de afro descendentes.

III. Silvicultores: são os que cultivam florestas nativas ou exóticas e que promovem o manejo sustentável daqueles ambientes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q671367 | Agronomia, Técnico em Defesa Agropecuária e Florestal, IDAF AC, IBADE, 2020

Assinale a alternativa que contenha corretamente os deveres dos proprietários de animais perante à Defesa Sanitária Animal a seguir.


I - Comunicar ao IDAF/AC a existência de animais doentes na sua propriedade;

II - Cadastramento dos animais, nos escritórios municipais do IDAF/AC;

III - Fazer acompanhar os animais em trânsito pelo Estado do Acre o responsável técnico da propriedade;

IV - Comprovar a vacinação do seu rebanho referente às doenças de notificação obrigatória.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.