Questões de Concursos: Agronomia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Agronomia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q197793 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

O Brasil é um dos maiores exportadores de soja do mundo. Essa cultura está distribuída em todas as regiões do país e com produtividade elevada, o que contribui favoravelmente na balança comercial brasileira.

Sobre esse tema, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I - O impacto do frete no custo total da soja é muito diferenciado.

PORQUE

II - O Brasil apresenta infraestruturas ferroviária e hidroviária insuficientes, o que torna necessária a utilização do modal rodoviário para o transporte da produção de soja.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

22 Q15481 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, MPE ES, VUNESP

A vermiculita é um mineral da família das argilas micáceas utilizada, no paisagismo, preferencialmente como

23 Q182072 | Agronomia, Sementes, Engenheiro Agrônomo, UFAL, COPEVE UFAL

Um saco de 30 kg de sementes de Brachiaria apresenta as seguintes informações do boletim de análises: 58% de impurezas, 42% de sementes puras e porcentagem de germinação de 70%. De acordo com os dados apresentados, quantos quilos de sementes irão efetivamente germinar no campo?

24 Q184055 | Agronomia, Sementes, Engenheiro Agrônomo, UFAL, COPEVE UFAL

Dadas as afirmativas abaixo, com base no tipo de germinação das sementes,

I. Na germinação epígea os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do epicótilo, como visto em sementes de feijão. Ao passo que na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do hipocótilo, como, por exemplo, em sementes de milho.

II. Na germinação epígea, os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do epicótilo, como em sementes de milho. Enquanto que, na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do hipocótilo, como, por exemplo, em sementes de feijão.

III. Na germinação epígea os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do hipocótilo, como por exemplo em sementes de feijão. Ao passo que na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do epicótilo, como visto, por exemplo, em sementes de milho.

verifica-se que

25 Q183568 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

A classificação das terras no sistema de capacidade de uso tem grupos de capacidade de uso, são eles, exceto:

26 Q15144 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

Sobre um mapa de escala de 1:500.000, foi demarcada uma área de reserva florestal de forma quadrada apresentando 5 cm de lado. A área da reserva medirá no terreno

27 Q197587 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

O método de irrigação por inundação é o mais simples e, por isso, o mais usado. A inundação contínua ou permanente é o principal método de irrigação na cultura do arroz. Para a manutenção de uma lâmina de água sobre o terreno, este deve ser sistematizado e dividido em tabuleiros delimitados por diques. Quanto às condições topográficas, o tamanho dos tabuleiros deve ser tal que a diferença em elevação, nas duas direções, entre o ponto mais alto e o mais baixo, não deve exceder dois terços da altura da lâmina média que se deseja manter no tabuleiro.

Considere que o terreno para o cultivo de arroz irrigado por inundação, após ser sistematizado, apresente declividade de 0,2% em uma direção e de 0,04% em outra; que o projeto preveja a construção de tabuleiros retangulares; e que o manejo da água se concilie com a manutenção de uma lâmina média de 15 cm.

Com base nessas informações, as dimensões que o tabuleiro deverá ter são

28 Q15553 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Petrobras, CESGRANRIO

O processo de maturação da cana-de-açúcar pode ser definido como o processo fisiológico que envolve a formação de açúcares nas folhas e seu deslocamento e armazenamento no colmo.

A esse respeito considere as afirmações abaixo.

I - O armazenamento e a translocação do açúcar se processam aos poucos, desde os primeiros meses de crescimento da cana-de-açúcar até o completo desenvolvimento de seus colmos.

II - A maturação da cana-de-açúcar se dá do ápice do colmo para a sua base, determinando que uma planta imatura apresente grande diferença nos teores de sacarose entre os extremos de seus colmos.

III - Os maturadores classificados como não estressantes não interferem no ritmo de crescimento da planta, e sua ação libera o etileno, que ajuda a acumular sacarose nos colmos da cana.

Está correto o que se afirma em

29 Q198050 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

A poda de frutificação tem a função de retirar o excesso de ramos, visando-se ao equilíbrio entre o processo de frutificação e a quantidade de folhas e ramos, o que estabiliza a produção em relação à quantidade, à qualidade de frutos e ao período de colheita.

Considerando o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O conhecimento da prática da poda permite projetar as instalações para manuseio, embalagem e conservação dos frutos.

PORQUE

II. É possível escalonar a produção de frutos de acordo com a época de poda.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

30 Q197496 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

Em sistemas de integração lavoura/pecuária, a utilização de forrageiras leguminosas é vantajosa para os bovinos e ovinos, devido ao elevado teor de proteína dessas plantas, e também para cultivos em rotação, como os cereais, que se beneficiam com o nitrogênio mineralizado durante decomposição da leguminosa. Esse maior acúmulo de compostos nitrogenados, como aminoácidos e proteínas, deve-se à capacidade que as leguminosas possuem de realizar simbiose com bactérias diazotróficas, conhecidas como rizóbios.

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A inoculação das sementes com rizóbios permite ao agricultor reduzir os custos na produção de forragem para os animais e na produção de grãos, além de diminuir a emissão de gases do efeito estufa pelos ruminantes.

PORQUE

II. Os rizóbios realizam a fixação biológica de nitrogênio, proporcionam diminuição e até mesmo substituição das adubações nitrogenadas de custo elevado, e evitam que o excesso de nitrato dessas contamine o ambiente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.