Início

Questões de Concursos Agronomia

Resolva questões de Agronomia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q15559 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Petrobras, CESGRANRIO

A busca por fontes alternativas de energia e a preocupação com a emissão de gases de efeito estufa têm levado os pesquisadores a procurar novas espécies vegetais que possam ser utilizadas na produção comercial de biocombustível.

Entre as espécies utilizadas para a produção de biodiesel, cita-se a mamona (Ricinus communis L.).

A situação atual dessa cultura no Brasil é que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q15555 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Petrobras, CESGRANRIO

Os insetos provocam severos danos às plantas de importância agrícola, diminuindo a produtividade e afetando a qualidade dos grãos. Sobre esses insetos, considere as afirmativas abaixo.

I - O Acanthoscelides obtectus (Say) é um inseto que ataca os grãos armazenados do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.).

II - O Zabrotes subfasciaus (Bohemann, 1983) é um inseto que ataca os grãos armazenados do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.).

III - O Callosobruchus maculatus (Fabricius,1775) é um inseto que ataca os grãos armazenados de caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.).

IV - O Scaptocoris castanea é um inseto que ataca os grãos armazenados da soja (Glycine max L. Merril).

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q15554 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Petrobras, CESGRANRIO

O dendezeiro destaca-se, entre as oleaginosas perenes, como a planta de maior potencial da produção no bioma Amazônico, desenvolvendo-se bem em condições edáficas muito diversas.

No entanto, algumas características podem ser limitantes à produção como, por exemplo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q183797 | Agronomia, Grandes Culturas, Engenheiro Agrônomo, UFAL, COPEVE UFAL

Para obter uma boa colheita de milho, o agricultor deve estar atento a algumas características como, por exemplo, o grau de umidade dos grãos na hora da colheita, cuja informação servirá para dimensionar a velocidade de rotação do cilindro debulhador. Tal velocidade deverá ser mais alta quanto maior for a umidade do grão.


Isto Porque

quanto mais alto for o grau de umidade dos grãos maior será a dificuldade em debulhá-los, exigindo maior rotação do cilindro batedor.

A esse respeito, pode-se concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q600773 | Agronomia, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Em relação a sistemas de produção de espécies vegetais com potencial bioenergético, como cana-de-açúcar, espécies florestais, palmeiras e mamona, julgue os itens seguintes.

No Brasil, a produção do biodísel vem sendo impulsionada com a priorização dos cultivos de dendê na região Norte e da mamona nas regiões Nordeste e Sul.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q15179 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, MDA, FUNCAB

No padrão comercial estabelecido para os corretivos de solo, os calcários classificados como do Grupo D são aqueles que apresentam PRNT (Poder Real de NeutralizaçãoTotal) mínimo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q45206 | Agronomia, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
      O Brasil é, na América Latina, um dos países que mais reorganizou sua atividade agropecuária desde meados do século XX. Desde então, a reestruturação produtiva da agricultura brasileira tem-se norteado pela racionalidade com funcionamento regulado pelas relações de produção e distribuição globalizadas, direcionando-se, cada vez mais, ao atendimento da crescente demanda do mercado urbano interno e à produção de commodities para a exportação, in natura ou após passarem por algum tipo de transformação industrial, o que aumenta seu valor agregado.

Denise Elias. Globalização, agricultura e urbanização no Brasil. Internet: (com adaptações).

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue (C ou E) o item seguinte, acerca da estruturação e do funcionamento do agronegócio no Brasil.
Característica marcante do atual período da agricultura brasileira é a ocupação de milhões de hectares de cerrado pela agricultura moderna globalizada, ao mesmo tempo em que se aprofundam a divisão territorial do trabalho, os conflitos envolvendo povos e comunidades tradicionais, o uso intensivo dos recursos naturais e a perda de biodiversidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

88Q600834 | Agronomia, Avaliador Agrônomo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

No procedimento de vistoria, o avaliador percorre o imóvel, descreve os diferentes usos nele existentes e todas as benfeitorias reprodutivas e não-reprodutivas. Como resultado, obtém-se um quadro de áreas com suas respectivas ocupações, bem como a descrição das benfeitorias existentes. Com relação a vistorias e fatores relacionados a esse procedimento, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Em uma vistoria, um engenheiro de avaliações checou as divisas do imóvel sob avaliação com seu GPS, comparando-as com os dados do memorial descritivo obtido no cartório de registro de imóveis (CRI) da região. Foi verificada a existência de um ocupante que se declarou o verdadeiro proprietário daquele local, embora o imóvel esteja localizado dentro da área descrita no memorial do CRI.

Nessa situação, o engenheiro deverá descontar da área total avaliada a área declarada pelo ocupante.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q600837 | Agronomia, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Com referência às doenças denominadas míldios e oídios, julgue os itens seguintes.

O controle dos agentes causais dos míldios de alface, cucurbitáceas e soja pode ser feito com sucesso utilizando produtos químicos registrados com princípios ativos semelhantes àqueles utilizados para o controle da requeima da batata, causada por Phytophthora infestans, pois esses organismos guardam proximidade filogenética.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q181505 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Para a avaliação de _______________ o critério empregado deverá ser o de reposição, isto é, avaliação pelo custo de formação. O custo de formação compreende o custo da muda e das despesas necessárias ao plantio e à manutenção, até a idade em que se iniciaria nova produção, caso o pomar já estivesse em produção; Caso contrário, até a idade em que a avaliação está sendo feita.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q183227 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, UFAL, COPEVE UFAL

A Erosão é o processo de desagregação e remoção de partículas do solo ou de fragmentos e partículas de rochas, pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo e/ou organismos (plantas e animais). Dadas as seguintes afirmativas a esse respeito,

I. Erosão laminar é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal.

II. A erosão laminar é dificilmente perceptível; porém, em culturas perenes, pode-se perceber a sua ocorrência, após alguns anos, pela exposição das raízes.

III. O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido, podendo aprofundar-se devido à erosão das enxurradas, atingindo até alguns metros de profundidade.

IV. As voçorocas têm dimensões inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos dágua sub-superficiais, por meio do fenômeno de piping.

são corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q15182 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, MDA, FUNCAB

Em se tratando dos aspectos sociais relacionados à cultura da mandioca, os dados do IBGE de 2013 destacam a grande participação da agricultura familiar. Considerando um extrato de área total com cultivo anual menor que 5 ha, a região brasileira que apresenta maior número de agricultores é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q181067 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, UFAL, COPEVE UFAL

Não representa objetivo das atividades de assistência técnica rural, de acordo com a Lei n.º 4.504, Art 75:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q181927 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Quanto à identificação com o produto, são exemplos de custo direto os relacionados abaixo, exceto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q183688 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q600911 | Agronomia, Agente Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

A saúde dos bovinos, equinos, suínos e aves é importante para o sucesso da criação desses animais. Acerca da sanidade animal, julgue os itens de 76 a 83.

O lamparão ou mormo é uma doença infectocontagiosa dos equinos que pode ser transmitida para o homem e outros animais através das fezes, secreção nasal, urina ou pus. O tratamento dessa doença inclui medidas como notificação imediata à defesa sanitária, isolamento dos animais doentes e da área da infecção e sacrifício dos animais que reagirem positivamente à mesma prova repetida após seis meses.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q15482 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, MPE ES, VUNESP

A base para a correção de um solo é sempre tentar reproduzir os horizontes naturais, obtendo uma camada de 20 cm de solo de boa qualidade. Para isso, é necessário verificar as características a serem corrigidas por meio de amostragens, perfurando-o em vários locais e analisando o perfil existente. Se no preparo de um canteiro, o solo sofre terraplenagem, removendo-se os horizontes “A e O” e deixando-se na superfície apenas o horizonte “B”, deve-se, em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q600750 | Agronomia

A febre aftosa é uma doença muito importante, porque causa enormes prejuízos econômicos aos países onde ela ocorre.

Os animais afetados pela febre aftosa são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q600739 | Agronomia, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No campo das construções rurais, há vários tipos de obras, como depósitos, estrumeiras, silos e abatedouros. Com relação a esse tipo de construção, julgue os itens que se seguem.

O cimento, um dos principais aglomerantes hidráulicos, é utilizado em diversas construções rurais e pode ter o seu tempo de pega controlado pela quantidade de gesso adicionado.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q600836 | Agronomia, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Considere que um ensaio experimental tenha sido instalado para avaliar o efeito de 5 níveis de substituição do milho pelo sorgo com baixo teor de tanino no desempenho e na qualidade dos ovos de galinhas poedeiras comerciais, e que o delineamento experimental utilizado tenha sido em blocos ao acaso, com 3 repetições de 20 aves cada. A partir dessas informações, julgue o item subsequente.

Para melhorar a sensibilidade do experimento, deve-se aumentar o número de aves por parcela em relação ao aumento do número de repetições.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.