Início

Questões de Concursos Antropologia

Resolva questões de Antropologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q199695 | Antropologia, Antropologia Jurídica, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

O campo da antropologia do direito é o estudo das leis e costumes das sociedades denominadas primitivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q194700 | Antropologia, Antropologia Jurídica, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

O objetivo da antropologia jurídica é possibilitar a compreensão de como e de que modo, no decorrer de um contexto sociocultural, determinados costumes, regras e normas se transformam em leis e, enquanto tais, em fatos sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q714500 | Antropologia, Antropologia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos à abordagem antropológica sobre memória. A memória aponta referências de pertencimento e, consequentemente, de exclusão na autorrepresentação de comunidades nacionais e de grupos étnicos, populações tradicionais e minorias que compõem a população de um país.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q714921 | Antropologia, Analista, MPU, ESAF

A prática de trabalho de campo intensivo e de longa duração representou uma importante inovação na pesquisa antropológica. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações acerca do trabalho de campo na antropologia.

( ) A pesquisa de campo é valorizada na antropologia como uma etapa constituinte do método histórico, que busca em última instância colocar as várias sociedades estudadas pelos antropólogos em uma escala evolutiva única.

( ) Malinowski foi o autor que mais se colocou contra o uso desse método.

( ) O trabalho de campo intensivo, de longa duração, conduzido na língua local, focando todos os aspectos da vida cultural da comunidade tornou-se a base a partir da qual o conhecimento etnográfico moderno foi desenvolvido.

( ) As atividades preponderantes durante o trabalho de campo são a aplicação de questionários e o seu processamento.

( ) A idéia de que a pesquisa antropológica deve buscar pelo ponto de vista nativo está intrinsecamente associada ao método da observação participante desenvolvida durante o trabalho de campo. Escolha a opção correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q714583 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito do conceito de relativismo social, julgue os itens a seguir.

I O que a perspectiva de Malinowski indicava era a verdadeira possibilidade de uma compreensão por meio da “comparação por contraste” ou “comparação relativizadora”, uma modalidade de dar sentido à diversidade social, tomando como foco a própria descontinuidade, voltando-se contra a sociedade do observador.

II O relativismo cultural é considerado como uma filosofia moral problemática, na medida em que implica sua autonegação.

III O etnocentrismo é um fenômeno universal e está associado à propensão dos homens a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

IV A ideia de relativismo social tem como pressuposto uma rígida igualdade entre valores absolutos e valores universais.

V Quando vemos um costume diferente, é que acabamos reconhecendo, pelo contraste, nosso próprio costume.

 A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q197410 | Antropologia, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue o próximo item acerca da antropologia contemporânea.

O estudo comparativo de noções de tempo e espaço, caro à antropologia clássica, é de grande valia para se compreender processos contemporâneos ligados à globalização e às transformações do capitalismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q714693 | Antropologia, Analista Ambiental, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Quanto à questão racial no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A desmontagem teórica do mito da democracia racial não significa que ele desapareceu ou não deva ser mais objeto de atenção teórica. Para os antropólogos, o mito é um conjunto de idéias e valores que orienta a percepção do mundo e de posicionamento nele. Por isso, a insistência em tomá-lo como questão importante vai além de sua desmontagem; significa também recuperar as formas de sociabilidade nas quais se manteve o princípio de classificação hierárquica sustentado por relações de intimidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q714508 | Antropologia, Antropologia, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da antropologia cultural e temas correlatos, julgue os próximos itens. Franz Boas, em sua crítica sistemática ao evolucionismo cultural, teve um papel fundamental na formulação do moderno conceito de cultura em antropologia.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q714546 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Um estudo de caso etnográfico possui três momentos: uma etapa inicial de planejamento, uma etapa prolongada de trabalho de campo ou de coleta de dados e uma etapa final de sistematização e elaboração do relatório final da pesquisa. Na etapa intermediária, podem ser utilizadas as seguintes técnicas

I o trabalho de campo deve ser desenvolvido por um longo tempo, com muitos encontros com os sujeitos, em seu ambiente natural, e o pesquisador deve ir acompanhando e participando das atividades cotidianas dos sujeitos, buscando descrever a situação, compreendê-la e revelar os seus múltiplos significados.

II a etapa intermediária constitui fonte natural de informação para o pesquisador, referindo-se a qualquer narrativa feita na primeira pessoa que descreva ações, experiências e crenças dos indivíduos.

III a etapa intermediária é utilizada para recolher dados descritivos na linguagem do próprio sujeito, permitindo ao investigador desenvolver intuitivamente uma ideia sobre a maneira como os sujeitos interpretam aspectos do mundo.

Considerando as técnicas de pesquisa apresentadas, assinale a alternativa que identifica, respectivamente, cada uma delas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q714912 | Antropologia, Analista em Relações Sociais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A respeito do sagrado e do profano, julgue os itens a seguir.

Para Émile Durkheim, há uma completa ruptura entre o sagrado e o profano, que se expressa em uma profunda diferenciação entre os comportamentos religioso e secular, separando o que é da ordem do indivíduo e o que é da ordem do social.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q195979 | Antropologia, Antropologia Jurídica, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

As abordagens predominantes do direito no campo da antropologia jurídica são: como cultura, como dominação e como resolução de conflitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q714810 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito da obra de Roberto DaMatta, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I Em “Carnaval, Malandros e Heróis”, DaMatta sustenta que o Carnaval é um ‘rito sem dono’, um festival com múltiplos planos. Segundo o autor, sabemos que, em geral, ali se encontram os marginais do universo socialmente reconhecido ou, quando são os ‘ricos’ que ocupam tais lugares, eles estão disfarçados ou divididos; viram deuses ou reis, são membros de um clube ou associação.

II De acordo com DaMatta, para delimitar posições e conquistar direitos dentro do espaço simbólico da “casa”, membros da sociedade brasileira recorrem ao que o autor define como a gramática do “Você sabe com quem está falando?”

III Para DaMatta, o uso do chamado “jeitinho brasileiro” acaba por engendrar um fenômeno muito conhecido e generalizado entre nós: a total desconfiança nas regras e decretos universalizantes. E essa desconfiança geraria sua própria antítese, que é a esperança permanente de vermos as leis serem finalmente implementadas e cumpridas.

IV Roberto DaMatta problematizou as noções de sagrado e profano ao analisar o carnaval brasileiro como um ritual de inversão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q197605 | Antropologia, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para Clifford Geertz, a cultura seria uma teia de significados e um conjunto de símbolos públicos. À antropologia caberia desvendar esses sistemas simbólicos por meio de exercícios interpretativos de construção etnográfica. Com base no pensamento de Clifford Geertz, julgue o item a seguir.

Segundo Geertz, a cultura, como sistema simbólico, é composta de diversos subsistemas que se relacionam, como os sistemas legais, religiosos, ideológicos e até mesmo o senso comum.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q714787 | Antropologia, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Considerando a aproximação, nas últimas décadas, dos campos da antropologia e dos direitos humanos, julgue os itens subsecutivos.

A aproximação dessas duas áreas é consequência da vocação universalista da disciplina e da expansão dos valores iluministas de progresso social.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q714662 | Antropologia, Antropologia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue os itens subsequentes. A história dos processos de colonização mostra que as sociedades colonizadas desenvolvem mecanismos diversos — embasados em lógicas culturais autóctones — de resistência, adaptação e reinterpretação das práticas, valores e conjunturas da colonização.
  1. ✂️
  2. ✂️

36Q714512 | Antropologia, Antropologia Forense Antropoligia Jurídica, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito às perícias realizadas pelo antropólogo e aos laudos correspondentes, julgue os próximos itens. Um laudo antropológico pode revelar usos, costumes, tradições, modos de ser, de viver e de se expressar de um grupo étnico, entretanto é ineficaz para o reconhecimento de uma terra como indígena (ou quilombola).
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q714776 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Analisando a antropologia como ciência social no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q714507 | Antropologia, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

O Relatório Brundtland de 1987, da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, retoma o conceito de desenvolvimento sustentável, dando-lhe a seguinte definição: “desenvolvimento que responde às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades”. Acerca do conceito de desenvolvimento sustentável proposto pelo referido relatório, julgue os itens a seguir.

O Relatório Brundtland percebe o crescimento econômico como uma necessidade para a redução da pobreza e, consequentemente, para a minimização dos impactos ambientais pelos pobres.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q714578 | Antropologia, Antropologia Forense Antropoligia Jurídica, Perito Criminal, Instituto Técnico Científico de Perícia RN, AOCP, 2018

A antroposcopia e a antropometria tratam, respectivamente, de características
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q197385 | Antropologia, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue o próximo item acerca da antropologia contemporânea.

A tradição antropológica de estudos de rituais pode ser útil para compreender a dimensão simbólica da política em contextos nacionais contemporâneos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.